Coimbra Business School e CEIT vão lançar Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais
O Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais, que está a ser concebido no âmbito de uma parceria iniciada em 2020 pelas duas instituições, deve ser apresentado ainda este ano.

Publituris
Algarve conquista prémio de melhor destino europeu de praia nos WTA.
Lisboa eleita Melhor Destino Urbano da Europa nos World Travel Awards
19 e 20 de outubro: Termas de Portugal vão a congresso nas Caldas da Rainha
Agosto com recorde de 10 milhões de dormidas
19ª Convenção GEA já tem data, mas falta anunciar local
Top Atlântico tem novas lojas
Os 5 melhores locais para mergulho em Portugal para promover o turismo de mergulho
Small Portuguese Hotels integra mais três hotéis
CLIA foi ao Parlamento dar a conhecer medidas de sustentabilidade dos cruzeiros
Governo aprova redução de 30% nas portagens eletrónicas no interior e onde não há alternativas
A Coimbra Business School e o CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial vão desenvolver novos projetos de investigação nos domínios do branding e do marketing territorial, ao abrigos dos quais está já a ser concebido um Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais.
De acordo com um comunicado conjunto das duas instituições, este Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais vai funcionar como “uma autêntica plataforma e programa estruturado inédito para a qualificação dos territórios nos domínios do branding e do marketing territorial”, que pretende despertar “instituições e profissionais para processos consistentes e continuados de desenvolvimento de marcas territoriais”.
“O mesmo será apresentado ainda este ano e pretende capacitar municípios para o desenvolvimento de uma estratégia local de branding e de marketing territorial e, por outro lado, atribuir um reconhecimento público e validação científica desse mesmo processo e do compromisso no seu desenvolvimento estratégico e operacional”, lê-se no comunicado divulgado.
A parceria entre a Coimbra Business School e o CEIT foi iniciada em 2020, com o lançamento da Pós-Graduação em Branding Territorial, cujas edições alcançaram um reconhecido sucesso, motivo pelo qual as duas instituições preparam agora “novos projetos alinhados com as necessidades do futuro”.
Segundo Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, esta é uma “área com um enorme potencial de crescimento e de geração de valor acrescentado para os territórios”.
Ao abrigo da parceria entre a Coimbra Business School e o CEIT, foi já lançado o Observatório de Branding Territorial, que funcionar como um “laboratório de investigação aplicada ao marketing territorial”, de acordo com o Pedro Costa, presidente da Coimbra Business School.
“A Escola tem conseguido, através da Pós-graduação em Branding Territorial, concretizar o objetivo de reforçar competências de planeamento estratégico de marketing dos territórios e áreas complementares, fazendo recurso a um amplo espectro de conhecimentos. Foi ainda nesta premissa de estreitar relações com instituições de base local ou regional que a Escola criou o Observatório de Branding Territorial”, acrescenta o responsável.