Coimbra Business School e CEIT vão lançar Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais
O Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais, que está a ser concebido no âmbito de uma parceria iniciada em 2020 pelas duas instituições, deve ser apresentado ainda este ano.

Publituris
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
A Coimbra Business School e o CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial vão desenvolver novos projetos de investigação nos domínios do branding e do marketing territorial, ao abrigos dos quais está já a ser concebido um Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais.
De acordo com um comunicado conjunto das duas instituições, este Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais vai funcionar como “uma autêntica plataforma e programa estruturado inédito para a qualificação dos territórios nos domínios do branding e do marketing territorial”, que pretende despertar “instituições e profissionais para processos consistentes e continuados de desenvolvimento de marcas territoriais”.
“O mesmo será apresentado ainda este ano e pretende capacitar municípios para o desenvolvimento de uma estratégia local de branding e de marketing territorial e, por outro lado, atribuir um reconhecimento público e validação científica desse mesmo processo e do compromisso no seu desenvolvimento estratégico e operacional”, lê-se no comunicado divulgado.
A parceria entre a Coimbra Business School e o CEIT foi iniciada em 2020, com o lançamento da Pós-Graduação em Branding Territorial, cujas edições alcançaram um reconhecido sucesso, motivo pelo qual as duas instituições preparam agora “novos projetos alinhados com as necessidades do futuro”.
Segundo Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, esta é uma “área com um enorme potencial de crescimento e de geração de valor acrescentado para os territórios”.
Ao abrigo da parceria entre a Coimbra Business School e o CEIT, foi já lançado o Observatório de Branding Territorial, que funcionar como um “laboratório de investigação aplicada ao marketing territorial”, de acordo com o Pedro Costa, presidente da Coimbra Business School.
“A Escola tem conseguido, através da Pós-graduação em Branding Territorial, concretizar o objetivo de reforçar competências de planeamento estratégico de marketing dos territórios e áreas complementares, fazendo recurso a um amplo espectro de conhecimentos. Foi ainda nesta premissa de estreitar relações com instituições de base local ou regional que a Escola criou o Observatório de Branding Territorial”, acrescenta o responsável.