Aeroportos irlandeses acabam com limitação de 100ml nos líquidos
As entidades aeroportuárias irlandesas pretendem acabar com a restrição dos 100ml nas embalagens com líquidos.

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
O aeroporto de Shannon aboliu a restrição dos 100ml nas embalagens de líquidos na bagagem de mão dos passageiros, confirmaram as autoridades aeroportuárias irlandesas ao SchengenVisaInfo.com. Esta restrição, em vigor desde 2006, para combater atos de terrorismo, tem vindo a causar diversas dificuldades aos viajantes, indicando as respetivas autoridades irlandesas que esta medida irá ser aplicada ao todos os aeroportos na Irlanda, revelando que este limite termina com a implementação de um novo sistema de segurança.
Esta nova regra permite que os passageiros viajem com líquidos sem estarem sujeitos a restrições no tamanho nas embalagens, desde que sejam armazenadas/transportadas na bagagem de mão.
As regras estão previstas entrar em vigor não apenas nos aeroportos da Irlanda, mas também noutros aeroportos, de acordo com o especialista em viagens Eoghan Corry.
Segundo Corry, “o que mudou foi a tecnologia, com empresas a elevar o nível de tecnologia e segurança”, enfatizando ainda que o pretendido é que também não seja necessário tirar portáteis e líquidos das malas.
Em comunicado, a entidade gestora do aeroporto de Shannon refere, contudo, que “a restrição de líquidos em recipientes de 100 ml pode, no entanto, vigorar em todos os outros aeroportos da UE”, pelo que será necessário verificar localmente, em cada aeroporto, se as restrições se aplicam.
Em 2021, o aeroporto de Shannon introduziu um novo sistema de segurança de passageiros que custou 2,7 milhões de euros, que atualizou o equipamento de segurança no terminal do aeroporto, o que significa que os passageiros podem transportar líquidos ao passar pela segurança.