APECATE e ISCTE aderem ao projeto europeu para o turismo inteligente e sustentável
Projeto europeu RESETTING pretende ser uma ferramenta para “relançar os modelos europeus de turismo inteligente e sustentável através da digitalização e tecnologias inovadoras”.

Publituris
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
A APECATE e o ISCTE tornaram-se parceiros do projeto europeu RESETTING, que foi lançado este mês, com o objetivo de ser uma ferramenta para “relançar os modelos europeus de turismo inteligente e sustentável através da digitalização e tecnologias inovadoras”.
De acordo com um comunicado enviado à imprensa, este projeto pretende “ajudar a promover a competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PME) europeias e visa facilitar a transição das empresas de turismo europeias para modelos operacionais mais resilientes, circulares e sustentáveis”.
Esta transição será feita através “do teste e integração de soluções inovadoras de base digital que reduzem encargos desnecessários, melhoram a qualidade da experiência turística, contribuem para a descarbonização do setor do turismo e para um crescimento económico mais inclusivo (não apenas para as pequenas e médias empresas, mas também para os residentes dos destinos)”.
Além de Portugal, o projeto foi lançado em mais quatro países europeus, concretamente Espanha, Itália, Albânia e Grécia, e já conta com oito parceiros e onde deverá ajudar a aumentar a competitividade de 60 PME, nomeadamente através do financiamento global de um milhão de euros atribuído pela Agência Executiva para as Pequenas e Médias Empresas (EASME) da Comissão Europeia.
“A iniciativa facilita a cooperação transnacional e aposta na co-criação e na inovação e vai permitir superar as diferenças e unir os empreendedores em torno de objetivos comuns: como tornar o turismo mais sustentável e inteligente – o que se alinha com a dupla transição digital e ecológica a que assistimos atualmente”, lê-se no comunicado dos parceiros do projeto RESETTING.
Através deste projeto, as PME vão poder “co-criar, implementar soluções piloto e otimizar soluções tecnológicas sofisticadas e inovadoras”, superando o desafio de que estas empresas muitas vezes padecem e que passa pela escassez de recursos e “capacidade para acompanhar o desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, introduzir soluções inovadoras”.
“O RESETTING vai permitir às PME implementar novos modelos de negócio, através do reforço e melhoria das suas capacidades e competências na utilização das novas tecnologias, que previsivelmente irão disseminar-se por toda a Europa. Ao envolver PME de diferentes países europeus na criação e teste deste conjunto de novas soluções, o projeto vai promover soluções inovadoras que podem ser aplicadas em diferentes contextos turísticos”, indica o comunicado da APECATE e ISCTE.
A participação das associações e estabelecimentos de ensino superior é explicada pela “facilitação do diálogo e da colaboração entre os diferentes atores público-privados” que favorecem, esperando-se, por isso, que este projeto promova “a colaboração entre instituições de conhecimento e empresas, de forma a estimular a inovação empresarial na área do turismo na Europa”.