Beja lança nova campanha na BTL com cinco roteiros para descobrir a cidade com vagar
“Venha a Beja com Vagar” é a nova campanha de valorização turística e patrimonial do concelho, que conta com cinco roteiros temáticos e que foi lançada esta sexta-feira, 18 de março, na BTL.
Inês de Matos
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A Câmara Municipal de Beja lançou sexta-feira, 18 de março, a campanha “Venha a Beja com Vagar”, iniciativa que visa a “valorização turística e patrimonial do concelho” e que conta com cinco roteiros temáticos que compilam a oferta turística da cidade, segundo Maria João Macedo, chefe de divisão Turismo e Património da Câmara Municipal de Beja.
“Aquilo que quisemos fazer foi, sem substituir os operadores turísticos e agentes de viagens, tentar, de alguma forma, organizar esta oferta que estava dispersa e sugerir, propor formas de visitar o território”, explicou ao Publituris Maria João Macedo, chefe de Divisão Turismo e Património da Câmara Municipal de Beja.
De acordo com a responsável, esta “campanha de valorização turística e patrimonial do concelho de Beja”, “tem vindo a ser construída ao longo do tempo, com um conjunto de materiais, e, neste momento, consubstancia-se numa proposta de cinco roteiros temáticos à volta de Beja”, cada um “com propostas de visita de dois dias” e que também podem ser combinados entre si.
“À volta do Guadiana”, “À volta do Pão”, “À volta do barro e da cal”, “À volta da grande planície” e “À volta da biodiversidade do montado” são os roteiros lançados no âmbito desta campanha e que incluem propostas de visitação a monumentos, enoturismos e adegas, provas de azeite ou a programação cultural da cidade.
A campanha vai ser promovida essencialmente através dos canais online da autarquia, incluindo as redes sociais Instagram e Facebook, assim como através do microsite VisitBeja, onde é possível encontrar toda a informação relacionada com as experiências propostas.
“Criámos uma área onde está toda a informação que interessa ao viajante, incluindo do ponto de vista do património e da cultura, como os contactos dos operadores turísticos, agentes de viagens, restaurantes, alojamento. As pessoas têm os contactos e podem fazer diretamente as marcações em cada roteiro”, explica a responsável.
Além da promoção online, a Câmara Municipal de Beja lançou também cadernos promocionais para cada um dos roteiros, que contam com ilustrações de Suza Monteiro, uma ilustradora local e reconhecida a nível nacional, e que, segundo Maria João Macedo, convidam “a uma descoberta de Beja como a cidade merece”.
O objetivo, indica a chefe de Divisão de Turismo e Património da autarquia, é que “esta campanha ajude a contribuir para uma melhor perceção daquilo que Beja tem para dar e para oferecer, estejam os visitantes disponíveis para aceitar o desafio” de conhecer uma cidade com mais de 2.500 anos de história e que conta com uma monumentalidade que, por vezes, “não é conhecida e não é evidente”.
A campanha “Venha a Beja com vagar” foi lançada esta sexta-feira, 18 de março, no stand do Turismo do Alentejo na BTL e contou com a participação de Jorge Serafim, o contador de histórias bejense que se tornou mediático depois da participação em vários programas televisivos e que, segundo Maria João Macedo, representa na perfeição aquilo que é “a essência da cidade”.
“Queremos contar histórias sobre Beja e quem melhor do que o Jorge Serafim, nosso conterrâneo, para contar estas histórias? Mais do que pelo mediatismo, que o Jorge Serafim naturalmente tem e que também é uma vantagem, quisemos ir buscar uma pessoa da terra, que nos ajuda a construir aquilo que somos e a mostrar a nossa essência”, explica a responsável.
A campanha vai estar em vigor entre junho e setembro, coincidindo com o programa de visitas guiadas gratuitas a monumentos da cidade, concretamente Castelo, Centro histórico e Moinho Grande, entre várias outras iniciativas culturais.