Cabo Verde: Vitória Bay Village deve começar a ser construído este ano
O Vitória Bay Village, considerado um dos maiores empreendimentos turísticos na capital de Cabo Verde, vai começar a ser construído ainda este ano. Vai gerar 2.500 postos de trabalho e incluir cinco hotéis de quatro e cinco estrelas.

Publituris
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
Cinco hotéis, um centro comercial e equipamentos públicos, que constituem apenas parte da oferta do empreendimento turístico Vitória Bay Village, em terrenos conquistados ao mar na baía da cidade cabo-verdiana da Praia, começam a ser edificados no final deste ano. Vai criar 2.500 empregos.
De acordo com o estudo de impacto ambiental do empreendimento, em consulta pública e ao qual a Lusa teve acesso, a construção tem uma duração prevista de cerca de oito anos e será implantando numa nova área de 10 hectares, em frente à praia negra, construindo um quebra-mar e duas praias de mar artificiais: Black Beach, de 200 metros, e Darwin Beach, de 150 metros.
Segundo o estudo, que identifica a Reyes Consulting SA como promotor do empreendimento, o projeto integra igualmente um parque de estacionamento automóvel subterrâneo com capacidade para 1.200 viaturas e um centro comercial com salas de cinema, para garantir a atração do turismo de compras, com a presença de lojas e marcas internacionais que possam completar os restantes ofertas turísticas.
Do Vitória Bay Village faz parte também um centro de convenções que ocupará cerca de 10.000 metros quadrados, incluindo um auditório com capacidade para 2.000 pessoas e um centro de apoio empresarial.
O empreendimento também prevê 10 lotes de terrenos para hotéis (cinco), residenciais e espaços de comércio e serviços, com os promotores a reconhecerem que a cidade da Praia “padece de alojamentos hoteleiros e residenciais de qualidade internacional que possam competir com as ofertas de outras paragens”.
Os cinco hotéis previstos no complexo, de quatro e cinco estrelas, terão capacidade para 528 quartos, e os edifícios para uso misto oferecerão cerca de 235 apartamentos T3 eT4.
O aumento da oferta de quartos é fundamental para se alavancar o turismo em Santiago, sublinham os promotores, que preveem ainda a construção no local de uma grande piscina infinita pública, a primeira do género na capital cabo-verdiana.
Envolve ainda a construção de um ancoradouro para o apoio à náutica de recreio, mergulho, kitesurf, windsurf, moto de água, caiaque, passeios marítimos e pesca desportiva, bem como zonas desportivas, um jardim botânico e uma zona de cultura.