CIM Viseu Dão Lafões vai investir 4M€ na valorização do turismo ativo, desportivo e de natureza
A extensão e valorização da Ecopista do Dão, e de todo o produto ligado ao turismo ativo, desportivo e de natureza associado ao território da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, vai ser alvo de investimentos globais na ordem dos 4 milhões de euros

Carolina Morgado
“Queremos o Montijo aberto”, pede CEO da Ryanair
2.ª edição do Viseu Dão Lafões Riders Challenge reforça aposta no turismo ativo
“Existem propostas ambiciosas para fazer crescer o turismo na Guiné-Bissau”
Brasil reforça promoção internacional e aponta Portugal como mercado prioritário
A extensão e valorização da Ecopista do Dão, e de todo o produto ligado ao turismo ativo, desportivo e de natureza associado ao território agregado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, vai ser alvo de investimentos globais na ordem dos 4 milhões de euros e é um dos destaques da programação desta entidade na BTL.
A Ecopista do Dão será ligada à Ecopista do Vouga, somando 66 km aos 49 km já existentes. O domínio do Walking & Cycling será fortemente consolidado com novos centros de BTT e Trail, bem como com a rede de percursos pedestres já existente. E o novo produto turístico Subidas Épicas Viseu Dão Lafões, assente em quatro percursos em algumas das mais carismáticas montanhas de Portugal, complementa a oferta orientada para os amantes do desporto e da natureza, indica a referida CIM em comunicado.
O projeto de ligação da Ecopista do Dão à nova Ecopista do Vouga resulta de uma parceria entre a CIM Viseu Dão Lafões e os municípios de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Viseu e Vouzela. O objetivo é disponibilizar aos visitantes um produto turístico regional diferenciado, através da requalificação da antiga Linha do Vale do Vouga. O investimento total ultrapassa os 3,3 milhões de euros.
Após a sua conclusão, a região disponibilizará um corredor verde ciclável com um total 115 km, através de paisagens magníficas, integrando ainda as mais diversas ofertas complementares, incluindo termais e de enoturismo, garantidas pelos diversos operadores presentes. Com a ligação à Linha do Vouga, fica desenhado o mapa que, no futuro, virá a ligar a Ecopista do Dão a Aveiro.
O turismo ativo, desportivo e de natureza ocupa uma posição de centralidade para a afirmação de Viseu Dão Lafões enquanto destino de referência, e é integrado numa complementaridade de oferta que integra outros produtos de excelência, como são os casos do enoturismo, cultura e termalismo, refere ainda a nota de imprensa.
Ao longo dos cinco dias de BTL, os 14 municípios da CIM vão ter a oportunidade de mostrar os melhores projetos, eventos e produtos dos seus territórios a todos os interessados e profissionais da área do Turismo.