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“Acreditamos que, para Portugal, este poderá ser o evento da retoma”

Com um portefólio de mais de 20 unidades, há dois anos que a Amazing Evolution gere com “expectativa a realização da BTL”. Num ano em que os sinais apontam para uma significativa recuperação do mercado, Rita Pereira, SVP Strategy & Business Development da Amazing Evolution, destaca ao Publituris algumas novidades para 2022.

Victor Jorge
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“Acreditamos que, para Portugal, este poderá ser o evento da retoma”

Com um portefólio de mais de 20 unidades, há dois anos que a Amazing Evolution gere com “expectativa a realização da BTL”. Num ano em que os sinais apontam para uma significativa recuperação do mercado, Rita Pereira, SVP Strategy & Business Development da Amazing Evolution, destaca ao Publituris algumas novidades para 2022.

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Com um calendário de ações comerciais “sempre muito completo”, a Amazing Evolution salienta, pela voz de Rita Pereira, SVP Strategy & Business Development da Amazing Evolution, que “seria importante assumirmos a edição de 2022 da BTL como um regresso ao formato habitual”.

Que expectativas possui relativamente à BTL 2022 a menos duas semanas do início do evento e depois da não realização em 2020 e 2021?
É verdade que as expetativas para a BTL deste ano são elevadas. Aliás, para vários aspetos do nosso setor este ano as expectativas estão bastante elevadas. Esta edição da BTL, e a altura em que se realiza, acaba por marcar, definitivamente, o início do regresso à normalidade. Especialmente numa altura em que o turismo tem mostrado sinais consistentes de recuperação.

O que poderemos esperar da participação da Amazing Evolution nesta BTL 2022?
Gostamos sempre de surpreender com a nossa presença em cada edição da BTL. Mas, essencialmente, queremos mesmo transmitir que, quando se trabalha com resiliência e, especialmente, com paixão, se conseguem atingir resultados e criar valor. É isso que queremos continuar a mostrar e a transmitir ao mercado e, especialmente, a todos os clientes e parceiros que trabalham connosco.

A estratégia da Amazing Evolution terá como alvo o mercado interno ou externo? Que importância possui, neste aspeto, o programa dos “Hosted Buyers”?
Com um portefólio de mais de 20 unidades, em segmentos de mercado bastante distintos, o nosso foco é sempre adaptado de acordo com as características próprias de cada projeto. Desde há vários anos que temos feito uma grande aposta no mercado interno, o que acabou por trazer resultados mais sustentados neste contexto de pandemia. No entanto, o mercado externo é crucial para diversas localizações e épocas do ano e, por isso, a Amazing tem feito um grande investimento em ações dirigidas aos mercados emissores chave. O programa de “hosted buyers” tem um grande potencial e achamos que poderá ser cada vez mais uma aposta da BTL, sempre num formato one-to-one previamente agendado, mais personalizado e criterioso.

Que oferta diferenciadora tem a Amazing Evolution para oferecer ao mercado e que irá ser foco na BTL 2022?
Com uma grande diversidade de produtos no nosso portefólio, na Amazing temos sempre ofertas diferenciadoras para apresentar em cada uma das unidades. Adicionalmente, e em termos de portefólio, temos algumas novidades para 2022, nomeadamente, a expansão da área de negócio do concierge residencial, que se traduz na disponibilização de serviços de hotelaria em condomínios residenciais, bem como novas unidades como o Estoril Vintage ou o Sleep & Nature que irão abrir já no primeiro semestre de 2022.

A sazonalidade continua a ser um dos grandes desafios a ultrapassar pelos hotéis em Portugal?
A sazonalidade continua e existir em algumas localizações, no entanto, na Amazing procuramos sempre encará-la como uma oportunidade de crescimento. Quer seja na estratégia de desenvolvimento dos produtos, procurando dotá-los de infra-estruturas, facilities e serviços, quer seja na estratégia comercial e de marketing através da aposta em mercados e canais diversificados.

Para além disso, a própria pandemia e as alterações de alguns hábitos e comportamentos, que acabaram por resultar em alguns padrões de sazonalidade distintos em 2020 e 2021, poderá trazer algumas alterações mais estruturais com potencial de criar oportunidades para os hotéis fora das épocas de procura mais habituais.

Entretanto, a ITB já cancelou o evento presencial, que se deveria realizar uma semana antes da BTL, a FITUR teve uma edição que superou, segundo os presentes, as expectativas, a BIT de Milão também foi adiada. Como se gere esta expectativa e dúvida relativamente a medidas e restrições que poderão ser colocadas a qualquer hora e dificultar ou até impossibilitar a participação?
Há dois anos que gerimos esta expectativa de realização da BTL. E tem sido quase sempre mesmo até à última hora. Acreditamos que este ano não haverá decisão de última hora em contrário, e que a edição deste ano se vai mesmo realizar.

 

A sazonalidade continua e existir em algumas localizações, no entanto, na Amazing procuramos sempre encará-la como uma oportunidade de crescimento

 

Este poderá ser o evento da retoma para o setor do turismo ou ainda existem demasiadas dúvidas e incertezas?
Acreditamos que, para Portugal, este poderá ser o evento da retoma sim. A Amazing tem vindo a estar presente em diversos eventos internacionais nos últimos meses, e o sentido de confiança tem sido crescente. É claro que ainda subsistem algumas dúvidas e incertezas sobre a evolução da pandemia e se se poderá verificar algum retrocesso face aos progressos que fomos fazendo, mas a própria dinâmica do mercado, e o crescimento da procura que se tem vindo a verificar nas últimas semanas são um bom indicador.

Falando agora especificamente da Amazing Evolution, como correu o ano de 2021 e que expectativas possuem, aos dias de hoje, relativamente a 2022?
Todos sabemos como foi o ano de 2021, com vários períodos de altos e baixos relativamente à evolução da pandemia e das medidas e restrições adotadas e isso, claro, teve um grande impacto na performance do ano. Em algumas localizações, como Lisboa cidade, e em alguns produtos, onde o segmento MICE tem muita importância, por exemplo, a performance de 2021 foi muito mais afetada, não permitindo ainda uma recuperação para níveis mais próximos de 2019. No entanto, para outros produtos, em que as famílias e o lazer são essenciais, os resultados foram francamente positivos, ultrapassando inclusive o volume de procura e receita de 2019.

Além da BTL 2022, que outras ações irão desenvolver para este ano de 2022 e que mercados terão como alvo?
Dada a dimensão e diversidade do nosso portefólio, o nosso calendário de ações comerciais é sempre muito completo. E especialmente este ano em que já regressámos à realização presencial de vários eventos, feiras e workshops.

Para além dos eventos mais comuns nos mercados europeus, vamos também participar, por exemplo, em várias edições da ILTM, para o segmento luxury e lifestyle, e na IMTM, em Israel, por ser um mercado emissor emergente com grande potencial.

Se tivesse de fazer um pedido à organização da BTL 2022, qual seria?
Num ano em que os sinais apontam para uma significativa recuperação do mercado, seria importante assumirmos a edição de 2022 da BTL como um regresso ao formato habitual, mantendo sempre que possível o espírito de cooperação e divulgação que tem estado presente na organização do evento, nomeadamente mantendo as agendas de eventos paralelos e atividades de divulgação.

No final do evento, que balanço gostaria de conseguir fazer?
Desde 2020 que a Amazing tinha preparado uma presença institucional muito inovadora para a BTL. Agora, passados dois anos, fomos reforçando a mensagem a transmitir e, no final do evento, gostaríamos que, para além do portefólio de hotéis que gerimos e que todos os anos são parte da nossa participação, todos os que nos visitem se identifiquem com os nossos valores, sobretudo com a paixão de fazer cada vez mais, melhor e diferente.

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Feira Internacional de Mergulho de 18 a 20 de outubro na Cordoaria Nacional

Feira Internacional de Mergulho, vai decorrer de 18 a 20 de outubro, na Cordoaria Nacional, em Lisboa. Trata-se de um evento concebido para reunir entusiastas do mergulho de todo o mundo, incluindo profissionais, especialistas e amadores e envolve uma ampla gama de atividades e apresentações.

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Palestras de mergulhadores conceituados, workshops, exposições dos mais recentes equipamentos e tecnologias de mergulho e oportunidades de trabalho em rede fazem parte Feira Internacional de Mergulho, que terá lugar de 18 a 20 de outubro, na Cordoaria Nacional, em Lisboa.

As Diving Talks, que englobam o evento, pretendem abranger diversas vertentes do mergulho, incluindo mergulho técnico, exploração, conservação, fotografia subaquática e videografia, destacando questões relacionadas com a conservação marinha e a importância da proteção dos ambientes subaquáticos.

​Estas sessões, lideradas por especialistas em diversas áreas relacionadas ao mergulho, oferecem informações valiosas sobre biologia marinha, esforços de conservação, segurança do mergulho e muito mais. Os participantes adquirem conhecimento prático, descobrem pesquisas inovadoras e são motivados por histórias inspiradoras e visuais de tirar o fôlego, promovendo uma profunda paixão pela exploração e conservação dos oceanos, avança o Turismo de Portugal na sua página oficial.​

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ANAV marca presença na BTL 2025

Associação Nacional de Agências de Viagens (ANAV) estará, pela primeira vez, presente na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL.

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A Associação Nacional de Agências de Viagens (ANAV) revelou que irá marcar presença, pela primeira, na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, feira que se realizará de 12 a 16 de março de 2025 na FIL.

Sem dar a conhecer a forma como esta presença será marcada, nem quantos e quais os associados que estarão na FIL ao longo dos cinco dias, Miguel Quintas, presidente da ANAV, afirma que “a associação jamais deixaria que as Agências de Viagens portuguesas ficassem órfãs da participação na BTL”, recordando ainda que “a ANAV é uma associação de todas e para todas as Agências de Viagens, que mantém o firme propósito de aumentar, desenvolver e robustecer a capacidade de negócio de todos os associados e que, na prossecução desta missão de unir e fortalecer o setor”.

Em comunicado, a ANAV sublinha que “as Agências de Viagens, como canal de distribuição, são, por excelência, o setor que une todas as vertentes do turismo em Portugal, e que não poderiam, por nenhum motivo, ficar de fora de um evento nacional desta dimensão e importância”.

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FITUR Sports quer definir o futuro do turismo desportivo

De 22 a 26 de janeiro na IFEMA MADRID, a FITUR 2025 acolhe a terceira edição da sua seção de turismo desportivo. As áreas principais serão o desporto ao ar livre, o desporto de competição e os eventos desportivos e as viagens de negócios desportivas.

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A FITUR anuncia a terceira edição consecutiva da FITUR Sports após entrada na agenda de eventos essenciais para os profissionais do turismo desportivo. Organizada pela IFEMA MADRID e SPAIN IS SPORT – AFYDAD, a Associação Espanhola de Fabricantes e Distribuidores de Artigos Desportivos, a seção aproveitará as sinergias da Feira Internacional de Turismo de 22 a 26 de janeiro de 2025.

Após as duas primeiras edições, esta é uma das áreas da FITUR que se consolidou como um evento especializado de referência nacional e internacional, consolidando a ligação entre o turismo e o desporto como um motor fundamental do desenvolvimento socioeconómico.

A FITUR Sports tem como objetivo “promover o intercâmbio de conhecimentos através de um programa de conferências e gerar oportunidades de negócio”, refere a organização da feira. Para tal, foram definidas três áreas-chave em torno das quais girarão os conteúdos: Desporto Outdoor, Desporto de Competição e Desporto Eventos e Viagens de Negócios Desportivas.

Além disso, a FITUR Sports conseguiu envolver os principais atores públicos e privados, incluindo o Conselho Superior de Desportos (Conselho Superior de Desportos), Turespaña, UNWTO, CEOE, ADESP, bem como as diferentes federações e associações profissionais ligadas ao desporto e ao turismo, além dos principais patrocinadores.

De referir que a FITUR Sports 2024 estendeu-se pelos cinco dias da feira, com três dias profissionais com 30 sessões, 100 oradores e mais de 20 horas de conteúdos, com mais de mil visitantes por dia, além da área de exposição e a área de networking localizada num campo de padel. Para além disso, a transmissão streaming online atingiu mais de 8.000 visualizações durante os três dias, “o que demonstra o elevado interesse gerado pelo programa”, conclui a organização da feira de Madrid.

Entre o programa já definido contam-se as seguintes sessões:

Quarta-feira 22 de janeiro: Desporto e turismo ativo ao ar livre. Dinâmicas emergentes, gestão de destinos, desenvolvimento de produtos e experiências, sustentabilidade, marketing e comercialização.

Quinta-feira 23 de janeiro: Desporto profissional e de competição. Neste segundo dia, especialistas na matéria abordarão os desportos de equipa, os campos de treino, os torneios, campeonatos, golfe, as necessidades do atleta de elite, viagens de equipas de competição, viagens médicas e tendências em resorts e equipamentos de turismo desportivo.

Sexta-feira 24 de janeiro: Estratégias, impacto e legado dos eventos desportivos. O último dia profissional será encerrado com a abordagem de temas como os eventos desportivos e grandes eventos participativos, bilhética e experiências de hospitalidade, VIP, Sports Marketing Travel e MICE & Sports (viagens de negócios no setor desportivas), bem como as sinergias a explorar entre as marcas, o retalho e o turismo desportivo.

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“A BTL 2025 será a edição com a maior oferta de empresas e postos de venda por parte da distribuição”, revela organização da feira

Conhecida a posição da APAVT relativamente à não participação na BTL 2025, Pedro Braga, diretor-geral dos Eventos Próprios do CCL – FIL, considera que “a participação nas mesmas condições em termos do espaço anteriormente ocupado se tornou inviável pelos compromissos entretanto assumidos com outros expositores”. Contudo, esperando que “no futuro voltem a estar reunidas as condições para um entendimento que permita o regresso da APAVT à BTL”, a organização diz estar a registar “um aumento muito acentuado da procura de espaço por parte das empresas do setor da distribuição”.

Victor Jorge

Depois de conhecida a decisão da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) de não participar na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL 2025, Pedro Braga, diretor-geral dos Eventos Próprios do CCL – FIL, “lamenta” a posição da associação, tendo em conta que “a APAVT sempre foi um parceiro estratégico da BTL, que em muito contribui para o sucesso e crescimento do maior e melhor evento do setor do turismo em Portugal”, esperando, contudo, que “no futuro voltem a estar reunidas as condições para um entendimento que permita o regresso da APAVT à BTL”.

Sabendo-se que o espaço ocupado pela APAVT era o maior stand privado da feira, Pedro Braga refere que “serão encontradas soluções que permitirão mitigar e até superar, em termos da área da distribuição presente, a oferta habitualmente disponível”.

“Estamos sempre disponíveis para o diálogo, mas, neste momento, e atenta a posição que nos foi comunicada pela APAVT, consideramos que a participação nas mesmas condições em termos do espaço anteriormente ocupado se tornou inviável pelos compromissos entretanto assumidos com outros expositores”, assinala o responsável pelo Eventos Próprios do CCL – FIL.

Apesar desta posição da APAVT, Pedro Braga indica que, até ao momento, “registamos um crescimento muito acentuado por parte das empresas de distribuição para a edição de 2025 da BTL”.

“Para além da muito valiosa e importante presença da APAVT, a BTL sempre contou com muitos outros expositores na área da distribuição que habitualmente ocupam uma área de 5.000m2 de oferta no B2C”, frisa Pedro Braga.

A mais de sete meses do arranque da feira, que se realiza de 12 a 16 de março na FIL, o responsável pelo evento destaca que, para 2025, “estamos a registar um aumento muito acentuado da procura de espaço por parte das empresas do setor da distribuição”, referindo que “alguns destes expositores são associados da APAVT, que já tinham espaço próprio fora do stand da APAVT, e que, neste contexto, nos têm contactado para aumentar o seu espaço para a BTL 2025. Outros, são expositores que habitualmente marcavam presença através da APAVT e que agora manifestam interesse em assegurar diretamente a sua presença na BTL”. Além disso, diz Pedro Braga, “registamos ainda uma significativa procura por parte de novas empresas do setor que reconhecem na BTL uma plataforma fundamental para as suas vendas e crescimento”.

Por isso, afirma que a BTL 2025 “será a edição com a maior oferta de empresas e postos de venda por parte da distribuição, o que permitirá aos visitantes, que já reconhecem na BTL o seu momento anual de compra de férias, encontrar as melhores ofertas e os melhores destinos”.

“Não obstante, e porque reconhecemos e valorizamos o trabalho desenvolvido pela APAVT, reiteramos a nossa total disponibilidade e interesse para viabilizar uma presença institucional, enquanto representante dos seus associados, na maior montra do setor do turismo em Portugal”, conclui Pedro Braga.

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Culture and Tourism Innovation Global Summit dia 16 de julho em Lisboa

O Culture and Tourism Innovation Global Summit, que terá lugar na próxima terça-feira, dia 16 de julho, em Lisboa, vai reunir os melhores profissionais da indústria para partilhar conhecimento, experiências e novas visões do futuro do setor. No evento serão igualmente apresentados casos de sucesso, estratégias e tendências.

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A agenda dos trabalhos conta com diferentes painéis especialmente projetados para capacitar executivos, dotando uma estratégia digital e sustentável para os seus negócios, indica a organização do evento, a Rede do Empresário.

O primeiro painel, com o tema “Estado de Arte da Cultura e do Turismo”, às 10h, contará com a participação de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo; da deputada socialista Ana Mendes Godinho; Isabel Tavares, diretora de Vendas e Marketing da The Editory Collection Hotels; Lídia Monteiro; vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal; e Raquel Vila Verde, Head of Communication and Brand Management Department na Caixa Geral de Depósitos.

Ainda de manhã terá lugar o painel dedicado ao tema “Desenvolvimentos Positivos com Abordagem de toda a Indústria: Colaboração, Inovação e Tecnologia”, que contará com representantes do Grupo Pestana, D-EDGE, Grupo UIP, Turismo de Portugal e TAP, como oradores.

Segue-se o terceiro painel: “Comunicação, Tecnologia e os Facilitadores da Educação”, que terá como oradores representantes da Les Roches, LCA, CARMA, CLEVER e da Escola Superior de Hotelaria do Estoril.

O evento vai ainda analisar a “Sustentabilidade na Cultura e no Turismo”, com representantes da AHP, Quinta do Roseiral, MSC Cruzeiros, Abreu e AILD, bem como o “Futuro dos Recursos Humanos na Cultura e Turismo”, com a presença de responsáveis da Fórum Turismo, KeepTalent Portugal, Merytu e Time4Travel.

Da parte da tarde, e antes da sessão de encerramento haverá espaço para o painel com o tema “Mudança para o futuro – Avanços na cultura e turismo sustentável”, com participação de representantes da Câmaras Municipais de Lisboa, Leiria, Torres Vedras e Loulé.

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APAVT está fora da BTL 2025. “Não vejo como poderemos regressar”, afirma presidente da associação

A Associação Portuguesa da Agências de Viagens e Turismo (APAVT) não participará na próxima BTL, feira que se realiza de 12 a 16 de março de 2025.

Victor Jorge

A Associação Portuguesa da Agências de Viagens e Turismo (APAVT) está, nesta altura, fora da Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL 2025.

O Publituris confirmou esta decisão junto do presidente da associação, Pedro Costa Ferreira, que confirmou que “as condições financeiras que a BTL nos exigiu não permitem a continuidade da nossa presença”.

Questionado se esta posição poderá ser revertida, o presidente da APAVT afirma que “face ao histórico do processo, e aos argumentos da BTL, não vejo como poderemos regressar”, admitindo que, no que diz respeito à não participação de operadores e agentes de viagem, “parece-me óbvio que perderemos todos, incluindo a feira e os consumidores”.

Com a BTL a dividir-se entre três dias dedicados ao mercado B2B e dois (fim de semana) ao consumidor final (B2C), e face à possibilidade de os associados da APAVT perderem um ponto importante de venda, Pedro Costa Ferreira considera que “cada associado saberá reagir, de acordo com os seus objetivos e estratégia comercial. Todos eles, como nós, estão habituados a transformar eventuais problemas em soluções”.

Questionado se a APAVT poderá mudar a sua posição, o presidente da associação respondeu: “A APAVT não tomou uma posição, apenas não conseguiu satisfazer as exigências financeiras da BTL”.

Recorde-se que na BTL 2024, o stand da APAVT foi o maior espaço privado, com uma área de 1.200 metros quadrados, contando com a presença de 80 expositores, incluindo nove operadores turísticos, 60 agências de viagens, duas empresas de rent-a-car, companhias aéreas e DMC.

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Sustentabilidade, qualificação profissional e desenvolvimento em destaque da reunião do GT de Turismo do G20

Qualificação profissional, sustentabilidade e formas de financiamento para o desenvolvimento do setor, foram alguns dos temas debatidos na 3ª Reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo do G20, realizada no Rio de Janeiro. O encontro reuniu cerca de 20 delegações dos países que integram o grupo das maiores economias mundiais. O Ministério do Turismo do Brasil é o coordenador do grupo.

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A secretária executiva da pasta, Ana Carla Lopes, ressaltou que “encontros como estes são essenciais para fortalecer os laços entre nossas nações, promover um entendimento mais profundo das nossas culturas e economias, além de possibilitar o compartilhamento de experiências que irão impactar em debates importantes, como a ampliação da participação feminina no setor turístico, o desenvolvimento de um turismo acessível para pessoas com deficiência, mais sustentável, ou melhor, mais responsável. Aquele que é bom para o turista, para o meio ambiente e, principalmente, bom para os moradores”, disse.

Durante o encontro, a qualificação profissional foi destacada como essencial para a melhoria dos serviços turísticos, aumento da competitividade e geração de empregos e renda. O grupo reforçou a necessidade de investimentos para promover a educação turística e o desenvolvimento de competências. O debate sobre sustentabilidade trouxe à tona a necessidade de práticas que minimizem o impacto ambiental do turismo, promovendo um equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente.

“A troca de experiências e conhecimentos entre os nossos países e organizações é fundamental para avançarmos, juntos, na construção do turismo que o mundo precisa e merece: mais inclusivo e responsável”, finalizou a secretária executiva, Ana Carla Lopes.

O chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério brasileiro do Turismo, Heitor Kadri, falou sobre os resultados obtidos no encontro. “Conseguimos chegar a resultados concretos, fechar documentos que irão compor a decisão dos líderes no final do ano”, disse, apontando que “o Brasil conduziu da melhor forma possível, teve a parceria dos demais países e tenho a certeza de que as nossas discussões vão melhor a orientar as políticas internacionais do Turismo”, concluiu.

O encontro também foi uma oportunidade para avaliar as discussões e avanços do Grupo de Trabalho de Turismo do G20 entre os anos de 2010 e 2023, garantindo o apoio e a continuidade das ações estratégicas da cúpula. A reunião contou com a presença de entidades internacionais, como a ONU Turismo, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que trouxeram contribuições com suas perspectivas e expertise no setor.

Recorde-se que a primeira reunião de ministros do Turismo do G20 ocorreu em 2010, convocada pelo governo sul-africano, quando era chamada de T20. No mesmo ano, sob a presidência sul-coreana, foi realizado o segundo encontro para discutir a contribuição do setor para o crescimento económico e a criação de empregos.

O próximo encontro do grupo está agendado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Belém do Pará, e contará com a participação de ministros do Turismo de outros países membros. Durante a presidência do G20 pelo Brasil, serão realizadas mais de 100 reuniões de grupos de trabalho. Em novembro ocorrerá a cúpula presidencial, no Rio de Janeiro.

A prioridade do Grupo de Trabalho de Turismo é estabelecer a promoção do desenvolvimento sustentável no setor turístico, com ações que envolvam a qualificação e a capacitação com foco na cooperação internacional e no fortalecimento das instituições multilaterais.

O desenvolvimento sustentável tem sido uma prioridade na agenda do G20 e o investimento na cooperação internacional e no fortalecimento das instituições multilaterais pode mitigar as assimetrias no setor turístico e promover práticas sustentáveis, inclusivas e inovadoras no setor.

O GT pretende realizar um trabalho integrado com a “Trilha de Finanças do G20”, com o intuito de procurar orientações sobre o financiamento do turismo e os bancos multilaterais, com o objetivo de fortalecer o setor como um vetor de desenvolvimento socioeconómico.

A plataforma online de boas práticas e o Painel de Turismo e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do G20 são ferramentas importantes para monitorar o progresso e impulsionar a contribuição do turismo para os ODS. O Brasil tem participado ativamente das discussões e contribuído para o desenvolvimento do setor nos países do G20.

 

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Jantar dos Eventos volta a reunir profissionais da indústria a 9 de julho

Porto volta a receber mais uma edição do Jantar dos Eventos, que é já um dos momentos de networking mais importantes do ano para os profissionais desta indústria. O local do evento mantém-se secreto, mas estão garantidas muitas surpresas para todos os participantes.

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O Jantar dos Eventos é uma das datas mais aguardadas pelos profissionais da indústria. Este ano, o encontro realiza-se a 9 de julho. O local, como habitualmente, será revelado apenas no próprio dia, sendo certo que acontecerá na cidade do Porto.

No ano passado, o evento realizou-se nos jardins do ISAG, no Porto, contando com mais de 600 participantes e a representação de mais de 20 áreas que atuam no setor, tais como catering, agências de comunicação e eventos, audiovisuais, artistas, hotéis e transportes.

À semelhança do que aconteceu em 2023, Filipe Trindade, um dos fundadores do Jantar dos Eventos e do Clube dos Eventos, estima que a edição deste ano registe “uma forte adesão de profissionais do setor”, a avaliar “pelo número de inscritos até ao momento”. As inscrições são limitadas e podem ser feitas em www.clubedoseventos.pt.

Estão já confirmadas as presenças de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal e Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

O Jantar de Eventos é organizado pelo Clube dos Eventos. Networking e partilha de experiências são os ingredientes principais desde o início, em 2008, num encontro informal de profissionais da área, impulsionado por Filipe Trindade, do Centro de Congressos da Alfândega do Porto, Jorge Ferreira, da empresa Best Events, Francisco Viana Brito, dos hotéis NH, e João Cardoso, da New Audiovisuais.

 

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FITUR celebra 45.º aniversário com perspetivas de “casa cheia”

Marcada para 22 a 26 de janeiro de 2025, e com o México como país convidado, a organização da FITUR prevê um evento no qual serão “consolidados os recordes registados em todos os parâmetros em 2024”.

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A FITUR, Feira Internacional de Turismo, reunirá o mercado mundial do turismo, de 22 a 26 de janeiro, na IFEMA MADRID, num contexto de recuperação do turismo, prevendo uma “45.ª edição na qual serão consolidados os recordes registados em todos os parâmetros em 2024”.

Com um forte enfoque profissional, a FITUR representará toda a cadeia de valor do turismo e os países e destinos, o setor do alojamento, agências e operadores turísticos, empresas de tecnologia, meios de transporte e instituições de todo o mundo, e será uma montra para as últimas tendências do setor.

Nesta nova edição, com o México como país parceiro, a FITUR apresenta-se como “uma ferramenta fundamental ao serviço da dinamização do negócio turístico global, tendo a “criação e o intercâmbio de conhecimento como um fator-chave para a inovação, competitividade e sustentabilidade”.

A FITUR 2025 será, assim, um evento “multifacetado” que oferecerá uma variedade de benefícios para destinos e empresas do setor do turismo, com um com um foco consolidado no trabalho em rede, visibilidade global, vendas diretas e formação dos seus profissionais, impulsionando as empresas participantes, mas também o crescimento e a inovação de todo o setor e lançando as bases para o próximo ano turístico.

Para além disso, como parte da sua estratégia de ser uma plataforma chave de aceleração de negócios e know-how, em 2025 a Feira Internacional de Turismo mantém o seu compromisso com a especialização. Neste sentido, irá oferecerá conteúdos nos segmentos turísticos e anuncia a renovação das secções monográficas: FITUR 4all, que, na sua segunda edição, dá mais um passo em frente com a publicação do “Guía de Buenas Prácticas en Accesibilidad en el turismo by Fitur4all (Guia de Boas Práticas na Acessibilidade Turística); FITUR Cruises, dedicada ao mundo dos cruzeiros; FITUR Know-How & Export, destinada a promover a internacionalização do conhecimento turístico das empresas espanholas; FITUR LGTB+ e o seu enfoque na diversidade e a inclusão nos destinos; FITUR Lingua, que se centra nos desafios e oportunidades do turismo linguístico; a FITUR Screen e a crescente popularidade do turismo cinematográfico; FITUR Desporto, com o desporto como motivação para viajar, tanto para assistir a grandes eventos desportivos, bem como para a prática de desporto; FITUR Talent, com destaque para as pessoas, a gestão de talentos e a formação profissional como factores-chave para o crescimento do setor; FITUR TechY, com destaque para a tecnologia e inovação turística; e a FITUR Woman, que aborda a igualdade e o papel da mulher no emprego turístico.

Estes 10 espaços são complementados pela FITURNEXT como canal de compromisso responsável tanto do evento e do setor em geral, cujo desafio desta vez se centra em como o turismo pode contribuir para uma gestão alimentar sustentável. Também com Travel Technology, que reúne empresas de tecnologia de viagens de todo o mundo e que, após o seu crescimento de 23% em 2024, espera-se que mantenha um aumento mais sustentado.

María Valcarce, diretora da FITUR, refere que “depois de um 2024 em que a feira bateu recordes em todos os seus parâmetros, esperamos que nesta nova edição, que é tão especial por ser o 45.º aniversário, continuemos a consolidar a nossa influência global graças ao apoio dos setores público e privado e de todos os atores da cadeia de valor”. A diretora da FITUR conclui ainda que, “abrir o calendário anual das feiras de turismo é um privilégio e um desafio, e os números das organizações internacionais relativos ao primeiro semestre do ano permitem-nos estar otimistas”.

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“Meeting Forums” do Publituris contam já com 25 ‘buyers’ internacionais

A três meses dos “Meeting Forums” 2024 do Publituris, o evento conta já com 25 ‘buyers’ internacionais confirmados.

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Nos dias 1, 2 e 3 de outubro de 2024, o jornal Publituris vai organizar o seu evento MICE dirigido ao mercado internacional – “Portugal Meeting Forums by Publituris”.

A três meses da 8.ª edição deste evento, que conta com o apoio do Turismo de Portugal, TAP Air Portugal, Vila Galé Hotéis, MiceBuzz e YVU, estão já confirmados 25 buyers internacionais.

O objetivo é mostrar, divulgar e sublinhar Portugal como destino fundamental, na organização de eventos MICE, com foco exclusivo no mercado português, na sua diferenciação, oferta e mais-valia.

Os buyers internacionais já confirmados são:

TUI Centrum Podrozy Lodz Poland & UniTour Lodz (Polónia)
OGS SRL (Itália)
GI-Travel-Xcentive (Países Baixos)
YourTravel Business (Países Baixos)
Terramundus BV (Países Baixos)
Crossover Conferences & Events (Espanha)
Profi Reisen (Alemanha)
Blome & Pillardy Event GmbH (Alemanha)
Alliance Eurasia Travel (França)
Lufthansa City Center Almabus Business Travel (Polónia)
mach 2 Sports Tours Entertainment GmbH (Alemanha)
Alaman Consulting GmbH (Áustria)
VoyageExpert Events (Países Baixos)
International Biodeterioration and Biodegradation Society (Reino Unido)
Slupsky Event Management (Países Baixos)
Ayeyu Hola Afrika (Espanha)
Toy Family Treasures LLC (Alemanha)
Attentive (Espanha)
Henner Group (França)
Inter Travel Sport & Event AS (Noruega)
International Financial Cryptography Association (Países Baixos)
EF Tours Passports Tours usa Starbook voyages (França)
Eurazeo (França)
Cream Events and Travel (Alemanha)
Blue Travel & Events (França)

Do lado dos suppliers, estão já confirmadas as seguintes empresas:

Turismo de Portugal
Bomporto Hotels
Hard Rock Cafe
Savoy Signature
Portugal Green Travel (DMC)
WOW
Highgate Portugal
Pestana Hotel Group
Gr8 events
HF Hotels
Amazing Evolution
Sana Hotels
Bensaude Hotels
Açoreana DMC
Grupo Açorsonho Hotéis
Benfica Eventos
Parques de Sintra
TAP Air Portugal
Fita Preta Enoturismo
Nova SBE
Vila Gale Hotels
DP Tours
In Azores

O evento arranca no dia 1 de outubro, com a chegada dos buyers internacionais, seguido de um Cocktail Dinatoire no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos.

O segundo dia, 2 de outubro, será dedicado, em exclusivo, a reuniões, a realizar no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, com um working lunch. À noite, o jantar será num local emblemático na Costa do Estoril.

O último dia, 3 de outubro, suppliers & buyers terão oportunidade de ter um dia completo para visitar a região de Oeiras, palco deste evento, ao qual se seguirá uma famtrip, para os buyers internacionais, de dois dias à região do Alentejo, com alojamento e refeições incluídas.

Para saber mais sobre os “Portugal Meeting Forums by Publituris” 2024 visite o site em: https://meetingforums.publituris.pt/2024/

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