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“Acreditamos que, para Portugal, este poderá ser o evento da retoma”

Com um portefólio de mais de 20 unidades, há dois anos que a Amazing Evolution gere com “expectativa a realização da BTL”. Num ano em que os sinais apontam para uma significativa recuperação do mercado, Rita Pereira, SVP Strategy & Business Development da Amazing Evolution, destaca ao Publituris algumas novidades para 2022.

Victor Jorge
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“Acreditamos que, para Portugal, este poderá ser o evento da retoma”

Com um portefólio de mais de 20 unidades, há dois anos que a Amazing Evolution gere com “expectativa a realização da BTL”. Num ano em que os sinais apontam para uma significativa recuperação do mercado, Rita Pereira, SVP Strategy & Business Development da Amazing Evolution, destaca ao Publituris algumas novidades para 2022.

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Com um calendário de ações comerciais “sempre muito completo”, a Amazing Evolution salienta, pela voz de Rita Pereira, SVP Strategy & Business Development da Amazing Evolution, que “seria importante assumirmos a edição de 2022 da BTL como um regresso ao formato habitual”.

Que expectativas possui relativamente à BTL 2022 a menos duas semanas do início do evento e depois da não realização em 2020 e 2021?
É verdade que as expetativas para a BTL deste ano são elevadas. Aliás, para vários aspetos do nosso setor este ano as expectativas estão bastante elevadas. Esta edição da BTL, e a altura em que se realiza, acaba por marcar, definitivamente, o início do regresso à normalidade. Especialmente numa altura em que o turismo tem mostrado sinais consistentes de recuperação.

O que poderemos esperar da participação da Amazing Evolution nesta BTL 2022?
Gostamos sempre de surpreender com a nossa presença em cada edição da BTL. Mas, essencialmente, queremos mesmo transmitir que, quando se trabalha com resiliência e, especialmente, com paixão, se conseguem atingir resultados e criar valor. É isso que queremos continuar a mostrar e a transmitir ao mercado e, especialmente, a todos os clientes e parceiros que trabalham connosco.

A estratégia da Amazing Evolution terá como alvo o mercado interno ou externo? Que importância possui, neste aspeto, o programa dos “Hosted Buyers”?
Com um portefólio de mais de 20 unidades, em segmentos de mercado bastante distintos, o nosso foco é sempre adaptado de acordo com as características próprias de cada projeto. Desde há vários anos que temos feito uma grande aposta no mercado interno, o que acabou por trazer resultados mais sustentados neste contexto de pandemia. No entanto, o mercado externo é crucial para diversas localizações e épocas do ano e, por isso, a Amazing tem feito um grande investimento em ações dirigidas aos mercados emissores chave. O programa de “hosted buyers” tem um grande potencial e achamos que poderá ser cada vez mais uma aposta da BTL, sempre num formato one-to-one previamente agendado, mais personalizado e criterioso.

Que oferta diferenciadora tem a Amazing Evolution para oferecer ao mercado e que irá ser foco na BTL 2022?
Com uma grande diversidade de produtos no nosso portefólio, na Amazing temos sempre ofertas diferenciadoras para apresentar em cada uma das unidades. Adicionalmente, e em termos de portefólio, temos algumas novidades para 2022, nomeadamente, a expansão da área de negócio do concierge residencial, que se traduz na disponibilização de serviços de hotelaria em condomínios residenciais, bem como novas unidades como o Estoril Vintage ou o Sleep & Nature que irão abrir já no primeiro semestre de 2022.

A sazonalidade continua a ser um dos grandes desafios a ultrapassar pelos hotéis em Portugal?
A sazonalidade continua e existir em algumas localizações, no entanto, na Amazing procuramos sempre encará-la como uma oportunidade de crescimento. Quer seja na estratégia de desenvolvimento dos produtos, procurando dotá-los de infra-estruturas, facilities e serviços, quer seja na estratégia comercial e de marketing através da aposta em mercados e canais diversificados.

Para além disso, a própria pandemia e as alterações de alguns hábitos e comportamentos, que acabaram por resultar em alguns padrões de sazonalidade distintos em 2020 e 2021, poderá trazer algumas alterações mais estruturais com potencial de criar oportunidades para os hotéis fora das épocas de procura mais habituais.

Entretanto, a ITB já cancelou o evento presencial, que se deveria realizar uma semana antes da BTL, a FITUR teve uma edição que superou, segundo os presentes, as expectativas, a BIT de Milão também foi adiada. Como se gere esta expectativa e dúvida relativamente a medidas e restrições que poderão ser colocadas a qualquer hora e dificultar ou até impossibilitar a participação?
Há dois anos que gerimos esta expectativa de realização da BTL. E tem sido quase sempre mesmo até à última hora. Acreditamos que este ano não haverá decisão de última hora em contrário, e que a edição deste ano se vai mesmo realizar.

 

A sazonalidade continua e existir em algumas localizações, no entanto, na Amazing procuramos sempre encará-la como uma oportunidade de crescimento

 

Este poderá ser o evento da retoma para o setor do turismo ou ainda existem demasiadas dúvidas e incertezas?
Acreditamos que, para Portugal, este poderá ser o evento da retoma sim. A Amazing tem vindo a estar presente em diversos eventos internacionais nos últimos meses, e o sentido de confiança tem sido crescente. É claro que ainda subsistem algumas dúvidas e incertezas sobre a evolução da pandemia e se se poderá verificar algum retrocesso face aos progressos que fomos fazendo, mas a própria dinâmica do mercado, e o crescimento da procura que se tem vindo a verificar nas últimas semanas são um bom indicador.

Falando agora especificamente da Amazing Evolution, como correu o ano de 2021 e que expectativas possuem, aos dias de hoje, relativamente a 2022?
Todos sabemos como foi o ano de 2021, com vários períodos de altos e baixos relativamente à evolução da pandemia e das medidas e restrições adotadas e isso, claro, teve um grande impacto na performance do ano. Em algumas localizações, como Lisboa cidade, e em alguns produtos, onde o segmento MICE tem muita importância, por exemplo, a performance de 2021 foi muito mais afetada, não permitindo ainda uma recuperação para níveis mais próximos de 2019. No entanto, para outros produtos, em que as famílias e o lazer são essenciais, os resultados foram francamente positivos, ultrapassando inclusive o volume de procura e receita de 2019.

Além da BTL 2022, que outras ações irão desenvolver para este ano de 2022 e que mercados terão como alvo?
Dada a dimensão e diversidade do nosso portefólio, o nosso calendário de ações comerciais é sempre muito completo. E especialmente este ano em que já regressámos à realização presencial de vários eventos, feiras e workshops.

Para além dos eventos mais comuns nos mercados europeus, vamos também participar, por exemplo, em várias edições da ILTM, para o segmento luxury e lifestyle, e na IMTM, em Israel, por ser um mercado emissor emergente com grande potencial.

Se tivesse de fazer um pedido à organização da BTL 2022, qual seria?
Num ano em que os sinais apontam para uma significativa recuperação do mercado, seria importante assumirmos a edição de 2022 da BTL como um regresso ao formato habitual, mantendo sempre que possível o espírito de cooperação e divulgação que tem estado presente na organização do evento, nomeadamente mantendo as agendas de eventos paralelos e atividades de divulgação.

No final do evento, que balanço gostaria de conseguir fazer?
Desde 2020 que a Amazing tinha preparado uma presença institucional muito inovadora para a BTL. Agora, passados dois anos, fomos reforçando a mensagem a transmitir e, no final do evento, gostaríamos que, para além do portefólio de hotéis que gerimos e que todos os anos são parte da nossa participação, todos os que nos visitem se identifiquem com os nossos valores, sobretudo com a paixão de fazer cada vez mais, melhor e diferente.

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André Gomes, Presidente da Região Turismo do Algarve. Loulé, 22 Agosto 2023. FOTO: VASCO CÉLIO/STILLS

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Algarve vai a Barcelona para conquistar mercado de viagens espanhol

A Região de Turismo do Algarve tem as baterias apontadas a Espanha, com a participação na B-Travel, feira que se realiza de 15 a 17 de março, em Barcelona.

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No fim de semana de 15 a 17 de março, o Turismo do Algarve marca a sua estreia na B-Travel, a maior feira destinada ao público viajante do mercado espanhol, que se realiza em Barcelona.

O stand, que reunirá o Turismo do Algarve e os municípios de Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Olhão, Portimão e Vila Real de Santo António, ocupará uma área de 72 metros quadrados.

André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, diz-se “confiante” no potencial do mercado espanhol, enfatizando que Espanha é um mercado de proximidade crucial para o Algarve, com aproximadamente 900 mil dormidas anuais e considerável margem de crescimento.

“A existência de ligações aéreas entre Faro e várias cidades espanholas, incluindo Barcelona, servida pelas companhias Vueling e Ryanair, representa uma excelente oportunidade para fortalecer a presença deste mercado na hotelaria regional. Além disso, a participação conjunta com os municípios algarvios é um valor acrescentado na promoção do destino na comunidade autónoma da Catalunha, que conta com 7,9 milhões de habitantes”, frisa André Gomes.

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ITB Berlin cumpre objetivos com quase 100.000 visitantes

Apesar das greves que impactaram os voos e ferrovia na Alemanha, a ITB revela ter cumprido os objetivos ao atingir quase 100.000 visitantes.

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A ITB Berlin 2024 terminou o evento com quase 100.000 visitantes, números ligeiramente acima dos atingidos na feira de 2023, apesar das greves dos setores da viação e ferroviário que criaram sérias dificuldades na Alemanha.

A feira, que pelo segundo ano consecutivo depois da pandemia, repetiu o formato presencial, reduzindo para três dias, em vez dos cinco, dedicando-se exclusivamente à participação profissional, contou com 5.500 expositores de 170 países, espalhados por 27 pavilhões, tendo atraído 3.200 jornalistas.

A ITB tornou-se, igualmente, um ponto de encontro de políticos e diplomatas de todo o mundo. Além de numerosas delegações, quase 80 ministros e secretários de Estado, bem como 72 embaixadores, visitaram este ano a ITB Berlin.

De acordo com a organização, os temas mais importantes do evento foram a crescente importância da Inteligência Artificial, a escassez de mão de obra qualificada e a “justiça climática”.

Para Mario Tobias, diretor-geral da Messe Berlin, a ITB Berlin refletiu “mais uma vez” a evolução do setor, já que o clima entre expositores, visitantes e oradores foi “muito positivo em todos os momentos”.

“Em geral, concordaram que o desejo das pessoas de viajar não só satisfaz a procura reprimida após a pandemia, mas permanecerá basicamente estável. Nem a inflação nem os altos preços da energia parecem abrandar a procura”, concluiu Tobias.

A próxima edição do ITB tem datas marcadas de 4 a 6 de março de 2025, contando com a Albânia como país convidado.

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Albânia será país convidado da ITB em 2025

Depois de Omã, cabe à Albânia ser o país convidado da ITB Berlin em 2025.

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A Albânia foi anunciada como país anfitrião oficial da ITB Berlin 2025, com a ministra do Turismo e Meio Ambiente da Albânia, Mirela Kumbaro, e Mario Tobias, CEO da Messe Berlin, a assinarem um acordo de parceria e a promoverem diversas regiões e especialidades locais.

Para Mirela Kumbaro “a Albânia é uma joia escondida no Mediterrâneo com uma boa infra-estrutura turística. As pessoas estão à procura de novos destinos e experiências. A Albânia não se enquadra em nenhum dos estereótipos habituais, mas é um país pequeno e místico onde os viajantes podem adquirir novas experiências”.

Segundo a ministra do Turismo e Meio Ambiente da Albânia, há mais para visitar do que apenas o mar e as montanhas, que juntamente com os rios e as florestas cobrem três quartos do país. É o “espírito albanês e a hospitalidade dos habitantes locais que tornam a Albânia tão atraente. Isso sempre fez parte da cultura albanesa, e não algo inventado apenas para a era moderna do turismo”.

As últimas estatísticas dão conta que 10,1 milhões de pessoas visitaram a Albânia vindas do estrangeiro, em 2023. De acordo com a UN Tourism, durante os primeiros seis meses de 2023, o turismo na Albânia registou o terceiro maior crescimento a nível mundial e o mais elevado da Europa. Um milhão de turistas estrangeiros já visitaram a Albânia este ano, 50% mais do que no mesmo período do ano passado.

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Profissionais dos eventos reúnem-se em almoço com CEO da ICCA

Os profissionais dos eventos vão reunir na próxima segunda-feira, 11 de março, no primeiro dos “Almoços no Club.E”, iniciativa que conta com a participação de Senthil Gopinath, CEO da ICCA – International Congress & Convention Association e no qual se vai discutir o tema “O poder das parcerias e do networking”.

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Os profissionais dos eventos vão reunir na próxima segunda-feira, 11 de março, no primeiro dos “Almoços no Club.E”, iniciativa que conta com a participação de Senthil Gopinath, CEO da ICCA – International Congress & Convention Association e no qual se vai discutir o tema “O poder das parcerias e do networking”.

Esta será a primeira iniciativa no âmbito dos “Almoços no Club.E”, que foi lançado em julho do ano passado com o objetivo de aproximar os players do setor dos eventos e surge depois do sucesso alcançado por outra iniciativa, o Jantar dos Eventos.

Este almoço com o CEO da ICCA decorre na Alfandega do Porto e tem início marcado para as 12h30, com um cocktail de networking, ao qual se segue o almoço e uma intervenção de Senthil Gopinath, que vai estar à conversa com Rui Ochôa.

Recorde-se que a ICCA – International Congress and Convention Association é a comunidade global e o centro de conhecimentos para o setor das reuniões de associações internacionais, é composta por mais de 1150 empresas e organizações de mais de 100 países em todo o mundo, e oferece dados inigualáveis, canais de comunicação e oportunidades de desenvolvimento de negócios.

As inscrições já se encontram esgotadas.

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Início da ITB Berlim condicionada por greve na Lufthansa

Começou esta terça-feira, 5 de março, a maior feira de turismo da Europa e uma das maiores do mundo. Com uma área de exposição ocupada a rondar os 150.000 metros quadrados, o que equivale a 90% do total, as participações internacionais, incluindo Portugal, representam 87% da área. Contudo, a feira está condicionada pela greve do pessoal de terra da Lufthansa nos dias 7 e 8 de março.

Victor Jorge

Os números impressionam: 5.500 expositores de 170 países, 1.300 ‘senior buyers’ e uma área de exposição ocupada em 150.000 metros quadrados, o que equivale a 90% da área total, ocupando as participações internacionais 87% do espaço.

Mario Tobias, CEO da Messe Berlin, referiu na abertura da feira que “a ITB Berlim é o ponto de encontro para toda a cadeia de valor da indústria do turismo de todo o mundo”. Segundo Tobias, “apesar do aumento da procura das viagens, o nosso setor também enfrenta muitos desafios, como as alterações climáticas, uma crise energética, o avanço da IA e a escassez de competências. Estes desafios só podem ser ultrapassados em conjunto. É por isso que é tão importante para nós reunir todos os atores em Berlim, para que possamos beneficiar de inspiração mútua, aprender uns com os outros e trabalhar em soluções em conjunto”.

Com o mote da ITB Berlim deste ano a ser “Pioneer the Transition in Travel & Tourism. Together”, e com Omã como país convidado, a feira tem a17 temas e quatro palcos ao vivo, 200 sessões com especialistas a discutir tópicos como tecnologia de viagens, marketing e vendas, viagens do futuro, MICE, sustentabilidade, gestão de destinos, hospitalidade, responsabilidade social, viagens de negócios, trabalho do futuro, IA, web 3.0 e chatbots, participando mais de 400 oradores.

A participação de Portugal faz-se, novamente, com o stand do Turismo de Portugal onde a expectativa é grande e, como alguns dos participantes referiram ao Publituris, “é uma feira obrigatória e com um enorme potencial”.

Contudo, é possível verificar que existem stands que não têm qualquer ocupação, com os expositores a preferirem não vir à ITB do que arriscar e ficar em terra, devido à greve dos trabalhadores de terra da Lufthansa marcada para os dias 7 e 8 de março.

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BTL recebeu mais de 79 mil visitantes na maior edição de sempre

Segundo a organização da feira, ao receber mais de 79 mil visitantes, número que compara com os 63 mil registados no ano passado, a BTL 2024 ultrapassou o Web Summit 2023, “tornando-se no evento com mais visitantes”.

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A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa recebeu mais de 79 mil visitantes na edição que terminou este domingo, 3 de março, e que, segundo a organização do certame, foi a maior de sempre da principal feira do turismo português.

“Encerrou ontem, dia 3 de Março, aquela que foi a maior BTL de sempre e que contou com o maior número de participantes. Numa organização da Fundação AIP, a BTL 2024 demonstra o bom momento do turismo português e as perspectivas positivas para o restante ano de 2024”, congratula-se a organização, num comunicado enviado à imprensa.

A organização do certame destaca que, ao receber mais de 79 mil visitantes, número que compara com os 63 mil registados no ano passado, a BTL 2024 ultrapassou o Web Summit 2023, “tornando-se no evento com mais visitantes”.

Mas, além do número de visitantes, a BTL 2024 registou ainda “outros crescimentos significativos”, nomeadamente ao nível da área de implantação da exposição, que cresceu 15%, enquanto o total de expositores subiu 10% e o número de Hosted Buyers chegou aos 200, depois de aumentar 66%, tendo-se contabilizado ainda a participação de 85 destinos internacionais, num aumento de 13%.

“Salienta-se, igualmente, um aumento do número de expositores participantes para mais de 1.500 e o número de reuniões realizadas entre os Hosted Buyers e as empresas nacionais para 3.600”, refere ainda a organização da feira.

Na sexta-feira, 1 de março, a BTL abriu também as vendas de viagens ao público da BTL, que pode entrar na feira a partir das 17h00, estimando-se que as vendas tenham atingido “vários milhões de euros, sendo a BTL o maior evento de venda direta de viagens ao cliente final”.

 

 

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49º Congresso da APAVT em Huelva será completamente diferente, assegurou Pedro Costa Ferreira

Pedro Costa Ferreira reconhece que o 49º Congresso da APAVT, que terá lugar de 24 a 26 de outubro deste ano, em Huelva, traz alguns desafios, pela proximidade do destino, por ser numa cidade pequena para acolher o seu maior evento anual, e porque talvez muitos agentes de viagens não conheçam o destino, mas assegura que será um congresso totalmente diferente, “vai ser espetacular e todos vão poder vivenciar Huelva”.

“Temos aqui um desafio, não sei se vai ser muito fácil vender o congresso de Huelva, é muito perto, não sei se os agentes de viagens conhecem muito bem o destino, não sei se acham que é muito pequenino para o nosso maior evento anual, temos algumas dúvidas, mas temos lá estado e a trabalhar com todos eles, e há uma coisa que sabemos é vamos vivenciar o destino e o congresso vai ser espetacular”, disso Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, numa sessão, durante a BTL, que juntou várias entidades privadas e públicas, não só da cidade de Huelva, da província e da região espanhola de Andaluzia. Todos fizeram questão de apresentar as potencialidades e atributos do destino, que passam pela história, cultura, paisagens, gastronomia e a forma de receber.

O presidente da APAVT reconheceu que “acontece isto com outros destinos na nossa profissão de agentes de viagens, o mercado português conhece muito melhor Cabo Verde ou as Caraíbas, mas Huelva está a uma hora de carro, é um sítio fantástico, tem uma gastronomia espetacular, uma movida brutal e tem condições para acolher um congresso com a dimensão da APAVT como nós não encontramos há muito tempo, tanto do ponto de vista técnico como de apoio político e empresarial de Huelva e da Andaluzia que se juntaram para nos ter lá”.

Pedro Costa Ferreira indicou que “vamos agora fazer o nosso caminho, que é vender a ideia porque, estamos certos que, quando estivermos lá, vamos todos voltar muitas vezes”, para acrescentar que “há ideias novas para este congresso, é muito provável que façamos uma famtrip com uma dimensão grande, ou seja, há gente que vai chegar de Portugal e outros que já estarão a terminar essa famtrip para a abertura do congresso”.

O presidente da APAVT deu ainda conta que “estivemos a ver o centro de congressos há dois anos, ainda em remodelação, e recentemente, voltámos ao mesmo espaço para assistir a um congresso de mais de mil pessoas e, confirmámos que, do ponto de vista de condições técnicas, é tudo aquilo que costumamos utilizar. E estamos muito felizes por isso”, apontou.

Reconheceu que “tanto nós como os nossos parceiros de Huelva e Andaluzia sabemos que as dificuldades são muitas e não foram fáceis de ultrapassar, não é só colocar 750 pessoas numa sala, mas transportá-las ou colocá-las juntas nas refeições, portanto não é em qualquer sítio que se pode realizar, mas em Huelva pode-se realizar facilmente e nós estamos muito satisfeitos por isso”, avançando que o diretor executivo da APAVT, Ricardo Figueiredo, está a ultimar a proposta do valor do congresso e “vamos dando as novidades nos próximos meses”.

Costa Ferreira enalteceu que “se os agentes de viagens têm estado nos nossos congressos e têm gostado, este, de, Huelva, vai ser mais uma página da nossa história, a caminho de Macau, e estamos muito felizes por já ter estes dois congressos marcados porque, dão-nos capacidade para os organizar de outra maneira para podermos entregar mais valor”, referiu.

Sublinhou ainda que “há uma coisa que todos os congressistas vão perceber em Huelva e na Andaluzia em geral, que é a capacidade que têm em receber sempre pensando ao mais alto nível: nunca é nada já agora, é porque querem, porque gostam, gostam de nós deles”.

O presidente da APAVT explicou que “abrimos uma exceção em relação ao mês da realização do congresso, adiantámos para outubro, porque temos a ambição e a esperança de fazer um congresso da APAVT no inverno de manga curta”.

Por outro lado, referiu, como forma de espicaçar todo o trade turístico português a deslocar-se a Huelva entre os dias 24 e 26 de outubro deste ano, que “temos feito os nossos congressos em centros de convenções ou em anfiteatros, mas o sítio onde vamos fazer o congresso da APAVT, por uns dias, vai-se chamar “Cidade APAVT” pois é muito mais do que um centro de congressos. Vamos até lá”, convidou Pedro Costa Ferreira.

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in.to: Business Tourism mostra na BTL que “o Turismo com Propósito pode beneficiar as empresas”

Maria Xavier, Business Tourism Director da in.to: Business Tourism, revelou que, com esta participação na BTL, a nova marca UPPartner pretende “aumentar o conhecimento da marca e dos seus serviços ao mesmo tempo que damos a conhecer a nossa equipa. Importa mostrar como é que o Turismo com Propósito pode beneficiar as empresas”.

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A in.to: Business Tourism, a nova marca da UPPartner que promete trazer um novo propósito ao turismo de negócios, está presente na BTL. Esta participação tem como objetivo reforçar a posição da marca como referência no mercado de turismo de negócios em Portugal e divulgar o seu compromisso com o Turismo com Propósito, que combina o sucesso empresarial com a responsabilidade social e ambiental.

Através de um espaço com elementos visuais atraentes, interatividade e mensagens impactantes, todos serão convidados, durante a Feira, a refletir sobre como as suas escolhas nos negócios podem ter um impacto positivo no mundo. “Queremos por isso convidar todos a visitarem o nosso espaço onde, através da nossa ativação “in.to: Discover”, poderão descobrir como é que negócios e propósito se conectam de forma envolvente e inspiradora”, disse a responsável pela nova marca.

O stand da in.to: Business Tourism visa inspirar e educar sobre a importância do turismo com propósito e será transformado numa viagem multissensorial, através do uso da realidade aumentada, pelas paisagens de Portugal.

Neste espaço será ainda possível participar numa ativação com postais, dando uma segunda vida a uma parte dos materiais que compõem o expositor da marca. Ao levar para casa um pedaço do stand, os visitantes levam consigo não apenas uma peça de decoração, mas também um lembrete tangível do compromisso das empresas com as práticas responsáveis e significativas no turismo de negócios.

Será ainda oferecido a todos os visitantes um marcador de livros em papel de sementes, brinde que pretende não apenas promover a marca ou a consciencialização ambiental, mas também refletir os valores das empresas em oferecer soluções sustentáveis e responsáveis.

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O melhor do Centro de Portugal presente na BTL

A Turismo Centro de Portugal vai mostrar o melhor da região durante a 34.ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. A entidade indica que, este ano, a sua participação “vai mais além, proporcionando uma experiência envolvente e inovadora aos visitantes”.

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Num espaço de 810m2, no Pavilhão 1 da FIL, o stand do Centro de Portugal procurará ser um reflexo da riqueza e diversidade da região. A conceção do espaço obedeceu a cinco princípios fundamentais: sustentabilidade, digitalização, redes colaborativas, diversidade e criatividade e inovação.

O espaço reúne as principais marcas regionais, produtos turísticos e entidades públicas e privadas do Centro de Portugal, formando um ambiente representativo da diversidade do território. Desta forma, “o stand ganha vida própria, oferecendo uma visão abrangente e cativante do que os visitantes podem encontrar na região, indica a TCP em nota de imprensa.

Um destaque especial vai este ano para três módulos de ativação: o módulo KIDS Route BTL 2024 | KIDS no Centro, que terá atividades para as crianças e suas famílias; o módulo Caminhos da Fé no Centro de Portugal; e um módulo dedicado ao Turismo Industrial, que contará com um balcão específico de informação alusiva aos parceiros aderentes à Rede Nacional do Turismo Industrial.

No stand da Turismo do Centro estarão presentes as oito Comunidades Intermunicipais da região (Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Oeste, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões), cinco Redes Colaborativas (iNature, Aldeias do Xisto, Aldeias Históricas de Portugal, Aldeias de Montanha e Termas Centro) e cinco comissões vitivinícolas (CVR Tejo, CVR Dão, CVR Beira Interior, CVR Bairrada e CVR Lisboa).

Há ainda espaço para a representação de cinco associações e instituições (Centro de Portugal Film Commission, Universidade de Coimbra, Estações Náuticas, Associação Rota Histórica das Linhas de Torres e Terras da Transumância) e ainda 16 empresas e empresários do setor turístico.

A Turismo Centro de Portugal refere ainda que durante os cinco dias da BTL, “o stand será palco de um programa envolvente, que destaca os principais produtos e experiências disponíveis da região e que está totalmente alinhado com as tendências da procura turística e do comportamento do consumidor”.

 

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Turismo de Portugal promove e participa em diversas iniciativas na BTL

Considerando a BTL como plataforma por excelência para as empresas do setor e os destinos (regionais e internacionais) apresentarem os seus produtos e serviços, e constituindo-se como um espaço privilegiado para os profissionais do turismo estabelecerem novos contactos e partilharem experiências no âmbito da sua atividade, o Turismo de Portugal vai promover e participar num conjunto de iniciativas durante a Feira.

O Turismo de Portugal acompanha a BTL de perto, e anuncia, na sua página oficial, que vai promover e participar em inúmeras iniciativas “relevantes para o turismo nacional”.

O Programa Empresas Turismo 360º é uma dessas iniciativas que, em fase de consolidação, vem reconhecer publicamente as empresas de turismo que já aderiram ao programa promovido pelo Turismo de Portugal, assumindo uma agenda ESG, e cujos relatórios de sustentabilidade relativos a 2022 foram já gerados através da ferramenta FOREST. Este reconhecimento público decorre no dia 1 de março, às 14h30, indica o Turismo de Portugal.

Também a diversificação e qualificação da oferta, em todo o território, é uma área estratégica que contará com o conhecimento do Turismo de Portugal, participante ativo em múltiplos eventos dedicados nomeadamente ao turismo religioso, ao turismo industrial ou às estações náuticas.

Igualmente, a inovação, o enoturismo, smart e green tourism e sustentabilidade são temas que o Instituto abordará nas diversas sessões em que participa.

Sobre o autorCarolina Morgado

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