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“Teremos e vamos promover a Ucrânia enquanto destino turístico”

País convidado no stand da APAVT, a associação nacional deixou o compromisso de, no futuro, promover o destino Ucrânia, convidando o país para o stand da APAVT enquanto pretender.

Victor Jorge
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Numa conferência de imprensa realizada esta quinta-feira, 17de março, segundo dia da BTL, Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), deixo o compromisso de que a Ucrânia será convidada do stand da APAVT enquanto pretender.

Ao lado da Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, o presidente da APAVT também deixou a certeza e a promessa que a associação irá, quando o conflito atual terminar, “promover o destino turístico Ucrânia”, país que, antes da guerra, recebia cerca de 14 milhões de visitantes.

“A vida normal na Ucrânia foi interrompida por uma guerra. Existe um agressor e um agredido”, deixando claro que a APAVT manterá o apoio e a solidariedade ao país de Leste, frisando que haverá possibilidade de contratar pessoas fugidas da Ucrânia no setor do turismo.

Pedro Costa Ferreira deixou também claro que “o maior desafio não é só este que vivemos atualmente, mas quando os focos mediáticos não estiveram mais centrados na Ucrânia. A reconstrução vai ser difícil”, concluiu.

Inna Ohnivets deixou claro que a Ucrânia é um “destino histórico”, destacando o património, cultura e história do país que estão “barbaramente a ser atacados”.

Enumerando alguns monumentos classificados pela UNESCO, a embaixadora da Ucrânia em Portugal salientou que “todos os tesouros correm risco na Ucrânia”, frisando ainda que “as tradições e saberes que configuram a entidade ucraniana correm o risco de desaparecer”.

“A Ucrânia tem o direito de preservar a sua história, património e tradições e acreditamos que, num futuro próximo, depois da nossa vitória nesta guerra, iremos abrir os nossos braços hospitaleiros ao mundo”.

Inna Ohnivets salientou ainda os mais de 11.00 ucranianos que já chegaram a Portugal, agradecendo a “toda a ajuda” que o Governo do nosso país tem prestado a comunidade ucraniana fugida da guerra. “As pessoas já receberam o estatuo de proteção temporária e, por isso, já podem procurar trabalho e ser integradas no mercado de trabalho em Portugal”, concluiu a embaixadora ucraniana no nosso país.

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França é o novo destino da TourTailors

A TourTailors, empresa especializada em tours customizadas, tem um novo destino. França.

A TourTailors, operador de turismo local europeu, especializada em tours personalizados, anunciou, recentemente, França como novo destino. Esta expansão é um marco significativo na missão da TourTailors para “proporcionar viagens memoráveis e criar experiências autênticas e personalizadas para clientes de todo o mundo”.

“Estamos empenhados em manter os mais altos padrões de serviço para desenhar experiências memoráveis e enriquecedoras para nossos clientes que visitem França. A nossa equipa tem trabalhado arduamente na curadoria de experiências inesquecíveis para garantir que nossos clientes têm a aventura de uma vida,” refere Eduardo Melo Claudio, CEO da TourTailors.

“A nossa expansão para França é um testemunho da nossa dedicação aos nossos clientes. Desde sempre. procuramos adquirir um conhecimento profundo de cada um dos nossos destinos e encontrar os melhores parceiros para garantir aos nossos clientes experiências de viagem diversificadas e enriquecedoras. Somos uma empresa de pessoas, para pessoas. Como tal, estamos entusiasmados em trabalhar com os nossos parceiros para fazer deste lançamento um sucesso.”

O lançamento da França como um novo destino é apoiado por uma extensa rede de parceiros locais selecionados, cujo know-how e dedicação garantem que cada experiência seja perfeita e inesquecível.

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A celebrar 18 anos Airmet acredita que “a nossa função ainda é insubstituível”

A celebrar 18 anos de existência em Portugal, a Airmet acredita que “a nossa função ainda é insubstituível, ou seja, acredito que este negócio continua a ter bastante futuro, e somos o parceiro ideal para qualquer agência de viagens, independentemente da sua dimensão”, afirmou Luís Henriques, diretor geral da rede de gestão, em declarações ao Publituris.

Dirigindo-se aos agentes de viagens, Luís Henriques apela, no momento em que a Airmet celebra o seu 18º aniversário, a “continuarem a acreditar e a apostar em nós, que não se vão arrepender e que garantidamente ainda vamos continuar a crescer cada vez mais juntos”.

Paralelamente ao jantar de aniversário, esta sexta-feira, em Lisboa, após a realização do evento também no Porto, a semana passada, o diretor geral da rede de gestão fez, em declarações ao Publituris, um balanço destas quase duas décadas de existência da Airmet. “Alguns agentes de viagens têm-nos acompanhado desde o primeiro dia. Foram as duas décadas mais importantes para o setor em que há uma democratização do próprio turismo, em que viajar é visto não como um luxo, mas como uma necessidade, há cada vez mais pessoas a viajar”, apontou, para avançar que, em 20 anos “muita coisa mudou e este mercado é entusiasmante e tem sido anos muitos bons”. Luís Henriques continua a achar que “os grupos de gestão têm um espaço muito importante neste setor, que a nossa função ainda é insubstituível, ou seja, acredito que este negócio continua a ter bastante futuro, e somos o parceiro ideia para qualquer agência de viagens, independentemente da sua dimensão”.

No que diz respeito a novidades, o diretor geral da Airmet destacou que “já comunicámos à rede e vamos lançar, durante o próximo mês de agosto, uma nova ferramenta com um operador de hotéis, temos outras ideias até ao final do ano, a nossa convenção vai ser em novembro, onde haverá também novidades ao nível da tecnologia e da contratação”.

Referiu que “continuamos a seguir este caminho que achamos que é o mais correto para a contratação, e os resultados desta nossa estratégia, que já dura há três anos, tem-se verificado no dia a dia, realmente as nossas agências de viagens têm hoje um negócio que lhes permite ser cada vez mais rentável devido ao direcionamento de vendas, diria que somos um grupo de gestão muito nervoso, estamos sempre a tentar inovar”. Assim, “acho que é isso que a Airmet, ao longo destes 18 anos, sempre conseguiu ser: inovar e trazer os maiores benefícios possíveis aos seus associados”.

Em 18 anos de existência, o objetivo da Airmet é ser líder no que diz respeito às redes de gestão das agências de viagens em Portugal. Luís Henriques diz que “estamos a caminhar para isso”, embora acredite que existem várias formas de medir isso, “umas mais subjetivas, como a qualidade de atendimento, os serviços que prestamos, as ferramentas que garantimos às nossas agências de viagens, o apoio e o acompanhamento, fatores que não serão facilmente mensuráveis. Nessas acredito que somos líderes e estamos muito bem representados”.

No entanto, realça que “a única forma que é verdadeiramente tangível e que não nos rentam dúvidas, tem a ver com o número de balcões, e para nós seria interessante ser líder neste indicador”, defendendo que “temos tido um crescimento nos últimos anos, sabemos que a nossa concorrência é muito competente, tem sido muito difícil, mas claro que lutamos todos os dias para atingir esse objetivo”.

Em relação ao indicador do volume de negócios, o responsável refere que “as vendas das agências a nível individual são muito dificilmente medíveis, ou seja, não conseguimos uma perceção do volume total de faturação da nossa rede e o mesmo acontece com as outras redes, por isso, é fácil dizer se o líder é a A ou a B neste caso, a acrescentar que nos grupos de gestão de agências de viagens há diferenças uns dos outros, por exemplo, em termos de clientes, uns estão vocacionados para o corporate, e nós para o lazer puro”, evidenciou.

A assinalar o 18º aniversário, em pleno verão, Luís Henriques realçou ao Publituris que “sentimos que é o melhor ano de sempre e o mercado tem vindo a bater recordes. Acreditamos que 2024 será ainda melhor do que o 2023, é certo que há mais oferta em relação ao ano passado e pode dar a ideia de que as vendas não estão tão boas, mas acredito que nunca houve tanta gente a viajar como há hoje em dia”.

Considera que é um ano sui generis, porque desde novembro até abril houve uma antecipação de vendas enorme como nunca se viu neste mercado. No entanto, “maio e junho foram meses um pouco mais fracos, mas a verdade é que julho tem correspondido às últimas horas e tem-se verificado algum entusiasmo”, acentuando que “vivemos os últimos dois meses nalguma ressaca, mas quem está no dia a dia nas lojas sente o oposto, sente que o ano está a ser muito bom e que se começou a compor muito cedo, o que é muito bom porque esta tendência de antecipação só foi travada pela Covid”.

O diretor geral da Airmet é da opinião que, “quanto mais cedo os operadores colocarem os produtos no mercado melhor será para as agências de viagens”, para concluir que “todo o mercado vive momentos bons. Têm sido anos bons, depois de uma pandemia que foi assustadora, por isso estamos cada vez mais esperançosos e entusiasmados com o futuro”.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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Produto “Solo Hotel” da Soltour cresce 25% em reservas no início do verão

O produto “Solo Hotel”, do operador turístico Soltour, com ofertas no mundo inteiro, registou um aumento de 25% nas reservas para o mês de julho, em comparação com 2023. Da mesma forma, as vendas cresceram 20,2%, refletindo um aumento de 30,4% nas despesas por passageiro.

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A Soltour registou um aumento de 25% nas reservas de hotéis para o mês de julho, em comparação com 2023. Da mesma forma, as vendas cresceram 20,2%, refletindo um aumento de 30,4% nas despesas por passageiro.

O operador turístico continua a reforçar a sua oferta de pacotes de férias, como evidencia a disponibilidade do seu produto exclusivo “Solo Hotel”, com alojamento em hotéis de três e quatro estrelas a preços especiais, num total de 186 mil unidades distribuídas por todo o mundo, em 3.697 destinos.

“Este produto é mais um passo nos nossos esforços para alargar a oferta de viagens às agências, proporcionando uma opção exclusiva de ‘Solo Hotel’ a preços imbatíveis e condições únicas, adaptando-nos às necessidades dos clientes”, explica Luís Santos, diretor Comercial da Soltour para Espanha e Portugal.

Esta nova abordagem sublinha o empenho da Soltour em fornecer soluções flexíveis e personalizadas a todos os viajantes, assegurando que cada cliente encontra a opção perfeita para as suas férias.

Entre os destinos disponíveis, o operador turístico amplia as suas opções para os Estados Unidos e para a Ásia, bem como para as capitais europeias de Roma, Londres, Paris e Berlim. Além disso, o operador oferece preços competitivos para a Grécia e para o Chipre.

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Solférias reforça oferta para o Sal com dois voos charter de réveillon

O operador turístico Solférias, em colaboração com os seus parceiros habituais (Soltrópico e Abreu) anuncia o reforço da sua programação para a ilha do Sal (Cabo Verde) com dois voos especiais charter de réveillon, com saídas de Lisboa e do Porto.

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Para a Solférias, que desde a primeira hora apostou em Cabo Verde e se tornou no grande especialista na programação para este destino, reforça a sua aposta e prepara uma completa oferta para o réveillon 2024/2025, neste caso, na ilha do Sal.

Além da sua programação de inverno 24/25 em voos regulares TAP e Cabo Verde Airlines, o operador turístico lançou esta quinta-feira no mercado, e em colaboração com os seus parceiros habituais (Soltrópico e Abreu) dois voos especiais charter de réveillon, à saída de Lisboa e do Porto.

O voo charter do Porto parte a 26 de dezembro e tem regresso marcado para o dia 2 de janeiro, enquanto o de Lisboa sai a 27 de dezembro, com regresso previsto a 3 de janeiro de 2025. Ambas as operações serão realizadas com a companhia aérea Privilege Style em A321 com 214 lugares em classe económica. Todos os programas já se encontram disponíveis para reserva.

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Travelport lança Content Curation Layer para agências de viagens com tecnologia de IA

A Travelport acaba de anunciar o lançamento da Content Curation Layer (CCL), uma curadoria de conteúdo que capacita as agências de viagens com acesso a resultados refinados para bilhões de opções de viagem, consolidando tudo num m só lugar.

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A empresa global de tecnologia de viagens é a primeira a lançar uma curadoria de conteúdo com IA e o Content Optimizer, um produto novo na plataforma Travelport+, proporcionando às agências de viagem mais controle sobre o conteúdo proveniente de várias fontes

A CCL, a atualização mais recente à inovadora plataforma Travelport+, usa inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) para entregar rapidamente a variedade adequada de resultados de busca precisa e altamente intuitiva para seus parceiros de agências de viagens em todo o mundo.

A CCL da Travelport é um facilitador tecnológico poderoso que usa IA e ML para filtrar conteúdo agregado proveniente de várias fontes e retorna resultados de busca mais rapidamente do que o tempo médio de resposta de busca das companhias aéreas. Ela identifica as ofertas mais relevantes para cada viajante para criar uma experiência de busca mais rápida e inteligente para o agente. Essa camada de tecnologia simplifica a entrega de conteúdo disponível para o varejo às agências e as ajuda a selecionar as opções mais interessantes para os viajantes.

Um dos principais recursos da CCL é o Content Optimizer, um novo produto da Travelport+ que proporciona aos clientes das agências mais controle sobre todos os tipos de conteúdo, incluindo conteúdo tradicional e NDC. Com capacidade de aplicar regras específicas à sua atuação, as agências de viagens podem usar o Content Optimizer para adaptar as opções e os resultados da busca, aprimorar a otimização da receita e reduzir a sobrecarga de opções de conteúdo.

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APAVT está fora da BTL 2025. “Não vejo como poderemos regressar”, afirma presidente da associação

A Associação Portuguesa da Agências de Viagens e Turismo (APAVT) não participará na próxima BTL, feira que se realiza de 12 a 16 de março de 2025.

Victor Jorge

A Associação Portuguesa da Agências de Viagens e Turismo (APAVT) está, nesta altura, fora da Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL 2025.

O Publituris confirmou esta decisão junto do presidente da associação, Pedro Costa Ferreira, que confirmou que “as condições financeiras que a BTL nos exigiu não permitem a continuidade da nossa presença”.

Questionado se esta posição poderá ser revertida, o presidente da APAVT afirma que “face ao histórico do processo, e aos argumentos da BTL, não vejo como poderemos regressar”, admitindo que, no que diz respeito à não participação de operadores e agentes de viagem, “parece-me óbvio que perderemos todos, incluindo a feira e os consumidores”.

Com a BTL a dividir-se entre três dias dedicados ao mercado B2B e dois (fim de semana) ao consumidor final (B2C), e face à possibilidade de os associados da APAVT perderem um ponto importante de venda, Pedro Costa Ferreira considera que “cada associado saberá reagir, de acordo com os seus objetivos e estratégia comercial. Todos eles, como nós, estão habituados a transformar eventuais problemas em soluções”.

Questionado se a APAVT poderá mudar a sua posição, o presidente da associação respondeu: “A APAVT não tomou uma posição, apenas não conseguiu satisfazer as exigências financeiras da BTL”.

Recorde-se que na BTL 2024, o stand da APAVT foi o maior espaço privado, com uma área de 1.200 metros quadrados, contando com a presença de 80 expositores, incluindo nove operadores turísticos, 60 agências de viagens, duas empresas de rent-a-car, companhias aéreas e DMC.

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Abreu regressa com os Travel Talks em streaming

As Abreu Travel Talks estão de volta com as conversas descontraídas sobre viagens em que várias figuras públicas nacionais contam as suas experiências.

Publituris

As Abreu Travel Talks estão de regresso às plataformas de streaming e o primeiro episódio conta com a participação de Bruno Nogueira. O humorista e ator aceitou o desafio e juntou-se à Agência Abreu para a gravação, ao vivo, do primeiro episódio desta segunda temporada. A melhor altura para viajar, os destinos preferidos e peripécias vividas são contadas na primeira pessoa por Bruno Nogueira, que recorda experiências em países como o Japão, Argentina, Marrocos, entre outros.

Rodrigo Gomes, Roberta Medina, Ljubomir Stanisic e Mónica Franco, Luís Castro, chef Kiko, Isabela Valadeiro, Pedro Ribeiro, Mariana Monteiro e Joana Marques completam o leque de convidados das restantes Abreu Travel Talks, gravadas em estúdio.

Dirigido a todos os apaixonados por viagens – mas também a quem não o seja e pretenda apenas saber mais sobre a sua figura pública favorita -, estas conversas apresentam-se como um espaço de partilha e primam pelo ambiente descontraído, sem qualquer guião definido ou convenções, onde cada um revela o que mais aprecia quando viaja.

Tal como na primeira temporada, as 10 Abreu Travel Talks desta nova edição, serão disponibilizadas, semanalmente, nas plataformas do Spotify, Apple e Youtube.

“O que move estas pessoas quando viajam? Será a cultura e a história? A gastronomia? A atração pela novidade? Voltamos com esta 2.ª temporada das Abreu Travel Talks para conhecer as experiências únicas que os nossos convidados têm para partilhar”, refere Pedro Quintela, diretor-geral de Vendas e Marketing da Abreu.

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Solférias, Exoticoonline, Sonhando e Alto Astral lançam mais um voo charter para o Brasil no Fim de Ano

O novo voo charter, o quarto anunciado pela Solférias, Exoticoonline, Sonhando e Alto Astral para o Brasil no Fim de Ano, vai ter destino a Natal e conta com partida do Porto, a 26 de dezembro.

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A Solférias, a Exoticoonline, a Sonhando e a Alto Astral anunciaram mais um voo charter para o Brasil no Fim do Ano, que vai ter Natal como destino e que conta com partida do Porto no dia 26 de dezembro.

De acordo com os operadores turísticos, este será o quarto voo charter para o Brasil no período do Fim de Ano, o que se deve à “elevada procura existente para esta época do ano”.

“Esta parceria dá não só continuidade ao sucesso das operações recentes, como reforça a posição dos operadores como especialistas na venda do destino Brasil”, lê-se num comunicado conjunto divulgado esta terça-feira, 9 de julho.

O voo charter desde o Porto para Natal vai contar com programas para alojamento de sete noites no destino, cujas informações vão estar disponíveis nos sites dos operadores parceiros nesta operação.

“A Solférias, Exoticoonline, Sonhando e Alto Astral (este último com a responsabilidade da venda dos trajetos Brasil/Portugal), numa estreita colaboração com todos os seus parceiros no destino, proporcionam aos agentes de viagem a capacidade de responder à crescente procura por este encantador país, e mais concretamente por esta época emblemática do ano”, lê-se ainda na informação divulgada.

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Exoticoonline lança nova plataforma online no seu 15º aniversário

O operador turístico Exoticoonline, que celebra este ano o seu 15º aniversário, acaba de lançar a versão 3.0 do seu website www.exoticoonline.com, que garante às agências de viagens uma plataforma tecnológica, com novo design e funcionalidades, mais rápido e intuitivo.

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A possibilidade de o agente de viagens criar o seu próprio pacote à medida, adicionando noites ou combinações de hotéis e destinos, a facilidade de pagamento por referência multibanco, e a importação automática, em backoffice, das reservas, são algumas das funcionalidades desta nova plataforma.

Por outro lado, além de manter informação e propostas para os destinos em que desde, há muito, o operador turístico é considerado especialista, casos do Brasil, Emirados Árabes, Madeira, Porto Santo, Ibiza, Formentera, Maiorca e Menorca, assegura que vai expandir o seu portefólio com outros, nos quais está presente com recetivo próprio dentro do Universo MTS Globe.

O diretor geral da Exoticoonline, Miguel Ferreira, considera que, ao celebrar os 15 anos, “mantemos o compromisso de oferecer os melhores recursos e opções aos agentes de viagens, para que possam oferecer com rapidez e eficiência os nossos produtos aos seus clientes”.

 

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Soltrópico faz 34 anos e quem ganha são famílias com crianças

O operador turístico Soltrópico está a assinalar os 34 anos de existência com o lançamento de uma campanha que oferece uma oportunidade imperdível para as agências de viagens e as famílias que são suas clientes.

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A Soltrópico, que celebra 34 anos, irá durante esta campanha de aniversário, oferecer a viagem à primeira criança, excluindo taxas de aeroporto, turísticas e TSA (se aplicável), em reservas realizadas entre até 12 de julho, para partidas e hotéis selecionados em setembro.

A campanha abrange os destinos Ilha do Sal e Saïdia, com preço a partir de 978 euro por pessoa para famílias com uma criança até 11 anos e com estadia no Hotel Oásis Belorizonte, em regime de tudo incluído, com partida a 14 de setembro de Lisboa. No caso de Saïdia, o preço começa nos 556 euros também para famílias com uma criança até 11 anos e com estadia no Hotel Oásis Saidia Palace, em regime de tudo incluído e com partida a 15 de setembro de Lisboa. Os voos são operados pela SATA Azores Airlines e Smartwings para a Ilha do Sal e pela TAP e Air Horizont para Saïdia, com saídas de Lisboa e Porto.

Sandro Lopes, diretor de Vendas da Soltrópico afirma que esta oferta “é a nossa maneira de agradecer às agências de viagem pela parceria contínua e aos nossos clientes pela confiança e apoio ao longo destes 34 anos”.

Os serviços incluídos na campanha são voos de ida e volta para Sal e Saïdia, de Lisboa ou Porto, em classe económica, com direito a bagagem de cabine e porão, estadia de sete noites em hotel com regime de Tudo Incluído, transferes, seguro de viagem Seguro Multiviagens Essencial, e IVA, bem como todas as taxas.

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