OMT e UEFA em parceria para promover turismo desportivo
A Organização Mundial do Turismo (UNWTO) e a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) acordaram em promover os benefícios do desporto e do turismo desportivo.

Victor Jorge
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
A Organização Mundial do Turismo (UNWTO) e a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) anunciaram uma parceria para promover os valores partilhados e uma visão comum para o futuro em torno do turismo desportivo.
Os dirigentes de ambas as organizações reuniram-se na sede da UEFA e acordaram em promover os benefícios do desporto e do turismo desportivo para o desenvolvimento e oportunidade de todos, incluindo os jovens.
O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, e opresidente da UEFA, Aleksander Čeferin, reconheceram “os valores partilhados pelo turismo e pelo futebol, ambos os setores proeminentes liderados por pessoas com a capacidade de promover a compreensão, amizade e solidariedade e impulsionar a mudança social e económica”.
“A OMT e a UEFA trabalharão para entregar um legado em toda a Europa”, refere o comunicado conjunto das duas organizações. A Fundação UEFA irá juntar-se a representantes das diferentes divisões da UEFA na “Global Youth Tourism Summit” da OMT, a realizar em julho de 2022, em Sorrento, Itália, de forma a “dar voz aos jovens no futuro do setor e dar-lhes as capacidades e conhecimentos necessários para liderar o futuro do turismo.
De acordo com o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, “turismo e o futebol são naturais parceiros, trazendo alegria para muitos milhões com benefícios que vão muito além de férias ou jogos”.
Ao trabalhar em conjunto, OMT e UEFA “aproveitarão o potencial para celebrar a humanidade partilhada, fomentar a amizade além-fronteiras e criar experiências e oportunidades para as pessoas em todos os lugares”.
Já o presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, admite que o turismo desportivo “é um dos segmentos do turismo. E o turismo e o futebol, como o desporto mais popular do mundo, completam-se de forma única”.
Eventos desportivos, como o UEFA EURO e o UEFA Women’s EURO, estão a dar “um contributo excecional para o turismo nos países de acolhimento”, destacando ainda Čeferin que, “o futebol oferece às equipas e apoiantes a possibilidade de viajar pelo mundo, descobrir novos destinos e culturas”.
“Não consigo pensar numa maneira melhor de aprender mais sobre os outros, crescer juntos em vez de se separarem”, terminou o presidente da UEFA.
Emprego e educação
Sob a nova parceria, a OMT e a UEFA trabalharão juntas para aumentar o turismo desportivo em toda a Europa, inclusive facilitando as viagens e a mobilidade ao mesmo tempo que promovem as oportunidades de emprego e educação.
Ambas as organizações também defendem, conjuntamente, a sustentabilidade dentro dos seus setores, em consonância com a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, bem como a Estratégia de Sustentabilidade da UEFA 2030.
O acordo enfatiza, ainda, o impacto de longo alcance do turismo e do desporto, tocando em quase todas as partes das economias e sociedades em todo o mundo.
“Ambos os setores são os principais empregadores e defensores do empoderamento dos jovens e da igualdade de gênero”, conclui o comunicado conjunto das OMT e UEFA, terminando com a promessa de, sob a orientação das duas organizações, “turismo e desporto avançarem no cumprimento das suas responsabilidades de ação climática”.