Nova direção da ARVP vai dar prioridade ao enoturismo
A construção e qualificação do enoturismo, segmento cada vez mais procurado para complementar a restante oferta turística, vão ser as prioridades da nova direção da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP).
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A nova direção da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP) vai dar prioridade, para os próximos anos, à construção e qualificação do enoturismo, segmento cada vez mais procurado para complementar a restante oferta turística.
Jorge Sampaio, que acaba de ser eleito presidente da ARVP, declarou à Lusa que esta entidade pretende assumir-se como parceiro nacional na construção deste produto em Portugal.
“Pretendemos, nos próximos anos, trabalhar com o Turismo de Portugal, com o IVV [Instituto do Vinho e da Vinha], ViniPortugal, Andovi [Associação Nacional das Denominações de Origem Vitivinícolas] e várias entidades nacionais, no sentido de sermos parceiro privilegiado na construção, qualificação e formação do produto enoturismo no país”, apontou.
No seu entender, o enoturismo é hoje um produto diferenciador dos territórios e que tem cada vez mais procura por parte do turista, para complementar a restante oferta turística.
“É um produto que vive muito do resto da oferta turística da região, mas que também ele próprio diferencia essa oferta turística. Diferencia porque cada região vitivinícola é diferente de todas as outras”, destacou.
De acordo com Jorge Sampaio, que é também o vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, os vinhos associados à gastronomia nacional são hoje “um fator de decisão por Portugal enquanto destino turístico”.
“Somos um país de vinho de excelência, um país de turismo de excelência e temos todas as condições, conjugando tudo isto, para sermos um país de enoturismo de excelência. Quando as pessoas têm de optar pelo seu destino turístico, no caso de Portugal, a questão dos vinhos e da gastronomia são fator determinante na escolha do turista”, concluiu.
A ARVP resultou de um projeto impulsionado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), tendo por objetivo “fomentar um turismo de vinho de qualidade, baseado numa promoção integrada das Rotas do Vinho”.