Lituânia levanta todas as restrições para turistas da União Europeia
A partir desta terça-feira, 15 de fevereiro, os viajantes provenientes da União Europeia e do Espaço Económico Europeu deixam de estar obrigados a apresentar o certificado de vacinação, recuperação ou teste negativo à COVID-19 para entrarem na Lituânia.

Publituris
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
A Lituânia levantou esta terça-feira, 15 de fevereiro, todas as restrições para turistas provenientes dos países da União Europeia e do Espaço Económico Europeu, deixando de exigir a apresentação do certificado de vacinação ou recuperação da COVID-19, assim como de um teste negativo na chegada ao país.
Em comunicado, a Lithuania Travel, agência de promoção do turismo da Lituânia, explica que o levantamento das restrições também se aplica aos turistas provenientes de alguns países de fora da União Europeia e do Espaço Económico Europeu, nomeadamente dos EUA, Israel, Emirados Árabes Unidos, Nova Zelândia, Georgia, Taiwan e Ucrânia.
“Depois de implementar estas mudanças, a Lituânia torna-se num dos mais abertos países europeus às viagens internacional”, destaca a Lithuania Travel, na informação divulgada esta terça-feira.
Já os visitantes de outros países vão passar a ter de apresentar apenas o certificado de vacinação, recuperação ou teste negativo a partir de 31 de março, terminando a necessidade de realização de testes adicionais ou de quarentena.
As autoridades da Lituânia vão também passar a aceitar as vacinas Nuvaxovid (Novavax) e Covishield (AstraZeneca), permitindo que os turistas imunizados com estas vacinas possam também entrar no país.
“A Lituânia é um dos primeiros países na região reagir de forma mais rápida e flexível à mudança da natureza do vírus. O levantamento das restrições envia uma mensagem positiva para todo o setor do turismo da Lituânia, que foi afetado pela pandemia”, considera a Lithuania Travel.
A decisão do Governo da Lituânia segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde, que apela ao levantamento das restrições, que podem ter um efeito prejudicial a nível económico e social.