Pedro Machado elege restauração da confiança dos viajantes como prioridade para o novo mandato na ARPTC
Novos órgãos sociais da ARPTC tomaram posse esta segunda-feira, 7 de fevereiro, numa cerimónia que decorreu em Viseu.
![Publituris](https://backoffice.publituris.pt/app/uploads/2023/10/P_redes_sociais-120x120.jpg)
Publituris
Ávoris reafirma intenção de “fortalecer e expandir operações em Portugal”
Gonçalo Narciso dos Santos, delegado da Relais & Châteaux para Portugal e Espanha, é capa da Nova Edição da Publituris Hotelaria
EGYPTAIR regressa a Lisboa e abre dois voos semanais para o Cairo
Qatar Airways apresenta nova ‘Qsuite Next Gen’
Turismo de Portugal apoia formação em Angola
Airbus investe na LanzaJet para aumentar produção de SAF
Lusófona participa no projeto FUTOURWORK para promover bem-estar e melhores condições de trabalho no Turismo e Hospitalidade
Indústria global das viagens de negócios chega perto dos 1,4 biliões de euros, em 2024
Porto recebe “Prides” europeus
Quase 60% dos viajantes dizem sentir-se sobrecarregados pelo excesso de opções
No próximo mandato à frente da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC), para o qual tomou esta segunda-feira, 7 de fevereiro posse, Pedro Machado elegeu a restauração da confiança dos viajantes como prioridade, apesar de considerar que a atividade turística na região Centro vai ter de lidar uma série de outros desafios.
“Temos vários desafios nos próximos anos. O primeiro é restaurar a confiança dos viajantes. Felizmente, a região reúne todas as condições para que isso aconteça. Em segundo lugar, não podemos descurar o mercado nacional, responsável pelos bons resultados que temos conseguido em altura de pandemia. Depois, temos o desafio de recuperar o fluxo turístico internacional. Para isso, vamos propor ao Turismo de Portugal a revisão da contratualização da promoção externa”, afirmou o responsável, durante a tomada de posse dos novos órgãos sociais da ARPTC.
Para Pedro Machado, que foi reeleito presidente da ARPTC para o triénio 2022-24 por unanimidade, a região vai ter de lidar ainda com o desafio de aumentar o número de dormidas e receitas em todo o território, num trabalho em que, defendeu, “as Agências de Promoção Turística devem ser o agregador da promoção internacional dos territórios”.
Desafio será ainda a escassez de mão de obra, com Pedro Machado a considera que “o país vai ter necessariamente de recrutar a nível externo”, de preferência em países que tenham afinidades com Portugal, assim como a “sustentabilidade do território e das suas comunidades”, enquanto o sétimo desafio passa por, “em conjunto com as entidades oficiais, aumentar o investimento público no território”.
Paralelamente, Pedro Machado considera também que a região Centro ainda “se debate com dificuldades ao nível da mobilidade”, como prova a transformação da IP3 em autoestrada, a conclusão do IC6, a ligação Castelo Branco-Cáceres e a ferrovia.
Durante a sua intervenção, Pedro Machado destacou ainda a importância que a ARPTC tem desempenhado na evolução turística da região, considerando que a agência “é um veículo privilegiado que potencia o Centro de Portugal, nas suas múltiplas facetas, além-fronteiras” e que “desempenha um trabalho crucial para a internacionalização das empresas de turismo, ajudando-as a apostar em novos mercados”, sublinhou.
Além de Pedro Machado, esta segunda-feira, 7 de fevereiro, tomaram também posse Jorge Loureiro, que se mantém como vice-presidente da ARPTC, assim como Luís Veiga, que preside à Assembleia-Geral, e Paulo Romão, que lidera o Conselho Fiscal.
Os novos órgãos sociais da ARPTC para o triénio 2022-24 foram eleitos a 7 de dezembro e a tomada de posse decorreu no Montebelo Viseu Congress Hotel, em Viseu.