Pedro Machado elege restauração da confiança dos viajantes como prioridade para o novo mandato na ARPTC
Novos órgãos sociais da ARPTC tomaram posse esta segunda-feira, 7 de fevereiro, numa cerimónia que decorreu em Viseu.
Publituris
Azul já recebeu 4.º aparelho Airbus A330-200 para reforçar frota internacional
PLAY Airlines começa a voar para a Madeira na próxima terça-feira
Soltour lança charters para Cancún no Natal e Réveillon
Lusanova lança circuitos Ibéricos de Natal e Fim-de-Ano
Turismo indígena injecta 67 mil milhões de dólares na economia mundial, diz WTTC
Portugueses crescem nas visitas a Berlim e destacam-se pela estada média
Holiday Inn Braga já abriu
Tráfego aéreo nos aeroportos espanhóis cresce mais de 4% em setembro
Viagens de negócios atingem valor recorde de 1,5 biliões de dólares em 2024
CTP quer ver “redução de impostos” para as empresas do turismo refletida no OE2025
No próximo mandato à frente da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC), para o qual tomou esta segunda-feira, 7 de fevereiro posse, Pedro Machado elegeu a restauração da confiança dos viajantes como prioridade, apesar de considerar que a atividade turística na região Centro vai ter de lidar uma série de outros desafios.
“Temos vários desafios nos próximos anos. O primeiro é restaurar a confiança dos viajantes. Felizmente, a região reúne todas as condições para que isso aconteça. Em segundo lugar, não podemos descurar o mercado nacional, responsável pelos bons resultados que temos conseguido em altura de pandemia. Depois, temos o desafio de recuperar o fluxo turístico internacional. Para isso, vamos propor ao Turismo de Portugal a revisão da contratualização da promoção externa”, afirmou o responsável, durante a tomada de posse dos novos órgãos sociais da ARPTC.
Para Pedro Machado, que foi reeleito presidente da ARPTC para o triénio 2022-24 por unanimidade, a região vai ter de lidar ainda com o desafio de aumentar o número de dormidas e receitas em todo o território, num trabalho em que, defendeu, “as Agências de Promoção Turística devem ser o agregador da promoção internacional dos territórios”.
Desafio será ainda a escassez de mão de obra, com Pedro Machado a considera que “o país vai ter necessariamente de recrutar a nível externo”, de preferência em países que tenham afinidades com Portugal, assim como a “sustentabilidade do território e das suas comunidades”, enquanto o sétimo desafio passa por, “em conjunto com as entidades oficiais, aumentar o investimento público no território”.
Paralelamente, Pedro Machado considera também que a região Centro ainda “se debate com dificuldades ao nível da mobilidade”, como prova a transformação da IP3 em autoestrada, a conclusão do IC6, a ligação Castelo Branco-Cáceres e a ferrovia.
Durante a sua intervenção, Pedro Machado destacou ainda a importância que a ARPTC tem desempenhado na evolução turística da região, considerando que a agência “é um veículo privilegiado que potencia o Centro de Portugal, nas suas múltiplas facetas, além-fronteiras” e que “desempenha um trabalho crucial para a internacionalização das empresas de turismo, ajudando-as a apostar em novos mercados”, sublinhou.
Além de Pedro Machado, esta segunda-feira, 7 de fevereiro, tomaram também posse Jorge Loureiro, que se mantém como vice-presidente da ARPTC, assim como Luís Veiga, que preside à Assembleia-Geral, e Paulo Romão, que lidera o Conselho Fiscal.
Os novos órgãos sociais da ARPTC para o triénio 2022-24 foram eleitos a 7 de dezembro e a tomada de posse decorreu no Montebelo Viseu Congress Hotel, em Viseu.