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“Este é um período de poucas certezas absolutas porque estamos a passar por algo novo”

Nesta série de entrevistas, realizadas pelo Publituris aos mais diversos players do setor do turismo, no âmbito da realização da BTL 2022, Mário Ferreira, CEO do Grupo NAU Hotels & Resorts, acredita que a feira assume um “papel primordial para o setor num momento em que os países aliviam restrições e a pandemia parece estar controlada, abrindo assim as portas para a retoma das viagens”.

Victor Jorge
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“Este é um período de poucas certezas absolutas porque estamos a passar por algo novo”

Nesta série de entrevistas, realizadas pelo Publituris aos mais diversos players do setor do turismo, no âmbito da realização da BTL 2022, Mário Ferreira, CEO do Grupo NAU Hotels & Resorts, acredita que a feira assume um “papel primordial para o setor num momento em que os países aliviam restrições e a pandemia parece estar controlada, abrindo assim as portas para a retoma das viagens”.

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Confiante que a equipa da BTL irá conseguir “avaliar e tomar as decisões mais acertadas de forma a adequar os procedimentos vigentes no momento da feira, num quadro já de progressivo alívio das restrições sanitárias em toda a Europa”, o CEO do Grupo NAU Hotels & Resorts, Mário Ferreira, revela que as expectativas são de que “o ano de 2022 possa representar o início da retoma de uma forma mais consolidada”.

Que expectativas possui relativamente à BTL 2022 a menos dois meses do início do evento e depois da não realização em 2020 e 2021?
Recebemos esta edição da BTL 2022 com elevadas expectativas. Estivemos presentes na Bolsa de Viagens em 2021 apesar do cancelamento da BTL nesse ano por considerarmos este tipo de eventos importantes para marcar e acelerar o ano turístico para todos os players do setor. Acreditamos que a BTL 2022, sendo o principal evento de turismo do país, assume um papel primordial para o setor num momento em que os países aliviam restrições e a pandemia parece estar controlada, abrindo assim as portas para a retoma das viagens.

O que poderemos esperar da participação do Grupo NAU nesta BTL 2022?
A participação do Grupo NAU será similar a anos anteriores: queremos dar a conhecer a nossa oferta, aproximando as equipas comerciais dos clientes e parceiros, pelo que iremos ter espaços e atividades dedicadas para esses efeitos.

A estratégia do Grupo NAU terá como alvo o mercado interno ou externo? Que importância possui, neste aspeto, o programa dos “Hosted Buyers”?
A estratégia do Grupo para este evento engloba ambas abordagens. Por um lado, e tendo em conta a nossa importante ligação com o mercado nacional, é uma oportunidade de nos mantermos ligados a este mercado e aos nossos parceiros e clientes regulares que nos visitam nesta feira, bem como darmos a conhecer a nossa oferta a novos clientes.

Por outro lado, a vertente internacional da feira através do programa “Hosted Buyers” e visitas espontâneas de parceiros de vários mercados permite-nos expandir a nossa divulgação internacional dando a conhecer a oferta do grupo a operadores que procuram um parceiro para os segmentos de MICE, golfe e tour operação.

Que oferta diferenciadora tem o Grupo NAU para o mercado e que irá ser foco na BTL 2022?
O Grupo NAU é conhecido no mercado pelas suas ofertas únicas e inovadoras aliadas aos espaços icónicos que fazem parte da sua oferta. Foi nessa premissa que nos apresentámos ao mercado em 2014 e na qual se refletiu a nossa primeira participação na BTL em 2015. Desde aí temos trazido conceitos inovadores e disruptivos, com experiências interativas e imersivas que têm permitido aproximar os nossos clientes e a marca NAU Hotels & Resorts – em especial nos segmentos Famílias, MICE e golfe.

Nestes últimos dois anos, em termos operacionais, acelerámos processos que estavam já a ser desenhados em 2018 e 2019, trazendo a tecnologia e inovação de forma ponderada para uma experiência mais próxima dos clientes, permitindo-nos inovar na forma como comunicamos. O estreitar desta relação será o principal foco para esta edição da BTL.

A sazonalidade continua a ser um dos grandes desafios a ultrapassar pelos hotéis em Portugal?
A sazonalidade é e continuará a ser um dos grandes desafios do setor, principalmente, no destino Algarve onde temos a maior parte da operação do Grupo atualmente. Este fator tem, como todos sabemos, um enorme impacto na oferta turística do país e da região, bem como na sua diversificação e sustentabilidade. Somos, no entanto, um dos poucos grupos hoteleiros presentes no Algarve com oferta notável de MICE e golfe, o que permite em anos normais reduzir a sazonalidade.

Entretanto, a ITB já cancelou o evento presencial, que se deveria realizar uma semana antes da BTL, a FITUR acaba de ter uma edição que superou, segundo os presentes, as expectativas, a BIT de Milão também foi adiada. Como se gere esta expectativa e dúvida relativamente a medidas e restrições que poderão ser colocadas a qualquer hora e dificultar ou até impossibilitar a participação?
Este é um período de incertezas perante o cenário pandémico que vivemos. Mas se há lição que podemos tirar deste período de dois anos é que a flexibilidade é chave no que diz respeito a estas operações nestes períodos conturbados. Estamos confiantes que a equipa da BTL, que tem provas dadas desde há muitos anos, irá conseguir avaliar e tomar as decisões mais acertadas de forma a adequar os procedimentos vigentes no momento da feira, num quadro já de progressivo alívio das restrições sanitárias em toda a Europa.

Este poderá ser o evento da retoma para o setor do turismo ou ainda existem demasiadas dúvidas e incertezas?
No Grupo NAU sempre encarámos o desafio destes dois anos com confiança e otimismo. Confiança nas nossas capacidades e na procura de soluções e otimismo na forma como estes obstáculos podem ser ultrapassados.

Sentimos que a retoma irá eventualmente acontecer e o exemplo de períodos passados, onde existiu um alívio das restrições sejam nacionais ou internacionais, conduziu a períodos de retomas e recuperações tanto no mercado nacional como no internacional, em que ambos reagiram bastante bem.

Este é um período de poucas certezas absolutas porque estamos a passar por algo novo e com impactos diferentes em várias regiões do globo, mas estamos confiantes.

Falando agora especificamente do Grupo NAU, como correu o ano de 2021 e que expectativas possuem, aos dias de hoje, relativamente a 2022?
O ano de 2021 foi um ano que apesar de termos fechado com resultados globais muito abaixo de 2019, foi marcado por resultados bastante positivos, principalmente no período do verão. Conseguimos atingir um verão com resultados excecionais com ocupações elevadíssimas, maturámos um posicionamento no mercado nacional que vem já de 2015, com maior retorno financeiro pela venda concertada em canais com menos intermediação. Estes fatores foram determinantes para que apesar do cômputo geral dos restantes períodos do ano, e do impacto nos diversos segmentos e regiões, este pudesse ser um ano positivo para o Grupo.

As nossas expectativas são de que o ano de 2022 possa representar o início da retoma de uma forma mais consolidada, com a manutenção dos fluxos nacionais que observamos nestes últimos dois anos, mas com o ressurgimento de outros segmentos importantes para o turismo, como o Golfe, turismo de lazer internacional e o segmento de MICE.

Além da BTL 2022, que outras ações irão desenvolver para este ano de 2022 e que mercados terão como alvo?
A nível de feiras e promoções contamos retomar ao percurso que tivemos em anos anteriores com presença nas principais feiras internacionais, conforme a sua realização.

Se tivesse de fazer um pedido à organização da BTL 2022, qual seria?
Sabemos que um evento desta envergadura é uma missão exigente ainda mais nos tempos que vivemos, mas esperamos que a organização da BTL seja capaz de garantir as condições de segurança que nos possam transmitir a confiança de planear este evento com a dedicação que ele exige.

No final do evento, que balanço gostaria de conseguir fazer?
Gostávamos de ter um balanço positivo que costumamos ter sempre no final de todas as nossas participações na BTL e que tenha sido um evento de muitos contactos e oportunidades de negócio para todos.

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André Gomes, Presidente da Região Turismo do Algarve. Loulé, 22 Agosto 2023. FOTO: VASCO CÉLIO/STILLS

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Algarve vai a Barcelona para conquistar mercado de viagens espanhol

A Região de Turismo do Algarve tem as baterias apontadas a Espanha, com a participação na B-Travel, feira que se realiza de 15 a 17 de março, em Barcelona.

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No fim de semana de 15 a 17 de março, o Turismo do Algarve marca a sua estreia na B-Travel, a maior feira destinada ao público viajante do mercado espanhol, que se realiza em Barcelona.

O stand, que reunirá o Turismo do Algarve e os municípios de Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Olhão, Portimão e Vila Real de Santo António, ocupará uma área de 72 metros quadrados.

André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, diz-se “confiante” no potencial do mercado espanhol, enfatizando que Espanha é um mercado de proximidade crucial para o Algarve, com aproximadamente 900 mil dormidas anuais e considerável margem de crescimento.

“A existência de ligações aéreas entre Faro e várias cidades espanholas, incluindo Barcelona, servida pelas companhias Vueling e Ryanair, representa uma excelente oportunidade para fortalecer a presença deste mercado na hotelaria regional. Além disso, a participação conjunta com os municípios algarvios é um valor acrescentado na promoção do destino na comunidade autónoma da Catalunha, que conta com 7,9 milhões de habitantes”, frisa André Gomes.

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ITB Berlin cumpre objetivos com quase 100.000 visitantes

Apesar das greves que impactaram os voos e ferrovia na Alemanha, a ITB revela ter cumprido os objetivos ao atingir quase 100.000 visitantes.

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A ITB Berlin 2024 terminou o evento com quase 100.000 visitantes, números ligeiramente acima dos atingidos na feira de 2023, apesar das greves dos setores da viação e ferroviário que criaram sérias dificuldades na Alemanha.

A feira, que pelo segundo ano consecutivo depois da pandemia, repetiu o formato presencial, reduzindo para três dias, em vez dos cinco, dedicando-se exclusivamente à participação profissional, contou com 5.500 expositores de 170 países, espalhados por 27 pavilhões, tendo atraído 3.200 jornalistas.

A ITB tornou-se, igualmente, um ponto de encontro de políticos e diplomatas de todo o mundo. Além de numerosas delegações, quase 80 ministros e secretários de Estado, bem como 72 embaixadores, visitaram este ano a ITB Berlin.

De acordo com a organização, os temas mais importantes do evento foram a crescente importância da Inteligência Artificial, a escassez de mão de obra qualificada e a “justiça climática”.

Para Mario Tobias, diretor-geral da Messe Berlin, a ITB Berlin refletiu “mais uma vez” a evolução do setor, já que o clima entre expositores, visitantes e oradores foi “muito positivo em todos os momentos”.

“Em geral, concordaram que o desejo das pessoas de viajar não só satisfaz a procura reprimida após a pandemia, mas permanecerá basicamente estável. Nem a inflação nem os altos preços da energia parecem abrandar a procura”, concluiu Tobias.

A próxima edição do ITB tem datas marcadas de 4 a 6 de março de 2025, contando com a Albânia como país convidado.

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Albânia será país convidado da ITB em 2025

Depois de Omã, cabe à Albânia ser o país convidado da ITB Berlin em 2025.

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A Albânia foi anunciada como país anfitrião oficial da ITB Berlin 2025, com a ministra do Turismo e Meio Ambiente da Albânia, Mirela Kumbaro, e Mario Tobias, CEO da Messe Berlin, a assinarem um acordo de parceria e a promoverem diversas regiões e especialidades locais.

Para Mirela Kumbaro “a Albânia é uma joia escondida no Mediterrâneo com uma boa infra-estrutura turística. As pessoas estão à procura de novos destinos e experiências. A Albânia não se enquadra em nenhum dos estereótipos habituais, mas é um país pequeno e místico onde os viajantes podem adquirir novas experiências”.

Segundo a ministra do Turismo e Meio Ambiente da Albânia, há mais para visitar do que apenas o mar e as montanhas, que juntamente com os rios e as florestas cobrem três quartos do país. É o “espírito albanês e a hospitalidade dos habitantes locais que tornam a Albânia tão atraente. Isso sempre fez parte da cultura albanesa, e não algo inventado apenas para a era moderna do turismo”.

As últimas estatísticas dão conta que 10,1 milhões de pessoas visitaram a Albânia vindas do estrangeiro, em 2023. De acordo com a UN Tourism, durante os primeiros seis meses de 2023, o turismo na Albânia registou o terceiro maior crescimento a nível mundial e o mais elevado da Europa. Um milhão de turistas estrangeiros já visitaram a Albânia este ano, 50% mais do que no mesmo período do ano passado.

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Profissionais dos eventos reúnem-se em almoço com CEO da ICCA

Os profissionais dos eventos vão reunir na próxima segunda-feira, 11 de março, no primeiro dos “Almoços no Club.E”, iniciativa que conta com a participação de Senthil Gopinath, CEO da ICCA – International Congress & Convention Association e no qual se vai discutir o tema “O poder das parcerias e do networking”.

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Os profissionais dos eventos vão reunir na próxima segunda-feira, 11 de março, no primeiro dos “Almoços no Club.E”, iniciativa que conta com a participação de Senthil Gopinath, CEO da ICCA – International Congress & Convention Association e no qual se vai discutir o tema “O poder das parcerias e do networking”.

Esta será a primeira iniciativa no âmbito dos “Almoços no Club.E”, que foi lançado em julho do ano passado com o objetivo de aproximar os players do setor dos eventos e surge depois do sucesso alcançado por outra iniciativa, o Jantar dos Eventos.

Este almoço com o CEO da ICCA decorre na Alfandega do Porto e tem início marcado para as 12h30, com um cocktail de networking, ao qual se segue o almoço e uma intervenção de Senthil Gopinath, que vai estar à conversa com Rui Ochôa.

Recorde-se que a ICCA – International Congress and Convention Association é a comunidade global e o centro de conhecimentos para o setor das reuniões de associações internacionais, é composta por mais de 1150 empresas e organizações de mais de 100 países em todo o mundo, e oferece dados inigualáveis, canais de comunicação e oportunidades de desenvolvimento de negócios.

As inscrições já se encontram esgotadas.

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Início da ITB Berlim condicionada por greve na Lufthansa

Começou esta terça-feira, 5 de março, a maior feira de turismo da Europa e uma das maiores do mundo. Com uma área de exposição ocupada a rondar os 150.000 metros quadrados, o que equivale a 90% do total, as participações internacionais, incluindo Portugal, representam 87% da área. Contudo, a feira está condicionada pela greve do pessoal de terra da Lufthansa nos dias 7 e 8 de março.

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Os números impressionam: 5.500 expositores de 170 países, 1.300 ‘senior buyers’ e uma área de exposição ocupada em 150.000 metros quadrados, o que equivale a 90% da área total, ocupando as participações internacionais 87% do espaço.

Mario Tobias, CEO da Messe Berlin, referiu na abertura da feira que “a ITB Berlim é o ponto de encontro para toda a cadeia de valor da indústria do turismo de todo o mundo”. Segundo Tobias, “apesar do aumento da procura das viagens, o nosso setor também enfrenta muitos desafios, como as alterações climáticas, uma crise energética, o avanço da IA e a escassez de competências. Estes desafios só podem ser ultrapassados em conjunto. É por isso que é tão importante para nós reunir todos os atores em Berlim, para que possamos beneficiar de inspiração mútua, aprender uns com os outros e trabalhar em soluções em conjunto”.

Com o mote da ITB Berlim deste ano a ser “Pioneer the Transition in Travel & Tourism. Together”, e com Omã como país convidado, a feira tem a17 temas e quatro palcos ao vivo, 200 sessões com especialistas a discutir tópicos como tecnologia de viagens, marketing e vendas, viagens do futuro, MICE, sustentabilidade, gestão de destinos, hospitalidade, responsabilidade social, viagens de negócios, trabalho do futuro, IA, web 3.0 e chatbots, participando mais de 400 oradores.

A participação de Portugal faz-se, novamente, com o stand do Turismo de Portugal onde a expectativa é grande e, como alguns dos participantes referiram ao Publituris, “é uma feira obrigatória e com um enorme potencial”.

Contudo, é possível verificar que existem stands que não têm qualquer ocupação, com os expositores a preferirem não vir à ITB do que arriscar e ficar em terra, devido à greve dos trabalhadores de terra da Lufthansa marcada para os dias 7 e 8 de março.

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BTL recebeu mais de 79 mil visitantes na maior edição de sempre

Segundo a organização da feira, ao receber mais de 79 mil visitantes, número que compara com os 63 mil registados no ano passado, a BTL 2024 ultrapassou o Web Summit 2023, “tornando-se no evento com mais visitantes”.

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A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa recebeu mais de 79 mil visitantes na edição que terminou este domingo, 3 de março, e que, segundo a organização do certame, foi a maior de sempre da principal feira do turismo português.

“Encerrou ontem, dia 3 de Março, aquela que foi a maior BTL de sempre e que contou com o maior número de participantes. Numa organização da Fundação AIP, a BTL 2024 demonstra o bom momento do turismo português e as perspectivas positivas para o restante ano de 2024”, congratula-se a organização, num comunicado enviado à imprensa.

A organização do certame destaca que, ao receber mais de 79 mil visitantes, número que compara com os 63 mil registados no ano passado, a BTL 2024 ultrapassou o Web Summit 2023, “tornando-se no evento com mais visitantes”.

Mas, além do número de visitantes, a BTL 2024 registou ainda “outros crescimentos significativos”, nomeadamente ao nível da área de implantação da exposição, que cresceu 15%, enquanto o total de expositores subiu 10% e o número de Hosted Buyers chegou aos 200, depois de aumentar 66%, tendo-se contabilizado ainda a participação de 85 destinos internacionais, num aumento de 13%.

“Salienta-se, igualmente, um aumento do número de expositores participantes para mais de 1.500 e o número de reuniões realizadas entre os Hosted Buyers e as empresas nacionais para 3.600”, refere ainda a organização da feira.

Na sexta-feira, 1 de março, a BTL abriu também as vendas de viagens ao público da BTL, que pode entrar na feira a partir das 17h00, estimando-se que as vendas tenham atingido “vários milhões de euros, sendo a BTL o maior evento de venda direta de viagens ao cliente final”.

 

 

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49º Congresso da APAVT em Huelva será completamente diferente, assegurou Pedro Costa Ferreira

Pedro Costa Ferreira reconhece que o 49º Congresso da APAVT, que terá lugar de 24 a 26 de outubro deste ano, em Huelva, traz alguns desafios, pela proximidade do destino, por ser numa cidade pequena para acolher o seu maior evento anual, e porque talvez muitos agentes de viagens não conheçam o destino, mas assegura que será um congresso totalmente diferente, “vai ser espetacular e todos vão poder vivenciar Huelva”.

“Temos aqui um desafio, não sei se vai ser muito fácil vender o congresso de Huelva, é muito perto, não sei se os agentes de viagens conhecem muito bem o destino, não sei se acham que é muito pequenino para o nosso maior evento anual, temos algumas dúvidas, mas temos lá estado e a trabalhar com todos eles, e há uma coisa que sabemos é vamos vivenciar o destino e o congresso vai ser espetacular”, disso Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, numa sessão, durante a BTL, que juntou várias entidades privadas e públicas, não só da cidade de Huelva, da província e da região espanhola de Andaluzia. Todos fizeram questão de apresentar as potencialidades e atributos do destino, que passam pela história, cultura, paisagens, gastronomia e a forma de receber.

O presidente da APAVT reconheceu que “acontece isto com outros destinos na nossa profissão de agentes de viagens, o mercado português conhece muito melhor Cabo Verde ou as Caraíbas, mas Huelva está a uma hora de carro, é um sítio fantástico, tem uma gastronomia espetacular, uma movida brutal e tem condições para acolher um congresso com a dimensão da APAVT como nós não encontramos há muito tempo, tanto do ponto de vista técnico como de apoio político e empresarial de Huelva e da Andaluzia que se juntaram para nos ter lá”.

Pedro Costa Ferreira indicou que “vamos agora fazer o nosso caminho, que é vender a ideia porque, estamos certos que, quando estivermos lá, vamos todos voltar muitas vezes”, para acrescentar que “há ideias novas para este congresso, é muito provável que façamos uma famtrip com uma dimensão grande, ou seja, há gente que vai chegar de Portugal e outros que já estarão a terminar essa famtrip para a abertura do congresso”.

O presidente da APAVT deu ainda conta que “estivemos a ver o centro de congressos há dois anos, ainda em remodelação, e recentemente, voltámos ao mesmo espaço para assistir a um congresso de mais de mil pessoas e, confirmámos que, do ponto de vista de condições técnicas, é tudo aquilo que costumamos utilizar. E estamos muito felizes por isso”, apontou.

Reconheceu que “tanto nós como os nossos parceiros de Huelva e Andaluzia sabemos que as dificuldades são muitas e não foram fáceis de ultrapassar, não é só colocar 750 pessoas numa sala, mas transportá-las ou colocá-las juntas nas refeições, portanto não é em qualquer sítio que se pode realizar, mas em Huelva pode-se realizar facilmente e nós estamos muito satisfeitos por isso”, avançando que o diretor executivo da APAVT, Ricardo Figueiredo, está a ultimar a proposta do valor do congresso e “vamos dando as novidades nos próximos meses”.

Costa Ferreira enalteceu que “se os agentes de viagens têm estado nos nossos congressos e têm gostado, este, de, Huelva, vai ser mais uma página da nossa história, a caminho de Macau, e estamos muito felizes por já ter estes dois congressos marcados porque, dão-nos capacidade para os organizar de outra maneira para podermos entregar mais valor”, referiu.

Sublinhou ainda que “há uma coisa que todos os congressistas vão perceber em Huelva e na Andaluzia em geral, que é a capacidade que têm em receber sempre pensando ao mais alto nível: nunca é nada já agora, é porque querem, porque gostam, gostam de nós deles”.

O presidente da APAVT explicou que “abrimos uma exceção em relação ao mês da realização do congresso, adiantámos para outubro, porque temos a ambição e a esperança de fazer um congresso da APAVT no inverno de manga curta”.

Por outro lado, referiu, como forma de espicaçar todo o trade turístico português a deslocar-se a Huelva entre os dias 24 e 26 de outubro deste ano, que “temos feito os nossos congressos em centros de convenções ou em anfiteatros, mas o sítio onde vamos fazer o congresso da APAVT, por uns dias, vai-se chamar “Cidade APAVT” pois é muito mais do que um centro de congressos. Vamos até lá”, convidou Pedro Costa Ferreira.

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in.to: Business Tourism mostra na BTL que “o Turismo com Propósito pode beneficiar as empresas”

Maria Xavier, Business Tourism Director da in.to: Business Tourism, revelou que, com esta participação na BTL, a nova marca UPPartner pretende “aumentar o conhecimento da marca e dos seus serviços ao mesmo tempo que damos a conhecer a nossa equipa. Importa mostrar como é que o Turismo com Propósito pode beneficiar as empresas”.

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A in.to: Business Tourism, a nova marca da UPPartner que promete trazer um novo propósito ao turismo de negócios, está presente na BTL. Esta participação tem como objetivo reforçar a posição da marca como referência no mercado de turismo de negócios em Portugal e divulgar o seu compromisso com o Turismo com Propósito, que combina o sucesso empresarial com a responsabilidade social e ambiental.

Através de um espaço com elementos visuais atraentes, interatividade e mensagens impactantes, todos serão convidados, durante a Feira, a refletir sobre como as suas escolhas nos negócios podem ter um impacto positivo no mundo. “Queremos por isso convidar todos a visitarem o nosso espaço onde, através da nossa ativação “in.to: Discover”, poderão descobrir como é que negócios e propósito se conectam de forma envolvente e inspiradora”, disse a responsável pela nova marca.

O stand da in.to: Business Tourism visa inspirar e educar sobre a importância do turismo com propósito e será transformado numa viagem multissensorial, através do uso da realidade aumentada, pelas paisagens de Portugal.

Neste espaço será ainda possível participar numa ativação com postais, dando uma segunda vida a uma parte dos materiais que compõem o expositor da marca. Ao levar para casa um pedaço do stand, os visitantes levam consigo não apenas uma peça de decoração, mas também um lembrete tangível do compromisso das empresas com as práticas responsáveis e significativas no turismo de negócios.

Será ainda oferecido a todos os visitantes um marcador de livros em papel de sementes, brinde que pretende não apenas promover a marca ou a consciencialização ambiental, mas também refletir os valores das empresas em oferecer soluções sustentáveis e responsáveis.

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O melhor do Centro de Portugal presente na BTL

A Turismo Centro de Portugal vai mostrar o melhor da região durante a 34.ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. A entidade indica que, este ano, a sua participação “vai mais além, proporcionando uma experiência envolvente e inovadora aos visitantes”.

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Num espaço de 810m2, no Pavilhão 1 da FIL, o stand do Centro de Portugal procurará ser um reflexo da riqueza e diversidade da região. A conceção do espaço obedeceu a cinco princípios fundamentais: sustentabilidade, digitalização, redes colaborativas, diversidade e criatividade e inovação.

O espaço reúne as principais marcas regionais, produtos turísticos e entidades públicas e privadas do Centro de Portugal, formando um ambiente representativo da diversidade do território. Desta forma, “o stand ganha vida própria, oferecendo uma visão abrangente e cativante do que os visitantes podem encontrar na região, indica a TCP em nota de imprensa.

Um destaque especial vai este ano para três módulos de ativação: o módulo KIDS Route BTL 2024 | KIDS no Centro, que terá atividades para as crianças e suas famílias; o módulo Caminhos da Fé no Centro de Portugal; e um módulo dedicado ao Turismo Industrial, que contará com um balcão específico de informação alusiva aos parceiros aderentes à Rede Nacional do Turismo Industrial.

No stand da Turismo do Centro estarão presentes as oito Comunidades Intermunicipais da região (Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Oeste, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões), cinco Redes Colaborativas (iNature, Aldeias do Xisto, Aldeias Históricas de Portugal, Aldeias de Montanha e Termas Centro) e cinco comissões vitivinícolas (CVR Tejo, CVR Dão, CVR Beira Interior, CVR Bairrada e CVR Lisboa).

Há ainda espaço para a representação de cinco associações e instituições (Centro de Portugal Film Commission, Universidade de Coimbra, Estações Náuticas, Associação Rota Histórica das Linhas de Torres e Terras da Transumância) e ainda 16 empresas e empresários do setor turístico.

A Turismo Centro de Portugal refere ainda que durante os cinco dias da BTL, “o stand será palco de um programa envolvente, que destaca os principais produtos e experiências disponíveis da região e que está totalmente alinhado com as tendências da procura turística e do comportamento do consumidor”.

 

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Turismo de Portugal promove e participa em diversas iniciativas na BTL

Considerando a BTL como plataforma por excelência para as empresas do setor e os destinos (regionais e internacionais) apresentarem os seus produtos e serviços, e constituindo-se como um espaço privilegiado para os profissionais do turismo estabelecerem novos contactos e partilharem experiências no âmbito da sua atividade, o Turismo de Portugal vai promover e participar num conjunto de iniciativas durante a Feira.

O Turismo de Portugal acompanha a BTL de perto, e anuncia, na sua página oficial, que vai promover e participar em inúmeras iniciativas “relevantes para o turismo nacional”.

O Programa Empresas Turismo 360º é uma dessas iniciativas que, em fase de consolidação, vem reconhecer publicamente as empresas de turismo que já aderiram ao programa promovido pelo Turismo de Portugal, assumindo uma agenda ESG, e cujos relatórios de sustentabilidade relativos a 2022 foram já gerados através da ferramenta FOREST. Este reconhecimento público decorre no dia 1 de março, às 14h30, indica o Turismo de Portugal.

Também a diversificação e qualificação da oferta, em todo o território, é uma área estratégica que contará com o conhecimento do Turismo de Portugal, participante ativo em múltiplos eventos dedicados nomeadamente ao turismo religioso, ao turismo industrial ou às estações náuticas.

Igualmente, a inovação, o enoturismo, smart e green tourism e sustentabilidade são temas que o Instituto abordará nas diversas sessões em que participa.

Sobre o autorCarolina Morgado

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