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Azul passa a operar 10 voos por semana entre Lisboa e São Paulo a partir de 2 de março

Numa nota enviada à imprensa, a companhia aérea brasileira destaca que “o incremento das frequências reforça o comprometimento e a confiança que a Azul possui nesta rota e no mercado português”.

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Azul passa a operar 10 voos por semana entre Lisboa e São Paulo a partir de 2 de março

Numa nota enviada à imprensa, a companhia aérea brasileira destaca que “o incremento das frequências reforça o comprometimento e a confiança que a Azul possui nesta rota e no mercado português”.

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A Azul vai aumentar a operação na rota entre São Paulo e Lisboa, passando a operar um total de 10 voos por semana a partir de 2 de março, informou a companhia aérea brasileira numa nota informativa.

De acordo com a informação divulgada pela companhia aérea, a partir de 2 de março, passa a existir um voo por dia de Lisboa para São Paulo no período da manha, com partida da capital portuguesa pelas 09h00 e chegada às 16h10, ao qual se junta outro voo da parte da tarde, com partida pelas 13h00 e chegada às 20h10, que é realizado às terças, quintas e sábados.

Em sentido contrário, a companhia aérea também vai passar a disponibilizar um voo diário, que tem partida de São Paulo às 18h10, chegando a Lisboa às 07h00+1 do dia seguinte, disponibilizando ainda outro voo às segundas, quartas e sextas, com partida de São Paulo às 22h10 e chegada à capital portuguesa às 11h00+1 do dia seguinte.

Em ambos os casos, os voos da Azul entre Lisboa e São Paulo são realizados em aviões A330-900 neo, bem como em aparelhos A330-200.

“O incremento das frequências reforça o comprometimento e a confiança que a Azul possui nesta rota e no mercado português”, destaca a companhia aérea brasileira na informação enviada à imprensa esta sexta-feira, 28 de janeiro.

Os novos voos já se encontram disponíveis nos GDS e contam com uma tarifa promocional em classe económica a partir de 530 euros, aos quais se junta ainda o valor das taxas aeroportuárias, num valor que é válido para viagens de ida e volta, com um volume de bagagem.

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Pacote “Cruise & Golf” da Costa Cruzeiros passa a incluir itinerários do Costa Toscana no Golfo Pérsico

A Costa Cruzeiros alargou o pacote “Cruise & Golf” aos itinerários do Costa Toscana no Golfo Pérsico neste inverno, passando a permitir que os adeptos da modalidade possam jogar em campos dos Emirados Árabes Unidos e Omã.

A Costa Cruzeiros está a alargar o pacote “Cruise & Golf” aos itinerários do Costa Toscana no Golfo Pérsico durante o inverno, passando a permitir que os seus passageiros adeptos desta modalidade desportiva possam jogar golfe também em campos dos Emirados Árabes Unidos e Omã.

Num comunicado enviado à imprensa, a Costa Cruzeiros explica que este pacote “Cruise & Golf” já estava disponível nos itinerários do Mediterrâneo do Costa Smeralda, que visitam Itália, França e Espanha, passando, a partir desde inverno, a incluir também os campos de golfe da região do Golfo Pérsico.

“Os entusiastas do golfe terão assim a oportunidade de jogar em alguns dos mais belos clubes de golfe de Itália, França e Espanha (com o Costa Smeralda), ou nos Emirados Árabes Unidos e Omã (com o Costa Toscana), durante escalas em destinos incluídos nos itinerários dos cruzeiros”, indica a Costa Cruzeiros, num comunicado divulgado esta segunda-feira, 5 de dezembro.

Para usufruir deste pacote, os passageiros devem realizar a reserva do cruzeiro pretendido, seja através do site da companhia de cruzeiros ou de uma agência de viagens, adicionando de seguida o pacote “Cruise & Golf”, que inclui três ou quatro Green Fees” para aceder aos clubes de golfe incluídos na oferta.

“A seleção de campos de golfe para os cruzeiros de inverno 2022/23 do Costa Toscana é exclusiva, com a vantagem adicional de se poder jogar à noite, devido às longas escalas do itinerário do navio”, acrescenta a companhia de cruzeiros.

O Emirates Golf Club e o “The Els Club” são as opções de campos de golfe disponíveis no Dubai, às quais se juntam o Abu Dhabi Golf Club e o Yas Links Golf Club, ambos em Abu Dhabi. Já em Omã é possível escolher entre o Almouj Golf Club e o Ghala Golf Club.

Além dos ‘green fees’, este pacote da Costa Cruzeiros inclui também uma série de serviços agregados à prática da modalidade, como transferes de ida e volta entre o navio e o campo, embarque e desembarque prioritários, transporte personalizado e armazenamento a bordo do equipamento de golfe, além da oferta de uma mala, kit de boas-vindas na cabine e área reservada no restaurante.

“Além disso, há uma oferta especial dedicada aos golfistas e às suas famílias para desfrutar da excecional variedade de restaurantes disponíveis no Costa Smeralda e no Costa Toscana – incluindo o restaurante Archipiélago, que oferece menus criados para a Costa por três grandes chefs, Bruno Barbieri, Hélène Darroze e Ángel León – e experimentar uma série de tratamentos e serviços selecionados no spa e salão de beleza ‘Solemio’ a bordo”, indica ainda a Costa Cruzeiros.

Recorde-se que este pacote está disponível nos itinerários do Costa Smeralda pelo Mediterrâneo em 2022 e ao longo de todo o ano de 2023, assim como nos itinerários de inverno 2022/2023 do Costa Toscana, que está a realizar viagens de uma semana nos Emirados Árabes Unidos e Omã, às quais se aplica o pacote “voo+cruzeiro”, e que inclui escalas longas de dois dias e uma noite no Dubai, Mascate e Abu Dhabi.

 

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Ryanair lança tarifas a 49,99 euros para acomodar passageiros afetados pela greve da TAP

A tarifa especial de 49,99 euros, a que a Ryanair chama ‘tarifa de resgate’, está disponível a 8 e 9 de dezembro, em sete rotas com saída de Lisboa e noutras três desde o Porto.

A Ryanair anunciou esta segunda-feira, 5 de dezembro, o lançamento de tarifas de 49,99 euros por pessoa que visam dar resposta aos passageiros afetados pela greve da tripulação de cabina da TAP, que decorre na próxima quinta e sexta-feira, 8 e 9 de dezembro.

A tarifa especial de 49,99 euros, a que a Ryanair chama ‘tarifa de resgate’, está disponível em sete rotas com saída de Lisboa e em outras três desde o Porto, que ligam a capital a Londres Stansted, Bruxelas Charleroi, Dublin, Madeira, Ponta Delgada, Veneza e Marselha, enquanto desde o Porto estão abrangidas as rotas para Londres, Madeira e Luxemburgo.

“A Ryanair volta a salvar o dia com tarifas de resgate de apenas 49,99€ para acomodar os 50.000 portugueses/visitantes retidos pelo cancelamento de 50% dos voos da TAP, nos dias 8 e 9 de dezembro”, refere a companhia aérea low cost, em comunicado.

A Ryanair considera que os “cancelamento em massa” na TAP estão a arruinar os planos de viagem dos clientes da companhia aérea de bandeira nacional, motivo pelo qual os passageiros devem escolher a Ryanair, que “continua a operar uma programação completa, oferecendo tarifas baixas líderes do setor, escolha, confiabilidade e atendimento ao cliente”.

Recorde-se que os tripulantes de cabina da TAP agendaram para esta quinta e sexta-feira, 8 e 9 de dezembro, uma greve que levou a companhia aérea de bandeira nacional a cancelar 360 dos cerca de 500 voos previstos para estes dois dias.

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easyJet já voa entre o Funchal e Milão

A nova rota da easyJet liga o Funchal, na Madeira, à cidade italiana de Milão às quartas-feiras e domingos.

A easyJet abriu este domingo, 4 de dezembro, a nova rota que liga o Funchal, na Madeira, a Milão, em Itália, numa operação que conta com duas frequências semanais e cujo arranque foi assinalado com uma cerimónia no aeroporto madeirense e com a oferta de chocolates temáticos aos passageiros.

“Este novo trajeto, realizado às quartas-feiras e domingos (duas frequências semanais), marca o início das operações entre a Madeira e Itália e o alargamento crescente da sua rede”, destaca a easyJet, num comunicado divulgado esta segunda-feira, 5 de dezembro.

Segundo a companhia aérea, o voo inaugural que deu início à ligação entre Funchal e Milão Malpensa foi realizado numa aeronave Airbus A321 Neo, que transportou para a cidade italiana cerca de 130 passageiros.

“Alargar a nossa operação no Funchal, a partir de dezembro, significa uma ligação adicional entre Milão e Portugal. É com grande satisfação e orgulho que garantimos cada vez mais ligações aéreas aos nossos clientes”, congratula-se José Lopes, country manager da easyJet para Portugal.

Com a abertura dos voos desde o Funchal, a easyJet passa a contar com um total de 16 voos semanais para Milão Malpensa desde território nacional.

A nova rota Funchal-Milão Malpensa é uma das quatro novas operações que a companhia aérea tinha anunciado para o aeroporto Cristiano Ronaldo, na Madeira, e que incluem também novos voos para Paris Charles de Gaulle e Lyon.

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Tráfego aéreo volta a recuperar em outubro e chega a 74,2% dos níveis de 2019

O tráfego aéreo global voltou a recuperar em outubro e aumentou 44,6% face a igual mês de 2021, ficando a 74,2% dos níveis registados em outubro de 2019, segundo os mais recentes dados da IATA.

O tráfego aéreo global voltou a recuperar em outubro e aumentou 44,6% face a igual mês de 2021, ficando a 74,2% dos níveis registados em outubro de 2019, antes da chegada da pandemia da COVID-19, avança a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

De acordo com os dados revelados pela IATA na passada quinta-feira, 1 de dezembro, em outubro, o tráfego doméstico desceu 0,8% face a igual período do ano passado, o que se deveu ao facto da China continuar a adotar fortes restrições à COVID-19, o que levou a que o crescimento de outros mercados tornasse menos expressivos os números globais.

Face a outubro de 2019, o tráfego doméstico chegou, no entanto, a 77,9% dos níveis registados, com a IATA a adiantar que as “reservas domésticas futuras permanecem em cerca de 70% do nível pré-pandémico”.

Já o tráfego internacional subiu 102,4% face a outubro do ano passado, ficando a 72,1% dos níveis registados em mês homólogo de 2019, o que foi impulsionado pelo forte crescimento de todos os mercados, com especial destaque para a região da Ásia-Pacífico.

No caso das viagens internacionais, adianta a IATA, as reservas antecipadas “aumentaram para cerca de 75% dos níveis pré-pandémicos, após a reabertura anunciada por várias economias asiáticas”.

“Tradicionalmente, em outubro, estamos na temporada de viagens mais lenta no Hemisfério Norte, por isso é muito reconfortante ver que a procura e que as reservas antecipadas continuam tão fortes. É um bom presságio para a próxima temporada de inverno e para uma recuperação contínua”, afirma Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Por regiões, foi na Ásia-Pacífico que, em outubro, o tráfego aéreo internacional mais aumentou, num crescimento de 440,4% face a igual mês do ano passado, que foi mesmo o mais elevado registado entre todas as regiões no último ano, ainda que a IATA chame a atenção para o facto deste crescimento ter por base os números muito baixos de 2021. Nesta região, a capacidade cresceu também 165,6%, enquanto o load factor aumentou 39,5 pontos percentuais, para 77,7%.

No Médio Oriente, o crescimento registado em outubro foi também forte e chegou aos 114,7% face a igual mês do ano passado, enquanto a capacidade subiu 55,7% e o load factor cresceu 21,8 pontos percentuais, para 79,5%.

Na América do Norte o crescimento do tráfego de outubro foi de 106,8% face ao mesmo mês do ano passado, enquanto a capacidade registou uma subida de 54,1% e o load factor aumentou 21,4 pontos percentuais, fixando-se nos 83,8%.

Na América Latina, por sua vez, outubro trouxe um crescimento de 85,3% no tráfego aéreo face ao mesmo mês do ano passado, enquanto a capacidade subiu 66,6% e o load factor aumentou 8,7 pontos percentuais, para 86,0%, o mais alto entre todas as regiões.

Em África, o crescimento do tráfego aéreo de outubro chegou aos 84,5% em comparação com outubro do ano passado e a capacidade subiu 46,9%, enquanto o load factor cresceu 14,5 pontos percentuais, para 71,3%, o mais baixo entre todas as regiões do mundo.

Já na Europa o crescimento registado em outubro foi o mais baixo entre todas as regiões e chegou apenas aos 60,8% em comparação com outubro de 2021, ainda que, nesta região, o tráfego aéreo internacional já viesse a crescer há mais tempo. Em outubro, capacidade na Europa subiu ainda 34,7% e o load factor aumentou 13,8 pontos percentuais, para 84,8%, afirmando-se como o segundo mais elevado entre todas as regiões do mundo.

“As pessoas estão desfrutando da liberdade de viajar e as empresas reconhecem a importância do transporte aéreo para seu sucesso”, acrescenta Willie Walsh, sublinhando que, a mais recente pesquisa da IATA com líderes empresariais, indica que 84% destes responsáveis não se imaginam a fazer negócios internacionais “sem acesso uma rede de transporte aéreo” e 89% acreditam mesmo que “estar perto de um aeroporto com conexões globais lhes dá uma vantagem competitiva”.

“Os governos precisam prestar atenção à mensagem de que as viagens aéreas são fundamentais para a forma como vivemos e trabalhamos. Essa realidade deve orientar as políticas para permitir que a aviação opere da maneira mais eficiente possível, ao mesmo tempo em que apoia as metas de emissões líquidas zero da indústria para 2050”, conclui o responsável da IATA.

 

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Sevenair está de regresso a São Tomé e Príncipe

Depois de ter operado entre maio e setembro de 2022, a Sevenair regressa a São Tomé e Príncipe por um período de, pelo menos, seis meses.

A Sevenair, companhia aérea portuguesa especializada em voos regionais, está de regresso a São Tomé e Príncipe, onde operou entre maio e setembro do corrente ano ao serviço da STP Airways, em regime de ACMI.

“Operámos durante quatro meses ao serviço da STP Airways, num contrato que, quer pela ligação excelente que tivemos com a STP, quer pelo retorno que obtivemos dos passageiros, correu de uma forma extremamente positiva. Infelizmente a nossa aeronave teve de se deslocar para Portugal para efetuar uma manutenção prolongada e não pudemos renovar o contrato. Mas o canal de comunicação ficou sempre aberto e conseguimos agora, fechar um novo contrato, que agrada a todos”, refere a companhia em comunicado.

Desde dia 1 de dezembro que se encontra no arquipélago uma aeronave BAe Jetstream 32, com capacidade para 19 passageiros, de matrícula CS-DVQ, e que irá operar voos para a STP Airways, em regime de ACMI, por um período de, pelo menos, seis meses.

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Norwegian liga Copenhaga a Madrid

A nova rota da Norwegian terá dois voos semanais, enquanto o voo já existente para Oslo passa a ter quatro frequências por semana.

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A Norwegian passará a ligar a capital da Dinamarca (Copenhaga) ao aeroporto de Barajas, em Madrid, com uma frequência de dois voos por semana. Ao mesmo tempo, a companhia aérea norueguesa passa a ligar Oslo a Madrid com quatro voos semanais, duplicando, assim, a frequência.

Desta forma, os voos que ligam Madrid a Copenhaga terão voos às quinta-feiras e aos domingos a partir de 22 de junho de 2023.

A ligação Madrid – Oslo, continuará a ter dois voos por semana (segundas e sextas-ferias) até 16 de junho, passando a quatro frequências (segundas, quintas, sextas-feiras e domingo) a partir de 19 de junho.

Antes da pandemia, a Norwegian ja ligava Madrid a Copenhaga, rota que regressa ao programa de voos da companhia depois de uma ausência de quase três anos.

Magnus Maursund, Group Director for Network, Pricing & Optimization da Norwegian, salienta que “a temporada de verão que acabamos de deixar mostrou que o desejo de viajar nos países nórdicos é bastante grande, e esperamos que este desenvolvimento continue em 2023. Com um aumento no número de rotas e também no volume de frequências, estamos bem preparados para atender ao aumento esperado na procura por voos da Norwegian”.

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Projeto da futura marina de Setúbal prevê acolher 600 embarcações e superiates

O projeto para a marina de Setúbal prevê que possa receber superiates com uma dimensão até 50 metros de comprimento.

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02O estudo prévio da futura marina de Setúbal, infraestrutura com capacidade para acolher 600 embarcações, incluindo superiates com 50 metros, foi apresentado recentemente pela administração portuária aos eleitos locais, como resultado de um grupo de trabalho que também envolve a Câmara Municipal.

Na sessão de apresentação, realizada nas instalações da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, salientou a “complexidade” do projeto, tendo em conta que o Estuário do Sado é uma “zona sensível” e que há necessidade de ter em consideração os seus impactes “na cidade e em particular na frente ribeirinha”, que tem vindo a ser requalificada.

“O nosso futuro comum depende muito de tudo aquilo que nós hoje temos aqui para fazer. Este é um projeto que transforma profundamente toda a zona ribeirinha da cidade e que tem influência em todo o concelho e em toda a região”, acentuou o autarca. “Naturalmente que nós gostávamos de ter visto a marina já estar em desenvolvimento há uns anos, mas sabemos da complexidade do que está em causa.”

André Martins sublinhou a necessidade de ainda serem dados passos para que do estudo prévio se passe à fase de projeto e que, depois, se atinja o “grande objetivo” de haver uma marina em Setúbal, equipamento que, como recordou, “está equacionado na nova revisão do PDM”, que espera ver ratificada em breve pelo Conselho de Ministros.

O estudo prévio, resultante do grupo de trabalho formado por técnicos municipais e da APSS, criado em 2014, prevê que a infraestrutura nasça entre o edifício do Mercado de Segunda Venda, junto da Doca dos Pescadores, e o edifício do Cais 3, junto da Doca das Fontainhas, e implique uma grande requalificação urbanística da zona envolvente à marina.

Prevê-se que a marina, que pretende ser uma infraestrutura de excelência de apoio à náutica de recreio, possa receber superiates com uma dimensão até 50 metros de comprimento.

O estudo prevê ainda a melhoria das condições para acolher navios de cruzeiro de pequena dimensão, incluindo a implementação de uma gare de passageiros no edifício do Mercado de Segunda Venda, e a disponibilização de uma área exclusiva para a operação de embarcações marítimo-turísticas.

Concurso internacional num ano
A intenção é lançar o concurso público internacional no prazo de um ano, após a conclusão da Proposta de Definição de Âmbito (PDA) do Estudo de Impacte Ambiental, também apresentada na sessão, e do desenvolvimento de todo o processo de avaliação de impacte ambiental do projeto. Até lá serão realizadas reuniões com entidades interessadas no projeto, nomeadamente ligadas aos setores da náutica e do turismo, do ambiente e da pesca com o objetivo de recolher contributos.

Após referir que o grupo de trabalho permite “encontrar as melhores soluções para a cidade e para a atividade portuária”, André Martins destacou a “visão e entendimento” existente entre a autarquia e a APSS e manifestou o desejo de que “este trabalho continue e que as zonas que ainda precisam de ser requalificadas possam vir a sê-lo”, numa perspetiva de “ligação harmoniosa” da cidade ao rio para usufruto da população.

O autarca reconheceu que a atividade portuária tem impactes, mas salientou “o trabalho que tem sido desenvolvido no sentido de minorar esses efeitos” e de estabelecer, “de uma forma clara”, quais as áreas em que a cidade pode usufruir do rio e as que estão dedicadas à atividade portuária.

O presidente do conselho de administração da APSS, Carlos Correia, considerou que, numa altura em que o porto se prepara para celebrar o seu centenário, em 18 de dezembro de 2023, este é “um projeto de enorme relevância para a APSS, para a Câmara Municipal de Setúbal e para a região”.

Segundo Carlos Correia, “o porto de Setúbal tem um papel fundamental na captação e valorização da náutica de recreio e do turismo na cidade e na região, tirando partido das condições naturais únicas do Estuário do Sado e da Serra da Arrábida”, e pretende promover “uma melhor integração na área urbana envolvente”, com a “melhoria da qualidade dos espaços urbanos para usufruto” de setubalenses e visitantes.

O administrador recordou que os estudos para a futura concessão à iniciativa privada da construção e exploração da marina foram desenvolvidos em parceria com a Câmara Municipal e que uma marina com “condições de excelência para o acolhimento de um maior número de embarcações e de uma série de serviços de qualidade” é um objetivo estratégico da APSS e contribui para o desenvolvimento da atividade do turismo náutico.

Quanto à atividade de cruzeiros e mega-iates, “setor de enorme relevância ao nível do desenvolvimento turístico local”, está a ser ultimado o processo de certificação no cais de acostagem do molhe exterior da Doca dos Pescadores, enquanto se encontram em análise várias possibilidades de instalação de áreas de apoio para os passageiros, com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Alfândega e a Polícia Marítima.

“O licenciamento de um espaço com mais de 50 mil metros quadrados, em Santa Catarina, para implementação de um centro náutico de excelência, que irá disponibilizar um conjunto de serviços complementares à futura marina de Setúbal”, é outro projeto destacado por Carlos Correia, que vê na Câmara Municipal “um parceiro determinante” e assegura que os projetos da APSS são sempre baseados “na defesa e salvaguarda das questões ambientais”.

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Nova edição: Entrevistas APAVT, SETCS, TPNP, FITUR, Emirates e Réveillon

A próxima edição do jornal Publituris publica neste número várias entrevistas. A primeira é ao presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, a poucos dias do 47. Congresso da associação. Entrevistados foram, também, Rita Marques, na altura ainda SETCS, e Luís Pedro Martins, presidente do TPNP, por altura do WTM London, bem como Maria Valcare, diretora da FITUR, e David Quito, country manager da Emirates. O dossier desta edição é dedicado ao “Réveillon”.

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A próxima edição do jornal Publituris faz capa com uma entrevista a Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT), a poucos dias do arranque do 47.º Congresso da associação que se realiza nos Açores, de 8 a 11 de dezembro.

Ao Publituris, Pedro Costa Ferreira admitiu não acreditar que 2023 acompanhe o crescimento do setor do turismo registado em 2022, até porque “incerteza” é a palavra-chave para o ano que vem. Também para 2023 não é esperada uma decisão relativamente ao novo aeroporto, embora saliente que, antes de uma primeira reunião da Comissão de Acompanhamento, a localização já esteja decidida, uma vez que há que defenda Alcochete.

No que diz respeito à TAP, o presidente da APAVT diz que o que a associação “precisa, é de uma TAP que consiga desenvolver o processo de crescimento e que consiga segurar o ‘hub’ português”, além de “ter êxito no processo de recuperação”.

O Publituris marcou presença, enquanto Media Partner, no World Travel Market London 2022. Nas inúmeras conferências realizadas durante o evento, não faltaram temas como os recursos humanos, tecnologia, sustentabilidade, os “novos” turistas” e o “novo” turismo. Contudo, a palavra “incerteza” esteve presente em todos os painéis num evento marcado pela necessidade de “repensar o turismo”.

Entrevistada imediatamente após o final da Conferência dos Ministros do Turismo, durante o World Travel Market London 2022 (WTM), a agora ex-secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Rita Marques, entretanto substituída por Nuno Jorge Cardona Fazenda de Almeida, admitiu que “em momento algum identificamos a necessidade, depois de dois anos volvidos de pandemia, de melhorar ou alterar substancialmente a nossa estratégia”. Por isso, o otimismo para 2022 é grande e a possibilidade de se atingir os 20 mil milhões de euros em receitas é ainda maior.

Provavelmente na última entrevista que deu enquanto SETCS, Rita Marques salientou que, “mais do que ‘rethink tourism’, o que temos de fazer é execute the strategy’. Agora será outro a executá-la.

Também durante o WTM 2022, falámos com Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), que admitiu que o turismo está “finalmente de regresso”. A poucos dias de receber o prémio ‘Gold Trophy’ pelo filme promocional ‘The Majestic Adventures of Ofelia de Souza’, nos New York Festival TV & Film Awards, salientou que, sem guerra a região estaria a crescer a “números incríveis”. Contudo reconhece que “é importante não esquecer a necessidade de manter um plano B, porque não havendo uma pandemia, há uma guerra e haverá uma retração de muitas economias”.

Ainda na seção “Meeting Industry”, e a menos de dois meses do arranque do evento que dá o pontapé de saída no universo das feiras de turismo no mundo, Maria Valcare, diretora da FITUR, diz que “o fio condutor comum a tudo o que a FITUR mostra, é o crescimento sustentável”. Com várias FITUR dentro da FITUR, a novidade da edição de 2023 está na aposta no turismo desportivo com a FITUR Sports.

O “dossier” desta edição é dedicado ao Réveillon, momento alto para o turismo, que começa a ressentir-se do aumento dos preços provocado pela inflação, mas não no que à venda de viagens de Fim de Ano diz respeito. O Publituris conversou com oito operadores turísticos e agências de viagens, que garantem o crescimento da procura por programas nesta época muito desejada para destinos como a Madeira, Brasil e Cabo Verde. Num contexto de crise, o setor torna-se mais competitivo, mas “continua a existir mercado para todo o tipo de produtos”.

Constrangido por “limitações económicas e pandémicas”, o viajante português manifesta preocupação pelos grandes fluxos de passageiros nos aeroportos, taxas de ocupação das companhias aéreas e dos hotéis e, especialmente, pela questão da segurança sanitária (e agora também física) dos destinos a eleger. Agências e operadores “reajustam a oferta à procura expectável”, em função da “disponibilidade e necessidades dos clientes” que, “mais seletivos e exigentes”, não dispensam a celebração com jantar e festa caraterística do Réveillon.

E a um mês da grande festa que celebra a Passagem de Ano em quase todo o mundo, a Publituris reúne algumas das melhores programações turísticas que para o Réveillon 2022.

Nos “Transportes”, a comemorar uma década em Portugal, a Emirates está a viver um período positivo e a registar taxas de ocupação elevadas na rota de Lisboa, que volta a contar com dois voos diários.

David Quito, country manager da Emirates para Portugal, admite que “Portugal é, hoje, um destino fundamental para a Emirates, apesar do período negro da pandemia”.

Além dos “Check-in”, as opiniões desta edição pertencem a Jaime Quesado (economista e gestor), Miguel Mello do Rego (Allianz Partners Portugal), Sílvia Dias (Savoy Signature), Pedro Castro (SkyExpert), contando ainda com o “Observatório”, de António Paquete (economista e consultor de empresa), e de uma “Análise” de Luiz S. Marques (Dreams – Universidade Lusófona).

Boas leituras!

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Edição digital: Entrevistas APAVT, SETCS, TPNP, FITUR, Emirates e Réveillon

A próxima edição do jornal Publituris publica neste número várias entrevistas. A primeira é ao presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, a poucos dias do 47. Congresso da associação. Entrevistados foram, também, Rita Marques, na altura ainda SETCS, e Luís Pedro Martins, presidente do TPNP, por altura do WTM London, bem como Maria Valcare, diretora da FITUR, e David Quito, country manager da Emirates. O dossier desta edição é dedicado ao “Réveillon”.

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A próxima edição do jornal Publituris faz capa com uma entrevista a Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT), a poucos dias do arranque do 47.º Congresso da associação que se realiza nos Açores, de 8 a 11 de dezembro.

Ao Publituris, Pedro Costa Ferreira admitiu não acreditar que 2023 acompanhe o crescimento do setor do turismo registado em 2022, até porque “incerteza” é a palavra-chave para o ano que vem. Também para 2023 não é esperada uma decisão relativamente ao novo aeroporto, embora saliente que, antes de uma primeira reunião da Comissão de Acompanhamento, a localização já esteja decidida, uma vez que há que defenda Alcochete.

No que diz respeito à TAP, o presidente da APAVT diz que o que a associação “precisa, é de uma TAP que consiga desenvolver o processo de crescimento e que consiga segurar o ‘hub’ português”, além de “ter êxito no processo de recuperação”.

O Publituris marcou presença, enquanto Media Partner, no World Travel Market London 2022. Nas inúmeras conferências realizadas durante o evento, não faltaram temas como os recursos humanos, tecnologia, sustentabilidade, os “novos” turistas” e o “novo” turismo. Contudo, a palavra “incerteza” esteve presente em todos os painéis num evento marcado pela necessidade de “repensar o turismo”.

Entrevistada imediatamente após o final da Conferência dos Ministros do Turismo, durante o World Travel Market London 2022 (WTM), a agora ex-secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Rita Marques, entretanto substituída por Nuno Jorge Cardona Fazenda de Almeida, admitiu que “em momento algum identificamos a necessidade, depois de dois anos volvidos de pandemia, de melhorar ou alterar substancialmente a nossa estratégia”. Por isso, o otimismo para 2022 é grande e a possibilidade de se atingir os 20 mil milhões de euros em receitas é ainda maior.

Provavelmente na última entrevista que deu enquanto SETCS, Rita Marques salientou que, “mais do que ‘rethink tourism’, o que temos de fazer é execute the strategy’. Agora será outro a executar essa estratégia.

Também durante o WTM 2022, falámos com Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), que admitiu que o turismo está “finalmente de regresso”. A poucos dias de receber o prémio ‘Gold Trophy’ pelo filme promocional ‘The Majestic Adventures of Ofelia de Souza’, nos New York Festival TV & Film Awards, salientou que, sem guerra a região estaria a crescer a “números incríveis”. Contudo reconhece que “é importante não esquecer a necessidade de manter um plano B, porque não havendo uma pandemia, há uma guerra e haverá uma retração de muitas economias”.

Ainda na seção “Meeting Industry”, e a menos de dois meses do arranque do evento que dá o pontapé de saída no universo das feiras de turismo no mundo, Maria Valcare, diretora da FITUR, diz que “o fio condutor comum a tudo o que a FITUR mostra, é o crescimento sustentável”. Com várias FITUR dentro da FITUR, a novidade da edição de 2023 está na aposta no turismo desportivo com a FITUR Sports.

O “dossier” desta edição é dedicado ao Réveillon, momento alto para o turismo, que começa a ressentir-se do aumento dos preços provocado pela inflação, mas não no que à venda de viagens de Fim de Ano diz respeito. O Publituris conversou com oito operadores turísticos e agências de viagens, que garantem o crescimento da procura por programas nesta época muito desejada para destinos como a Madeira, Brasil e Cabo Verde. Num contexto de crise, o setor torna-se mais competitivo, mas “continua a existir mercado para todo o tipo de produtos”.

Constrangido por “limitações económicas e pandémicas”, o viajante português manifesta preocupação pelos grandes fluxos de passageiros nos aeroportos, taxas de ocupação das companhias aéreas e dos hotéis e, especialmente, pela questão da segurança sanitária (e agora também física) dos destinos a eleger. Agências e operadores “reajustam a oferta à procura expectável”, em função da “disponibilidade e necessidades dos clientes” que, “mais seletivos e exigentes”, não dispensam a celebração com jantar e festa caraterística do Réveillon.

E a um mês da grande festa que celebra a Passagem de Ano em quase todo o mundo, a Publituris reúne algumas das melhores programações turísticas que para o Réveillon 2022.

Nos “Transportes”, a comemorar uma década em Portugal, a Emirates está a viver um período positivo e a registar taxas de ocupação elevadas na rota de Lisboa, que volta a contar com dois voos diários.

David Quito, country manager da Emirates para Portugal, admite que “Portugal é, hoje, um destino fundamental para a Emirates, apesar do período negro da pandemia”.

Além dos “Check-in”, as opiniões desta edição pertencem a Jaime Quesado (economista e gestor), Miguel Mello do Rego (Allianz Partners Portugal), Sílvia Dias (Savoy Signature), Pedro Castro (SkyExpert), contando ainda com o “Observatório”, de António Paquete (economista e consultor de empresa), e de uma “Análise” de Luiz S. Marques (Dreams – Universidade Lusófona).

Boas leituras!

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Turkish Airlines lança Gift Card

A Turkish Airlines lançou um novo serviço, o Gift Card, que pode ser carregado com o valor pretendido e oferecido a amigos ou familiares.

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A Turkish Airlines lançou um novo serviço, o Gift Card, que pode ser carregado com o valor pretendido e oferecido a amigos ou familiares, informou a companhia aérea turca em comunicado.

“Com este serviço, a companhia aérea permite que cada pessoa possa oferecer um cartão presente personalizado aos seus familiares e amigos, carregando-o com o valor pretendido”, lê-se no comunicado divulgado pela transportadora turca.

O Gift Card da Turkish Airlines tem uma validade de dois anos, só pode ser adquirido através da app ou do website da companhia aérea e é válido apenas para produtos e serviços determinados pela Turkish Airlines.

Todas as condições do Gift Card podem ser consultadas online aqui.

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