Fotos de banco de imagens por Vecteezy
Candidaturas ao programa Check-In já estão abertas e decorrem até 6 de fevereiro
Programa da Nova SBE e do Turismo de Portugal, que visa preparar as empresas do setor para a digitalização e torná-las mais resilientes para o futuro, arranca a 28 de março,

Publituris
Governo procura assegurar “manutenção da importância estratégica” da TAP para o país na área dos transportes
44% das agências de viagens portuguesas foram formadas nos últimos cinco anos
Cuba ganha destaque na próxima experiência da B travel Xperience Lisboa
Fórum Oceano vai cooperar com a OMT na adoção das melhores práticas ambientais e de sustentabilidade
Já se encontram a decorrer as inscrições para a 2ª edição do programa Check-In – Tourism Innovation on Campus, iniciativa que visa ajudar as PME a vingarem na nova era do turismo e a tornarem-se digitais, promovida por dois institutos da Nova SBE, em parceria com o Turismo de Portugal.
As candidaturas podem ser apresentadas até 6 de fevereiro e, segundo um comunicado da Nova SBE, está previsto que o arranque da nova edição do programa Check-in aconteça a 28 de março, com o evento imersivo Matchmaking.
De acordo com o comunicado divulgado pelo estabelecimento de ensino superior, com a pandemia da COVID-19, o turismo precisa de “avançar rapidamente para uma recuperação sustentada”, o que passa pela intensificação da digitalização das empresas e da força de trabalho do setor, de forma a torná-lo “mais resiliente”.
“Nesta nova era do Turismo as tecnologias digitais precisam ser usadas para aumentar a segurança e confiança dos viajantes e, ao mesmo tempo, repensar o sector de forma integrada e sinergética”, aponta a Nova SBE, que diz que este é “ainda o momento de redesenhar e ajustar as políticas e a gestão do turismo, inclusive através de uma maior diversificação, produtos mais inovadores e a revitalização das áreas rurais”, numa reconstrução do setor em que a inovação e a tecnologia assumem um papel principal.
“O programa Check-In – Tourism Innovation on Campus responde às necessidades mais prementes do sector e parte para a sua 2ª edição com o intuito de apoiar as startups nacionais e internacionais a co-desenvolverem as melhores soluções com experientes e reconhecidos parceiros do mercado, com o objetivo de as colocarem à disposição do setor das Viagens e Turismo. Para tal, as startups integradas no programa são capacitadas com as ferramentas e o mindset necessários para enfrentarem os seus desafios”, acrescenta a Nova SBE.
As startups participantes podem também vir a integrar o ecossistema de inovação da Nova SBE, através da comunidade de startups do Haddad Entrepreneurship Institute, que irá permitir uma maior aproximação das startups aos alunos, recursos e network da Escola.
No total, o programa conta, nesta segunda edição, com a participação de 18 parceiros de várias áreas do turismo, 15 dos quais já integraram a primeira edição do programa, dando agora continuidade à parceria “pelas mais valias de inovação e disrupção que encontram nos projetos e sinergias que são potenciadas”.
Amazing Evolution, Boost, Campigir, Cityrama, Visit Cascais, Details Hotels & Resorts, FeelsLikeHome, Go4Travel, GuestCentric, HotelShop, Osiris, Nonius Hospitality Technlogy, PortugalTrails, Selina Hotels, Top Atlântico, TravelStore, United Hotels of Portugal e Parques de Sintra são, nesta edição, os parceiros do programa Check-In.
As candidaturas devem ser enviadas até 6 de fevereiro, sendo que, até 27 de março, decorre a fase de pré-seleção de startups elegíveis, à qual se segue o arranque do programa, no dia 28, com a imersão Matchmaking, na qual, durante três dias, as empresas vão dar a conhecer as suas ideias para os projetos-pilotos, que vão posteriormente ser desenvolvidos ao longo de três meses.
“Digitalização e Personalização, Experiência Integral e Aprimorada e EcoTravel são as áreas de desafio a que a 2ª edição do programa procura responder com novas soluções, prevendo-se que em junho sejam apresentadas no Demo Day”, acrescenta a Nova SBE.
Recorde-se que o programa Check-in é promovido pelo Haddad Entrepreneurship Institute em cooperação com o Westmont Institute of Tourism and Hospitality, ambos institutos da Nova SBE, em parceria com o Turismo de Portugal.