Movimento de passageiros no aeroporto de Munique aumenta 12% em 2021
Depois dos números de 2021, os responsáveis pelo aeroporto de Munique (Alemanha) admitem um ano de 2022 melhor, até porque “as pessoas querem viajar novamente”.

Victor Jorge
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
O número de passageiros no aeroporto de Munique, em 2021, aumentou mais de 12% para cerca de 12,5 milhões, em comparação com o ano de 2020, indicado a administração da infraestrutura que, só no segundo trimestre do ano passado, movimentaram-se 10,3 milhões de pessoas. Em termos de valor global, o aumento foi de 1,4 milhões de passageiros face a 2020.
No que toca ao movimento de aeronaves, a administração do aeroporto de Munique revela que aumentou 4% em descolagens e aterragens face a 2020.
“Os números de tráfego de 2021 para o aeroporto de Munique são ainda fortemente marcados pelos efeitos da pandemia de COVID-19”. Em comunicado, a administração refere que, “se o aumento face a 2020 foi superior a 12% e 1,4 milhão, esse volume de passageiros representa apenas um pouco mais de um quarto dos resultados recordes do aeroporto para 2019 antes da pandemia”.
Certo é que os responsáveis pelo aeroporto notam “uma tendência positiva no tráfego ao longo de 2021”. A procura foi significativamente mais alta no segundo semestre, à medida que se deu a eliminação de muitas restrições às viagens internacionais. “Enquanto apenas 2,2 milhões de passageiros foram contados no aeroporto de Munique nos primeiros seis meses, o segundo semestre do ano registou um tráfego de 10,3 milhões de viajantes. Somente em outubro de 2021, mês de maior tráfego, o aeroporto registou o mesmo número de passageiros de todo o primeiro semestre do ano”, salientam os responsáveis do aeroporto.
Jost Lammers, CEO do aeroporto de Munique, admite que, assim que a situação da pandemia permitir, “as pessoas querem viajar novamente”. Lammers diz ainda que. “mesmo que as próximas semanas ainda sejam desafiadoras, considerando o impacto antecipado da variante Ómicron, vemos excelentes perspetivas para outro aumento considerável nos voos e na procura de passageiros na programação de voos do verão”.
Uma indicação da rapidez com que o tráfego aéreo pode recuperar, após a eliminação das restrições de viagem, também pode ser vista comparando os resultados de dezembro de 2020 e 2021: enquanto apenas 245.000 passageiros foram contados em Munique em dezembro de 2020, esse número já era mais de seis vezes maior em 1,5 milhão de passageiros um ano depois. Um total de aproximadamente 153.000 decolagens e aterragens ocorreram em 2021. Isso representa um aumento de 6.000 movimentos de aeronaves em mais de 4% em relação ao ano anterior.