AHRESP quer que certificado digital seja suficiente no Natal e réveillon devido a falta de testes
A AHRESP diz que a escassez de testes e as dificuldades em realizá-los, “vão levar ao afastamento dos clientes dos espaços onde os testes serão obrigatórios”.

Publituris
AHRESP quer fim das restrições com certificados e testes
AHRESP defende acesso ao Fundo de Capitalização e Resiliência independente das quebras de faturação
AHRESP quer descida temporária do IVA no próximo Orçamento do Estado
AHRESP considera positivas medidas do OE 2017
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRES) veio esta quinta-feira, 23 de dezembro, apelar ao Governo para que o certificado digital de vacinação seja suficiente para acesso aos estabelecimentos de alojamento turístico e restauração no Natal e réveillon, uma vez que a falta de testes e a dificuldade em os realizar “vão levar ao afastamento dos clientes dos espaços onde os testes serão obrigatórios”.
“A manifesta escassez de testes, aliada à dificuldade com que as pessoas se têm deparado quando pretendem realizar os testes à COVID-19, nomeadamente os insuficientes postos e as extensas filas que se têm verificado quer nos postos de testagem, quer nas farmácias, constituem um forte desincentivo à testagem e vão levar ao afastamento dos clientes dos espaços onde os testes serão obrigatórios”, defende a associação.
Num comunicado enviado à imprensa, a AHRESP sublinha que, no caso dos estabelecimentos de alojamento turístico e restauração, já se “registam cancelamentos de reservas para o período de Natal e de Fim de Ano” devido às novas restrições, que entram em vigor no sábado, 25 de dezembro.
“Sendo manifesta esta falta de resposta por parte do Estado ao nível dos testes e da testagem, a AHRESP apela ao Governo para que neste período seja suficiente exibir o Certificado Digital COVID da UE, para aceder a estes espaços”, conclui a associação.
Recorde-se que o Governo anunciou terça-feira, 21 de dezembro, o encerramento das discotecas, bares, creches e ATL já a partir do próximo sábado, 25 de dezembro, assim como o regresso do teletrabalho, passando ainda a ser necessário a apresentação de um teste negativo à COVID-19 para acesso aos estabelecimentos de hotelaria e alojamento.
Nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro e 01 de janeiro é ainda obrigatória a apresentação de teste negativo para acesso a estabelecimentos de restauração, casinos, bem como festas de passagem de ano.