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Dinamarca e Noruega apertam restrições

Com aumentos no número de infeções, Dinamarca e Noruega resolveram “apertar” um pouco mais as medidas para a quadra natalícia.

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Com aumentos no número de infeções, Dinamarca e Noruega resolveram “apertar” um pouco mais as medidas para a quadra natalícia.

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Depois da Alemanha, Países Baixos e outros países europeus, é a vez da Noruega e Dinamarca fecharem portas. Embora não apareçam como os países com piores resultados em termos de infeção e mortes, a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, em resposta ao que pode ser um problema de saúde, decidiu fechar teatros, cinemas e salas de concerto, bem como parques de diversões, centros de convenções e museus.

Na Noruega, as medidas tomadas pelo Governo, são semelhantes, embora os números apresentados pela Dinamarca sejam maiores.

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A Dinamarca teve um novo recorde histórico de casos na passada sexta-feira, com mais de 11.000 infeções registadas nas últimas 24 horas, incluindo um novo recorde de mais de 2.500 da variante Ómicron.

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De acordo com a chefe do executivo dinamarquês, “o nosso objetivo continua a ser manter a sociedade o mais aberta possível”, excluindo bloqueios como os da primavera de 2020, “porque temos vacinas”.

Certo é que o feriado de Natal foi estendido para conter o aumento de casos.

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Renova aposta no Turismo Industrial e quer aderir à Rota Europeia do Património Industrial

A Renova assinou protocolos estratégicos no âmbito do Turismo Industrial e submeteu a candidatura para integrar a Rota Europeia do Património Industrial, com o objetivo de “estruturar a oferta turística industrial” e divulgar a marca e o seu património industrial.

A Renova assinou protocolos estratégicos no âmbito do Turismo Industrial e submeteu a candidatura para integrar a Rota Europeia do Património Industrial, com o objetivo de “estruturar a oferta turística industrial e aproximar ainda mais os cidadãos da atividade da marca e do seu património industrial”.

Num comunicado enviado à imprensa, a Renova explica que há décadas que promove visitas às suas instalações industriais em Torres Novas, numa visita guiada e gratuita, que “permite conhecer todo o processo produtivo e logístico da marca”.

“Anualmente, cerca de 8.000 visitantes descobrem os bastidores da empresa”, refere a Renova, que defende que a sua fábrica fundacional é um “tesouro singular que a empresa pretende valorizar e preservar como santuário natural e espaço privilegiado para a investigação científica”.

A Renova diz ainda que esta aposta pretende também “impulsionar o Turismo Industrial na região Centro”, uma vez que prevê também a “colaboração com outras marcas e parceiros já estabelecidos nessa área”, cuja oferta conjunta está já reunida no Roteiro de Turismo Industrial da região Centro.

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Espanha deve bater novo recorde e receber 98M de turistas internacionais em 2025

Espanha deverá atingir um novo recorde no número de visitantes internacionais em 2025, estima a consultora Andersen Consulting, que prevê que o país receba 98 milhões de turistas estrangeiros e some perto de 136 mil milhões de euros em receitas turísticas.

Espanha deverá atingir um novo recorde no número de visitantes internacionais em 2025, estima a consultora Andersen Consulting, que prevê que o país receba 98 milhões de turistas estrangeiros e some perto de 136 mil milhões de euros em receitas turísticas, desde que “o ambiente macroeconômico e a situação geopolítica não evoluam de forma muito desfavorável”.

De acordo com o jornal espanhol Hosteltur, que cita os dados do Barómetro de Turismo da Andersen Consulting, Espanha deverá receber mais quatro milhões de turistas internacionais face ao apurado em 2024, quando o país vizinho somou 94 milhões de turistas estrangeiros.

A continuação dos conflitos armados, que levam muitos viajantes a deixar de aproveitar suas férias em outros países, é um dos motivos apontados para o crescimento de visitantes internacionais previsto para Espanha este ano.

Ángel García Butragueño, diretor de Turismo da Andersen Consulting, explica que as previsões “dependem muito da situação geopolítica mundial, que mostra nuvens escuras no horizonte, com os economistas a preverem uma possível recessão devido ao conflito tarifário, mas onde é muito possível que a Espanha volte a aumentar seus números de turistas estrangeiros”.

Gastos turísticos devem aumentar 7,5%

Tal como o número de turistas internacionais, também os gastos destes viajantes devem aumentar ao longo deste ano, com a Andersen Consulting a prever um crescimento de 7,5% neste indicador, que deverá passar para 135,8 mil milhões de euros.

A consultora nota que o crescimento nos gastos dos turistas internacionais em Espanha segue a tendência que já tinha sido apurada em 2024, quando este indicador aumentou 16,1%, totalizando mais de 126,2 mil milhões de euros.

O aumento dos gastos, acrescenta a consultora, deve-se essencialmente a dois fatores: o aumento do número de viajantes e ao aumento do seu poder de compra, o que tem levado a um aumento de preços generalizado no turismo espanhol.

As previsões indicam, por isso, que o Turismo vai continuar a ser um setor prioritário para a economia espanhola, esperando-se que atinja os 15% do PIB e gere 20% de empregos diretos e indiretos nas próximas décadas.

Apesar das expectativas positivas, José Manuel Brell, sócio responsável pela área de Estudos e Modelos Quantitativos e Indústria de Turismo e Lazer da Andersen Consulting, realça que existem “muitos desafios” que o país vizinho deve ainda superar para alcançar um modelo verdadeiramente sustentável.

 

 

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Living Tours reforça frota automóvel e amplia operação em Lisboa

As novas viaturas da Living Tours em Lisboa têm capacidade para nove passageiros, “garantem um alto padrão de conforto e segurança” e vão ser utilizadas na realização de “tours e experiências de operação regular e serviços personalizados para pequenos grupos”.

A Living Tours adquiriu seis novas viaturas da marca Mercedes-Benz para expandir a sua operação própria em Lisboa, onde a empresa começou a operar no ano passado e que merece um balanço positivo.

“Com um balanço bastante positivo, a empresa reforça agora o investimento na capital com seis novas Mercedes-Benz Vito Tourer Pro Longo, fornecidas pelo seu parceiro de longa data, a Sociedade Comercial C. Santos”, informa a Living Tours, em comunicado.

As novas viaturas, com capacidade para nove passageiros, “garantem um alto padrão de conforto e segurança, tanto a condutores como a passageiros”, refere a Living Tours, que explica que as viaturas vão ser utilizadas na realização de “tours e experiências de operação regular e serviços personalizados para pequenos grupos”.

“Com este reforço, a Living Tours aumenta para 35 o número de Mercedes-Benz Vito e Classe V ao serviço, numa frota total de mais de 60 viaturas”, refere ainda a informação enviada à imprensa.

Segundo Rui Terroso, CEO do Grupo Living Tours, o investimento na operação própria em Lisboa pretende elevar a experiência dos clientes e acompanhar o crescimento da empresa no Sul, objetivos que as novas viaturas vão ajudar a cumprir.

“O conforto e a comodidade dos nossos passageiros são fundamentais para a Living Tours. Em muitos dos nossos tours, o tempo passado a bordo acaba por ser uma parte essencial da experiência, pelo que queremos garantir que essa viagem é tão agradável quanto a chegada ao destino. Com a aquisição destas novas viaturas, conseguimos assegurar que cada trajeto reflete a qualidade e o padrão de serviço que já nos definem”, explica o responsável.

Experiências imersivas em história, arquitetura e gastronomia em Lisboa, Sintra, Cascais e Óbidos, passeios a cavalo e degustações de vinhos na Arrábida, roteiros para Fátima e para a Nazaré, assim como tours enogastronómicos com partida de Lisboa para as regiões do Alentejo, Sintra, Lisboa e Vale do Tejo, são algumas das propostas da Living Tours em Lisboa.

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Cuba “pode transformar e fazer coisas diferentes com os recursos que temos” desafia o primeiro-ministro

Cuba pode “transformar e fazer coisas diferentes com os recursos que temos”, é a convicção do seu primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz, que falava, recentemente, aos trabalhadores do turismo, para realçar que “é hora de inovar se quisermos ser competitivos no setor”, numa tentativa do governo de transformar a gestão do turismo a fim de recuperar os padrões e a competitividade de Cuba como destino.

O primeiro-ministro cubano disse, citado pela imprensa cubana, que “é hora de inovar se quisermos ser competitivos no setor”, questionando: “O que mais podemos fazer para recuperar o turismo tendo em conta o cenário de economia de guerra pelo qual o país está a passar? Como podemos quebrar o círculo vicioso de que, devido à falta de financiamento, há problemas na qualidade dos serviços? Como podemos realmente fortalecer a locomotiva da economia cubana?  Estas foram algumas das questões que nortearam uma reunião entre o primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz e os trabalhadores do setor do turismo.

O chefe do governo cubano insistiu na urgência de procurar soluções baseadas em ciência e inovação, “se quisermos ser competitivos”. Pediu o aperfeiçoamento de métodos e a geração de mais receitas, bem como o redesenho de produtos, o fortalecimento da atividade empresarial, a consolidação das cadeias de produção e a promoção da autogestão.

Refletiu sobre o valor de “transformar e fazer coisas diferentes com os recursos que temos”, e falou também sobre outros conceitos-chave, como o papel do marketing e das agências de viagens, o cuidado com a cultura do detalhe, o atendimento às necessidades dos clientes, a formação de recursos humanos e a melhoria do ambiente de trabalho.

Marrero Cruz argumentou, ainda, segundo referem os órgãos de comunicação local, que os recursos humanos fazem a diferença no setor e pediu que “trabalhemos todos os dias para identificar como é a comunicação interna na instituição: do chefe para o funcionário e vice-versa, um grande problema que temos de resolver”, ressalvou.

A responsabilidade social também foi discutida na reunião. Vários participantes aludiram à atenção dada às comunidades em transformação, bem como à geração de oportunidades de emprego e de auto-aperfeiçoamento, especialmente para os jovens.

A reunião veio na sequência de um processo indicado presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, para debater com os trabalhadores sobre como transformar a gestão do turismo a fim de recuperar os padrões e a competitividade de Cuba como destino.

Neste sentido Marrero Cruz voltou a questionar. “Como é possível que, nas mesmas condições do bloqueio dos EUA e dos recursos limitados, existam instalações que fazem a diferença, enquanto outras estão à espera que os recursos caiam do céu?”, para sublinhar ser fundamental começar a resolver os problemas subjetivos e, em tudo isso, “o papel das direções, em todos os níveis, é primordial”, acrescentando que, o que é decisivo é “a capacidade do líder de se comunicar com seu coletivo, de uni-lo e de colocar toda a inteligência coletiva para transformar”, pois “estes são tempos de raciocínio, de escuta, de explicação”.

“Diante das dificuldades atuais, não podemos limitar-nos a apenas resistir, mas temos de desenvolver para realmente transformar o turismo na locomotiva da economia nacional. Vivemos em uma economia de guerra, numa situação extremamente complexa, e há uma necessidade urgente de que o turismo se recupere, volte a gerar a moeda estrangeira que o país exige e, assim, contribua para maiores benefícios para os trabalhadores e para nossa sociedade”.

O Escritório Nacional de Estatística e Informação da República de Cuba (ONEI) acaba de publicar os seus dados mais recentes sobre o turismo, que indicam que até outubro de 2024, o país recebeu 2.490.770 viajantes estrangeiros, o que representa 96,1% da quantidade registada no mesmo período de 2023 (equivalente a 101.256 turistas a menos), não conseguindo alcançar a cifra planeada de três milhões de visitantes estrangeiros este ano.

A ONEI aponta como principais mercados para origem de turistas destinados ao arquipélago o Canadá, com 97,1% de crescimento em relação a 2023, seguido pela comunidade cubana no exterior (82,2%), federação russa (107,0%), Estados Unidos (90,6%), Espanha (73,1%) e México (103,7%), Alemanha (95,2%), França (90,9%), Argentina (97,4%) e Itália (84,4%).

Por sua vez, o Ministério do Turismo de Cuba (Mintur) relatou recentemente elementos que indicam um amplo sentido de esperança para o aumento do turismo na ilha. Há oito agências nacionais para receção com experiência na elaboração de pacotes turísticos sob medida.

O setor na ilha conta com uma rede hoteleira renovada com mais de 80 mil quartos, 75% dos quais são instalações de quatro e cinco estrelas, e a presença na administração hoteleira de 18 cadeias estrangeiras reconhecidas internacionalmente.

Atualmente, há 57 companhias aéreas a operar para Cuba, provenientes de 32 países. A Corporação Cubana de Aviação Civil está a trabalhar para recuperar as operações de 2019, para as quais existe uma política de incentivos para as companhias aéreas.

Até o momento, Cuba opera com 24 joint ventures criadas em território nacional para a construção de novos empreendimentos hoteleiros e imobiliários associados ao turismo. Destas, quatro estão destinadas ao desenvolvimento imobiliário, 15 realizaram investimentos e estão em operação, 13 delas sob contratos de administração e comercialização, representando 4.705 quartos em operação.

Até o momento, foram aprovados 128 contratos de administração e comercialização de hotéis e serviços com 18 marcas estrangeiras para a administração de 153 hotéis com 56.928 quartos, representando 65% do número total no país.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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A região que deixou de ser um segredo para tornar-se uma história de sucesso

André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, destacou, no discurso de boas-vindas no evento que marca os 55 anos da região de Turismo do Algarve, os números alcançados neste mais de meio século, mas, sobretudo, “a vontade de afirmar o território pela qualidade e inovação, pela preservação e valorização dos seus recursos naturais e patrimoniais, e pela criação de benefícios económicos para os residentes”.

Victor Jorge

Depois de receber, em 2024, mais de 5,2 milhões de hóspedes (+2,6%), gerar receitas diretas do alojamento turístico de 1,7 mil milhões de euros (+7,3%), do Aeroporto de Faro registar 9,8 milhões de passageiros, e o número de dormidas atingir 20,7 milhões, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, lançou os “desafios que exigem respostas concretas e eficazes”.

Assim, no início das comemorações do 55.º aniversário do Turismo do Algarve, André Gomes começou por destacar a sustentabilidade, reconhecendo-a como “uma prioridade inegociável”, salientando que o setor do turismo “tem um papel fundamental na preservação dos recursos naturais, fazendo referência ao lançamento do selo de eficiência hídrica ‘Save Water’, que já permitiu uma redução de cerca de 12% no consumo de água nos empreendimentos turísticos”. Esta certificação vai agora, de resto, ser “alargada ao Alojamento Local, à animação turística, às empresas de rent-a-car e à restauração, promovendo um Algarve mais eficiente e responsável”.

Com a transformação do turismo no Algarve a ser guiada “por uma visão estratégica clara objetiva”, o Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve (PMETA 2028) estabelece os eixos “fundamentais para o futuro do setor, apostando na estruturação de produtos, na valorização da oferta, no reforço da notoriedade e na gestão da imagem do destino”, frisou André Gomes. Assim, o plano, desenvolvido com o apoio técnico da Universidade do Algarve, pretende ser “a base da atuação da região nos próximos anos” para “afirmar o território pela qualidade e inovação, pela preservação e valorização dos seus recursos naturais e patrimoniais, e pela criação de benefícios económicos para os residentes”.

Além do “Sol&Mar”, que “iniciou e fará sempre parte da história do Algarve”, o presidente do Turismo do Algarve destacou o facto da região ser “cada vez mais, um palco de referência para eventos desportivos de grande dimensão”, dando como exemplo competições como o Grande Prémio de Portugal de MotoGP, o Mundial de Superbikes, a Volta ao Algarve e o Algarve Granfondo. “A aposta na captação destes eventos e de outros eventos de incentivo ou corporativos, não só reforça a notoriedade internacional da região, como também dinamiza a economia local e alarga a procura turística ao longo do ano”, reconheceu André Gomes.

Pilar fundamental para o crescimento sustentável do Algarve, o presidente do Turismo do Algarve salientou o “reforço” do Aeroporto de Faro como “hub estratégico no turismo nacional e internacional”, indicando que, este verão, contará com 86 rotas para 75 destinos, com uma média de 821 frequências semanais, um crescimento de 8% face ao verão anterior. “Pela primeira vez, o Algarve estará ligado a 22 mercados internacionais”, referiu André Gomes, destacando os três novos mercados: Estados Unidos da América, Finlândia e Islândia.

“A aposta na conectividade transatlântica ganha um novo impulso com o reforço das ligações à América do Norte (Canadá e EUA) e o primeiro voo direto para Nova Iorque (Newark), operado pela United Airlines, que terá início a 17 de maio. Para além desta novidade, serão inauguradas mais duas novas rotas completamente inéditas, Helsínquia, com a Finnair, e Reiquiavique, com a Play Airlines, juntando-se a United Airlines, a Finnair e a Play Airlines à operação do aeroporto”, salientou André Gomes.

Sob a monotorização do Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve, o presidente da região de turismo frisou a “contribuição de uma forma responsável para a gestão do território, ao mesmo tempo que registamos através de inquéritos, não só as percepções dos nossos turistas, mas também das nossas empresas e residentes, face àqueles que são os impactos gerados pela atividade turística regional”. Nesse sentido, os resultados destacam uma avaliação amplamente positiva dos visitantes, com especial reconhecimento pela segurança, qualidade ambiental e simpatia dos residentes, com 83,8% dos turistas a manifestarem a intenção de regressar ao Algarve nos próximos cinco anos, enquanto 95,2% afirmam que recomendariam a região a outras pessoas.

A concluir, a iniciativa que marca os 55 anos da Região de Turismo do Algarve foi aproveitada, também, para o lançamento do programa “55 anos, 55 eventos”, que ao longo dos próximos meses levará a todo o território iniciativas culturais, desportivas, enogastronómicas e concertos, refletindo a riqueza e diversidade do Algarve.

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“Os números comprovam a atração crescente do Algarve”, reconhece presidente da CTP

Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), destacou, durante as comemorações do 55.º aniversário do Turismo do Algarve, “a capacidade da região de se adaptar às novas tendências e de se afirmar como um destino turístico capaz de conquistar diferentes públicos e segmentos”. No que diz respeito à realidade nacional, reconheceu que “a nova conjuntura política não é positiva para o país em geral e para as empresas em particular”.

Victor Jorge

Nas comemorações dos 55 anos da região de Turismo do Algarve, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), começou por reconhecer que, o Algarve “continua a afirmar-se como um dos principais destinos turísticos nacionais”, na medida em que, “ano após ano, recebe mais turistas nacionais e internacionais”.

E os números indicados por Francisco Calheiros falam por si: em 2024, o Algarve ultrapassou, pela primeira vez, a marca dos 5,2 milhões de hóspedes, é a região que mais dormidas gera no país, alcançando 20,7 milhões, fechou o último ano com 1,7 mil milhões de euros em proveitos (+5,5 pontos percentuais face a 2023), e o Aeroporto Gago Coutinho registou um recorde ao movimentar 9,8 milhões de passageiros.

Por isso, “apesar de algumas narrativas que surgiram no ano passado apontarem para um afastamento ou para um divórcio dos portugueses com o Algarve, os dados demonstram precisamente o contrário”, o presidente da CTP salientou “o crescimento de 1,3% no mercado nacional e de 3% no mercado internacional”.

Assim, reconheceu Francisco Calheiros, “estes números não só comprovam a atração crescente do Algarve, como também refletem a capacidade da região de se adaptar às novas tendências e de se afirmar como um destino turístico capaz de conquistar diferentes públicos e segmentos”.

Nesse sentido, o presidente da CTP frisou as previsões de crescimento do número de turistas no Algarve, sobretudo de norte-americanos, graças aos voos diretos da United Airlines, que a partir de maio irão ligar Faro a Nova Iorque.

A “diversificação da oferta e a redução da sazonalidade” na região foram, igualmente, destacadas salientando Francisco Calheiros o “investimento em diferentes formas de turismo que permitem que a região se mantenha atrativa durante todo o ano, criando oportunidades de desenvolvimento para as suas comunidades”.

Assim, “o Turismo de Natureza – com roteiros como a Rota Vicentina e a Rota do Guadiana”, mas também “a gastronomia – alicerçada na Dieta Mediterrânica” e “a importância dos grandes eventos desportivos que o Algarve tem acolhido – como o Grande Prémio de MotoGP”, representam, segundo Francisco Calheiros “uma excelente oportunidade de visibilidade internacional”.

“Estes eventos não só atraem milhares de turistas, como também posicionam o Algarve como um destino dinâmico, capaz de receber grandes competições e de gerar um impacto económico significativo”, frisou o presidente da CTP, admitindo que “este tipo de eventos reforça a imagem da região como um destino de prestígio, capaz de combinar turismo de lazer com a emoção dos grandes eventos desportivos”.

A sustentabilidade também não foi esquecida, indicando Francisco Calheiros que “o futuro será cada vez mais exigente em termos de responsabilidade ambiental e de gestão dos recursos” e, por isso, “a competitividade do Algarve dependerá da sua capacidade de gerir os seus recursos naturais de forma equilibrada, garantindo que a oferta turística continue a crescer de forma inovadora, mas sobretudo sustentável”.

Regresso à incerteza
Passando da região para a realidade nacional, Francisco Calheiros reconheceu que “continuamos a viver tempos desafiantes e sobretudo incertos”, frisando que “estamos a passar por um novo período de instabilidade política e governativa em Portugal” e que “neste momento a palavra-chave é incerteza”, já que “a nova conjuntura política com que nos deparamos não é positiva para o país em geral e para as empresas em particular, já que às incertezas de âmbito internacional se junta agora mais uma fase de instabilidade em termos nacionais.

Esperando que a situação política e governamental em Portugal seja “clarificada de forma célere”, Francisco Calheiro relembrou dossiers que espera “não serem bloqueados”, identificando investimentos que têm relação direta e indireta com a atividade turística, como é o caso da privatização da TAP, do Novo Aeroporto ou da execução do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Assim, em jeito de conclusão, ficou o aviso de que a CTP “não irá desmobilizar e continuará a insistir quanto à urgência de uma efetiva reforma do Estado, de um novo aeroporto, do TGV e da modernização da ferrovia, de uma gestão mais eficiente dos territórios”, além de “soluções para a falta de mão de obra e reforço do investimento em formação e valorização das profissões turísticas”.

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Crédito fotográfico: Câmara Municipal de Coimbra | Catarina Gralheiro
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Criado o “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau” para impulsionar turismo de negócios

O “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau”, que ficará sediado no Convento São Francisco, foi apresentado esta segunda-feira, dia 17 de março, e visa responder à crescente importância da cidade no setor dos eventos corporativos, onde já ocupa o 3º lugar nacional, apenas atrás de Lisboa e do Porto, segundo a ICCA.

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A apresentação esteve a cargo do vice-presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Francisco Veiga, do secretário executivo Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), Jorge Brito, e do presidente da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, Jorge Sampaio. A cerimónia decorreu no Convento São Francisco, que vai ser a sede desta nova estrutura, criada para fortalecer o turismo de negócios e para atrair eventos corporativos para a região.

A criação do “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau”, conforme refere notícia publicada na página oficial da autarquia, responde à crescente importância da cidade no setor dos eventos corporativos, onde já ocupa o 3º lugar nacional, apenas atrás de Lisboa e do Porto, segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). Contabilizando eventos registados e validados pela ICCA, com a participação de pelo menos 50 delegados, Coimbra posiciona-se num honroso 81º lugar europeu e 143º lugar mundial, sobretudo, devido à dinâmica do Convento São Francisco.

Este é o resultado de um trabalho que a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal desenvolveu a partir do levantamento de ativos da região para permitir o desenvolvimento e reposicionamento estratégico da região e atração de reuniões internacionais. Neste quadro, é inquestionável a importância de Coimbra, em particular do Convento São Francisco, na estruturação, na promoção e no marketing deste produto, daí o Convention Bureau designar-se “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau”, o que salvaguarda a notoriedade da cidade no referido ranking e, em simultâneo, possibilita alavancar toda a oferta do Centro de Portugal, realça a informação publicada pelo município de Coimbra.

O Convention Bureau vai ter um papel ativo na atração de congressos, promovendo Coimbra e incentivando organizadores a escolherem a cidade para os seus eventos. A estrutura oferece uma série de serviços de apoio e de contrapartidas, designadamente o conhecimento e o apoio de profissionais especializados, a elaboração de dossiês de candidatura a congressos internacionais, apresentações do destino, disponibilização de material turístico da região aos participantes, cartas de apoio e acolhimento do evento de entidades institucionais, nomeadamente autarquias,  apoio na divulgação dos eventos, ofertas de prestígio para convidados especiais e oradores, participação em fóruns, workshops, roadshows nos vários mercados internacionais e participação em feiras Internacionais, entre outras iniciativas relevantes.

O Convention Bureau também vai organizar visitas educacionais direcionadas a mercados internacionais, em colaboração com as delegações do Turismo de Portugal no exterior, com participação de buyers de referência neste segmento. Além disso, avança a notícia, está em estudo a criação de um fundo de captação para congressos internacionais, destinado a eventos com mais de 300 participantes. Outra iniciativa prevista é a análise da taxa de sucesso na captação de eventos internacionais após visitas de inspeção ao destino.

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Associação Turismo de Portimão elege novos órgãos sociais

A Associação Turismo de Portimão (ATP) acaba de eleger os novos órgãos sociais para o biénio 25/27, sob a liderança Fernando Rocha, do Grupo RR Hotels.

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Com um longo percurso ligado ao sector do turismo, Fernando Rocha, do Grupo RR Hotels, sucede a Pedro Lopes, do Grupo Pestana Hotels & Resorts, e assume a liderança de uma entidade que bem conhece, da qual foi membro dos órgãos sociais e que ajudou a fundar em 2010.

Por sua vez, Francisco Neto, do Grupo Interpass, também ele sócio fundador da ATP e com uma vasta experiência em operações turísticas, foi reeleito para mais um mandato na presidência da Mesa Assembleia Geral.

Na tomada de posse, o agora presidente da Direção sinalizou a “importância e o papel da ATP e do associativismo na necessária concertação e parceria entre as entidades publicas e os agentes económicos, na gestão e promoção dos destinos turísticos, nomeadamente do “destino Portimão”, importância essa que é reforçada pelos desafios que se avizinham por força de uma conjuntura de instabilidade internacional e pelo adensamento de preocupações sobre os impactos da indefinição política interna que se parece aproximar”.

No mesmo sentido referiu, destacando “o papel fundamental do Município de Portimão enquanto parceiro estratégico da ATP ” que “a conjuntura atual exige uma nova dinâmica e um maior envolvimento de todos, e que a ATP tem de ser um fórum onde os sectores público, e privado possam convergir e encontrar respostas que concorram para melhoria e promoção de um destino sustentável, que seja catalisador de fluxos turísticos de qualidade e que, por conseguinte, seja gerador de um impacto económico crescente na economia local”

Para o biénio 25/27, a ATP conta nos seus órgãos sociais, com um total de 18 membros representativos das mais diversas áreas económicas do concelho.

Com vista à afirmação de Portimão pela qualidade, com uma oferta de produtos turísticos diferenciados, durante todo o ano, a direção está já a desenvolver um Plano de Marketing Territorial que será apresentado oportunamente.

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Zoomarine reabre para nova temporada

O parque temático traz de volta toda a diversão e magia com que já habituou os seus visitantes com a reabertura para nova temporada, tudo isto sempre com uma mensagem importante em prol da conservação animal e seus habitats.

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O Zoomarine volta a abrir portas e promete uma nova temporada repleta de muita diversão para crianças e adultos, aliada à sensibilização para a preservação e conservação das espécies animais e ecossistemas.

Com uma programação que se estende até ao final de novembro, o Zoomarine regressa com a sua oferta única de atrações, apresentações e habitats que conquistaram o coração dos mais de 15 milhões visitantes que já passaram pelo parque. Quem visita o parque tem a oportunidade de assistir de perto às apresentações zoológicas com focas, leões marinhos, golfinhos, aves de rapina e aves tropicais. Para além destas, o espetáculo acrobático ‘Baía dos Piratas’, e a atuação musical ‘UpBeat’ apresentam novos enredos esta temporada com personagens inspiradoras e bem divertidas.

O bilhete de entrada no parque inclui ainda acesso a vários habitats zoológicos do Zoomarine, tais como o aquário ‘Oceanus’, o espaço ‘Américas’ onde irão encontrar espécies exóticas do continente americano, ou o mais recente borboletário e jardim botânico ‘Butterfly Garden’, sem esquecer os habitats de tartarugas, de cágados tropicais e da já conhecida Brutas, a jacaré residente.

A juntar a isto está ainda toda a oferta de atrações e espaços de lazer que podem ser desfrutados já nos primeiros meses de reabertura do parque, tais como a diversão de rafting ‘Jurassic River’, a mini montanha-russa ‘Buffalo’, as já habituais Roda Gigante e a ‘Manta’, assim como as sessões de cinema 4D, que este ano trazem uma surpresa em carteira: a exibição do filme de animação ‘O Urso e o Esquilo’, que conta a história de dois amigos improváveis numa viagem atribulada pelo mundo natural.

Para usufruir da experiência neste espaço de educação e diversão, os bilhetes de acesso ao parque podem ser adquiridos diretamente no website do Zoomarine – neste caso com descontos exclusivos online – na bilheteira física, ou através dos parceiros oficiais. As opções variam entre o bilhete diário, o bilhete para dois dias, podendo ainda ser adquiridos passes anuais ou voucher gifts.

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Madeira promove-se como destino de Casamentos e Luas de Mel

O lançamento oficial deste novo produto aconteceu durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, onde foi apresentado pela primeira vez o vídeo promocional dedicado a este novo segmento.

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A Associação de Promoção da Madeira (AP-Madeira) lançou, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, um vídeo promocional que pretende promover a região como destino de Casamentos e Luas de Mel.

Num comunicado enviado à imprensa, a AP-Madeira explica que a aposta neste produto surgiu porque há uma “crescente procura pelo arquipélago por parte de casais não residentes que sonham celebrar o seu casamento num destino único, fora do seu país de origem”.

Por isso, a AP-Madeira decidiu “posicionar e destacar a Madeira e o Porto Santo como destinos exclusivos e inclusivos, que oferecem experiências verdadeiramente inesquecíveis, cenários idílicos e um serviço de excelência, para a celebração destes momentos marcantes na vida de um casal”.

O lançamento oficial deste novo produto aconteceu durante a BTL, onde foi apresentado pela primeira vez o vídeo promocional dedicado a este novo segmento, que foi produzido pela Sterna e que “realça a beleza das paisagens do arquipélago não só como pano de fundo perfeito para o momento em que os noivos dizem ‘sim’, mas também como palco ideal para criar memórias especiais, quer com convidados, quer durante a lua de
mel”.

Além do vídeo, a AP-Madeira disponibilizou também uma nova secção no website oficial do Visit Madeira, dedicada aos Casamentos e Luas de Mel, onde estão concentradas todas as informações essenciais sobre a realização destes eventos no arquipélago.

Nestas páginas podem ser encontrados mais detalhes sobre os espaços para cerimónias na Região, os requisitos legais para formalizar uniões, os serviços necessários para o grande dia e ainda sugestões de atividades para desfrutar na lua de mel na Madeira e no Porto Santo.

Todas as informações estão disponíveis aqui.

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