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Europa volta a fechar

Devido ao aumento de casos da nova variante da Covid-19 a Europa tem vindo a aumentar, todos os dias, medidas de restrições. Os Países Baixos fecham mesmo.

Carolina Morgado
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Europa volta a fechar

Devido ao aumento de casos da nova variante da Covid-19 a Europa tem vindo a aumentar, todos os dias, medidas de restrições. Os Países Baixos fecham mesmo.

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Fotos de banco de imagens por Vecteezy

A Europa volta a apertar as restrições para travar o avanço da pandemia. França cancelou as festas de fim de ano. Reino Unido e Dinamarca têm medidas excecionais. Na Holanda, todas as lojas, restaurantes, bares, cinemas, museus, teatros e outros serviços não essenciais fecham até 14 de janeiro.

No Reino Unido, e principalmente em Londres, voltaram as medidas excecionais para travar a pandemia.

Na Irlanda, bares e restaurantes fecham às 20h00. A explosão de infeções devido à nova variante acionou o recolher obrigatório enquanto em França, estão canceladas as festas de Ano Novo. Foram decretadas regras mais apertadas para a vacinação, e na Alemanha, o governo recuperou planos de emergência.

A Holanda entrou em um novo lockdown desde este domingo, 19, com o objetivo de tentar conter o aumento de casos da variante Ómicron. A decisão acompanha diversas medidas e restrições dos países europeus frente ao aumento de casos impulsionado pela nova variante. O anúncio foi feito no sábado, 18, pelo primeiro-ministro Mark Rutte. Todas as lojas, restaurantes, bares, cinemas, museus, teatros e outros serviços não essenciais devem fechar até 14 de janeiro.

Entretanto, em Portugal, o Primeiro-Ministro António Costa admite que as medidas restritivas para fazer face à pandemia serão prolongadas após 9 de fevereiro.

“Se é possível antecipar o que vai ser a evolução, eu acho que devemos prever que a partir de 09 de janeiro vamos ter que ter de manter as medidas de controlo de fronteiras. Esta variante está a difundir-se muito intensamente na Europa, também em Portugal e, portanto, naturalmente, não vamos poder desarmar, vamos ter que manter ou mesmo reforçar se vier a ser necessário”, afirmou o primeiro-ministro.

O primeiro-ministro defendeu também que tem que estar preparado “para adotar qualquer medida que venha a ser necessária”, com a rapidez necessária para aumentar a prevenção de um risco de escalada na covid-19.

Por causa da Ómicron, detetada o mês passado na África Austral, a OMS calcula que o número de novos casos duplica a cada dia e meio nas regiões onde existe transmissão comunitária.

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WTTC prevê evolução superior a 250% nas reservas europeias para a Páscoa

De acordo com os dados mais recente do WTTC, o setor do europeu de viagens e turismo deverá registar uma forte evolução nas reservas para a Páscoa em relação a 2021 e pede para todas as restrições para viajantes totalmente vacinados sejam removidas.

Victor Jorge

O World Travel & Tourism Council (WTTC) revelou que as reservas para viagens intra-europeias durante o período da Páscoa aumentaram mais de 250%, enquanto as reservas de verão estão atualmente 80 % acima dos níveis de 2021.

De acordo com a ForwardKeys, parceira do WTTC, as reservas de voos intra-europeus para os movimentados períodos de Páscoa e verão aumentaram antes do ano passado, dando um “impulso bem-vindo às empresas de viagens e turismo em todo o continente”.

Durante a participação do WTTC na FITUR, a entidade que representa o setor privado global de viagens e turismo deu esperança ao setor em dificuldades.

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, salienta que “os últimos dados de reservas mostram que os europeus estão otimistas relativamente à possibilidade de viajar novamente. As reservas para a Páscoa e o verão estão fortes. A Ómicron afetou o início do ano, mas à medida que as infeções atingem o pico e os sintomas permanecem leves, as pessoas estão registando novamente”.

“Os problemas ocorrem quando os governos reagem com restrições de viagem”, admitiu a responsável, frisando que a “Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que fechar as fronteiras é inútil quando a Ómicron já é predominante na sociedade. Tudo o que faz é prejudicar a economia e os meios de subsistência”.

“De acordo com as últimas evidências científicas, embora mais transmissível, a Ómicron é menos grave e leva a menos hospitalizações e mortes. Portanto, pedimos aos governos que reduzam todas as restrições de viagem e permitam que viajantes totalmente vacinados se desloquem livremente”.

De acordo com os dados de reservas, espera-se, contudo, que as viagens intra-europeias durante a Páscoa e o verão, em 2022, tenham um desempenho abaixo dos níveis pré-pandemia em apenas 38% e 45%, respetivamente.

No entanto, à medida que os países do continente continuam a relaxar as restrições de viagem, as primeiras indicações mostram que a recuperação está a ganhar força e pode aproximar-se ainda mais dos níveis de 2019 à medida que nos aproximamos do verão.

Além disso, durante o primeiro trimestre de 2022, as viagens intra-europeias testemunharam um aumento de 275% nas reservas, enquanto os dados mais recentes de reservas mostram que as chegadas internacionais a destinos europeus terão um aumento de mais de 280%, em comparação com o mesmo período de 2021.

Espanha, por exemplo, está, segundo os dados “prestes a ser o destino mais popular para os viajantes europeus, com as chegadas intra-europeias ao país, durante o primeiro trimestre de 2022, atualmente em 320% (comparação anual), seguidas pela Turquia.

“À medida que as restrições de viagens continuam a diminuir e a confiança do consumidor continua a crescer, o setor europeu de viagens e turismo deve esperar um aumento na procura por viagens com um aumento significativo nas reservas nos próximos meses”, conclui o WTTC no comunicado.

Recorde-se que em 2019, o setor global de viagens e turismo contribuiu com quase 9,2 biliões de dólares (cerca de 8,1 biliões de euros) para a economia e representou 10,6% de todos os empregos (334 milhões).

Os números do WTTC, para 2020, quando a pandemia quase paralisou as viagens internacionais, indicam que 62 milhões de empregos foram perdidos e a contribuição do setor para o PIB global caiu 4,5 biliões de dólares (cerca de quatro biliões de euros).

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Tailândia deixa de exigir quarentena aos turistas vacinados

A partir de 01 de fevereiro, os turistas estrangeiros vacinados podem voltar a visitar a Tailândia sem necessidade de quarenta, restrição que o destino turístico tinha adotado no final de dezembro.

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A Tailândia vai voltar a isentar os viajantes vacinados da quarentena a partir de 01 de fevereiro, uma esperança para a indústria do turismo, em crise desde o início da pandemia de covid-19.

Temendo a propagação da variante Ómicron, o país restabeleceu uma quarentena obrigatória no final de dezembro, após ter reaberto, 18 meses depois, as suas fronteiras no início de novembro aos turistas vacinados, mediante a apresentação de um simples teste PCR negativo.

De todas as formas, a partir de 01 de fevereiro, os visitantes vacinados terão agora de apresentar um teste à covid-19 negativo no país de origem, fazer um segundo teste à chegada, e um no final no quinto dia, disse Taweesin Visanuyothin, porta-voz do centro de gestão do coronavírus. Os testes em solo tailandês terão de ser feitos num hotel aprovado.

Se o resultado for negativo, o viajante poderá circular livremente no país. Se houver um aumento dos casos, a situação será novamente reavaliada, disse Taweesin Visanuyothin.

Igualmente, os viajantes totalmente vacinados de qualquer país do mundo poderão solicitar, a partir de 01 de fevereiro, um Thailand Pass Test & Go com 60 dias de antecedência.

A Tailândia, antes da pandemia, era um dos destinos mais visitados do mundo por turistas internacionais, com quase 40 milhões de chegadas em 2019. Para este ano, o Ministério do Turismo estima cinco milhões de visitantes.

 

 

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Abertas candidaturas para o programa “Alentejo/Ribatejo Events”

Estão abertas, até dia 16 de fevereiro, as candidaturas para os apoios financeiros ao programa “Alentejo/Ribatejo Events” promovido pela Entidade Regional de Turismo.

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As candidaturas para um novo programa de apoios financeiros, destinado a eventos promovidos por empresas ou associações, que, pelo seu posicionamento, notoriedade e imagem, contribuam para a projeção turística dos 58 municípios que integram a região do Alentejo/Ribatejo, decorrem até 16 de fevereiro.

Promovido pela Entidade Regional de Turismo, o programa, denominado “Alentejo/Ribatejo Events”, inclui “eventos de dimensão relevante”, de acordo com o regulamento, e abrange “espetáculos de natureza artística, desportiva, cultural, animação ou de negócios”.

Os candidatos elegíveis podem submeter as candidaturas através do link https://www.visitalentejo.pt/pt/o-alentejo/quem-somos/turismo-do-alentejo-ert/candidaturas-alentejo-e-ribatejo-events-2022/ e aproveitar um incentivo não reembolsável.

Esse valor, que vai até 50% do respetivo custo e tem um limite máximo de investimento de cerca de 250 mil euros, direciona-se para as iniciativas que aconteçam entre 31 de março e 31 de dezembro deste ano.

O regulamento, que está publicado no site oficial da Entidade Regional do Turismo do Alentejo/Ribatejo, refere ainda que este programa visa a melhoria da experiência turística dos turistas nacionais e internacionais não residentes no território.

 

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Arábia Saudita transforma palácios históricos em hotéis de luxo para atrair turismo

Projeto, denominado Boutique Group, vai ser desenvolvido por fases, a primeira das quais arranca com três palácios históricos em Jeddah e Riade.

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A Arábia Saudita vai converter vários palácios históricos em hotéis de luxo, numa aposta que visa atrair o turismo internacional e viajantes com elevado poder de compra, avança a Lusa, que cita a agência oficial de notícias saudita SPA.

O projeto, denominado Boutique Group, foi apresentado pelo príncipe herdeiro saudita, Mohamed bin Salman, e vai ser financiado pelo fundo multimilionário Saudi Investment Fund, em cooperação com o sector privado, apesar de não ser conhecido o montante total do investimento.

De acordo com a SPA, esta medida visa “reavivar o património nacional com a cultura autêntica do reino e proporcionar uma experiência de hospitalidade excecional e única”.

O projeto vai ser desenvolvido por fase e, na primeira etapa, está já prevista a conversão de três palácios em hotéis de luxo, concretamente o Palácio Al Hamra, em Jeddah, que vai contar com 33 suítes e 44 ‘villas’ de luxo; Palácio Tuwaiq, em Riade, e que vai disponibilizar 40 suites e 56 ‘villas’; e ainda o Palácio Al Ahmar, na zona histórica de Riade e onde funcionou o Conselho de Ministros saudita, que vai ter 46 suítes e 25 quartos de luxo.

Todos os palácios que vão ser transformados em hotéis de luxo vão contar também com restaurantes internacionais, um ambiente relaxante, centros modernos de lazer e outros serviços exclusivos e especiais para os visitantes, segundo a SPA.

Segundo Yaser al Rumayan, responsável pelo fundo de investimento que vai financiar o projeto, o Boutique Group vai contribuir para “diversificar as oportunidades de turismo” no mercado saudita e “melhorar a posição do reino a nível regional e internacional”, como um destino turístico e cultural líder, em linha com o plano ‘visão 2030’.

A Lusa recorda que o plano do príncipe herdeiro saudita pretende modernizar o país ultraconservador, diminuindo a sua dependência do petróleo, e aumentando para 10% a contribuição do turismo para o produto interno bruto da Arábia Saudita.

Mohamed bin Salman tem anunciado vários projetos de turismo de luxo, no valor de dezenas de biliões de euros nos últimos anos, incluindo a cidade futurista Neom, no noroeste do reino, ou um conjunto de hotéis em 22 ilhas virgens no mar Vermelho.

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Nova Iorque quer relançar turismo com campanha de descontos

Visando revitalizar os setores do turismo, cultura e restauração, duramente atingidos pela pandemia do nos últimos dois anos, Nova Iorque acaba de lançar uma campanha com descontos em restaurantes, espetáculos, museus e hotéis.

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“Winter Outing” (Passeio de inverno) é o mote da campanha lançada pela cidade de Nova Iorque, com descontos em restaurantes, espetáculos, museus e hotéis, visando revitalizar os setores do turismo, cultura e restauração, duramente atingidos pela pandemia do nos últimos dois anos.

A campanha, que decorre até 13 de fevereiro, conforme escreve a AFP, inclui menus com preço fixo em cerca de 500 restaurantes em cinco bairros da cidade, dois entradas para um dos 18 espetáculos da Broadway, dos 45 museus e das visitas guiadas à escolha, bem como desconto de 22% em 130 hotéis que participam da iniciativa.

As reservas são feitas através do site nycgo.com, mas para usufruir destas ofertas, tanto os nova-iorquinos como os turistas têm de estar vacinados.

“Venha para Nova Iorque! Este é o lugar para divertir-se perto de casa!”, convidou o mayor da cidade, Eric Adams, que lançou a campanha a partir do Empire State Building, edifício que encarna a indústria do turismo e a história de Nova Iorque mais do que qualquer outro.

“Não vamos permitir que a Covid nos defina, vamos definir o nosso futuro”, referiu Eric Adams, que homenageou o turismo nacional que salvou a economia local após um dos bloqueios mais rígidos do mundo e o encerramento de fronteiras durante mais de um ano.

Em 2019, antes da pandemia, só em Nova Iorque, 400 mil pessoas trabalhavam no setor do turismo, que contribuiu com 72,2 mil milhões de dólares na economia local.

 

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Holidu elabora lista das estâncias de neve mais baratas na Europa

O motor de pesquisa para casas de férias Holidu analisou os preços de mais de 140 estâncias de neve com mais de 50 km de pistas na Europa, e elaborou uma lista das mais baratas para este inverno.

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A Holidu analisou os preços de mais de 140 estâncias de neve com mais de 50 km de pistas na Europa, e elaborou uma lista das mais baratas para este inverno.

O motor de pesquisa para casas de férias centrou-se principalmente nas três estâncias de ski mais baratas dos países mais populares dos desportos de inverno para os portugueses, nomeadamente França, Áustria e Itália.

Os custos de alojamento foram extraídos da base de dados Holidu em dezembro de 2021 com base no preço médio por pessoa (sete dias), para cada área de ski tanto para a estação alta como para a estação baixa.

Os preços dos forfaits foram recolhidos através de informações nos sites oficiais das estâncias, mas os custos de seguro de viagem ou de acidente não estão incluídos.

A plataforma indica que a estância de ski mais barata de França é Aussois, localizada perto da fronteira com a Itália (uma média de 45 euros por pessoa por dia para passe de alojamento, seguindo-se a Super Sauze (Enchastrayes), cujo preço médio são 47 euros, enquanto, a em La Norma, são os mesmo 47 euros de custo médio diário.

Em Itália, segundo esta lista, Bardonecchia, em Piemonte (71 euros), é a mais barata, seguindo-se Monterosa Ski (Alagna Valsesia/Gressoney-La-Trinité/Champoluc/Frachey) com um preço médio por dia e por pessoa, de 75 euros. Finalmente, está a Via Lattea (Sestriere/Sauze d’Oulx/San Sicario/Claviere/Montgenèvre), na provínvia de Turim, com um preço médio de 77 euros.

No que diz respeito às estâncias de desportos de inverno na Áustria, a Holidu assinala Grossglockner Heiligenblut (82 euros), Dachstein West (Gosau/Russbach/Annaberg), localizada em Tennengau, no estado de Salzburgo (88 euros), e Ski Juwel Alpbachtal Wildschönau (89 euros).

Refira-se que, devido à pandemia, este ano, alguns países de desportos de inverno têm regras mais estritas para turistas estrangeiros, exigindo, por exemplo, o reforço de vacinação para ter acesso à área de ski.

 

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Coruche: Herdade dos Concelhos transformada em centro interpretativo e turismo de natureza

Um centro interpretativo ligado à natureza e floresta, com um investimento de um milhão de euros, vai nascer na Herdade dos Concelhos, em Vila Nova da Erra (Coruche),

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Com investimento de um milhão de euros, a Câmara Municipal de Coruche aprovou o projeto de construção do Centro de Interpretação Ambiental na Herdade dos Concelhos, em Vila Nova da Erra.

A intervenção visa, conforme escreve um jornal da região, converter o espaço num centro interpretativo ligado à natureza e floresta, numa aposta da autarquia no turismo de natureza, e nas actividades lúdicas ligadas à floresta e ao ar livre.

Este centro interpretativo irá dedicar-se ao estudo da floresta, podendo servir para acolher experiências científicas na área da floresta e montado.

Integrados ainda nos projetos do município para a Vila Nova da Erra, estão também a ser realizadas obras no Largo das Festas, e construção do Centro de BTT e Parque de Caravanismo.

A intervenção irá ainda contemplar a construção de um lago artificial, passadiços e caminhos temáticos, área para fogueira e mesas para piqueniques, uma área de observação ‘suspensa’ e uma ponte suspensa sobre uma zona de vale.

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IVA no setor do turismo em Cabo Verde volta aos 15%

Em Cabo Verde, a taxa do IVA no setor do turismo, que baixou para 10% com vista a mitigar os efeitos da Covid-19, voltou, no início deste ano, ao nível normal de 15%.

A taxa do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) no setor do turismo em Cabo Verde, reduzida para 10% no âmbito medidas fiscais adoptadas pelo Governo para mitigar os efeitos da covid-19, voltou a ser de 15%.

Conforme uma nota publicada na página da Direcção Nacional de Receitas de Estado (DNRE), e citada pela imprensa local,, desde 01 de janeiro de 2022, a taxa do IVA aplicável no setor do turismo, particularmente nos serviços de alojamento e de restauração, passou a ser de 15%.

Os 10% aplicavam-se aos serviços de alojamento em estabelecimentos de tipo hoteleiro e similares, de restauração e às agências operadoras turísticas, desde que fossem micro, pequenas ou médias empresas residentes, com serviços prestados e realizados no território de Cabo Verde.

A medida, que esteve em vigor desde Agosto 2020 e continuou durante o ano de 2021, tinha por objetivo reanimar o setor mais afectado pela pandemia da Covid-19.

 

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Nova edição: Turismo na campanha das legislativas, dossier tecnologia e autocarros de turismo

A nova edição do Publituris, a segunda de 2022, faz capa com um artigo sobre o turismo na campanha para as eleições legislativas. Apesar da importância económica do setor, pouco se tem ouvido falar de turismo nesta campanha e nem nos programas dos partidos que concorrem às eleições o setor merece algum destaque.

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A nova edição do Publituris, a segunda de 2022, faz capa com um artigo sobre o turismo na campanha para as eleições legislativas. Apesar da importância económica do setor, pouco se tem ouvido falar de turismo nesta campanha e nem nos programas dos partidos que concorrem às eleições o setor merece algum destaque.

Ainda que tenha sido esquecido, o setor não se calou e avança uma série de propostas para o próximo Governo, com destaque para algumas reivindicações já antigas.

Nesta edição, publicamos também um dossier sobre tecnologia ou não tivesse o Turismo sido um dos setores mais afetados pela pandemia, o que obrigou a acelerar processos de digitalização, transformação ou transição tecnológica. Conheça as novidades tecnológicas que têm chegado ao turismo, assim como os desafios que ainda será preciso ultrapassar, até porque continua a ser necessário transmitir confiança a quem mantém a intenção de viajar.

Na secção Destinos, destaque para uma entrevista com Elidérico Viegas, atual presidente e recandidato à presidência da AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, que revela os objetivos da sua candidatura às eleições de 21 de janeiro, que disputa com Hélder Martins.

Em Meeting Industry, saiba como vai ser a participação do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) na próxima edição da BTL, que vai ter lugar em março, e na qual a região é o destino nacional convidado. Com mais de 600 ações previstas, Luís Pedro Martins, presidente do TPNP, admite a “responsabilidade” mas garante uma participação “com grande criatividade e dignidade”.

Em Transportes, saiba ainda quais são as expetativas dos autocarros de turismo e passageiros para 2022. Depois de mais um ano difícil vivido em 2021, as empresas que se dedicam a esta área de atividade estão agora mais confiantes e já falam numa retoma para breve, possivelmente a partir da Páscoa.

Nesta edição, leia ainda as opiniões de Pedro Machado (Turismo Centro de Portugal), Jorge Mangorrinha (pós-Doutorado em Turismo), Carlos Torres (jurista e professor da ESHTE), Jorge Nogueira (economista, CEO e founder da Iberobus), e António Paquete (economista, consultor de empresas e colaborador do Publituris desde 1984).

Boas leituras.

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