Tendência: Hotelaria e Turismo procuram profissionais cada vez mais qualificados
O estudo anual da empresa de recrutamento Michael Page revela que na hotelaria e turismo há uma tendência de maior procura de candidatos com formação universitária, competências comerciais, capacidades comunicativas e de liderança.

Carolina Morgado
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O ambiente profissional na hotelaria e turismo tornou-se mais competitivo, incerto, globalizado e altamente digitalizado, acentuando a importância do capital humano e da gestão do talento para a diferenciação das empresas. Esta é uma das conclusões do estudo da Michael Page, que avança as tendências de recrutamento para 2022.
A análise da empresa de recrutamento sobre a evolução das principais tendências de recrutamento para o próximo ano para quadros executivos em empresas de grandes dimensões, nomeadamente nos setores da hotelaria e turismo, destaca a crescente profissionalização que se traduz por uma maior procura de candidatos com formação universitária, competências comerciais, capacidades comunicativas e de liderança.
Refere a consultora que, apesar de ter sido uma das mais afetadas pela pandemia, a área de hotelaria e do turismo continua a ser uma referência no plano económico português, e que a tendência em 2022 é idêntica à de 2021, marcada pela estabilidade de salários e virada para a procura de funções de gestão e otimização do negócio, caso de perfis de direção geral, chefe de cozinha e sales manager.
Na restauração, diz a análise, continua a procura de posições mais operacionais, mas com um foco mais analítico, estratégico e de gestão, enquanto, nas agências de viagens online destaca-se a procura de perfis como product managers ou business developers com um foco claro no digital.
Nas funções de direção, reforçam-se as cláusulas de proteção à mudança para mitigar o efeito da incerteza e a movimentação no mercado de talentos, e reforça-se o salário emocional
A flexibilidade, o trabalho remoto e benefícios ao nível da saúde, educação e reforma são fatores importantes para o candidato aceitar uma proposta em qualquer setor, nomeadamente da hotelaria e do turismo, diz a Michael Page.
Relativamente às competências, apesar da criatividade e a técnica serem valorizadas, surgem também outras skills como a capacidade de análise ou a otimização de custos.