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airBaltic vai abrir base operacional em Tampere

A airBaltic anunciou que irá abrir, em maio do próximo ano, uma nova base operacional na cidade finlandesa de Tampere, passando a oferecer seis novas ligações diretas, para além dos voos para Riga.

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A airBaltic vai abrir, e maio de 2022, uma nova base operacional em Tampere, passando a conectar a cidade finlandesa com seis novas ligações diretas, para além das operações que, há quase cinco anos, disponibiliza para Riga, na Letônia.

Em conferência de imprensa o CEO da transportadora aérea letã, Martin Gauss, referiu que “a nossa decisão de abrir uma nova base em Tampere mostra o nosso forte compromisso com esta cidade e oferecerá opções de viagem mais convenientes e acessíveis para muitos passageiros finlandeses”.

A partir de maio de 2022, a airBaltic realizará voos diretos de Tampere para Oslo (Noruega) e Copenhaga (Dinamarca), Frankfurt e Munique (ambos na Alemanha), além de destinos de sol e lazer como Málaga (Espanha) e Rodes (Grécia), a preços desde 49 euros (só ida).

Atualmente, a airBaltic oferece mais de 70 destinos diretos de Riga, Tallinn e Vilnius. Em setembro, lançou voos diretos de Riga para a Tenerife e Dubai.

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ARA reconduz presidente Armando Santana para o triénio 2023-2026

O ato eleitoral para a presidência da ARA – Associação de Empresas de Rent-a-Car do Algarve teve lugar esta quarta-feira, 29 de novembro, no Hotel Mónaco, em Faro.

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A ARA – Associação de Empresas de Rent-a-Car do Algarve reconduziu esta quarta-feira, 29 de novembro, o presidente Armando Santana para o triénio 2023-2026, depois de um ato eleitoral que teve lugar no Hotel Mónaco, em Faro.

“Continuar a dar o melhor em prol do setor no Algarve é sem sombra de dúvida o mote, pois avizinham-se tempos difíceis no que à mobilidade diz respeito”, indica a associação, numa nota informativa enviada à imprensa.

Armando Santana, que foi agora reconduzido como presidente da ARA, é diretor da Masterent – Automóveis de Aluguer sem Condutor, empresa de rent-a-car que conta com sede em Faro.

Recorde-se que Armando Santana é presidente da ARA – Associação de Empresas de Rent-a-Car do Algarve desde fevereiro de 2010.

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Qatar Airways aumenta voos para vários destinos nos EUA, Europa e Ásia no inverno

De acordo com um comunicado da transportadora da bandeira do Qatar, para este inverno está previsto um aumento de frequências para Amesterdão, Banguecoque, Barcelona, Belgrado e Miami, que entram em vigor em dezembro e janeiro.

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A Qatar Airways vai aumentar a sua capacidade em vários destinos dos EUA, Europa e Ásia durante este inverno, numa oferta que, segundo a companhia aérea do Qatar, visa dar maior opção de escolha aos seus passageiros para férias de inverno.

De acordo com um comunicado da transportadora da bandeira do Qatar, para este inverno está previsto um aumento de frequências para Amesterdão, Banguecoque, Barcelona, Belgrado e Miami.

No caso de Banguecoque, capital da Tailândia, a Qatar Airways vai aumentar, a partir de 15 de dezembro, o número de frequências semanais de 35 para 38, enquanto no dia seguinte a cidade holandesa de Amesterdão passa de 10 para 14 voos por semana. No caso de Belgrado, o aumento de sete para 10 voos semanais entra em vigor a 23 de dezembro, enquanto Barcelona passa de 18 para 21 voos por semana a partir de 1 de janeiro de 2024 e Miami ganha mais três voos por semana, passando de sete para 10 voos semanais, a partir de 13 de janeiro de 2024.

“A Qatar Airways é uma companhia aérea que aprimora continuamente as suas ofertas para viajantes de negócios e lazer em todo o mundo. A premiada companhia aérea tem o orgulho de anunciar a expansão das frequências de voo para a sua cada vez maior rede e esperamos ver os nossos passageiros desfrutarem de maior conectividade em todo o mundo através do nosso hub doméstico, o Aeroporto Internacional de Hamad, a partir deste inverno”, congratula-se Badr Mohammed Al-Meer, CEO da Qatar Airways.

As novas frequências para Amesterdão, Banguecoque, Barcelona, Belgrado e Miami já se encontram disponíveis para reserva através do site da companhia aérea, que pode ser consultado aqui.

 

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Turkish Airlines lança campanha de Early Bird com preços desde 199 euros

A campanha de Early Bird da Turkish Airlines é válida para vendas entre 4 e 12 de dezembro, apresenta preços desde 199  euros por pessoa e aplica-se aos voos da companhia aérea turca à partida de Lisboa e Porto para Istambul.

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A Turkish Airlines vai lançar, a 4 de dezembro, uma campanha de Early Bird que vai apresentar preços desde 199  euros por pessoa e que se aplica aos voos da companhia aérea turca à partida de Lisboa e Porto para Istambul.

A campanha da Turkish Airlines é válida para vendas entre 4 e 12 de dezembro, cujas viagens decorram entre 10 de janeiro e 31 de março de 2024, estando o valor das taxas aeroportuárias já incluído nos preços finais.

Os preços desde 199 euros por pessoa aplicam-se às tarifas Ecofly, sendo que às tarifas ExtraFly e PrimeFly acresce um valor de 40 ou 60 euros, respetivamente, sendo a campanha válida apenas para voos operados pela Turkish Airlines. Para outros destinos domésticos acresce o valor das taxas ao dia da emissão.

A campanha não se aplica a reservas de grupo e também não permite upgrades, devendo a emissão dos bilhetes deve ser feita um dia após a reserva e qualquer alteração deve ser efetuada de acordo com as regras da tarifa.

 

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SAS lança EuroBonus Conscious Traveller em janeiro para recompensar escolhas sustentáveis

O EuroBonus Conscious Traveller é o novo programa de recompensas da SAS – Scandinavian Airlines que entra em vigor em janeiro e que, segundo a companhia aérea nórdica, visa recompensar os passageiros que fazem escolhas sustentáveis durante as suas viagens.

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A SAS – Scandinavian Airlines vai lançar, em janeiro, o EuroBonus Conscious Traveller, um novo programa de recompensas que, segundo a companhia aérea nórdica, visa recompensar os passageiros que fazem escolhas sustentáveis durante as suas viagens.

Segundo Aron Backström, vice-presidente de Produto e Fidelidade da SAS, este novo programa vai ao encontro dos esforços da indústria da aviação para tornar as viagens aéreas mais sustentáveis e atingir a meta das zero emissões até 2050.

“O lançamento do EuroBonus Conscious Traveller reflete esta realidade e é uma contribuição para a meta da indústria de zero emissões líquidas de CO2 até 2050 – talvez a nossa jornada mais importante até agora”, afirma o responsável, citado no comunicado divulgado.

O novo programa da SAS vai contar com uma plataforma que permite aos passageiros da companhia aérea escolher se querem ter uma viagem mais sustentável.

“Ao optarem por escolhas mais conscientes, não só contribuem para reduzir a sua própria pegada de carbono, mas também ganham recompensas merecidas pelo seu compromisso”, acrescenta Aron Backström.

Com o lançamento deste novo programa, a SAS vai descontinuar o fornecimento de compensação de carbono aos viajantes, algo que entra em vigor já este mês de dezembro, uma vez que, explica a transportadora, o objetivo é concentrar os esforços na redução das emissões totais.

“Isto significa aumentar a produção de combustíveis de aviação sustentáveis, que são atualmente muito dispendiosos, e de outras tecnologias emergentes que permitirão voos mais sustentáveis. A SAS abandonará a compensação de carbono a partir de 1 de dezembro de 2023 e, em vez disso, reinvestirá na recompensa dos membros EuroBonus que participam da jornada em direção a viagens mais sustentáveis através do programa Viajante Consciente”, lê-se na informação divulgada.

Para atingirem o estatuto de Viajante Consciente, os passageiros da SAS devem completar dez ou mais etapas ao longo de um ano, passando a ter acesso a vários benefícios.

A compra de biocombustível, a doação de pontos EuroBonus para instituições de caridade ou a redução do desperdício alimentar encomendando antecipadamente as refeições ou optando por não as fazer são algumas das etapas que os membros deste programa devem cumprir. Mais detalhes sobre o novo programa da SAS podem ser consultadas aqui.

 

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TAAG com voos diretos para o Porto no Natal e Ano Novo

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola irá disponibilizar 12 voos diretos entre Luanda e Porto nos meses de dezembro e janeiro.

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Face à elevada procura sazonal que se regista na ligação Luanda-Porto-Luanda durante a quadra festiva do Natal e Ano Novo, a TAAG – Linhas Aéreas de Angola vai disponibilizar 12 voos no mês de dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

Assim, no itinerário de Natal (dezembro), a companhia aérea de Angola anuncia saídas de Luanda com destino ao Porto, em voo noturno, agendadas para os dias 15, 17, 20 de dezembro 2023.

No mesmo período, as saídas do Porto com destino a Luanda serão em voo diurno e estão agendadas para os dias 16, 18, 21 de dezembro 2023.

Relativamente ao itinerário de Ano Novo (janeiro 2024), as saídas de Luanda com destino ao Porto serão em voo noturno e estão agendadas para os dias 5, 6 e 7 de janeiro 2024.

As saídas do Porto com destino a Luanda serão em voo diurno e estão agendadas para os dias 6, 7 e 8 de janeiro 2024.

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MSC Cruzeiros estende promoção “Black Friday” até 8 de dezembro

A MSC Cruzeiros anunciou que a sua promoção para a Black Friday, designada Promo Black Week, com descontos até 70% em partidas selecionadas nos Emirados Árabes Unidos, Caraíbas, Norte da Europa, Mediterrâneo Oriental e Mediterrâneo Ocidental, será estendida até ao dia 8 de dezembro.

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A promoção da MSC Cruzeiros, a decorrer até dia 8 de dezembro, aplica-se a novas reservas para o inverno 2023/2024, e ainda a determinadas partidas da primavera 2024 nos meses de abril e maio, com preços desde 1.059 euros por pessoa com voos desde Lisboa para o Dubai e bebidas incluídas.

A bordo do MSC Virtuosa será possível realizar partidas do Dubai no inverno aos sábados em itinerários de sete noites que passarão por Doha, Bahrein, Abu Dhabi e Sir Bani Yas, com desembarque no Dubai.

Por sua vez, o MSC Opera fará itinerários de sete noites com embarque no Dubai aos domingos, passando por cidades como Sir Bani Yas, Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Muscat (Omã) e Al Fujayrah (Dubai), antes de desembarcar no Dubai, havendo itinerários alternativos que passarão pela cidade de Khasab (Omã) em vez de Al Fujayrah.

Nas partidas selecionadas em abril/maio, um dos principais destaques vai para o itinerário de sete noites do MSC Fantasia com partida de Valência e escalas em Livorno (Itália), Civitavecchia (Itália), Génova (Itália), Marselha (França), Tarragona (Espanha) e desembarque em Valência.

A promoção Black Week da MSC Cruzeiros é válida apenas para novas reservas em partidas selecionadas do inverno 2023/2024 e em partidas de abril/maio limitada à disponibilidade e não acumulável com outras ofertas e/ou promoções, não estando também disponível para grupos. Os preços não incluem taxas portuárias, taxa de serviço a bordo ou seguro. Os pacotes de voos + transferes (quando disponíveis) estão sujeitos a disponibilidade dos transportadores aéreos e necessitam de confirmação por parte da MSC Cruzeiros.

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MS Aviation GmbH e Newtour Azores consideram declarações da SPAC “factualmente erradas e infundadas”

Depois de o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) ter manifestado dúvidas sobre processo de privatização da SATA Internacional, o Agrupamento de Concorrentes constituído pela MS Aviation GmbH e pela Newtour Azores, S.A., diz-se “totalmente surpreendido”, considerando as declarações do presidente da SPAC “factualmente erradas e infundadas”.

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O Agrupamento de Concorrentes constituído pela MS Aviation GmbH e pela Newtour Azores, S.A., que apresentou proposta à aquisição do capital social da SATA Internacional, S.A., foi hoje, terça-feira (28 de novembro) “totalmente surpreendido, quer na forma quer na substância”, pelas declarações prestadas pelo presidente do SPAC – Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil.

Esta posição do consórcio que concorre à privatização da SATA Internacional vem na sequência de um comunicado do SPAC em que este manifesta “sérias dúvidas e preocupação” em relação ao processo de privatização em curso da SATA Internacional. Na análise do SPAC, os dois consórcios que participaram no concurso possuem perfil empresarial “longe do que seria o mais desejável”, admitindo que “um deles integra parceiros que, pelo que se vai sabendo através da Comunicação Social, terão reputação bastante duvidosa junto da indústria de transporte aéreo”.

Sem prejuízo de as declarações prestadas serem “factualmente erradas e infundadas”, o Agrupamento de Concorrentes diz ser “particularmente sensível às preocupações que todos os intervenientes possam ter, em particular quando são manifestadas por uma instituição com indesmentível relevância no setor”.

Neste sentido, sem prejuízo da confidencialidade a que todos os documentos do procedimento estão sujeitos, e da reserva que sempre manteve em respeito pelo Júri do Procedimento e pela SATA Internacional, S.A., o Agrupamento de Concorrentes, em nome da total transparência e esclarecimento público, detalha a sua posição em diversos pontos.

Assim, no comunicado enviado às redações lê-se que “o Agrupamento de Concorrentes prestou todas as informações e esclarecimentos ao Júri do Procedimento, designadamente sobre todas as empresas, respetivos sócios e acionistas, que integram os grupos Newtour e Bestfly”. No ponto dois, o agrupamento informa que “o beneficiário último da sociedade MS Aviation GmbH é, como sempre foi assumido, o Comandante Nuno Pereira”, para no ponto três indicar que “a sociedade Bestfly Worldwide AVV, da qual o Comandante Nuno Pereira é acionista maioritário, detém 70% do capital social dos TICV – Transportes Interilhas de Cabo Verde, S.A.”.

No quarto ponto, o agrupamento diz que “nenhuma empresa do Universo Bestfly, ou detida pelo Comandante Nuno Pereira – incluindo, portanto, a TICV e a MS Aviation GmbH – foram, em nenhum momento, proibidas de operar em Cabo Verde”, sendo que “o Comandante Nuno Pereira é um profissional com vasta experiência na aviação sendo, inclusivamente, associado do SPAC há cerca de duas décadas sem nunca a sua idoneidade ter sido colocada em causa”.

Nos dois últimos pontos do comunicado, o Agrupamento de Concorrentes constituído pela MS Aviation GmbH e pela Newtour Azores, S.A. refere que “nenhum sócio de qualquer das empresas que integram o Universo Bestfly foi condenado ou sequer acusado por corrupção”, concluindo que “o Universo Bestfly é internacional, encontrando-se representado e operando em diversas geografias, entre as quais Angola, da qual é originária, sendo que atualmente a maioria das receitas do Universo Bestfly é gerada fora de Angola”.

Assim sendo, o agrupamento diz-se “certo de que os presentes esclarecimentos contribuirão para a clarificação das dúvidas manifestadas pelo presidente do SPAC”, frisando que “está e estará sempre disponível para prestar todos os esclarecimentos que se revelem necessários” e recorda que o Agrupamento de Concorrentes “integra, além do grupo Bestfly, o grupo Newtour que é liderado por Tiago Raiano, açoriano, e com amplos investimentos estratégicos nos Açores e em Portugal continental”.

O comunicado do Agrupamento de Concorrentes termina, referindo que este “aguarda com expectativa o momento em que possamos todos discutir publicamente a visão e estratégia que protagonizamos para elevar ainda mais a SATA Internacional, S.A., na qual os pilotos e o SPAC têm uma importância significativa, na sua missão de servir os Açores e os açorianos”.

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Air France-KLM e Etihad Airways reforçam parceria nos programas de fidelização

Como parte da parceria anunciada em setembro de 2023, os clientes da Air France-KLM e da Etihad Airways têm agora acesso a mais de 60 novas rotas além de Abu Dhabi, Paris e Amsterdão.

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O Grupo Air France-KLM e a Etihad Airways anunciaram, recentemente, uma nova parceria entre os respetivos programas de fidelização na sequência do Memorando de Entendimento (MoU) assinado entre os dois grupos de companhias aéreas em setembro de 2023.

Como parte desta nova parceria, os membros do programa de fidelização Flying Blue, da Air France e da KLM, e os membros do Etihad Guest, o programa de fidelização da Etihad Airways, poderão agora ganhar e resgatar milhas em qualquer um dos programas de fidelização ao voar na Air France, KLM ou Etihad.

Após o memorando de entendimento assinado no início deste ano, os clientes da Air France-KLM e da Etihad Airways têm agora a oportunidade de se conectar – e ganhar e resgatar milhas – para mais de 60 novas rotas cobrindo destinos em todo o mundo.

A parceria entrou em vigor logo após o voo inaugural da Air France de Paris Charles-de-Gaulle para o Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, no passado dia 29 de outubro.

As Milhas Flying Blue podem ser resgatadas para desfrutar de uma vasta gama de benefícios em voos, estadias em hotéis em todo o mundo, aluguer de carros ou produtos da Loja Flying Blue. As Etihad Guest Miles podem ser gastas em voos, estadias em hotéis e férias em todo o mundo ou em produtos da Loja Etihad Guest Reward.

A Air France opera atualmente voos diários entre Paris – Charles de Gaulle e o Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, enquanto a Etihad opera voos diários para Paris-Charles de Gaulle e Amsterdão Schiphol a partir do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi.

Angus Clarke, vice-presidente executivo e diretor comercial da Air France-KLM, refere que “esta colaboração de 11 anos está agora a expandir-se ainda mais, à medida que pretendemos explorar oportunidades de fidelidade, além de aprimorar nossa rede de rotas para o benefício de nossos clientes de todo o mundo. A atratividade de Abu Dhabi como destino e hub, impulsionada pela grande presença da Etihad, abrangendo o Sul e Sudeste Asiático, bem como a Austrália, representa uma riqueza significativa para esta parceria”.

Já Arik De, Chief Revenue Officer da Etihad, considera que “os nossos nove milhões de Etihad Guest Members terão agora acesso para ganhar e resgatar Milhas Etihad Guest ao voar com a Air France-KLM, proporcionando oportunidades ainda maiores de aproveitar os benefícios do programa”.

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SPAC pede suspensão da privatização da SATA Internacional

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) manifestou dúvidas sobre processo de privatização da SATA Internacional.

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O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) manifesta “sérias dúvidas e preocupação” em relação ao processo de privatização em curso da SATA Internacional. Neste contexto, o Sindicato já enviou uma Carta Aberta dirigida à administração da SATA e ao Governo Regional dos Açores, onde apresentou os motivos da sua preocupação relativamente a um futuro seguro e estável para a empresa.

O SPAC, acompanhado pelo SITAVA e pelo SNPVAC, sindicatos com representatividade relevante na companhia, exige uma maior defesa dos interesses dos seus associados e dos trabalhadores da SATA, a par de uma melhor defesa do legítimo interesse da Região Autónoma dos Açores e da aviação comercial em Portugal, neste processo de privatização.

Segundo o sindicato, “o reduzido número de concorrentes à privatização da SATA, apenas com dois consórcios a apresentar propostas, é motivo bastante para apreensão”, considerando que, “ao ser pouco disputada, esta operação levanta dúvidas sobre a sua efetiva atratividade no mercado e sobre a sua viabilidade futura, com efeitos diretos numa baixa valorização da empresa, caso o negócio se concretize no atual cenário”.

Na análise do SPAC, os dois consórcios que participaram no concurso possuem perfil empresarial “longe do que seria o mais desejável”, admitindo que “um deles integra parceiros que, pelo que se vai sabendo através da Comunicação Social, terão reputação bastante duvidosa junto da indústria de transporte aéreo”.

No comunicado enviado às redações, o SPC salienta que estes factos poderão “limitar negativamente a capacidade da SATA de manter os seus elevados níveis de serviço no futuro, comprometendo a sua capacidade de crescimento operacional e comercial, impedindo-a de continuar a garantir emprego e a gerar de riqueza para a Região e para a economia nacional”.

O processo de seleção do único concorrente que permanece na corrida levanta, igualmente, “dúvidas sobre a robustez e validade deste concurso de privatização”.

Neste caso específico, o SPAC frisa que este concorrente “recebeu do júri do concurso uma pontuação que consideramos ser insatisfatória (apenas 47 em 100 pontos possíveis), e aparenta uma capacidade de investimento questionável, algo que coloca em risco o desenvolvimento futuro da SATA Internacional, no mercado internacional fortemente competitivo em que opera”.

Recorde-se o que o Governo defendeu, em setembro, relativamente ao perfil pretendido para o futuro parceiro da TAP – deve ser um parceiro credível do setor, capaz de assumir e manter o compromisso e ter potencial para dar garantias sobre os objetivos estratégicos e os interesses definidos pelo Estado, num cenário pós privatização. O SPAC entende que o mesmo cuidado “não foi assegurado”, no processo de privatização da SATA Internacional atualmente em curso e que tem agendada uma decisão final até ao final do mês de novembro de 2023.

Assim, e perante a manifesta falta de condições para garantir o futuro da SATA Internacional no processo atual de privatização, o SPAC recomenda “o imediato cancelamento do processo, para uma revisão aprofundada da operação e adoção de critérios de seleção mais rigorosos, para o perfil dos futuros investidores”.

Sendo a privatização da SATA Internacional uma obrigação, o SPAC sugere “a realização de novo concurso, com critérios mais robustos e exigentes para escolha de comprador, tendo em conta a idoneidade, estabilidade financeira, experiência no setor da aviação e capacidade de investimento evidenciada pelo futuro parceiro”.

Em paralelo o SPAC “recomenda a realização de um Road Show Privatização SATA Internacional, com o objetivo de promover a Companhia e um novo concurso para privatização, atraindo concorrentes e investidores em maior número e mais adequados aos interesses da SATA e da Região Autónoma dos Açores”.

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easyJet cumpre objetivos globais e atinge números recorde em Portugal em 2023

Globalmente, a easyJet cumpriu os objetivos referentes ao ano fiscal de 2023, com os lucros (depois de impostos) a crescerem para 324 milhões de libras (cerca de 375 milhões de euros). Já em Portugal, os resultados foram os melhores de sempre, perspetivando a companhia, para 2024, um aumento de 4% nos lugares e 6% nas reservas, adicionando mais duas rotas.

Victor Jorge

A easyJet obteve, no exercício fiscal de 2023, receitas de 8.171 milhões de libras (cerca de 9.417 milhões de euros), registando uma subida de mais de 2.400 milhões de libras (cerca de 2.765 milhões de euros) face aos resultados obtidos no ano fiscal anterior.

No que diz respeito aos lucros antes de impostos, a companhia aérea informa que obteve uma melhoria de 633 milhões de libras (cerca de 730 milhões de euros), passando de perdas de 178 milhões de libras (cerca de 205 milhões de euros), no exercício de 2022, para um resultado positivo de 455 milhões de libras (cerca de 525 milhões de euros) neste exercício de 2023.

Depois de impostos, os lucros da easyJet passaram de 147 milhões de libras negativos (cerca de 170 milhões de euros), em 2022, para um resultado positivo de 324 milhões de libras (cerca de 375 milhões de euros), em 2023.

No ano fiscal que termina agora, a easyJet transportou 82,8 milhões de passageiros, mais 19% face aos 69,7 milhões transportados no ano anterior, frisando que “este foi o primeiro ano sem restrições desde 2019”.

Para 2024, a easyJet prevê um crescimento na capacidade de cerca de 9%, sendo que na primeira parte do ano 2024 estima atingir 42 milhões de lugares (+11%), enquanto na segunda metade do exercício a previsão aponta para um crescimento de 8% face ao ano anterior e 59 milhões de lugares.

Ainda relativamente aos resultados do exercício do ano fiscal 2023, a easyJet registou um custo com combustível de 2.033 milhões de libras (cerca de 2.342 milhões de euros), quando no ano de 2022 esse custo foi de 1.279 milhões de libras (cerca de 1.474 milhões de euros).

easyJet soma e segue em Portugal e totaliza 100 rotas em 2024
Relativamente aos resultados obtidos em Portugal, a easyJet revela que “atingiu números recorde” este ano, com a disponibilidade de lugares a rondar os 10,8 milhões e as reservas os 9,8 milhões. “Estes são os melhores resultados de sempre”, referindo a companhia aérea que, para 2024, “perspetiva-se novos números recorde de oferta e procura, com um aumento de 4% de lugares e 6% de reservas.

Neste ano fiscal de 2023, a easyJet manteve uma posição de liderança na Madeira – Funchal e Porto Santo – e garantiu o 2.º lugar nos principais aeroportos do continente – Porto, Lisboa e Faro.

É também possível verificar que a quota de mercado atual da easyJet, em percentagem, é de 23% no Funchal, 38% no Porto Santo, 20% no Porto, 14% em Lisboa e 19% em Faro, indicando a companhia liderada por José Lopes, em Portugal, que se mantém “líder nos fluxos entre Portugal, Suíça, França e Reino Unido”, salientando que “isto mostra uma grande presença da companhia em Portugal, com margem para crescer ainda mais, no próximo ano”.

Além disso, em Portugal foi registado um aumento de 32% nas reservas de 2023 vs. o ano anterior e uma taxa de ocupação de mais de 90% nos voos que partem dos aeroportos portugueses, o que, segundo a easyJet, “reflete a capacidade da companhia aérea para gerir eficazmente a sua oferta e manter elevados níveis de envolvimento com os passageiros. Esta taxa de ocupação robusta é indicativa de uma forte presença no mercado, da fidelidade dos clientes e da aposta continua da easyJet na melhoria da experiência de passageiro”.

Para 2024, a easyJet vai adicionar às 98 rotas já existentes, dois novos destinos – Porto para Menorca, com início em 25 de junho de 2024, e Funchal para Bordéus, com início em 6 de abril de 2024, totalizando, assim, 100 rotas no próximo ano.

 

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