ICAO assinala Dia Internacional da Aviação Civil com foco na inovação
Inovações para uma maior conetividade foi o mote das celebrações dos 75 anos de fundação da Organização Internacional da Aviação Civil – ICAO, assinalado terça-feira.

Carolina Morgado
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
A Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) assinalou a data dos 75 anos da sua fundação com o foco em inovações para uma maior conetividade.
Na terça-feira, 07 de dezembro, em que se celebrou também o Dia Internacional da Aviação Civil, este organismo das Nações Unidas promoveu a consciência sobre a importância do setor para o desenvolvimento socioeconómico, ressaltando o transporte de mais de 4 mil milhões de passageiros por ano, número que equivale a mais da metade de toda a população mundial.
A promoção da inovação para o desenvolvimento da aviação comercial mundial será, inclusive, o tema escolhido para celebrar este dia, até 2023, uma aposta da ICAO pós pandemia. Em tempos da pandemia, a agência ressalta que a inovação e prudência têm apoiado os países na resposta e recuperação.
Para o pós-pandemia a aposta é a inovação com “a chegada e avanços em aviões autónomos, energia renovável e fontes de propulsão, voo suborbitais, inteligência artificial, macro dados, tecnologia blockchain e outros”.
Na década final de implementação da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, a agência realça a importância da aviação como um motor de conetividade global que nunca foi tão relevante.
O transporte aéreo mundial emprega 65,5 milhões de pessoas e gera 2,7 biliões de dólares na atividade económica, recorda o organismo. Em média, estes funcionários ajudam a operar 120 mil voos diários e 12 milhões de passageiros para diferentes destinos.
Uma das principais referências de atuação da ICAO são os objetivos da Convenção de Chicago prevendo olhar para a aviação internacional “como um facilitador fundamental da paz e prosperidade globais”.