MSC World Europa @Bernard Biger
MSC Cruzeiros inicia contagem decrescente para receber primeiros navios a GNL
A MSC Cruzeiros assinalou o float out do MSC World Europa e a cerimónia da moeda do MSC Euribia, os primeiros navios movidos a GNL da frota da companhia.
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A MSC Cruzeiros anunciou esta segunda-feira, 6 de dezembro, dois importantes marcos na construção dos seus dois novos navios de cruzeiros, o MSC World Europa e o MSC Euribia, navios que vão ser os primeiros movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) da frota da companhia e cujas cerimónias de float out e da moeda, respetivamente, foram recentemente realizadas nos estaleiros de Chantiers de l’Atlantique, em St. Nazaire.
“O MSC World Europa e o MSC Euribia tornar-se-ão os primeiros navios movidos a GNL a ingressar na frota da MSC Cruzeiros no próximo ano, representando um investimento de €3 mil milhões em navios de Gás Natural Liquefeito (GNL) com a construção do World Europa II no início de 2023”, revela a companhia de cruzeiros, num comunicado enviado à imprensa.
De acordo com a companhia de cruzeiros, estes navios “desempenham um papel importante no compromisso da companhia em alcançar zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050”, uma vez que são movidos a GNL, que “é de longe o combustível marinho mais limpo disponível atualmente e virtualmente elimina as emissões locais de poluentes atmosféricos, como óxidos de enxofre (99%) e óxidos de nitrogénio (85%) e partículas (98%)”.
“Em termos de emissões com impacto global, o GNL desempenha um papel fundamental na mitigação das alterações climáticas e os motores destes dois navios têm potencial para reduzir as emissões de CO2 até 25% em comparação com os combustíveis convencionais. Para além disso, com a disponibilidade subsequente de formas bio e sintéticas de GNL, esta fonte de energia irá permitir um meio de alcançar eventuais operações descarbonizadas”, acrescenta a companhia de cruzeiros.
Apesar de se congratular com as inovações anunciadas para os dois novos navios e com o facto da companhia e dos estaleiros de Chantiers de l’Atlantique não terem desistido destes navios mesmo na pior fase da pandemia, Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, considera que “há ainda muito a fazer” e pede a colaboração de todos os parceiros para que seja possível reduzir a zero as emissões da indústria dos cruzeiros.
“Agora precisamos de dar passos ainda maiores e vamos precisar do apoio contínuo dos nossos fornecedores, parceiros e governos para conseguir isso. Todos nós precisamos de trabalhar em conjunto para alcançar um futuro verde”, defende o responsável.
Além das cerimónias de float out do MSC World Europa e da moeda do MSC Euribia, a companhia de cruzeiros anunciou também a “instalação de uma planta piloto de célula de combustível a bordo do MSC World Europa, conhecida como Blue Horizon”, que usa o GNL para converter combustível em eletricidade com “uma das mais altas eficiências de qualquer solução de energia disponível hoje”.
“A tecnologia de célula de combustível seleccionada pelos Chantiers de l’Atlantique (CdA) e a MSC Cruzeiros é a SOFC (Solid Oxide Fuel Cell) desenvolvida pela Bloom Energy. O SOFC irá reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em cerca de 30% em comparação com um motor LNG convencional, sem emissões de óxidos de nitrogénio, óxidos de enxofre ou partículas finas. Também oferece a vantagem de ser compatível com GNL, assim como diversos combustíveis de baixo carbono, como metanol, amónia e hidrogénio. Este projeto formará o bloco de construção para futuras instalações maiores”, explica a MSC Cruzeiros.
A companhia de cruzeiros espera a entrega do MSC World Europa, primeiro navio da Classe MSC World, para novembro de 2022, destacando que este navio vai “redefinir a experiência de cruzeiro com uma variedade de conceitos nunca antes vistos e áreas criativas diferentes de tudo”, apresentando, desde logo, um design inovador, em Y, e com uma promenade de 104 metros de comprimento, além de novos camarotes e do maior escorrega com 11 decks de altura, o mais longo no mar.
O navio vai disponibilizar também diferentes áreas, desde bairros zen a zonas familiares, passando também por áreas com lojas e mais animação, sem esquecer as opções gastronómicas e de animação noturna, disponíveis nos 13 restaurantes e 21 bares do MSC World Europa.
O navio entra em operação em dezembro de 2022 e vai realizar a temporada inaugural na região do Golfo, incluindo cruzeiros de sete noites pelo Dubai, Abu Dhabi, Ilha Sir Bani Yas e Dammam, na Arábia Saudita, bem como Doha, a capital do Qatar, antes de regressar ao Dubai com pernoita na cidade.
O navio deixa o Dubai em março de 2023 e, no primeiro verão em que vai estar a operar, vai ficar colocado no Mediterrâneo, com cruzeiros de sete noites por Génova, Nápoles e Messina, bem como Valletta, em Malta, assim como Barcelona e Marselha.