Malásia reabre fronteiras para turistas estrangeiros a 1 de janeiro de 2022
Reabertura do país ao turismo internacional começa já a 15 de novembro, no arquipélago de Langkawi, através de um projeto-piloto que, se correr de forma positiva, deverá ditar a reabertura de fronteiras em janeiro.

Publituris
A Malásia vai voltar a receber turistas estrangeiros a partir de dia 1 de janeiro de 2022, depois de um encerramento ao turismo internacional de 20 meses, motivado pela pandemia, que está agora a dar sinais de tréguas neste país asiático.
De acordo com o jornal espanhol Hosteltur, a reabertura do turismo na Malásia foi decidida pelo Conselho Nacional de Reabilitação, que pretende, com esta medida, reativar o turismo no país, numa altura em que o país conta já com altas taxas de vacinação e uma descida do número de contágios.
As medidas aprovadas pelo Conselho Nacional de Reabilitação foram propostas pelo ministro do Turismo, Arte e Cultura da Malásia, e contemplam um projeto-piloto para a reabertura turística, que consiste na formação de uma ‘bolha verde’ no arquipélago de Langkawi, que desde 16 de setembro voltou a receber turistas nacionais e vai começar a receber também turistas estrangeiros a partir de segunda-feira, 15 de novembro, de forma experimental.
Caso a experiência em Langkawi corra bem, o passo seguinte será a “reabertura de fronteiras para turistas estrangeiros”, o que deverá ocorrer, o mais tardar, a 1 de janeiro de 2022, para “dinamizar ainda mais o setor turístico do país”.
Apesar do anúncio, que segundo o Hosteltur foi partilhado nas redes sociais pelo ex-primeiro-ministro da Malásia, Muhyiddin Yassin, que é atualmente o presidente do Conselho Nacional de Reabilitação, sem adiantar, no entanto, mais pormenores sobre os requisitos que os estrangeiros vão ter de cumprir para poderem entrar no país.