Ampliação do ‘taxiway’ no Aeroporto do Porto já foi concluída
Ampliação do ‘taxiway’ veio acrescentar 1.300 metros ao caminho de circulação paralelo à pista, num investimento que rondou os 31 milhões de euros.
Publituris
Governo dos Açores confirma negociações com consórcio Newtour/MS Aviation para privatização da Azores Airlines
Museu do Fado vai ser ampliado e renovado
Nortravel promove especial Festa da Flor 2025 na Madeira
A magia dos Mercados de Natal chega à Europa
O que propõem os operadores turísticos e agências de viagens
Nortravel investe mais este ano
Travelplan dá oficialmente as boas-vindas à Jolidey
IATA estima aumento de 4,4% nas receitas da aviação e lucro liquido de 36,6MM$ em 2025
IATA lamenta bloqueio no repatriamento de receitas das companhias aéreas por alguns países
Porto Business School reuniu especialistas para explorar potencial de crescimento do turismo de saúde e bem-estar
A ampliação do ‘taxiway’ no aeroporto do Porto, que veio acrescentar 1.300 metros ao caminho de circulação paralelo à pista, num investimento que rondou os 31 milhões de euros, já foi concluída, informou a ANA – Aeroportos de Portugal.
De acordo com a informação avançada em comunicado pela empresa que gere os aeroportos nacionais à Lusa, as intervenções foram concluídas no final de outubro e vieram acrescentar “1.300m ao caminho de circulação paralelo à pista, incluindo um desvio que permitirá uma melhor sequência de descolagens e uma saída rápida da pista de 300m”.
A ANA – Aeroportos de Portugal revela que as intervenções permitiram reabilitar 600m do ‘taxiway’, assim como a instalação de uma “nova sinalização operacional, utilizando mais de 200 km de cabos elétricos”.
“Este investimento, de cerca de 31 milhões de euros, da ANA/VINCI Airports, representa uma melhoria operacional fundamental, com impacto positivo imediato para as companhias aéreas e passageiros. Este novo caminho de circulação de aeronaves irá melhorar a eficiência e a capacidade do aeroporto do Porto e consequentemente reforçar a sua importância na região e no país como catalisador do desenvolvimento económico”, explica a empresa.
A ANA – Aeroportos de Portugal considera que a expansão do ‘taxiway’ permite ao aeroporto do Porto “manter o seu trajeto de crescimento sustentado no futuro”, tal como vinha a acontecer antes da pandemia.
“No período anterior à crise pandémica, o aeroporto do Porto atingiu consistentemente níveis elevados de crescimento do tráfego de passageiros e está hoje entre os melhores aeroportos a recuperar em Portugal, com mais de 60% do tráfego que registou em 2019 já recuperado e 76 destinos operados este verão”, sublinha a gestora dos aeroportos nacionais.
s obras agora concluídas “fazem parte da estratégia da ANA/VINCI para a modernização do aeroporto do Porto, cujos investimentos já incluíram a remodelação da área comercial, uma nova área de rastreio de segurança, utilizando tecnologia de ponta e a inovação aplicada à melhoria da experiência dos passageiros”.
“Como as recentes parcerias com universidades para desenvolver soluções robóticas para limpeza e desinfeção e o investimento em soluções biométricas no registo e embarque de passageiros”, lê-se no comunicado.
A ANA frisa que “este investimento e estratégia contínuos têm merecido um forte reconhecimento da indústria, como a recente menção do aeroporto do Porto como ‘highly commended’ nos prémios ACI Europe Awards 2021”, em que a infraestrutura foi distinguida como ‘Melhor Aeroporto Europeu na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros’.
“Com esta melhoria, o aeroporto do Porto irá consolidar a sua posição como o principal aeroporto do noroeste da Península Ibérica, permanecendo uma referência em termos de conectividade e qualidade de serviço”, salienta Thierry Ligonnière, CEO da ANA – Aeroportos de Portugal.