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Impacto de Cristiano Ronaldo no turismo da Madeira é positivo e agora há um estudo que o prova

Estudo mostra que o futebolista tem um impacto positivo no turismo da Madeira e que existe uma relação entre as suas publicações nas redes sociais e os prémios conquistados pelo destino.

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Estudo mostra que o futebolista tem um impacto positivo no turismo da Madeira e que existe uma relação entre as suas publicações nas redes sociais e os prémios conquistados pelo destino.

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A notoriedade de Cristiano Ronaldo tem um impacto positivo no turismo da Madeira e existe uma relação entre as publicações do futebolista nas redes sociais e os prémios internacionais conquistados pelo arquipélago, apurou um estudo do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

Divulgado esta terça-feira, 2 de novembro, pela Lusa, o estudo, da autoria dos investigadores Cláudia Seabra e Pedro Vaz Serra, diz que a “notoriedade de Cristiano Ronaldo influencia toda uma cadeia de atitudes, reações e comportamentos pessoais e sociais com impacto positivo no turismo da Madeira” e lembra os prémios de “Melhor destino Insular da Europa”  e “Melhor Destino Insular do Mundo” que a Madeira conquistou nos últimos anos.

O estudo conclui também que existe “uma relação entre as publicações do jogador nas suas redes sociais e os prémios internacionais conquistados pela ilha atlântica no âmbito dos World Travel Awards (WTA)”, o que levou os investigadores a analisar, numa primeira fase, as publicações do internacional português no Instagram, Facebook, Twitter e Google, entre 2013 e 2019.

“Apurou-se que o período de tempo em que os prémios foram atribuídos ao destino Madeira coincide com um aumento significativo do número de seguidores do CR7 – 114 milhões em 2013 para 401 milhões em 2019”, refere a investigação.

Já numa segunda fase, o estudo “pretendeu avaliar as imagens cognitiva, afetiva e espontânea da Ilha da Madeira” com base num inquérito a quase 500 pessoas, no qual se questionou como é que Cristiano Ronaldo “influenciava a imagem da sua ilha de origem e porquê”.

Segundo as conclusões, a maioria dos inquiridos considerou que Ronaldo “influencia positivamente a imagem da Madeira, pela sua elevada notoriedade mundial, capacidade de influência e também pelo facto de ter nascido na ilha”.

“Por outro lado, os resultados indicam que os atributos naturais da Ilha da Madeira prevalecem sobre quaisquer outros, constituindo fatores de diferenciação positivos”, acrescenta a pesquisa.

Desta forma, o estudo considera que o estatuto de Cristiano Ronaldo “como influenciador digital é unânime” e que os chamados ‘Óscares do Turismo’ que a Madeira tem vindo a obter consecutivamente “vão muito para além” daquilo que a ilha atlântica “representa em termos de destino turístico”.

“Por isso, será legítimo questionar se existe um fator externo que influencia a imagem da ilha e induz a votação expressiva para aqueles prémios. Os dados empíricos e a análise comparativa realizada suportam a associação de fenómenos entre Cristiano Ronaldo e a cronologia temporal dos prémios da Madeira”, esclarecem os investigadores.

A “relevância das redes sociais como veículos de apoio a campanhas e ações de marketing multiescala e o potencial da relação entre influenciadores digitais e a promoção de destinos turísticos” são também fatores apontados e que ajudam a concluir que as “figuras mediáticas portuguesas devem ser ‘aliciadas’ e motivadas pelas autoridades portuguesas para promoverem internacionalmente” Portugal como destino turístico.

Por outro lado, os autores concluem que “a imagem cognitiva e afetiva da Madeira sugere a necessidade de trabalhar alguns aspetos, como a atratividade dos espaços de entretenimento e melhor promoção dos monumentos”.

“A Ilha é percebida como um destino menos vibrante, indicando que há um caminho a percorrer, nomeadamente na captação de segmentos jovens, que se identificam mais com eventos e atividades de lazer”, adiantam.

O estudo de Cláudia Seabra e Pedro Vaz Serra foi agora publicado no livro “Advanced Research in Technologies, Information, Innovation and Sustainability”, da editora Springer, com o título, “Digital Influencers and Tourist Destinations: Cristiano Ronaldo and Madeira Island, from Promotion to Impact”.

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Lisboa e Buenos Aires mantêm-se como destinos internacionais preferidos dos brasileiros

Um levantamento da Decolar – agência de viagens online – aponta que Lisboa e Buenos Aires mantêm-se como destinos mais procurados pelos brasileiros para as viagens ao exterior para o segundo semestre de 2023.

O interesse dos brasileiros por Lisboa e Buenos Aires e Lisboa mantém-se de acordo com uma análise feira pela Decolar sobre os destinos internacionais mais procurados para viagens de brasileiros para o segundo semestre deste ano.  O ranking aponta ainda Miami, Nova Iorque e Santiago do Chile entre os cinco mais procurados.

Segundo a imprensa brasileira, a Decolar registou um aumento de 11% na procura de passagens aéreas internacionais por parte de cidadãos do Brasil, em relação ao mesmo período de 2022. Quando comparado com as buscas para as férias de julho, o ranking dos 10 principais destinos internacionais procurados para embarques no 2º semestre inclui mais cidades da Europa. Além de Lisboa e Paris, que se mantiveram na lista, entraram Madrid, Londres e Porto.

Refira-se que, durante o primeiro semestre, cerca de 19,4 milhões de passageiros embarcaram no Aeroporto de Guarulhos (São PauloI). Nas viagens ao exterior, segundo o GRU Airport, foram cerca de 37,5 mil por dia, e no geral, Santiago do Chile, Buenos Aires e Miami encabeçaram o ranking dos destinos prediletos, enquanto para a Europa, Lisboa, Madrid, Paris e Frankfurt posicionaram-se na frente.

Recorde-se que a TAP anunciou recentemente que, só no primeiro trimestre transportou entre o Brasil e a Europa, mais de um milhão de passageiros, o que representa um aumento de 30% face ao mesmo período do ano passado.

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Acrópole de Atenas vai limitar entrada diária de visitantes a partir de 4 de setembro

A Acrópole, o ex-libris da capital grega, vai passar a receber, a partir do dia 4 de setembro, no máximo 20 mil visitantes diários. Trata-se de um programa piloto que, a partir de 1 de abril de 2024, será alargado a todos os sítios arqueológicos na Grécia que disponham de bilhete eletrónico para entrada.

A Acrópole de Atenas vai estabelecer um limite máximo diário de 20 mil visitantes, a partir de 4 de setembro, para garantir a experiência e proteger o sítio arqueológico mais conceituado da Grécia. Trata-se de um programa piloto que, a partir de 1 de abril de 2024, será alargado a todos os sítios arqueológicos que disponham de bilhete eletrónico para entrada de visitantes.

Lina Medoni, ministra da Cultura da Grécia, anunciou em entrevista à Real FM, e citada pelo jornal espanhol Hosteltur, que após um estudo realizado pela Organização para a Gestão e Desenvolvimento de Recursos Culturais (ODAP) foi decidido reduzir o limite máximo de entrada na Acrópole para 20 mil visitantes diários.

A entrada na Acrópole de Atenas, Património Mundial da Humanidade desde 1987, será dividida em três horários com início às 8 da manhã e até às 20 horas, e será aplicável tanto a grupos como a visitantes individuais.

O que se pretende com esta medida é evitar a superlotação, já que o complexo arqueológico chegou a receber até 23 mil pessoas num só dia.

“Obviamente, o turismo é bom para o país, para todos nós, mas temos de encontrar uma forma para que o turismo excessivo não cause danos ao monumento”, disse Medoni, segundo o mesmo jornal, referindo que este programa piloto vai contribuir para a segurança da Acrópole e dos trabalhadores, bem como para a melhoria da experiência vivida pelos visitantes.

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Douro & Porto Wine Festival fecha várias parcerias para trazer mais público nacional e internacional

O Douro & Porto Wine Festival acaba de anunciar um conjunto de parcerias com pacotes de experiências e opções de transporte, com vista a levar mais público nacional e internacional ao evento.

Para que o público tenha uma experiência memorável e com todo o conforto e comodidade, a organização do evento fechou parcerias com a Gol Linhas Aéreas, e a sua agência Smiles Viagens, mas também com a OPTViagens e o Booking. Foram igualmente anunciados novos pontos de venda, em parceria com a FNAC e com a Worten.

Através da nova operadora da companhia aérea brasileira, a Smiles Viagens, é agora possível adquirir um roteiro de experiências, voo e alojamento, numa viagem em que os clientes vão poder descobrir os encantos da região e desfrutar do Douro & Porto Wine Festival. A Smiles Viagens organiza ainda, para os grupos, degustação de vinhos, passeios a museus, jantar ao som de fado, visita a um dos mais belos miradouros com vista para o Douro e também um cruzeiro panorâmico de barco pelo famoso rio.

Ao comprar o roteiro “Viagem Gastronómica pelo Porto e Douro” da Smiles Viagens e a passagem aérea pela Gol, o passageiro tem acesso a serviços exclusivos como embarque prioritário, concierge, acesso às salas VIP, milhas e bagagem prioritária. O pacote está disponível para todas as cidades que têm voos da Gol Linhas Aéreas, com o destino inicial na cidade do Porto.

Por sua vez, através da OPTViagens, agência de viagens portuguesa parceira do festival, é possível organizar o transporte até ao recinto, alugar carro ou marcar o alojamento, mas também fazer um passeio de barco privativo pelo Douro, num comboio histórico ou fazer uma prova de vinhos. Tudo isto à distância de um clique, com o preenchimento de um pequeno formulário no site do Douro & Porto Wine Festival. A OPTViagens trata assim, de forma personalizada, de todos os pormenores para quem quer viver e experienciar o festival sem qualquer tipo de preocupação.

Para o público com um perfil mais independente, o Douro & Porto Wine Festival conta também com uma parceria com o Booking. Basta aceder ao site do evento, na área de hospitalidade, e clicar no link dentro da página para escolher o alojamento preferido para os dias do festival.

O Douro & Porto Wine Festival estabeleceu ainda novas parcerias, para a venda de bilhetes, com a FNAC e com a Worten. Já é, assim, possível comprar bilhetes para o evento numa das 34 lojas físicas da FNAC e nas 180 lojas físicas da Worten, em todo o país. Refira-se que, até 17 de agosto, a FNAC oferece um desconto de 15%, na compra dos bilhetes para o Douro & Porto Wine Festival, para os clientes com cartão FNAC.

O evento, que será o ponto alto das comemorações do Douro como Cidade Europeia do Vinho, realiza-se dias 15 e 16 de setembro, no Porto Comercial de Cambres, em Lamego. Com uma localização privilegiada e capacidade para receber até 15 mil pessoas por dia, o Douro & Porto Wine Festival é pensado para todos os que desejam desfrutar de momentos emocionantes e descobrir o melhor que a região tem a oferecer. Para aqueles que desejam uma experiência ainda mais exclusiva, o recinto acolhe a Privilege Zone. Com bares exclusivos, Meet & Greet com artistas e acesso privilegiado ao palco, uma tenda Privilege com Shows Exclusivos e Suites Cabins para 30 pessoas, esta área oferece um leque de experiências premium e personalizadas.

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Nova edição: Turismo de Luxo, “Viaje com o Paladar” da Icárion, APAL e viagem a Samaná

A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Além disso, trazemos mais uma iniciativa “Viaje com o Paladar” da Icárion, uma entrevista a Desidério Silva, presidente da APAL, e a reportagem sobre a viagem a Samaná a contive do operador turístico Soltour.

Publituris

A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Se logo no início do dossier pretendemos definir ou esclarece o que, de facto, é Turismo de Luxo, nas páginas seguintes ouvimos diversos agentes da hotelaria que atuam no segmento mais alto do turismo em Portugal. Além disso, também falámos com Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros em Portugal a propósito do Luxo em Alto Mar, bem como com alguns académicos que ensinam e analisam o mercado do turismo.

Na “Distribuição”, a iniciativa “Viaje com o Paladar” do operador turístico Icárion, deu a conhecer a agentes de viagens os paladares do Vietname. Ao PUBLITURIS, os agentes que marcaram presença nesta iniciativa asseguraram que, a partir de agora, vão olhar o destino com outros olhos depois de o terem sentido pelo sabor da sua gastronomia.

Nos “Destinos”, entrevistámos Desidério Silva, presidente da Agência de Promoção de Albufeira (APAL), que foi eleito em janeiro e que faz um balanço positivo dos primeiros meses de mandato e revela o calendário de ações que a associação tem previsto para 2023.

Nas “Viagens”, damos conta da viagem que o PUBLITURIS realizou a Samaná, na República dominicana, a convite do operador turístico Soltour. No Caribe, podemos confirmar que se trata de um destino para, de facto, nos sentirmos “rulay”.

As opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) e Jaume Vidal (diretor Regional da Tiqets em Portugal e Espanha).

O jornal PUBLITURIS na sua versão em papel vai agora de férias e regressa com a edição de 1 de setembro.

A todos os leitores do PUBLITURIS desejamos umas ótimas férias.

A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Publituris. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do Publituris aqui obtendo o acesso imediato.

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Edição Digital: Turismo de Luxo, “Viaje com o Paladar” da Icárion, APAL e viagem a Samaná

A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Além disso, trazemos mais uma iniciativa “Viaje com o Paladar” da Icárion, uma entrevista a Desidério Silva, presidente da APAL, e a reportagem sobre a viagem a Samaná a contive do operador turístico Soltour.

Victor Jorge

A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Se logo no início do dossier pretendemos definir ou esclarece o que, de facto, é Turismo de Luxo, nas páginas seguintes ouvimos diversos agentes da hotelaria que atuam no segmento mais alto do turismo em Portugal. Além disso, também falámos com Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros em Portugal a propósito do Luxo em Alto Mar, bem como com alguns académicos que ensinam e analisam o mercado do turismo.

Na “Distribuição”, a iniciativa “Viaje com o Paladar” do operador turístico Icárion, deu a conhecer a agentes de viagens os paladares do Vietname. Ao PUBLITURIS, os agentes que marcaram presença nesta iniciativa asseguraram que, a partir de agora, vão olhar o destino com outros olhos depois de o terem sentido pelo sabor da sua gastronomia.

Nos “Destinos”, entrevistámos Desidério Silva, presidente da Agência de Promoção de Albufeira (APAL), que foi eleito em janeiro e que faz um balanço positivo dos primeiros meses de mandato e revela o calendário de ações que a associação tem previsto para 2023.

Nas “Viagens”, damos conta da viagem que o PUBLITURIS realizou a Samaná, na República dominicana, a convite do operador turístico Soltour. No Caribe, podemos confirmar que se trata de um destino para, de facto, nos sentirmos “rulay”.

As opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) e Jaume Vidal (diretor Regional da Tiqets em Portugal e Espanha).

O jornal PUBLITURIS na sua versão em papel vai agora de férias e regressa com a edição de 1 de setembro.

A todos os leitores do PUBLITURIS desejamos umas ótimas férias.

Leia aqui a nova edição.

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Muito longe do excesso: Carlos Moedas diz que Lisboa deve continuar a apostar no turismo, sobretudo de qualidade

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou que a cidade está “muito longe do excesso de turismo” realçando que “não estamos aos níveis de Veneza ou Barcelona”, por isso, “devemos continuar a apostar no turismo, sobretudo no de qualidade”.

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Em entrevista à Bloomberg, o autarca garantiu que Lisboa deve registar um número recorde de pernoitas em 2023: 19 milhões, mais 12% do verificado em 2019. Considerando que a capital portuguesa está entre as cidades com as recuperações mais fortes desde a pandemia da Covid-19, o presidente da autarquia de Lisboa destaca que é “uma recuperação absolutamente extraordinária”, para lembrar que o turismo representa 20% da economia da cidade e, sublinhar que “Turismo é emprego”, havendo espaço para crescer.

Além do crescimento de turistas americanos, impulsionado pelo aumento do número de voos diretos entre Lisboa e os EUA, Carlos Moedas está convicto que a capital também vai beneficiar com a Jornada Mundial da Juventude, que decorre até domingo. “O efeito da chegada das pessoas atrairá muitas outras que virão depois”, referiu o autarca.

Lisboa recebe diariamente entre 30 e 40 mil turistas, sendo que há potencial de crescimento. “Acho que estamos muito longe do excesso de turismo. Não estamos aos níveis de Veneza ou Barcelona. Devemos continuar a apostar no turismo, sobretudo no de qualidade”, frisou Carlos Moedas, que pensa aumentar a taxa de turismo, atualmente de 2 euros por noite.

Sobre este tema, referiu que “os estrangeiros poderiam pagar um pouco mais e com isso teríamos uma cidade mais limpa. E os lisboetas veriam o turismo como algo positivo: há receitas que vêm do turismo para limpar mais a cidade”.

Segundo Carlos Moedas, a Lisboa e a Portugal falta dar o salto de cidade ou país de startups para empresas “com grande crescimento” que se tornam “grandes empresas” – enquanto Portugal investiu em encontrar startups durante muitos anos que é preciso investir em scale-ups, naquelas empresas que estão a ter “alto crescimento”.

“Mais do que uma competição entre países, é uma competição entre cidades”, referiu. “Lisboa tem de se posicionar nesta competição de talentos entre cidades. Quem conseguir atrair mais talentos, terá melhor crescimento e mais produtividade, disso não há dúvida.”

 

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Após incêndios: Agentes de viagens e operadores turísticos europeus já olham para o regresso a Rodes e Corfu

Agentes de viagens e operadores turísticos europeus reuniram-se para garantir que os viajantes possam regressar a Rodes e Corfu, após os violentos incêndios que devastaram, recentemente, as duas ilhas gregas., e que levaram à evacuação não só de residentes como de turistas.

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Quase 100 representantes de agências de viagens e operadoras de turismo de toda a Europa participaram num workshop para fazer um balanço da situação em Rodes e Corfu. A procura de férias nestas ilhas é ainda forte e a situação atual exige um bom conhecimento dos fornecedores e ligação com entidades e autoridades locais.

A ECTAA (Associações Europeias de Agentes de Viagens e Operadores Turísticos), a HATTA (Associação Grega de Agências de Turismo e Viagens) e FEDHATTA (Federação das Associações Gregasde Agências de Viagens e Turismo) realizaram uma sessão de trabalho conjunto para agentes de viagens e operadores turísticos de toda a Europa para fazer um balanço dos últimos desenvolvimentos em Rodes e Corfu.

George Hatzimarkos, governador da região do Egeu Meridional, que supervisionou a evacuação segura e o atendimento de mais de 25 mil turistas, forneceu uma visão geral global dos acontecimentos da semana passada e deixou uma mensagem simples : A vida está a voltar ao normal para toda a ilha de Rodes, incluindo nas poucas áreas afetadas. Os residentes de Rodes, juntamente com o Estado grego, esperam continuar a oferecer o seu cuidado e hospitalidade única aos visitantes estrangeiros. Dos 41 hotéis evacuados, 35 já voltaram a funcionar. Hatzimarkos instou os profissionais de viagens a entrar em contato com as autoridades locais em caso de dúvidas.

Konstantinos Zikos, conselheiro do ministro do Turismo, assim como Efi Staylidiadi, da Organização Nacional de Turismo da Grécia, enfatizaram a importância de comunicar positivamente sobre o destino.

Durante o workshop, os operadores turísticos reconheceram o compromisso das autoridades gregas, bem como da população local, para proteger os visitantes e destacaram as preocupações que precisam de abordar com os turistas.

Frank Oostdam, presidente da ECTAA, destacou que “a confiança é essencial para os negócios. A Grécia demonstrou que foi capaz de encontrar soluções para eventos inesperados de grande escala de forma humana e eficaz e essa conquista não deve ser subestimada.” Acrescentou que “os eventos da semana passada questionam a indústria sobre o impacto das mudanças climáticas no modelo de negócios; é por isso que a ECTAA, a FEDHATTA e a HATTA realizarão uma reunião em Atenas nos próximos dias 28 e 29 de setembro para discutir com as autoridades gregas se estão a adaptar aos desafios atuais e futuros e garantir que as viagens se tornem mais sustentáveis.”

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WOW vai celebrar o que de mais autêntico existe em Portugal

De 10 a 15 de agosto, o WOW vai celebrar o país autêntico, destacando a cultura, as artes e os ofícios, a gastronomia, a música e promovendo uma série de workshops e oficinas infantis. A grande maioria da programação acontece dentro dos museus do WOW, mas há outras atividades ao ar livre.

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O WOW, em Vila Nova de Gaia, vai promover de 10 a 15 de agosto o “Portugal WOWtêntico”. Em cada dia do certame, estará em destaque um museu do WOW, sempre com uma programação temática, que preencherá o dia com atividades. Para participar, basta comprar o bilhete para o museu em causa e este dará direito a entrar e sair do museu durante o dia inteiro.

No dia 10 de agosto, o destaque é para o Museu do Vinho, com o tema “Uma casa portuguesa, com certeza”, onde há sempre “pão e vinho sobre a mesa”. Durante o dia, espalhados pelo museu, haverá uma série de encenações históricas, atividades infantis e workshops para adultos. Será possível provar a gastronomia e aprender mais sobre os costumes. Ao final da tarde, às 19h, atua o humorista Joel Ricardo Santos no auditório no segundo piso do museu.

No dia 11, o Museu da Cortiça é o protagonista. Subordinado ao tema “Portugal Dourado”, neste dia toda a programação nos levará numa viagem às planícies alentejanas, com degustações de pão e azeite, workshops de lã e música regional. O dia no museu termina, às 19h, com uma festa que é uma ode aos néctares alentejanos.

No dia 12 de agosto, sábado, há “Festa na Aldeia” dentro do Pink Palace. A ideia é reviver o espírito, os ritmos e os sabores das festas de verão na aldeia, tudo isto dentro de um museu. Há música regional minhota ao longo do dia, vários workshops, o jogo da malha, provas de vinho e um espetáculo de fado às 19h.

No dia 13, o Museu do Chocolate é o destaque do “Portugal WOWtêntico”, revelando como o chocolate ocupa lugar nas celebrações e na mesa portuguesa. Haverá teatro, jogos familiares, workshops e demonstrações gastronómicas sobre o cacau e o chocolate.

Na segunda-feira, dia 14, o The Bridge Collection, o museu arqueológico que compreende mais de 2000 artefatos usados por diferentes civilizações ao longo de 9000 anos, é o destaque, numa imersão na história mundial e brindar com bebidas tradicionais portuguesas. Há desafios para os mais novos e jogos de bebida para os “mais velhos”. Por entre os momentos musicais, haverá harpa e música greco-romana.

O último dia do festival, no Museu da Região do Porto o destaque vai ser o “Bravo Português” que vai ser desbravado ao longo do dia: das recriações históricas que vão animar o museu, às degustações de especiarias que trouxemos nas expedições marítimas, aos workshops de talha em madeira, de escovaria e pintura de azulejos.

 

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Herdade da Lisboa na Vidigueira conquista certificação em sustentabilidade

A Herdade da Lisboa, na Vidigueira, acaba de alcançar a certificação no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo. As práticas de viticultura e o trabalho de adega foram reconhecidas pelo seu desempenho ambiental, social e económico, numa plataforma que pretende controlar, proteger e afirmar a marca dos vinhos do Alentejo nos mercados interno e externo.

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As práticas na produção de uva e vinho da Herdade da Lisboa, lugar da Família Cardoso na Vidigueira, desde 2011, onde a modernidade da adega se cruza com a tradição das caves alentejanas e a diversidade da viticultura se soma à evolução permanente da enologia, foram reconhecidas, alcançando a certificação no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, uma plataforma em Portugal que controla, protege e certifica os vinhos da região.

Implementado pela Universidade de Évora e pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, este programa é uma ferramenta que permite avaliar como os produtores desenvolvem atualmente as suas atividades, oferecendo recomendações para melhorar as suas ações, aumentar a competitividade e a sustentabilidade dos vinhos do Alentejo, contribuindo para a afirmação da marca nos mercados interno e externo.

Produção vitícola, gestão de solos, conservação e qualidade da água, eficiência energética, gestão de resíduos, gestão de pragas e doenças, recursos humanos, gestão sustentável de ecossistemas, gestão de materiais na produção, opções de embalamento, envolvimento da comunidade ou desenvolvimento regional e socioeconómico são alguns dos setores que compõem o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo.

 

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Casa Relvas convida a sentir o Alentejo e as suas tradições através do vinho

A Casa Relvas volta a abrir as portas da sua herdade em Redondo para mais uma edição do evento “Um Dia em São Miguel”, que decorrerá a 16 de setembro, numa tarde de convívio, entre família, amigos, vinho, gastronomia, música, artesanato, animação e muitas surpresas.

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No dia 16 de setembro, sábado, a Casa Relvas promove mais uma edição do evento “Um Dia em São Miguel”. Para esta data, o produtor alentejano convida todos a passar uma tarde no campo, entre família e amigos, e a brindar ao melhor que o Alentejo tem para oferecer.

“As edições anteriores deste evento, que é muito especial para a Casa Relvas, foram um verdadeiro sucesso”, realçou Alexandre Relvas, CEO do grupo, para acrescentar que, este ano “queremos surpreender ainda mais os que nos visitam, com atividades para toda a família, atuações musicais imperdíveis, entre muitas outras surpresas”.

“Um Dia em São Miguel é, na verdade, muito mais do que um evento, uma vez que temos a oportunidade de abrir as portas da herdade, as portas da nossa casa, a todos os nossos clientes, amigos e parceiros, para brindarmos, juntos, à história da Casa Relvas e à riqueza cultural do Alentejo”, acrescenta o gestor.

Das provas de vinho e gastronomia aos concertos, passando pelos jogos tradicionais ou pela demonstração de produtos e artesanato da região, não faltarão motivos para rumar ao Alentejo para se juntar à família Casa Relvas neste evento anual.

 

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