Região Centro quer afirmar-se na produção cinematográfica internacional
Tornar o Centro de Portugal uma região film friendly”. É esse o grande objetivo da Centro Portugal Film Commission.
Publituris
Lufthansa faz mais concessões para aquisição da ITA
XLR8, D-EDGE e Guestcentric unem-se em evento no Porto
Antes da EuroPride em Lisboa, cidade do Porto recebe AGM da EPOA
Movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais ultrapassa os 8,3 milhões nos dois primeiros meses
Proveitos no setor do alojamento continuam em alta em fevereiro
Albufeira marca presença na Nauticampo
Media Travel ganha torneio de bowling da Turkish Airlines e vai representar Portugal na Turquia
Alto Côa é a 11ª Estação Náutica certificada do Centro de Portugal
Grupo Air France-KLM mantém interesse na privatização da TAP
Nova edição Publituris Hotelaria: Entrevista a Elmar Derkitsch, diretor-geral do Lisbon Marriott Hotel
A Centro Portugal Film Commission (CPFC), quer afirmar a região Centro de Portugal como um destino válido e amigável para as produções cinematográficas e audiovisuais internacionais. Esta foi a mensagem deixada pela nova presidente da CPFC, Adriana Rodrigues, que, na tomada de posse, afirmou que esta nova comissão “assume o compromisso de tornar o Centro de Portugal uma região film friendly”.
A nova presidente destacou ainda que os objetivos são “ambiciosos, mas são fundamentais e incontornáveis”. Estes passam por “elaborar a estratégia ‘Centro de Portugal no Cinema Mundial’; apoiar a identificação, catalogação e organização das film locations e dos demais recursos cinematográficos existentes no seu território, e a sua inclusão no guia de produção cinematográfico; promover, nacional e internacionalmente, o Centro de Portugal, destacando as suas film locations e os demais recursos de produção em fóruns internacionais especializados, quer em articulação de meios com a ‘Portugal Film Commission’, quer através de meios próprios; e elaborar um sistema padronizado de licenciamento para ocupação do espaço público para cinema, para ser adotado pelos municípios do Centro de Portugal”.
Durante a tomada de posse, que aconteceu à margem do Festival ART&TUR, Adriana Rodrigues admitiu, que “o segredo para o sucesso estará, no nosso entendimento, em conseguirmos estabelecer fortes redes colaborativas com os agentes públicos e privados, tanto da região como fora dela, em Portugal, na Europa e noutros continentes”
Para tal, a presidente da CPFC enumerou “a maior onda do mundo, aldeias com tradição, autenticidade e beleza incomparáveis, castelos e muralhas, lugares património mundial, um edificado e uma natureza ímpares”. Estes são, segundo Adriana Rodrigues, “os cenários mais do que perfeitos para estas produções, sejam elas grandes, médias ou pequenas”.
Já Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, foi reconduzido à frente da Mesa da Assembleia Geral da CPFC, tendo realçado o facto de as Film Commissions poderem fazer muito “em prol do desenvolvimento dos destinos turísticos”, tal como, admitiu, “pela promoção e valorização do território, da marca e dos destinos que compõem o Centro de Portugal, da mesma forma que dá um contributo inestimável à marca Portugal”.
De referir que a Centro Portugal Film Commission é uma organização sem fins lucrativos e autónoma, em relação a entidades públicas e privadas, que visa atrair produções de cinema e audiovisuais para a Região Centro de Portugal. Tem como principais objetivos, entre outros, promover e divulgar a Região Centro e criar condições organizacionais mais favoráveis para a produção cinematográfica, diligenciar a captação de produções audiovisuais e contribuir para a notoriedade da marca Centro de Portugal.