Maçã Bravo de Esmolfe ganha plataforma online e dá origem a experiências turísticas
Além de promover um produto único no mundo, originário da freguesia de Esmolfe, em Penalva do Castelo, o projeto prevê ainda a criação de experiências turísticas com base na Maçã Bravo de Esmolfe.

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O CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial está a criar um plataforma online para promover a Maçã Bravo de Esmolfe, um produto único no mundo, que é originário da freguesia de Esmolfe, em Penalva do Castelo, e que deverá dar também origem a experiências turísticas com base neste fruto.
De acordo com Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT, este projeto “nasce da necessidade de afirmar uma marca territorial forte que permita relançar o produto, bem como os atores que gravitam ao seu redor”, até porque a Maçã Bravo de Esmolfe é um fruto cada vez mais procurado, nomeadamente pelos segmentos de saúde e bem-estar.
“O objetivo passa por criar uma autêntica plataforma de cooperação que alavanque a
economia local e regional através da promoção dos produtores, comerciantes e restantes
elementos da cadeia de valor da maçã Bravo de Esmolfe”, indica o CEIT.
O projeto tem ainda objetivos ao nível do turismo, uma vez que pretende “não só ajudar a promover o produto, mas também alavancar a atividade turística por via da valorização do território, da sua cultura e das suas gentes”, motivo pelo qual está prevista a “criação e estruturação de experiências turísticas” em Penalva do Castelo, segundo declarações de Cristóvão Monteiro à Lusa.
“Hoje, o consumidor está diferente e procura muito os destinos de baixa densidade que proporcionem experiências em comunhão com a natureza e esta região permite isso de forma extraordinária e não podemos esquecer que Penalva do Castelo é o berço oficial da maçã Bravo de Esmolfe”, considera o responsável
Para além do impacto que será gerado na economia, o projeto pretende ainda “produzir
conhecimento científico e fomentar a investigação sobre a origem e as características do
produto”, cujas “propriedades benéficas são únicas e estão demonstradas em estudos científicos de diferentes áreas da medicina”, acrescenta Cristóvão Monteiro.
A nova marca e respetiva plataforma online já estão em desenvolvimento e devem ser
apresentadas em 2022, depois de um processo de auscultação e envolvimento de todos
os stakeholders.