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Golfe no Algarve recupera e já está em “níveis muito altos” de procura

Presidente do Turismo do Algarve disse à Lusa que, na região, a procura de golfe deverá aumentar até novembro e que se espera uma nova subida em fevereiro e março.

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Golfe no Algarve recupera e já está em “níveis muito altos” de procura

Presidente do Turismo do Algarve disse à Lusa que, na região, a procura de golfe deverá aumentar até novembro e que se espera uma nova subida em fevereiro e março.

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O presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes, revelou esta quinta-feira, 21 de outubro, que o golfe na região está em “níveis muito altos” de procura, existindo a expetativa de que este aumento de procura se mantenha também em fevereiro e março.

De setembro a novembro, estamos com níveis muito altos de procura”, afirmou o presidente do Turismo do Algarve à Lusa, frisando que a retoma neste segmento de mercado pode até “ter procura a partir de fevereiro ou março” de 2022, após o levantamento de restrições às viagens no Reino Unido devido à pandemia.

João Fernandes recordou que o golfe contou sempre com a “infeliz coincidência de as épocas de confinamento coincidirem com os períodos de maior procura habitual”, mas destacou que, “a partir de setembro do corrente ano, passou a angariar uma procura”, impulsionada por “dois fenómenos” que classificou como “interessantes”.

A retoma da procura foi, segundo o responsável, influenciada por “sucessivas reservas que eram adiadas e que se confirmaram, os chamados ‘rebookings’”, e por uma “procura de ‘last minute’, muito próxima do local de execução da própria reserva”, mas está “ancorada também numa retoma do mercado britânico e irlandês, que representam 73% das voltas de golfe no Algarve”.

“Estando inclusive a decorrer nestes dias a IGTM [International Golf Travel Market], no País de Gales, que é a principal feira do mercado de golfe, tive oportunidade de recolher ‘in-loco’ o ‘feedback” dos 40 campos do Algarve, que é um ‘feedback’ muito positivo, com campos praticamente cheios até final de novembro e ainda com alguma procura para dezembro”, afirmou.

Segundo o presidente do Turismo do Algarve, “as expectativas, sobretudo a partir de março, e em alguns casos em fevereiro até”, apontam para um “mercado do golfe que está a retomar em força” e se somam a um “comportamento muito positivo” do principal mercado para este produto no Algarve, o britânico e irlandês.

Opinião idêntica tem também Elidérico Viegas, presidente da AHETA – Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, que disse à Lusa que as “perspetivas no golfe, atendendo às circunstâncias, estão a ser bastante boas”, com “uma recuperação após quase mais de ano e meio sem turistas e praticamente sem atividade”.

De acordo com o responsável, a procura pelo golfe no Algarve “apresenta já uma recuperação interessante, sendo que o expectável levantamento das restrições nos países de origem dos turistas deverá também “traduzir-se num aumento gradual da procura para esse segmento de mercado”.

O presidente da AHETA realça, no entanto, que a procura não está ainda ao nível “daquilo que era habitual antes da pandemia”.

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APECATE cria cargo de secretário-geral e nomeia Luís de Oliveira Parro

Luís de Oliveira Parro foi nomeado secretário-geral da APECATE e vai trabalhar para “manter e reforçar a trajetória de crescimento” da associação e “aprofundar a proximidade e o relacionamento com os seus associados”.

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A APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos criou o cargo de secretário-Geral e nomeou Luís de Oliveira Parro para desempenhar a nova função, que visa “manter e reforçar a trajetória de crescimento” da associação e “aprofundar a proximidade e o relacionamento com os seus associados”.

Segundo o próprio Luís de Oliveira Parro, o novo cargo foi criado numa altura em que “a APECATE é desafiada a acompanhar o crescimento dos setores que representa – Congressos, Eventos e Animação Turística – os quais assumem um papel cada vez mais relevante no Turismo e no apoio à economia nacional, quer como criadores de conteúdos vibrantes e cativantes, quer como dinamizadores de boas práticas de sustentabilidade e de preservação” do património histórico, cultural e natural.

Luís de Oliveira Parro conta com uma experiência profissional de mais de 30 anos e é especializado em Gestão de Empresas e em Marketing, tendo sido, durante vários anos, oficial da Marinha.

Em 1991, iniciou o seu percurso no Turismo pela animação turística, em particular no turismo de natureza e de aventura, tanto para o mercado nacional como internacional, o que o levou a cofundar um operador turístico e, posteriormente, ingressar no setor dos Congressos e dos Eventos Corporativos.

 

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Madeira e Porto Santo mostram experiências aos visitantes da BTL

A Madeira e o Porto Santo vão contar com um stand de 504 m2, onde vai ser apresentado um “sem-número de experiências aos visitantes da maior feira de destinos turísticos de Portugal”.

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A Madeira e o Porto Santo vão voltar a marcar presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre entre 28 de fevereiro e 3 de março, na FIL, Parque das Nações, em Lisboa, dando a conhecer aos visitantes da feira as experiências que os destinos são capazes de proporcionar.

Num comunicado enviado à imprensa, a Associação de Promoção da Madeira (AP-Madeira) revela que a Madeira e o Porto Santo vão contar com um stand de 504 m2, onde vai ser apresentado um “sem-número de experiências aos visitantes da maior feira de destinos turísticos de Portugal”.

“O objetivo é transportar todos para o destino e despertar a vontade de descoberta do arquipélago por inteiro”, destaca a AP-Madeira na informação divulgada, revelando que a natureza, a gastronomia, a tradição e a cultura vão estar em destaque no stand da região no certame turístico.

“A agenda repleta de momentos memoráveis destaca a história do destino e pretende despertar desejo em quem por lá passa. Na abertura, contamos com um get together com Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, e António Trindade, presidente do grupo PortoBay Hotels and Resorts, que abrem as hostilidades dos cinco dias de presença na feira”, indica a AP-Madeira.

Segundo Eduardo Jesus, “a BTL é, sem dúvida, um espaço fundamental para que a Região se mostre ao mercado nacional e internacional”, motivo pelo qual, durante a feira, o stand da Madeira e do Porto Santo vai receber workshops de poncha e bolo do caco, degustação de sabores com a assinatura do Chef Maurício Faria e provas de vinhos, no âmbito do conceito “Vive a Madeira por inteiro”.

O stand da Madeira e do Porto Santo vai receber ainda o lançamento e apresentação de diversos projetos de promoção do Destino, de âmbito digital e multimédia e que, segundo a AP-Madeira, “relevam a experiência do viajante nas ilhas do arquipélago da Madeira”.

Além disso, estão previstos momentos de conversa diários, com um painel de ilustres convidados, entre eles Francisco Pita, Lídia Monteiro, Ricardo Florêncio, Inês Mendes da Silva, Luís Araújo, Cláudia Vieira e Lourenço Ortigão, sobre temas como turismo, sustentabilidade e futuro.

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Zoomarine renova certificação de práticas de bem-estar animal

Desde 2018 que o Zoomarine recebe a certificação da American Humane, atribuída através do programa Global Humane Conservation, que “reconhece os elevados padrões de cuidados” dados aos animais residentes.

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O Zoomarine renovação a certificação da American Humane, a primeira organização nacional de cariz humanitário dos Estados Unidos e a mais relevante na certificação de práticas de bem-estar animal a nível mundial, informou o parque algarvio, em comunicado.

Segundo o Zoomarine, a certificação foi atribuída através do programa Global Humane Conservation, que “reconhece os elevados padrões de cuidados dados pelo Zoomarine aos animais residentes”.

Esta foi a sétima vez que o Zoomarine recebeu esta distinção, que obteve pela primeira vez em 2018 e que tem sido sucessivamente atribuída ao parque algarvio desde então.

“Temos uma equipa extraordinariamente dedicada, apaixonada e profissional que se esforça diariamente para garantir que todos os nossos animais têm o mais elevado bem-estar. O reconhecimento desse amor e empenho contínuos e inabaláveis pelos nossos animais por um programa tão respeitado como a Global Humane Conservation é a validação dos nossos elevados padrões de bem-estar animal. Estamos orgulhosos por termos recebido esta prestigiada recertificação”, afirma Carla Flanagan, diretora Zoológica do Zoomarine.

Para ser reconhecido como Global Humane Certified, o Zoomarine passou por uma rigorosa avaliação independente que analisou o bem-estar dos animais ao seu cuidado e demonstrou a excelência geral nas suas práticas de cuidados e bem-estar animal.

“O processo único é dirigido pela ciência mais recente e melhores práticas e é instruído por veterinários respeitados e especialistas nas áreas de bem-estar animal, ciência animal, zoologia e ética que têm décadas de experiência na proteção dos animais”, explica o Zoomarine.

O Zoomarine considera que o “processo de validação independente dá aos visitantes a confiança de que a instituição está a cumprir um elevado padrão de cuidados”, uma vez que inclui a apresentação de um pedido de pré-auditoria, seguido de uma auditoria no local que avalia o bem-estar dos animais.

“Os fatores considerados durante a auditoria incluem, entre outros, o alojamento, a nutrição, a água, a iluminação, a sombra, o som, os níveis de atividade e a formação do pessoal que interage com os animais. Os critérios são específicos para cada espécie”, lê-se ainda na informação divulgada.

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Dia Internacional do Guia-Intérprete: AGIA apela a maior união dos profissionais de informação turística

No dia em que, a nível internacional, são celebrados os profissionais de informação turística (guias-intérpretes) a AGIA apela a uma maior união à associação alentejana, tendo em conta os novos desafios que se apresentam nos próximos anos.

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A celebração do Dia Internacional do Guia-Intérprete, comemorado anualmente a 21 de fevereiro, tem sido promovido desde 1990 pela WFTGA (Federação Mundial de Associações de Guias), à qual se une, desde a primeira hora, a AGIA – Associação de Guias-Intérpretes do Alentejo.

Assim, no dia em que, a nível internacional, são celebrados os guias-intérpretes, a AGIA apela que, apesar da desregulamentação da profissão ocorrida em 2011, cada vez é mais notória a necessidade da união dos profissionais de informação turística em torno da associação que os representa no Alentejo, tendo em conta os novos desafios que se apresentam nos próximos anos.

Segundo Verónica Chinca, presidente da direção da AGIA, “os guias-intérpretes são os verdadeiros anfitriões de quem visita Portugal, e no caso o Alentejo. Celebrar o dia 21 de fevereiro, é a demonstração de que temos orgulho na nossa profissão, que adoramos exercê-la e partilhar a cultura da região com quem nos visita”.

A AGIA foi fundada em 24 de junho de 2003, partindo da permissa das especificidades da região Alentejo e do carácter pluriculturalidade que é exigida a estes profissionais. Assim um grupo de guias-intérpretes nacionais que há muito trabalhavam no Alentejo, conjuntamente com novos profissionais chegados à região e os então recém-formados guias-intérpretes regionais criam a primeira associação de técnicos de informação turística de Portugal, sedeada em Évora, cidade-âncora do turismo na região.

A AGIA lembra, em comunicado de imprensa, que o exercício da profissão de guia-intérprete rege-se pela qualidade e pelo profissionalismo, sublinhado no objetivo da existência da associação, ou seja, na divulgação, incentivo e na promoção destes profissionais e na contribuição para o prestígio e dinamização do turismo na região.

Assim, a AGIA tem vindo a estabelecer desde há muitos anos laços de colaboração com a ERT do Alentejo e comissões municipais de turismo, Universidade de Évora e Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, sendo ainda associada da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

Refira-se que os guias-intérpretes associados da AGIA usufruem de ações de formação internas, e tendo em conta os novos desafios do turismo no Alentejo, prepara-se a certificação dos novos profissionais que escolhem esta área de trabalho, destacando que “estes devem ser conscientes que o exercício profissional passa por uma constante atualização dos conhecimentos, que vão muito além da comunicação de conteúdos de caracter histórico e patrimonial, trata-se, na verdade, de criar um vínculo entre a cultura do Alentejo, e aquela que trazem os visitantes desde os seus países de origem”.

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Receitas turísticas batem novo recorde e somam mais de 25MM€ em 2023

Os dados do Banco de Portugal, que foram divulgados esta terça-feira, 20 de fevereiro, mostram que, em 2023, as receitas provenientes da atividade turística bateram novos recordes e atingiram o valor mais elevado de sempre num ano, somando, pela primeira vez, mais de 25 mil milhões de euros em 12 meses.

Inês de Matos

No ano passado, as receitas turísticas somaram 25.140,01 milhões de euros, valor que representa um aumento de 19,1% face ao total apurado em 2022, quando este valor estava nos 21.107,16 milhões de euros, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira, 20 de fevereiro, pelo Banco de Portugal (BdP).

Os dados do BdP mostram que, em 2023, as receitas provenientes da atividade turística bateram novos recordes e atingiram o valor mais elevado de sempre num ano, com o BdP a indicar que, nas “exportações de serviços, destacaram-se as viagens e turismo, os serviços de transportes e os outros serviços fornecidos por empresas”, que apresentaram variações positivas de 19%, 11% e 17%, respetivamente.

Em comparação com 2019, o último ano antes da chegada da pandemia, a subida foi ainda mais positiva e chegou aos 37,4%, uma vez que, no acumulado de 2019, as receitas turísticas, que se encontram pelos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal, tinham somado 18.291 milhões de euros.

Já as importações do turismo, que se encontram pelos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro, somaram 6.301,14 milhões de euros, valor que ficou 13,9% acima dos  5.533,27 milhões de euros contabilizados no ano anterior.

“À semelhança das exportações, nas importações de serviços, evidenciaram-se os outros serviços fornecidos por empresas, as viagens e turismo e os serviços de transportes. Destes serviços, apenas a importação de serviços de transportes decresceu relativamente a 2022”, refere o BdP.

No caso das importações, a diferença face a 2019 também é significativa, uma vez que, desde então, este indicador aumentou 23%, já que, no acumulado de 2019, tinha somado 5.124,02 milhões de euros.

No caso do saldo da rubrica Viagens e Turismo, também houve uma subida expressiva no ano passado, com este indicador a somar 18.838,86 milhões de euros, o que indica um aumento de 21% face aos 15.573,90 milhões de euros apurados em 2022. Face a 2019, este indicador aumentou ainda 43%, já que no acumulado do último ano antes da pandemia o saldo foi de 13.166,98 milhões de euros.

“Em 2023, as exportações e importações de viagens e turismo aumentaram, respetivamente, 19% e 14%, tendo atingido os valores mais elevados de toda a série. Em consequência, o saldo da rubrica de viagens e turismo cresceu 3,2 mil milhões de euros relativamente ao período homólogo”, lê-se ainda no comunicado do BdP, que acompanha os números divulgados esta terça-feira.

Dezembro com aumento de 13,2% nas receitas turísticas

Os números positivos foram também comuns ao mês de dezembro, cujas receitas turísticas atingiram os 1425,73 milhões de euros, num aumento 13,2% face ao apurado em dezembro de 2022, quando este indicador tinha somado 1.259,81 milhões de euros.

Face a 2019, a subida foi ainda mais expressiva e chegou aos 34,4%, uma vez no último mês do último ano antes da pandemia este indicador tinha chegado aos 1060,71 milhões de euros.

Positivas foram também as importações do turismo no último mês do ano passado, que somaram 511,84 milhões de euros, num aumento de 9,6% face aos 467,08 milhões de euros apurados no mesmo mês de 2022. Em comparação com dezembro de 2019, quando as importações do turismo tinham sido de 402,46 milhões de euros, a subida deste indicador foi de 27,2%.

Já no que diz respeito ao saldo da rubrica Viagens e Turismo, que somou 913,89 milhões de euros em dezembro de 2023, destaca-se um aumento de 15,3% face ao apurado no mesmo mês de 2022, quando o valor deste indicador estava nos 792,72 milhões de euros. Em comparação com dezembro de 2019, a subida deste indicador chega aos 38,8%, pois o saldo desta rubrica era, nessa altura, de 658,25 milhões de euros.

 

 

 

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Turismo do Porto e Norte tem nova marca com novo conceito

O Turismo do Porto e Norte de Portugal tem agora uma imagem diferente e o propósito é unir as suas quatros regiões: Porto, Douro, Trás-os-Montes e Minho, associando o passado ao que de melhor o Norte tem hoje.

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Sob o mote “Porto e Norte. Portugal origem, é original” foi lançada, esta terça-feira, a nova marca da Turismo do Porto e Norte de Portugal, que regressa às origens da criação do país, associando o passado ao que de melhor o Norte tem na atualidade, viajando mesmo a tempos ancestrais, tão presentes nas gravuras rupestres do Côa, mas também na contemporaneidade.

“Poucas palavras definirão tão bem este destino como ‘origem’, porque aqui tudo nasceu. E é também isso que o torna tão especial”, considera Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, acrescentando que estamos perante uma marca “que abraça o Porto e Norte de Portugal como um território indivisível, eclético, único e diversificado”.

Recentemente reeleito para mais um mandato de cinco anos, Luís Pedro Martins já estabeleceu como um dos grandes desígnios consolidar e reforçar a notoriedade do Porto e Norte de Portugal pela sua diversidade e sofisticação, desenvolvendo estratégias e projetos que visem o desenvolvimento sustentável do setor, a digitalização e o reforço do seu posicionamento, junto dos mercados estratégicos pretendidos. Este lançamento assinala igualmente um novo tom de comunicação, seguindo a tendência de proximidade, credibilidade e relação emocional com os seus consumidores.

Na conceção da marca estiveram presentes os principais atributos dos quatro subdestinos (Douro, Minho, Porto e Trás-os-Montes), desde os recursos naturais aos patrimoniais, passando pela iconografia e gastronomia, transmitindo a ideia de um destino simultaneamente cosmopolita e tradicional.

As terminologias Porto e Norte cruzam-se na nova imagem e assumem a mesma importância visual, corporizando a estratégia delineada desde cedo por Luís Pedro Martins no sentido de descentralizar a visitação e levar os vários mercados emissores a colocarem não apenas o Porto, mas também o Douro, o Minho e Trás-os-Montes nas suas prioridades, o que ajudará a promover a coesão territorial e social.

Ainda a festejar os resultados de 2023, nos quais a região volta a registar recordes em todos os indicadores – número de hóspedes, dormidas e receitas – Luís Pedro Martins considera a nova marca como “uma ferramenta essencial para continuar a crescer junto dos mercados de alto rendimento da América do Norte e da Ásia e Pacífico”.

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Embratur vai estar em força na BTL para promover novos segmentos turísticos

A Embratur divulgou que vai estar em força na BTL, promovendo cinco segmentos prioritários: experiências de sol e praia, natureza, gastronomia, cultura e turismo de luxo. Aproveitará também para lançar a campanha “Brasil for foodies”, que visa reconhecer a excelência e diversidade gastronómica do país.

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Para a edição de 2024 da BTL, a Embratur, juntamente com 32 coexpositores, irá ativar experiências de cinco segmentos prioritários: sol e praia, natureza, gastronomia, cultura e turismo de luxo. Na última edição, a agência de promoção turística do Brasil focou a atuação em ecoturismo e turismo de aventura.

Em 2023, Portugal foi o segundo principal país no continente europeu a enviar turistas para o Brasil, atrás apenas da França, diz a Embratur, que avança que foram mais de 182 mil visitantes portugueses nos destinos brasileiros. Para 2024, a previsão é receber 198.450 turistas de Portugal, segundo o Global Data.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, levar os mais variados nichos turísticos para a BTL reforça a importância do turismo português no Brasil. “O mercado europeu, sobretudo o português, é uma das prioridades para a Embratur, por isso precisamos de posicionar a nossa oferta de uma forma inovadora e competitiva, apostando na nossa biodiversidade, na nossa cultura, na nossa diversidade, na gastronomia, no nosso país como um destino autêntico, inclusivo e sustentável”, destacou.

A Embratur aproveitará também a BTL para lançar a campanha “Brasil for foodies”, que visa reconhecer a excelência e diversidade gastronómica do país. Atualmente, o Brasil está na disputa pelo título de “Melhor Destino Gastronómico da América Latina 2024”, nos World Travel Awards (WTA), conhecidos como o “Oscar do Turismo”. A ideia é angariar apoios na votação online do prémio que decorre até 17 de abril.

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Albufeira esteve em Sevilha a promover a sua oferta turística

Albufeira voltou a organizar um dia de promoção na cidade de Sevilha. A capital andaluza, considerada um destino de proximidade importante para fomentar o turismo durante todo o ano, é também uma cidade parceira, resultado de uma relação de há vários anos fomentada por inúmeros intercâmbios entre empresas e entidades de ambos os territórios.

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A iniciativa, organizada pela APAL – Agência de Promoção de Albufeira e pelo município, traduziu-se na realização de um workshop direcionado a empresas, que contou com a presença de vários associados da agência de promoção, bem como de um jantar, onde foi possível apresentar o concelho e as suas potencialidades turísticas.

No total, o encontro reuniu mais de 150 participantes andaluzes, entre operadores, agências de viagens, imprensa, representantes do Ayuntamiento de Sevilha, Diputación de Sevilha, Prodetur (sociedade pública que visa promover a inovação, promoção e desenvolvimento económico local na Província de Sevilha), bem como diversas associações empresariais com que Albufeira mantém contactos.

Refira-se que, ainda recentemente, Albufeira acolheu o Encontro Empresarial Luso-Andaluz, iniciativa da Deputación de Sevilha, que juntou empresários e responsáveis políticos.

De destacar que a APAL e o Município de Albufeira estarão presentes na BTL. A participação das duas entidades trará muitas novidades, a começar, desde logo, por um espaço próprio com maior dimensão e um programa de atividades mais extenso.

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Aplicação da taxa turística em Coimbra agora é todo o ano

A taxa turística municipal em Coimbra vai passar a ser aplicada durante todo o ano, quando até então só incidia entre março e outubro, e elimina a isenção a estudantes do ensino superior e investigadores, de acordo com o aprovado, esta segunda-feira, pela autarquia.

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A taxa turística municipal de Coimbra, que tem um custo de um euro por dia (cobrada por um máximo de três dias seguidos), vai passar a ser aplicada durante todo o ano, depois das alterações ao regulamento daquele instrumento terem sido aprovadas em reunião camarária.

Desde abril de 2023, data em que começou a ser aplicada, a taxa já representou um encaixe financeiro de 465 mil euros, segundo o vereador com a pasta da economia e finanças da autarquia Miguel Fonseca.

O responsável recordou, segundo avança a Lusa, que os outros municípios que aplicam semelhante taxa têm, na sua maioria, menos isenções associadas à sua incidência e mais dias seguidos de aplicação do que em Coimbra. Conforme disse, o número médio de dormidas por mês em Coimbra em 2023 foi de cerca de 58 mil, valor próximo daquele que foi registado em 2019, de cerca de 59 mil, o ano mais forte do turismo na cidade.

Por sua vez, o vice-presidente do município, Francisco Veiga, referiu durante a discussão, que considera a atual taxa turística “tímida”, defendendo mais dias seguidos de aplicação e um valor diário maior a ser cobrado aos turistas.

 

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Mundial de Kitesurf no Sal está a ter impacto direto no turismo de Cabo Verde

O mentor da “GKA Kitesurf World Cup Cabo Verde”, Djô Silva, assegura que este circuito mundial, em Ponta Preta (Ilha do Sal) está a ter repercussão na economia do país, tanto em matéria desportiva como no turismo.

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À Inforpress, Silva referiu que o facto de “os maiores e melhores velejadores do planeta” competirem na praia de Ponta Preta, a ilha e o país recebem toda a imprensa internacional estrangeira especializada nos desportos náuticos e, por arrastamento todos os grandes “sponsors”, com “grandes reflexos” no turismo, avançando que “o Governo e todos os nossos parceiros estão connosco, e as unidades hoteleiras estão todas bem ocupadas”.

Muita gente fez questão de viajar para Cabo Verde neste tempo para praticar as modalidades náuticas, ao mesmo tempo que aproveita a oportunidade para acompanhar o Campeonato do Mundo, sublinhando que assim como os hotéis, restaurante, bares e os serviços de algures de viaturas são “bastante procurados” pela afluência dos visitantes.

A praia de Ponta Preta recebe até domingo, dia 25, a primeira etapa do Circuito Mundial de Kitesurf e do Campeonato do Mundo de Wing-foil, envolvendo os melhores praticantes do planeta, e também cabo-verdianos.

A etapa mundial de Ponta Preta conta com o concurso dos melhores velejadores, em representação de Cabo Verde, Brasil, EUA, Portugal, Espanha, Itália, Suíça, Canadá, Hungria, África do Sul, Havaí, Marrocos, Austrália, Alemanha, Grécia e Bélgica, de entre outros países.

 

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