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MSC Splendida foi o primeiro navio a realizar um turnaround no Funchal desde início da COVID-19

Além do turnaround do MSC Splendida, que decorreu sábado, 9 de outubro, a Administração dos Portos da Madeira (Apram) tem já agendadas mais de uma centena de escalas de cruzeiros até ao fim do ano.

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O MSC Splendida foi o primeiro navio a realizar uma operação de turnaround no Porto do Funchal, Madeira, desde o início da COVID-19, que parou completamente a atividade de cruzeiros na capital madeirense, com o desembarque de 199 passageiros e embarque de 342 no passado sábado, 9 de novembro.

“Trata-se do primeiro ‘turnaround’ com alguma dimensão na retoma da atividade de cruzeiros que recomeçou neste mês de outubro nos Portos do Funchal e Porto Santo”, depois do interregno provocado pela pandemia de covid-19, indica a Administração dos Portos da Madeira (Apram), num comunicado divulgado pela Lusa.

O navio da MSC Cruzeiros, que transportava 2320 passageiros, foi também o primeiro a realizar excursões em ‘bolha’ na ilha da Madeira, já que, como explica a Apram, as excursões são organizadas pelo armador ou operador do navio de cruzeiro, visando minimizar os contactos com a população local, não estando autorizadas saídas “livres”, nem excursões privadas.

De acordo com  a entidade de gestão portuária madeirense, este foi “o primeiro pedido para excursões em bolha de uma companhia, nestes dez dias de regresso dos cruzeiros ao Porto do Funchal”.

Além do MSC Splendida, que chegou à Madeira proveniente de Tenerife e seguiu para Málaga, a Apram tem já agendadas mais de uma centena de escalas de navios de cruzeiros no Porto do Funchal, até ao final do ano.

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Ryanair abre base na Madeira com dois aviões e 10 novas rotas no próximo verão

Companhia aérea low cost abre, no próximo verão, a sua quarta base em Portugal, num investimento de 200 milhões de euros, que vai criar 60 postos de trabalho diretos e 40 indiretos no arquipélago.

Inês de Matos

A Ryanair vai abrir uma base na Madeira, a quarta da companhia em Portugal, depois de Lisboa, Porto e Faro, num investimento de 200 milhões de euros, que prevê a colocação de dois aviões no arquipélago e a abertura de 40 novas frequências semanais e 10 rotas, cinco das quais diretas, informaram a Ryanair e a ANA Aeroportos de Portugal| VINCI Airports.

“Esta nova conectividade irá contribuir para a diversificação de mercados emissores e aumentará a resiliência das variações de mercado, fatores críticos para o turismo na Madeira”, destaca a ANA Aeroportos de Portugal| VINCI Airports, em comunicado divulgado esta terça-feira, 23 de novembro.

Com a nova base, a Madeira vai passar a contar com dois aviões da Ryanair em permanência, que vão ligar o arquipélago a Bruxelas Charleroi, Dublin, Lisboa, Londres Stansted, Manchester, Marselha, Milão Bergamo, Nuremberga, Paris Beauvais e Porto.

O anúncio da abertura da nova base foi feito em conferência de imprensa, que decorreu no aeroporto da Madeira e que contou com a presença de Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital; Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira; Thierry Ligonnière, CEO da ANA Aeroportos de Portugal| VINCI Airports; e Eddie Wilson, CEO da Ryanair.

“O anúncio da base da Ryanair na Madeira para o verão de 2022 é uma excelente notícia para a Região Autónoma da Madeira. Esta base é o resultado de um trabalho de parceria com a Ryanair, com a Associação de Promoção Turística da Madeira e com o Turismo de Portugal. Para além de reforçar a parceria global existente entre a VINCI Airports e a Ryanair, esta base permitirá, pela abertura de 5 novos destinos rotas em 2022, um significativo aumento da conectividade aérea da Madeira, potenciando a diversificação de mercados turísticos”, refere Thierry Ligonnière, CEO da ANA|VINCI Airports.

Já Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura da Madeira, bem como presidente da Associação de Promoção da Madeira, considera que o reforço de acessibilidade é sempre uma “boa notícia” para a Madeira, que passa, assim, a contar com “mais oferta de lugares para novas ligações internacionais e para reforço de outras existentes”, num “incremento que responde às necessidades da população residente e aos propósitos do próprio destino turístico”.

A nova base vai também criar 60 postos de trabalho diretos e 40 indiretos no arquipélago e, segundo a Ryanair, representa o “compromisso da companhia aérea com Portugal e demonstra o seu impacto no desenvolvimento do turismo português”.

“Temos o prazer de anunciar a abertura da nossa nova base na Madeira, que irá proporcionar a conexão com 10 novos destinos, através de 2 aeronaves e 40 voos semanais, ligando a Madeira a cidades como Londres, Paris, Dublin, Milão e Manchester, durante todo o ano. Este investimento de 200$m não só impulsionará a economia de Portugal, ao contribuir para o crescimento do turismo regional, como também criará mais de 60 postos de trabalho diretos na região e mais de 400 postos de trabalhos indiretos no local na Madeira”, destaca  Eddie Wilson, CEO da Ryanair. 

Na informação divulgada, a ANA – Aeroportos de Portugal – VINCI Airports lembra que a Ryanair é a segunda maior companhia aérea a operar na rede de aeroportos ANA e a primeira nos aeroportos do Porto e de Faro.

A empresa que gere os aeroportos nacionais considera que a base da Ryanair vai impulsionar ainda mais o tráfego nos aeroportos da Madeira, que têm “apresentado nos últimos meses uma recuperação acima dos valores da rede aeroportos ANA”, de tal forma que, no verão, o número de passageiros no aeroporto da Madeira já alcançou 67% do tráfego no período homólogo de 2019.

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Transavia também vai voar entre Amesterdão e Ponta Delgada a partir de abril de 2022

Voos entre Amesterdão e Ponta Delgada arrancam em abril de 2022, com uma ligação por semana, aos domingos.

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Depois de anunciar o lançamento de uma rota entre Paris e Ponta Delgada, nos Açores, no verão do próximo ano, a Transavia revelou agora que também vai voar entre a capital micaelense e Amesterdão, numa operação que arranca em abril do próximo ano e que vai contar com um voo por semana, aos domingos.

“A Transavia vai abrir uma nova rota entre Ponta Delgada e Amesterdão-Schiphol na próxima Primavera – a ser inaugurada em abril de 2022. Após anunciar, recentemente, uma nova rota de verão a ligar Paris e a ilha de São Miguel, nos Açores, a subsidiária low-cost do grupo Air France-KLM propõe agora uma ligação totalmente nova entre os Países Baixos e o arquipélago dos Açores”, lê-se num comunicado enviado pela companhia aérea à imprensa esta segunda-feira, 22 de novembro.

Na informação divulgada, a Transavia avança preços desde 72 euros para voos de ida e explica que a abertura da nova rota é possível devido à expansão da sua frota, principalmente em França, uma vez que vai passar de 40 aviões 737-800s no início de 2021 para 61 aviões a partir de abril de 2022.

“Globalmente, a filial low-cost do grupo Air France-KLM terá uma frota total de 89 aviões a voar para mais de 100 destinos na Europa”, acrescenta a Transavia, que alerta, no entanto, que o “programa de voos mantém-se em constante evolução e continua sujeito às condições sanitárias e às restrições impostas pelas autoridades dos países em causa”.

Os bilhetes já se encontram à venda e podem ser adquiridos através do site da companhia aérea, em www.transavia.com.

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Qatar Airways Privilege Club e JetBlue TrueBlue de mãos dadas

A Qatar Airways e a JetBlue lançaram uma parceria, trazendo vantagens adicionais aos membros dos programas de fidelização de ambas as companhias aéreas:

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A Qatar Airways e a JetBlue lançaram uma parceria, trazendo vantagens adicionais aos membros dos programas de fidelização de ambas as companhias aéreas: Privilege Club e TrueBlue. 

Os membros do Qatar Airways Privilege Club podem, assim, ganhar Qmiles em voos operados pela JetBlue e os membros da TrueBlue podem somar pontos nos voos da Qatar Airways.
Por outro lado, os membros do Privilege Club podem agora voar para mais destinos nos Estados Unidos, Caraíbas e América Central, ligando-se à rede de 100 cidades da JetBlue, ao mesmo tempo que ganham Qmiles. Isto eleva o número total de destinos nas Américas para mais de 300 cidades. 

Os Qmiles podem ser utilizados para um conjunto de recompensas, incluindo
voos-prémio, melhoria de cabine, bagagem extra, uma estadia num dos mais de 350 mil hotéis contemplados nas recompensas Hotel & Car, e muito mais. 

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Air Transat anuncia programa de voos para verão de 2022 e inclui Portugal

A Air Transat acaba de anunciar o seu programa de voos para o verão de 2022, que inclui 15 ligações para Portugal (Lisboa e Porto), desde Toronto e Montreal. 

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A Air Transat acaba de anunciar o seu programa de voos para o verão de 2022, que inclui 15 ligações para Portugal (Lisboa e Porto), desde Toronto e Montreal. 

No auge da temporada, a companhia aérea canadiana irá operar mais de 250 voos semanais para 44 destinos, entre os quais cinco para a capital portuguesa a partir de Toronto, e cinco desde Montreal, bem como três para a Porto a partir de Toronto, e dois de Montreal. 

De Toronto, além de 14 voos semanais para Londres, os clientes também poderão voar para 13 outros destinos europeus importantes como a Croácia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Holanda, Portugal, Espanha e Reino Unido. 

De Montreal, a companhia aérea terá sete voos diretos semanais para Londres-Gatwick e 14 para Paris. Um total de 19 destinos europeus serão acessíveis através de serviço direto de Montreal, incluindo províncias francesas e uma nova rota para Amsterdão. 

A Air Transat também fortalecerá a sua posição como a principal transportadora aérea internacional com partida de Jean Lesage, Aeroporto na cidade de Quebec, com voos exclusivos e sem escalas para duas capitais europeias: Paris e, pela primeira vez, Londres. 

No verão do próximo ano, além de voar para Fort Lauderdale e Orlando desde Toronto e Montreal, a Air Transat apresentará um novo serviço direto para a Califórnia com dois voos semanais de Montreal para San Francisco e três para Los Angeles. As ligações para a Flórida também serão aumentadas, com voos entre Montreal e Miami ao longo do ano. Os passageiros da cidade de Quebec também terão ligações diretas para Fort Lauderdale o ano todo. Haverá ainda operação para as Caraíbas. 

Na sua programação de verão agora anunciada, a Air Transat continuará a melhorar a oferta de voos domésticos. 

Entretanto, com a também canadiana WestJet, a Air Transat assinou um acordo de codeshare, que em breve permitirá aos clientes reservar viagens transatlânticas envolvendo ambas as companhias aéreas num único bilhete. Esta parceria, que começa a ser implementada no início de 2022, trará mais opções aos consumidores. 

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Encontro mundial de aeroportos discute aviação pós-pandemia

Representantes da indústria aeroportuária mundial reúnem-se até amanhã, dia 24 em Cancun (México) para discutir o sector da aviação pós-pandemia.

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Representantes da indústria aeroportuária mundial reúnem-se até amanhã, dia 24 em Cancun (México), na WAGA 2021 – World Annual General Assembly & Exhibition, a principal conferência anual do setor. 

Sob o tema “Runway to Recovery: Reconnecting Aviation for a Sustainable Future”, a conferência que teve início esta segunda-feira, está a discutir aspetos de como os aeroportos no mundo estão a atravessar a pandemia da Covid-19 e os caminhos necessários com vista à sustentabilidade e à neutralidade na emissão de carbono.  

O evento conta com a participação de mais de 60 palestrantes com ampla experiência e conhecimento da indústria, como líderes de aeroportos membros de ACI World. A cerimônia de abertura contou com a presença de Juan Carlos Salazar, secretário-geral da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO). 

O encontro terá como foco os desafios e as iniciativas já em curso nos esforços da recuperação sustentável da indústria aeroportuária. Neste contexto, os painéis abordarão temas como a integração nos aeroportos de aviões movidos a SAF e outras fontes alternativas; as eficiências que a indústria está a desenvolver para atingir as metas da sustentabilidade; como as novas tecnologias e a inovação surgem para apoiar a recuperação; as necessidades e mudanças nas expetativas dos clientes dos aeroportos no pós-Covid-19;  o papel do setor privado no desenvolvimento dos aeroportos neste momento; e a regulamentação econômica do setor. 

 

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Ryanair pela primeira vez no Aeroporto da Madeira

Segundo o canal Aviação TV, está para já confirmada, para esta segunda-feira, a primeira aterragem de uma aeronave da companhia de baixo custo irlandesa, Ryanair, no Aeroporto da Madeira

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Segundo o canal Aviação TV, está para já confirmada, para esta segunda-feira, a primeira aterragem de uma aeronave da companhia de baixo custo irlandesa, Ryanair, no Aeroporto Cristiano Ronaldo na Madeira. 

O canal sobre aviação e espaço partilhou na sua página do Facebook que o Boeing 737 Max 8-200 tem chegada prevista para as 16h26 locais com partida de Dublin e com saída terça-feira pelas 15h00.  

Apesar de anda não se tratar do início dos voos regulares da companhia para a Madeira, a Aviação TV refere que a Ryanair solicitou slots para a operação para o Funchal para o decorrer deste Inverno IATA. Ainda não existem detalhes sobre esta futura operação regular. 

No site de recrutamento associado à transportadora de baixo custo, já se encontram vagas disponíveis para a manutenção de linha no Funchal, o que confirma a preparação para operações futuras na região. 

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easyJet aumenta capacidade em Portugal em 31 mil lugares na época festiva

No final de 2021 e primeiros meses do próximo ano, a easyJet vai reforçar a operação de e para Portugal com mais 31 mil lugares nas rotas da Alemanha, França, Suíça, Reino Unido e Luxemburgo.

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A easyJet anunciou um reforço da capacidade nas rotas de e para Portugal, que chega aos 31 mil lugares, durante a época festiva e os primeiros meses de 2022, que abrange as ligações a várias cidades europeias, muitas das quais contam com vastas comunidades portuguesas residentes.

“Sabemos que grande parte dos emigrantes do nosso país apresenta o desejo de regressar às suas origens durante todo o ano, mas que nem sempre possuem disponibilidade. Por isso, tendo como objetivo proporcionar aos nossos clientes os reencontros com familiares e amigos, reforçamos a capacidade de voos de aeroportos portugueses para várias cidades europeias”, refere José Lopes, diretor geral da easyjet para Portugal, citado num comunicado enviado à imprensa.

A easyJet vai reforçar as rotas entre Portugal e a Alemanha, França, Suíça, Reino Unido e Luxemburgo, com a companhia aérea a destacar as ligações a Basileia, na Suíça, nas quais vai disponibilizar mais quatro mil lugares nas ligações entre esta cidade suíça e o Porto, entre 14 de dezembro e 9 de janeiro.

Já entre Lisboa e Basileia, a easyJet vai colocar à disposição dos passageiros mais mil lugares entre 18 de dezembro e 8 janeiro, o mesmo número de lugares em que será também aumentada a rota entre Faro e Basileia, entre 17 de dezembro e 7 de janeiro.

Além deste aumento de capacidade para Basileia, a easyJet vai também reforçar o número de lugares disponibilizados entre janeiro e março para vários outros destinos europeus, num acréscimo que abrange as rotas entre o Funchal e Berlim, o Funchal e Londres-Gatwick, além de várias outras rotas do Porto, nomeadamente para Nantes, Luxemburgo e Zurique.

“Desta forma, durante os primeiros meses do ano disponibilizamos cerca de 31 mil lugares para ligações a países como Alemanha, França, Suíça, Reino Unido e Luxemburgo, onde sabemos que vive grande parte dos portugueses emigrados”, acrescenta José Lopes.

 

 

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Nova injeção de 150 milhões na TAP não é “descontrolo”, afirma ministro Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas, Pedo Nuno Santos, diz-se frustrado pela “sistemática” má interpretação relativamente ao assunto TAP.

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O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, esclareceu que a nova injeção de 150 milhões de euros na TAP está prevista no montante total de 3.200 a 3.700 milhões de euros e não se trata de “descontrolo” no apoio à companhia aérea.

“Estamos a falar de 150 milhões que estão incluídos nos 3.200 milhões de euros, não está a acontecer nenhum descontrolo sobre a verba que está a ser injetada na TAP”, explicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, em declarações aos jornalistas à margem da cerimónia de assinatura de contrato entre a Medway, a Stadler e a Tratavagonka para a aquisição de 16 locomotivas e 113 vagões, citado pela agência Lusa.

Estas declarações surgem na sequência da notícia avançada pelo Jornal Económico, dando conta que a TAP iria “receber mais 150 milhões para compensar danos da COVID”, montante que deverá entrar na companhia aérea nas próximas semanas.

“Foi decidido e apresentado ao país um determinado montante para injetar na TAP, no quadro do seu plano de reestruturação, e quando foi apresentado era entre 3,2 e 3,7 mil milhões de euros. Nós, em princípio, ficaremos no limiar inferior e, portanto, o valor que estamos a falar no total é sempre este, não é mais do que este”, apontou o governante, que se admitiu frustrado, por considerar que o Governo é “sistematicamente” mal interpretado e mal traduzido para a opinião pública, relativamente ao que está a ser feito na TAP.

“Parece que cada vez que sai um novo número, que é mais um adicional face ao que estava esperado ser injetado na TAP e eu gostava que nós pudéssemos – através, nomeadamente, da comunicação social – conseguir esclarecer, para não se criar a ideia de que de x em x meses há um deslizar no montante que está a ser injetado na TAP e que se está a injetar mais do que era esperado. Não é verdade”, afirmou o ministro.

Segundo Pedro Nuno Santos, o que se passa é que as tranches vão sendo transferidas à medida que são aprovadas pela Direção-Geral da Concorrência europeia (DG Comp), sendo que uma parte dos 3.200 milhões de euros é paga através do regime de compensação COVID-19.

Questionado sobre as notícias que têm sido avançadas na comunicação social, de que a Comissão Europeia está a exigir que a TAP abdique de 12 ‘slots’ (vagas que permitem à companhia aérea marcar uma aterragem ou descolagem, num intervalo de tempo pré-determinado), e não das seis previstas no plano de reestruturação entregue pelo Governo e que ainda aguarda ‘luz verde’ de Bruxelas, Pedro Nuno Santos não confirmou a informação.

“Tem de haver uma faixa horária para o avião sair e tem de haver uma faixa horária para o avião voltar e, por isso, nós estamos sempre a falar de pares, desse ponto de vista não há grande diferença. Vamos é esperar para saber qual é o número, porque eu não confirmo esse número que saiu na comunicação social, de 12, não confirmo mesmo e, por isso, temos que esperar”, explicou.

(Lusa)

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Brussels Airlines tem “nova cara”

A companhia aérea belga admite que esta nova imagem mostra a sua prontidão para desafios futuros.

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A Brussels Airlines apresentou, recentemente, uma nova identidade de marca, confirmando a posição no mercado como a transportadora doméstica da Bélgica. Cores atualizadas, um novo logotipo e pintura de aeronave são o símbolo visual do novo capítulo da companhia aérea, afirmando, assim, a sua prontidão para desafios futuros e enfatizando novamente a importância da marca belga.

Como consequência da crise do COVID-19, a Brussels Airlines acelerou e intensificou em 2020 o seu plano de transformação “Reboot Plus”, de forma a abrir caminho para uma empresa preparada para o futuro e capaz de enfrentar a concorrência, com uma estrutura de custos sólida e saudável.

Após a reestruturação, a empresa iniciou a segunda fase de seu plano “Reboot Plus”, com a Brussels Airlines a voltar a sua atenção para o futuro com “investimentos estratégicos numa experiência aprimorada para o cliente, novas tecnologias, digitalização, novas formas de trabalhar e o desenvolvimento dos colaboradores”, lê-se no comunicado.

A Brussels Airlines encontra-se em plena transformação para se tornar “uma companhia aérea saudável e lucrativa, que oferece perspetivas aos seus clientes, parceiros e funcionários, uma companhia aérea com foco constante no meio ambiente e na redução da sua pegada ecológica”, refere a companhia no mesmo comunicado.

A nova identidade da marca inclui uma nova versão da assinatura vermelha e azul da Brussels Airlines, agora num vermelho mais profundo e um tom mais escuro de azul. O pontilhado “b”, que enfeita a cauda da frota, dá lugar a nove pontos de diferentes tamanhos em forma de quadrado, para representar a diversidade dos seus clientes, dos seus destinos e dos seus colaboradores. Nenhum ponto é igual. O logotipo atualizado também usa uma fonte nova e mais moderna. As duas palavras da marca agora estão empilhadas, com a palavra “brussels” a ganhar maior relevo com seu tamanho maior para enfatizar a identidade belga da companhia aérea. A nova pintura da aeronave mostra um logotipo pontilhado na cauda, um novo corpo branco e uma continuação de pontos em diferentes tons de azul e cinza.

Peter Gerber, CEO da Brussels Airlines, afirma que a companhia pretende “marcar claramente o início da nova Brussels Airlines. Para os nossos clientes, que merecem o melhor, mas também para nossos funcionários, que estão comprometidos com a transformação que estamos a promover e para a qual contribuem todos os dias”.

O responsável máximo pela companhia refere ainda que “com essa nova identidade de marca, estamos prontos para mostrar aos nossos clientes, funcionários, parceiros e todos os demais públicos que estamos a virar uma página. Como uma das quatro companhias aéreas da rede do Grupo Lufthansa, estamos a construir o caminho para um futuro promissor.” Por isso, Gerber conclui que “vemos esta nova identidade de marca como um símbolo de confiança na nossa empresa ao enfatizar a nossa identidade como a transportadora doméstica da Bélgica”.

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Movimento de passageiros nos portos europeus cai para metade em 2020

Apontando as fortes restrições devido à pandemia da COVID-19, os dados do Eurostat indicam uma quebra de 188 milhões de passageiros nos portos da UE.

Victor Jorge

De acordo com os dados revelados pelo Eurostat, o número total de passageiros embarcados e desembarcados nos portos da União Europeia (UE) ascendeu a 231 milhões, correspondendo a menos 188 milhões que no ano anterior de 2019, frisando a análise da entidade estatística europeia que esta quebra se deveu, fundamentalmente, “às fortes restrições colocadas no terreno devido à pandemia de COVID-19”.

Depois de quedas regulares entre 2008 e 2014, exceção feita ao ano de 2013, em que se registou uma subida de 0,3% face a 2012, o número total de passageiros embarcados e desembarcados nos portos da UE recuperou nos últimos cinco anos para atingir o pico de 419 milhões em 2019.

No que diz respeito aos portos, o Top 20 é responsável por 36% do total de passageiros (des)embarcados durante 2020 nos portos da UE. O ranking é liderado pelo porto italiano de Messina, com 7,7 milhões de passageiros, seguido por outro porto italiano (Reggio Di Calabria) com 7,5 milhões de passageiros. No terceiro e quarto lugares aparecem dois portos gregos (Paloukia Salaminas e Perama), ambos com 5,7 milhões de passageiros.

Certo é que todos os portos registaram quebras em 2020 face a 2019, com a maior descida a ser registada pelo porto de Calais, em França, com -61% face a 2019, caindo sete posições no ranking.

Portos como Similarly, Helsinquia (Finlând), Piraeus (Grécia), Tallinn (Estónia), Helsingborg (Suécia) e Helsingør (Elsinore; Dinamarca) registaram quebras superiores a 50% de 2019 para 2020.

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