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Setores ligados ao turismo mantêm-se entre os que menos empresas criaram no 3.º trimestre

Transportes terrestres, Serviços turísticos, assim como a restauração e alojamento de curta duração, foram os subsetores que mais contribuíram para a descida na constituição de novas empresas.

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Os setores económicos ligados ao turismo mantiveram-se, no terceiro trimestre do ano, entre os que menos empresas criaram e mais contribuíram para a descida na constituição de novas empresas, de acordo com o mais recente Barómetro da consultora Informa D&B, divulgado esta quinta-feira, 7 de outubro.

“Alguns subsetores mostram uma dinâmica ainda muito aquém de 2019. O subsetor dos Transportes Terrestres é o que mais contribui para a descida na constituição de novas empresas, com menos 1942 novas empresas do que em 2019”, aponta o Barómetro Informa D&B.

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Além dos Transportes Terrestres, também o subsetor dos Serviços Turísticos foi um dos que se destacaram pela negativa, com menos 349 empresas criadas face a 2019, enquanto no Alojamento e restauração, os subsetores da Restauração e do Alojamento de curta duração contribuíram em conjunto para uma redução de mais de 800 novas empresas.

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No total, foram criadas, em Portugal, 30 823 novas empresas até ao final do terceiro trimestre do ano, o que traduz um crescimento de 9,1% face a 2020, mas continua a traduzir uma quebra expressiva face a 2019, o último ano antes do início da pandemia, já que o valor fica 18,9% abaixo dos números pré-COVID-19.

“A forma muito desigual como a pandemia e as medidas desenvolvidas para a combater afetaram os diversos setores da economia está a ter reflexos no empreendedorismo, quer ao nível das suas fragilidades, quer ao nível de novas oportunidades de negócio”, justifica a Informa D&B.

Apesar disso, em termos agregados, já há setores com registos acima ou muito próximos dos pré-pandémicos, refere a consultora, dando como exemplo os setores das Atividades imobiliárias (+2,5%), Agricultura e outros recursos naturais (+1,1%) ou as Tecnologias de informação e comunicação (-0,4%).

Já os setores dos Transportes (-59%), Alojamento e restauração (-31%) e Serviços gerais (-30%) são os que “mostram ainda uma maior distância face aos valores de 2019”, aponta a Informa D&B, referindo que, nos Transportes, apenas o “subsetor da distribuição (com grande contribuição das entregas postais e de courier) está em alta, com a criação de 190 novas empresas em 2021, mais 30 do que em 2019”.

Mas também há boas notícias, já que, indica o Barómetro da Informa D&B, no terceiro trimestre do ano, os encerramentos e as insolvências mantiveram-se com “pouca atividade” e apresentaram “valores inferiores a 2019, sobretudo devido às medidas de apoio que o Estado português colocou à disposição das empresas”.

“Encerraram até 30 de setembro deste ano 8 663 empresas, menos 5,3% que no período homólogo. No mesmo período, registou-se uma descida de 14,4% nas novas insolvências (menos 255 processos)”, refere a consultora.

A Informa D&B faz ainda uma comparação entre a atividade económica em Portugal e Espanha e sublinha que “Espanha está a mostrar uma dinâmica no empreendedorismo bastante diferente da portuguesa”, uma vez que, depois da maior quebra no PIB da União Europeia, o país vizinho “está a responder com o que se espera ser também o maior crescimento europeu neste indicador”.

“No primeiro ano da pandemia, em 2020, as dinâmicas foram semelhantes em ambos os países, com os nascimentos e encerramentos a descerem e as insolvências a manter valores semelhantes aos de 2019. Mas em 2021, enquanto Portugal regista uma menor atividade nos três indicadores, a Espanha já descolou completamente dos valores de 2020, com crescimentos significativos na criação de novas empresas – que supera em 15% os valores de 2019 -, bem como nos encerramentos e insolvências”, indica a Informa D&B.

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Ilhas da Macaronésia buscam objetivos comuns na área do turismo

A Ilha do Porto Santo, Madeira, recebeu, recentemente as III Jornadas Atlânticas de Turismo – JAT, evento que surge no âmbito da geminação entre os municípios de Velas (Açores), Sal (Cabo Verde) e Porto Santo (Madeira), depois da realização das I e II Jornadas nas Velas (2023) e Sal (2024), respetivamente. O objetivo foi encontrar objetivos comuns no que ao turismo se refere.

Depois da realização das Jornadas Atlânticas de Turismo, este ano, no Porto Santo, em 2026 será a vez de os Açores acolherem a iniciativa.

Intervindo nas jornadas, a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, defendeu que a Madeira, Açores e Cabo Verde “são exemplo da forma como o Atlântico pode moldar não só as paisagens, mas também a identidade e o caráter das suas gentes”.

A governante manifestou “orgulho e entusiasmo por ver os Açores associados, através do município das Velas, a este movimento de valorização do turismo na Macaronésia, patrocinado também pelos municípios de Porto Santo e do Sal”.

Segundo Berta Cabral, “esta é uma rede de territórios com muito em comum, que deve ser projetada no seu todo e afirmar-se como uma oferta diferenciadora no contexto internacional”.

Conforme disse, “os Açores, Madeira e Cabo Verde partilham inúmeros pontos de contacto: insularidade, origem vulcânica, riqueza e diversidade paisagística, tradições culturais e uma história marcada por desafios idênticos, superados pela resiliência e pela alma dos nossos povos. Estes elementos, aliados à autenticidade das nossas comunidades e à forma como soubemos preservar os nossos recursos, conferem à Macaronésia um caráter singular e um potencial turístico inigualável”, adiantou.

Berta Cabral referiu que “o desenvolvimento do turismo em ilhas remotas e de pequena dimensão comporta dificuldades acrescidas”, nomeadamente “maior dependência das acessibilidades externas, vulnerabilidade às alterações climáticas, fragilidade das economias locais e limitações infraestruturais”.

Mas sublinhou que “são estas especificidades que nos tornam territórios tão únicos e tão desejados por quem procura experiências autênticas, envolventes e sustentáveis”.

Luís Silveira, presidente do município de Velas (São Jorge – Açores), que falava na sessão de abertura do evento, reforçou uma vez mais a importância da realização destas jornadas, sendo este um desafio ganho, onde se juntam estas três ilhas, três destinos com Reservas da Biosfera, em torno do mesmo objetivo. Depois da realização das Jornadas Atlânticas de Turismo, este ano, no Porto Santo, em 2026 será a vez de os Açores acolherem a iniciativa.

O autarca, lembrando os 32 anos de geminação entre Velas, Porto Santo e Sal, assinalados este ano, recordou os objetivos destes encontros, que abordam questões de extrema relevância e inerentes aos três destinos, aprendendo uns com os outros, o que cada qual faz de melhor.

 

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Depois de Espanha turismo de Albufeira mostra-se no mercado norte-americano

Numa parceria com a APAL, o município de Albufeira ruma a Toronto, a 13 de maio, a Nova Iorque, no dia 15, para realizar dois roadshows “que visam atrair dois mercados considerados estratégicos para Portugal e para o Algarve, aproveitando a existência de novas rotas aéreas diretas para Faro”, segundo o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo.

De 13 e 15 de maio, (terça a quinta), o Município em parceria com a APAL – Agência de Promoção de Albufeira, organiza duas ações promocionais estratégicas no mercado norte-americano, que têm por objetivo reforçar a notoriedade do concelho algarvio enquanto destino turístico de excelência. Trata-se de dois roadshows a realizar nas cidades de Toronto (13 de maio) e Nova Iorque (15 de maio).

José Carlos Rolo refere que estes roadshows já foram desenvolvidos em anos anteriores, “tendo em conta o interesse estratégico nestes mercados que já são considerados dos mais importantes a nível nacional, apresentando-se com potencial de crescimento dentro e fora da época balnear”.

Refira-se que a iniciativa, que conta com a adesão de vários associados da APAL, tem por objetivo promover o destino junto de dois mercados que ganham cada vez mais importância para Portugal e para o Algarve, tirando partido do reforço das ligações aéreas com os Estados Unidos, nomeadamente com a nova rota direta da United Airlines entre Newark e Faro, que se prevê tenha início a 17 de maio deste ano, com quatro voos semanais. “A presença de Albufeira nestes mercados pretende potenciar o impacto desta nova ligação aérea, promovendo Albufeira como

um destino competitivo e atrativo para o mercado norte-americano”, conclui o presidente José Carlos Rolo.

Refira-se que, na semana que passou, Albufeira esteve em Bilbau (Espanha), numa ação promocional do Turismo do Algarve. O autarca referiu que “esta é a terceira vez que o município participa na Expovaciones, aproveitando a proximidade geográfica e as ligações aéreas com Bilbau e outras cidades espanholas para mostrar a nossa oferta turística, que passa pela qualidade dos nossos alojamentos e unidades de restauração, animação turística, património natural e paisagístico, cultura, tradições, praias de excelência, gastronomia e vinhos e a simpatia das nossas gentes, incluindo os profissionais do setor, considerada uma referência ao nível da hospitalidade”.

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Governo de Cabo Verde confirma que o megaprojeto “Djéu” continua em fase de reversão

O ministro das Finanças de Cabo Verde Olavo Correia, assegurou que o megaprojeto “Djeu”, do empresário de origem macaense, David Chow, continua em fase de reversão e que houve uma proposta do promotor no sentido de trazer um novo investidor para dar continuidade ao empreendimento que contempla hotel-casino, marina, escritórios, entre outras valências.

“Se não conseguirmos alternativas para viabilizarmos a operação, o governo, uma vez concluída esta fase de reversão, encontrará novos operadores para o desenvolver o projeto”, assegurou o vice-primeiro-ministro, que é igualmente ministro das Finanças, segundo notícia avançada pela Inforpress.

O governante avançou aos jornalistas locais que se está a cumprir a decisão do executivo, ouvindo, entretanto, o promotor do projeto que diz que “pode ter alternativas”, para realçar que “estamos abertos a alternativas, mas não havendo alternativas, será continuado o processo de reversão”, garantiu, mas “concluído o processo de reversão, estaremos a encontrar o novo investidor para dar continuidade ao projeto em modos diferentes, como é evidente”, indicou.

Refira-se que o projeto do complexo “Djeu”, na cidade da Praia (ihéu de Santa Maria), do empresário de origem macaense David Chow, apontado como o maior empreendimento turístico de Cabo Verde, com um investimento global previsto de 250 milhões de euros, e que contempla casino, marina, escritórios, entre outras valências, foi anunciado em 2001, no entanto, a primeira pedra só viria a ser colocada 15 anos mais tarde, em fevereiro de 2016, tendo o acordo com o governo sido assinado em 2015.

 

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Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos

De acordo com o último relatório da European Travel Commission (ETC), o ritmo de evolução da atividade turística na Europa continua a surpreender, apesar de uma conjuntura internacional pouco favorável, fortemente marcada por uma situação de instabilidade política internacional e de contínua pressão sobre os orçamentos familiares. Portugal continua no Top10 das preferências como destino turístico, com mais de 30% dos inquiridos a repetirem o destino.

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No último relatório trimestral, sobre o Turismo na Europa no 1.º trimestre de 2025, a European Travel Commission (ETC) revela que o ritmo de evolução da atividade turística continua a “surpreender”, apesar de uma conjuntura internacional “pouco favorável, fortemente marcada por uma situação de instabilidade política internacional e de contínua pressão sobre os orçamentos familiares, com alta generalizada dos preços, incluindo os relacionados com serviços turísticos, designadamente os custos associados às viagens aéreas e aos custos de alojamento”.

Apesar disso, o “European Tourism Trends & Prospects” prevê que os ventos adversos enfrentados em 2024 se mantenham em 2025, exigindo planeamento estratégico, adaptação e inovação no setor nos próximos anos.

Certo é que a procura turística europeia encerrou 2024 em alta, com as chegadas de turistas internacionais a aumentarem 6,2% em relação a 2023 e a maioria dos destinos a reportarem aumentos substanciais.

No 1.º trimestre de 2025, o número de chegadas foi bastante consistente com o do último trimestre de 2024, mas a recuperação no número de noites encerrou o ano mais forte do que o esperado, acima dos 5,9%.

A nível regional, as chegadas aumentaram 6,2% e as dormidas 5,2% em relação ao ano passado, marcando uma ligeira moderação no crescimento das chegadas, mas uma aceleração nas dormidas em comparação com o relatório anterior, admitindo a ETC “tratar-se de um declínio modesto na duração da estadia, mas a tendência geral é ainda para estadias mais longas desde a pandemia”.

A preferência do consumidor continua a inclinar-se para destinos com melhor relação qualidade-preço e temperaturas mais amenas. No entanto, isto não prejudicou a procura por alguns destinos tradicionalmente populares do Sul e do Mediterrâneo que superaram a média regional em termos de chegadas.

Segundo o inquérito “Monitoring Sentiment for Domestic and Intra-European Travel”, 72% dos europeus pretendem viajar nos próximos seis meses e Portugal continua no Top10 das preferências como destino turístico.

Cerca de 30,4% dos inquiridos que pretendem vir a Portugal nos próximos meses, já estiveram em Portugal, o que demonstra satisfação e consequentemente intenção de regresso, 46,3% estiveram em França e 42,9% estiveram em Espanha.

A segurança do destino é o critério mais importante, selecionado por mais de metade dos inquiridos, indicando este dado que os turistas colocam a segurança pessoal no topo das suas preocupações ao escolherem um destino.

As boas condições climatéricas foram selecionadas por 39,1% dos inquiridos o que reflete a valorização por destinos com clima agradável, geralmente associado a sol, temperaturas amenas e ausência de intempéries.

Os dados demonstram, igualmente, que nos últimos três anos, 14% dos viajantes europeus visitaram Portugal, tornando-o o 11.º destino preferido, subindo ao 10.º lugar quando retiradas as viagens domésticas.

Outro dado indica que 11,8% dos europeus que viajaram até Portugal nos últimos três anos, preveem regressar num futuro próximo e que 8,5% dos europeus que visitaram recentemente a vizinha Espanha planeiam visitar Portugal nos próximos seis meses.

As mais recentes estimativas para 2025 da ETC sugerem que os turistas na Europa deverão gastar cerca de 14% mais do que em 2024, prevendo-se que o crescimento dos gastos ultrapasse o do número de chegadas, sugerindo um aumento do gasto médio por visita.

Quanto à estadia média, durante o 1.º trimestre do corrente ano os turistas internacionais em viagem pelos destinos europeus passaram uma média de 2,7 noites, com base nos dados mais recentes do TourMIS. Em comparação com o mesmo período de 2024, os turistas ficaram menos noites em muitos destinos europeus, não se concentrando tal realidade apenas numa sub-região. Portugal enquadra-se nesta tendência, com uma redução de -2,6% na duração das estadias.

Tarifas (ainda) não impactam viagens dos americanos para a Europa
As novas tarifas comerciais anunciadas pelos EUA aumentaram a incerteza em relação às viagens transatlânticas, com a Europa a preparar-se para uma possível queda no número de visitantes americanos este ano. Apesar de a Europa continuar a ser um dos principais destinos de longa distância, as flutuações na taxa de câmbio Euro/Dólar americano e o aumento dos custos de viagem podem abrandar a procura por parte dos EUA. Esta possível quebra é significativa, dado que os Estados Unidos representavam 9% das viagens globais antes da pandemia e, no ano passado, os americanos constituíram mais de um terço das chegadas de longa distância à Europa.

Apesar destes desafios, as viagens dos EUA para a Europa continuam a apresentar bons resultados no início de 2025, com mais de 80% dos destinos que reportaram dados a registar um crescimento homólogo no primeiro trimestre.

Podem também surgir efeitos compensatórios, incluindo uma redução das viagens para os EUA — especialmente a partir da China — e um aumento das viagens de curta distância dentro da Europa, à medida que mais viajantes optam por permanecer na região, face à incerteza económica e geopolítica.

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KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio

O KIPT CoLab – Laboratório Colaborativo para a Inovação no Turismo vai lançar, a 26 de maio, o Barturs, um Barómetro Estatístico para o Turismo, que pretende funcionar como “uma janela de monitorização e antecipação das dinâmicas do setor”.

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O KIPT CoLab – Laboratório Colaborativo para a Inovação no Turismo vai lançar, a 26 de maio, o Barturs, um Barómetro Estatístico para o setor do Turismo, que consiste numa “plataforma digital que propõe novas formas de análise, compreensão e projeção do futuro do turismo em Portugal”.

“A ferramenta, desenvolvida em colaboração com investigadores e empresas associadas ao KIPT CoLab, constitui-se como uma janela de monitorização e antecipação das dinâmicas do setor, disponibilizando indicadores com base em dados oficiais e de empresas, modelos previsionais e informação atualizada em contínuo”, explica o KIPT CoLab, num comunicado enviado à imprensa.

O evento de lançamento está agendado para as às 15h00, no Hotel Meliá Lisboa Aeroporto, e o KIPT CoLab explica que esta iniciativa se insere “num esforço alargado de qualificação e inovação aplicado à atividade turística, no qual o KIPT tem desempenhado um papel agregador entre empresas, investigadores e decisores públicos”.

O projeto conta com o apoio institucional da Agência Nacional de Inovação (ANI), da FCT, da Missão Interface, do PRR, da República Portuguesa e da União Europeia e o evento de lançamento vai contar com a “presença de representantes institucionais de relevo”, com destaque para o secretário de Estado do Turismo, bem como dirigentes da ANI e da FCT.

Já a sessão de encerramento será conduzida pelo presidente da Assembleia Geral do KIPT, Carlos Moura, estando ainda prevista a participação de outros agentes estratégicos do setor.

 

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CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade

A candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade, que reúne o apoio da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, deverá ser entregue à UNESCO em fevereiro de 2026.

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A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) declarou apoio à candidatura do Campo de Concentração de Tarrafal de Santiago, em Cabo Verde, a Património da Humanidade, avança a Lusa.

O apoio à candidatura foi anunciado no final de uma reunião que decorreu esta quarta-feira, 7 de maio, em São Tomé e Príncipe e na qual foi decidido “apoiar as novas candidaturas dos sítios dos estados-membros a Património Mundial da UNESCO, nomeadamente do Campo de Concentração do Tarrafal, por representar um marco na valorização da memória de resistência”.

A declaração final foi assinada durante a III Reunião Extraordinária dos Ministros Cultura da CPLP, entre 05 e 07 de maio, tendo a decisão sido anunciada pelo Ministério da Cultura de Cabo Verde.

Augusto Veiga, ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, explica que o apoio é “importante” para preparar a candidatura, que deverá ser entregue à UNESCO em fevereiro de 2026.

A Lusa lembra que, há um ano, os presidentes de Portugal, Cabo Verde e Guiné-Bissau, assim como o ministro da Defesa de Angola, descerraram, no local, uma placa que assinalou os 50 anos da Libertação do Campo do Tarrafal.

O Campo de Concentração de Tarrafal de Santiago funcionou entre 1936 e 1956, tendo reaberto em 1962, com o nome de Campo de Trabalho de Chão Bom, para aprisionar anticolonialistas de Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde, enquanto na primeira fase a maioria dos presos políticos eram portugueses que contestavam o regime fascista do Estado Novo.

O encerramento do Campo do Tarrafal só aconteceu depois da revolução do 25 de Abril de 1974, que derrubou o Estado Novo e libertou os presos políticos.

 

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Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho

O Legoland Xangai tem abertura prevista para julho, naquele que será o maior parque temático do mundo dedicado a estes conhecidos blocos de construção e que inclui também um hotel de 250 quartos.

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A Lego vai abrir, em julho, um Legoland em Xangai, naquele que será o maior parque temático do mundo dedicado a estes conhecidos e adorados blocos de construção, avança a Lusa, que cita a imprensa chinesa.

Localizado a cerca de 52 quilómetros a sudoeste do centro de Xangai, o Legoland vai contar com mais de 75 atrações e espetáculos distribuídos por oito zonas distintas, que incluem milhares de figuras construídas com cerca de 85 milhões de peças Lego.

Além do parque temático, que vai também ter sala de cinema 4D, está prevista a construção de uma unidade hoteleira, com 250 quartos e que vai ser decorada segundo cinco ambientes diferentes inspirados no universo destes brinquedos reconhecido à escala global.

Destaque também para a “Miniland”, uma recriação, construída integralmente com blocos Lego, cujo peso total é superior a 45 toneladas, de algumas das áreas mais emblemáticas de Xangai, assim como de outros ícones culturais e turísticos da China.

O Legoland de Xangai encontra-se já em fase final de construção e vai dar emprego a cerca de mil colaboradores, estando já confirmado que o parque temático vai também levar a palco o “Monkie Kid”, o primeiro espetáculo do mundo dedicado à série “Monkie Kid”, da LEGO, que é inspirado no Rei Macaco, da obra clássica chinesa Jornada ao Oeste.

“Conhecemos bem este mercado e estamos entusiasmados com o seu potencial. Este complexo será uma referência e ponto de encontro para todos os fãs da Lego na China”, afirmou Fiona Eastwood, diretora executiva da Merlin Entertainments, o grupo britânico responsável pela gestão dos parques Legoland.

Apesar do parque temático só ter abertura prevista para julho, a venda de passes de temporada e bilhetes para visitas exclusivas, que incluem estadias no hotel temático, já está a decorrer.

A Lusa recorda ainda que Xangai inaugurou, em 2016, o primeiro parque Disneyland na China continental, que se seguiu à abertura do parque de Hong Kong, em 2005, e tem já prevista, para 2027, a abertura de um novo complexo temático dedicado ao universo cinematográfico de Harry Potter.

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Turismo no Porto confirma crescimento em 2024

O turismo no Porto registou um crescimento assinalável em 2024, e a vereadora da Câmara Municipal com este pelouro, Catarina Santos Cunha, considera que “há todo um trabalho, em conjunto com o setor, para qualificar a oferta e para capitalizar as novas tendências, garantindo um crescimento sustentável e equilibrado, que beneficie tanto os visitantes como os residentes”.

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O turismo no Porto continua a mostrar sinais de crescimento, com dados que apontam para um aumento sustentado em vários pontos chave do setor. De acordo com indicadores divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), interpretados pela autarquia, os proveitos totais dos estabelecimentos de alojamento turístico alcançaram os 492 milhões de euros, o que se traduz num crescimento de 12,8% face ao período homólogo, a que corresponde mais de seis milhões de dormidas nos alojamentos turísticos com mais de 10 camas (uma variação positiva de 6,9% em relação ao ano de 2023).

A média do RevPAR anual (receita por quarto disponível) foi de 80 euros, refletindo a valorização do setor, indica ainda nota da Câmara Municipal, que avança que, no que diz respeito ao consumo com cartões estrangeiros na cidade, o ano de 2024 atingiu 588 milhões de euros. O Aeroporto Francisco Sá Carneiro também registou um aumento no número de passageiros, com um total superior a 15 milhões passageiros em 2024, o que representa uma variação positiva de 4,9%. Os dados da taxa municipal turística acompanharam esta evolução, com uma receita de cerca de 20,9 milhões de euros.

Mais avança que, no ano que agora terminou, os estabelecimentos de alojamento turístico na cidade registaram um total de 6.276.074 dormidas, representando um crescimento de 6,9% em relação ao ano anterior. O número de hóspedes também subiu, atingindo os 2.967.090, segundo dados do INE, o que indica uma variação positiva de 6,9%.

A autarca destaca que a estratégia do Município do Porto tem sido no sentido de aposta na capacitação dos agentes do setor, através dos programas de formação que têm sido promovidos, como o Confiança Porto (nas áreas do alojamento, circuitos turísticos e agentes de equipamentos culturais) e outras em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, ou a estratégia de gestão da carga turística, com a descentralização dos fluxos turísticos para zonas periféricas da cidade, através dos oito quarteirões da cidade, que considera serem frutos destes resultados verificados o ano passado.

Catarina Santos Cunha realça ainda que “importa continuar a investir na melhoria da experiência do visitante e na promoção de iniciativas com vista à captação de novos perfis de turistas, como é o caso dos projetos Global Kitchen, o Curated Porto, e as atividades na rede Great Wine Capitals, que posicionam o Porto como destino de qualidade e diferenciador, mas que também beneficiam e contribuem para a qualidade de vida de quem está diariamente na cidade”.

Com base nas previsões da European Travel Commission, que indicam que, em 2025, os europeus planeiam viagens mais longas e com orçamentos mais elevados, e que cerca de 30% dos europeus planeiam gastar entre 1.501 e 2.500 euros por viagem, enquanto 17% considera gastar mais de 2.500 euros, “é expectável que a atividade turística no Porto possa continuar a crescer, impulsionada tanto por tendências internacionais quanto por iniciativas locais, como o aumento do investimento em novas unidades de alojamento turístico e a melhoria da experiência dos visitantes”, defende a vereadora .

 

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E-bikes incentivam turismo em 7 concelhos e 4 serras das Montanhas Mágicas

Os aficionados do ciclismo (com assistência elétrica) de montanha têm em junho uma nova prova especial de três dias, com 14 etapas e 280km, que passa por sete concelhos e quatro serras das Montanhas Mágicas.

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O eMTB Grand Tour vai percorrer 280km que darão a conhecer aos cicloturistas um território repleto de paisagens arrebatadoras e biodiversidade, mas também uma imensa riqueza geológica, arqueológica, histórica e cultural, em 14 etapas, distribuídas por três dias (de 8 a 10 de junho), que permitirão um vislumbre envolvente do muito que a Grande Rota das Montanhas Mágicas (GR60) tem para oferecer.

A vaga de incêndios de setembro do ano transato trocou as voltas à organização do eMTB Grand Tour, mas o adiamento da prova para 2025, por questões de segurança e de fruição do circuito com a qualidade que tamanhas paragens merecem, teve o condão de fazer crescer a ânsia pela estreia.

Serra acima, serra abaixo (Freita, Arada, Arestal e Montemuro), na rota deste grande evento de e-bikes estão os concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Cinfães, Castro Daire, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, por entre os vales dos rios Douro, Vouga, Paiva, Bestança, Caima e Teixeira.

Já se encontram abertas as inscrições para os aficionados do ciclismo de montanha que queiram partir à descoberta deste território e mergulhar na história de cada um dos sete concelhos calcados pelo traçado, seja através da gastronomia ou do património paisagístico e arquitetónico, que conta com a organização da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG), em parceria com os municípios parceiros.

A ADRIMAG confia que o eMTB Grand Tour 2025 irá alavancar a notoriedade do destino e ajudar a tornar a Grande Rota das Montanhas Mágicas, que abraça ainda quatro Zonas Especiais de Conservação da Rede Natura 2000 e um Geoparque Mundial da UNESCO, “um destino incontornável na área do cycling e do walking, ajudando as economias locais”.

Este percurso circular pela Grande Rota das Montanhas Mágicas permite uma experiência que poderá ser usufruída por um máximo de 50 pessoas (exclusivamente em bicicletas com assistência elétrica), nesta edição inaugural. Sem intuitos competitivos, mas muito desafiante, o eMTB Grand Tour não tem outro objetivo senão ver quem mais desfruta do muito que a GR60 tem para oferecer.

O evento inclui serviços de transferes, alimentação, segurança e outros complementares, relacionados com o parqueamento, carregamento, lavagem e manutenção das bicicletas. A reserva e o pagamento do alojamento, no entanto, são da responsabilidade dos participantes.

 

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Pavilhão de Portugal na Expo ganha nova vida

Finalmente, o Pavilhão de Portugal na Expo 98, a icónica obra do arquiteto Álvaro Siza Vieira, foi devolvido à cidade de Lisboa e ao país, como espaço de educação, cultura e inovação virados para o futuro.

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O Pavilhão de Portugal, desenhado por Siza Vieira para a Expo’98, acaba de reabrir após obras de requalificação. O espaço integra agora um centro de exposições e de congressos, preparado para acolher “eventos culturais, científicos e corporativos.

O equipamento recebe um desejo antigo da comunidade do Parque das Nações: o regresso do Centro Interpretativo, a que se irá juntar um espaço de estudo aberto 24h e a biblioteca António Mega Ferreira, um projeto da Câmara Municipal de Lisboa e a Universidade de Lisboa, previsto como um novo polo agregador da cultura, dedicado aos jovens e, com eles, ao futuro do conhecimento.

Refira-se que, desde 1 de maio, está patente uma exposição dedicada a Camões, intitulada “Meu matalote e amigo Luís de Camões”, com um diálogo inovador entre o texto do poeta e as artes visuais.

O reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, entidade que promoveu diversas ações na ocasião da reabertura do espaço afirmou que “o Pavilhão de Portugal é o símbolo da ousadia, da visão, do futuro. Desenhado pelo mestre Álvaro Siza Vieira, foi desde a Expo 98 um marco incontornável da cidade”. E reabriu “com nova vida, com nova missão. Ao serviço da educação, da ciência e da cultura. Este espaço não é apenas um edifício. É um lugar de encontro, de diálogo, de renovação. É uma ponte entre a Universidade e a sociedade”.

Dia 22 de maio, aniversário da abertura da Expo’98, será inaugurada uma nova Sala de Estudo, a Biblioteca Mega Ferreira e o Centro Interpretativo do Parque das Nações, numa parceria com a Universidade de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia do Parque das Nações.

O edifício do Pavilhão de Portugal foi construído para integrar a Expo’98, tendo recebido o Prémio Valmor nesse ano. Está classificado como Monumento de Interesse Público. Projetado pelo arquiteto Siza Vieira, constitui um marco icónico que subsiste da exposição, estando localizado numa zona privilegiada junto ao rio.

A sua configuração apresenta dois corpos: um edifício, que se desenvolve em torno de um pátio, e uma enorme praça coberta por uma imponente pala de betão suspensa por cabos de aço, definida por dois pórticos de betão.

Apesar de se pretender, desde a sua conceção, que o edifício perdurasse após o certame, as suas funções não haviam sido estipuladas claramente no início. Desde então, funcionou predominantemente como espaço expositivo, tendo também albergado restaurante, cafetaria e bar.

A ULisboa concluiu as obras de reabilitação em 2025, vocacionando-o para a promoção de diversas atividades nas áreas da ciência, cultura e inovação.

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