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Atividades de Enoturismo privilegiam espaços ao ar livre

O ar livre e o contacto com a natureza já eram norma na maioria das atividades enoturísticas. Porém, a pandemia reforçou a oferta existente no mercado de norte a sul do país.

Raquel Relvas Neto
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O ar livre e o contacto com a natureza já eram norma na maioria das atividades enoturísticas. Porém, a pandemia reforçou a oferta existente no mercado de norte a sul do país.

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Os dois últimos anos não foram fáceis para o turismo em particular e o Enoturismo não foi excepção. No entanto, a produção vínica não parou e as atividades enoturísticas ganharam um novo ênfase na situação pandémica, com os visitantes a privilegiarem atividades ao ar livre. As novidades surgem um pouco por todo o lado, de forma a conquistar mais visitas.

Casa Relvas
Na Casa Relvas, no Redondo, na região alentejana, o Enoturismo foi dedicado a grupos pequenos, “em que adaptamos as visitas e provas aos conhecimentos e interesses dos visitantes”, explica o CEO, Alexandre Relvas. Entre as novidades, está a abertura de uma pequena esplanada na adega “para que as provas possam ser feitas ao ar livre, e preparámos algumas novidades para a vindima”. O programa para as vindimas deste ano na Casa Relvas inclui passeio na vinha, identificação de castas e análise sensorial de bagos, grainhas e engaços, vindima manual, pisa a pé, prova de mostos e prova de vinhos e almoço, sendo este último opcional.

Herdade das Servas
Na Herdade das Servas e na Casa da Tapada, ambas também no Alentejo, as visitas passaram a realizar-se em privado, ou seja, explica Luís Serrano Mira, coproprietário das propriedades, “não juntamos no mesmo horário diferentes grupos. Aplicámos uma política de maior flexibilidade nos horários por forma a evitar maiores concentrações de clientes e visitantes na loja”. A pandemia foi vista também como uma oportunidade para executar uma obra de remodelação do restaurante da Herdade das Servas, que será apresentado em breve. “Será um restaurante em que o vinho terá um grande foco, privilegiando a harmonização entre vinho e gastronomia”.
No início do verão, foi lançado um novo pacote de provas, indica o responsável, que conta com “vinhos para momentos de consumo mais descomplicados aos nossos topos de gama”. “Adicionámos também provas temáticas: Varietais, do Alentejo ao Minho (onde juntamos os nossos brancos do Alentejo com os nossos verdes da Casa da Tapada) ou a “Prova do Enólogo Ricardo Constantino”, complementa.

”” Adega Vila Santa

João Portugal Ramos
A Adega Vila Santa, da João Portugal Ramos, em Estremoz, implementou neste último confinamento uma visita virtual à adega 360 graus, disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano. Para Vera Magalhães, diretora de Enoturismo Grupo João Portugal Ramos Vinhos, “esta nova ferramenta lúdica procurou constituir uma oportunidade permanente de visita a todos os espaços, às curiosidades e aos recantos da Adega Vila Santa, criando a possibilidade de conhecer mais de perto e com todo o detalhe o conjunto da obra de João Portugal Ramos Vinhos”.
Mas voltando à normalidade, o que a João Portugal Ramos pretende é receber visitantes in loco e para tal aposta em programas diferenciadores que privilegiam maioritariamente o ar livre, como as provas de vinhos, o programa enólogo por um dia, a culinária e o vinho alentejano, o piquenique, almoços e o programa de tapas. “Mas claro que nesta época do ano um dos programas com maior procura e sucesso é o programa das vindimas complementado com um almoço ao ar livre, no qual o visitante participa na colheita das uvas e pisa a uva a pé juntamente com os nossos colaboradores, recriando os processos tradicionais e ancestrais da vindima”, indica a responsável.

”” Quinta da Aveleda

Quinta da Aveleda
Em Penafiel, a Quinta da Aveleda organiza, a par de refeições ao ar livre como os petiscos panorâmicos e os piqueniques nos jardins, as Noites de Verão nos últimos sábados de cada mês, até setembro. Esta iniciativa tem como propósito trazer “novos públicos ao mágico espaço da quinta”. “Sob vários temas, têm sido um sucesso, e ainda dois irão acontecer, esperando novamente casa cheia”, disse fonte da Quinta da Aveleda ao Publituris.
Porém, a sua novidade maior prende-se com o “lançamento do pioneiro Escape Garden – A garrafa perdida, um jogo de fuga inteiramente feito ao ar livre, entre vinhas e jardins”. “Único em Portugal e no mundo, este desafio visa proporcionar uma atividade de diversão durante a qual se mergulha na história da quinta, da família e dos seus vinhos, de forma bem descontraída”.
No Algarve, onde detêm a Villa Alvor, os proprietários da Quinta da Aveleda mantiveram as visitas e provas de vinhos com harmonização de produtos locais, apresentando-se assim como uma forma diferente de complementar uma passagem pela praia.

Quinta do Pôpa
“Propostas exclusivas e ‘tailor made’ em que a privacidade do cliente é preservada” é a mais-valia que a Quinta do Pôpa, no Douro, apresenta a quem a visita, além de dispor de espaços destinados a crianças e de ser ‘pet-friendly’. Para Vanessa Ferreira, coproprietária e responsável de Enoturismo da Quinta do Pôpa, “agora, mais do que nunca, estes detalhes fazem todo o sentido”.
No ano passado, os programas de atividades de Enoturismo na quinta foram reajustados e a ocupação do espaço tornou-se “ainda mais restritiva”, carecendo de marcação prévia. “Acresce também o facto de se poderem reservar guias em exclusivo ou a quinta na íntegra, não sendo aceites outros visitantes durante o tempo em que este serviço é requisitado. Tudo isto para que os visitantes sintam a máxima confiança em continuar a usufruir de experiências vínicas e enogastronómicas. Todos os programas, à excepção da visita, são feitos nos terraços exteriores”, esclarece.
Também a Quinta do Pôpa implementou as visitas virtuais, as quais convidam “enófilos, turistas e curiosos para uma imersão virtual, onde podem fazer uma tour pela adega, sala de cascos e garrafeira, assim como visitar e fazer compras na loja de vinhos, tudo isto à distância de um acesso digital”. Claro que “entrar virtualmente na Quinta do Pôpa é uma experiência que não substitui a visita ao vivo e a cores, é claro, mas que ajuda muito, ainda mais nesta fase de pandemia e de distância obrigatória”, afirma a responsável, que aponta como vantagens a realização da visita a qualquer hora do dia e da noite e a gratuitidade da mesma.

Sogevinus
A Quinta de S. Luiz, na região do Douro, tem e terá várias novidades. Recentemente, os visitantes puderam passar a ter a possibilidade de realizarem um piquenique num local privilegiado da quinta, além de provarem alguns sabores tradicionais tendo o rio Douro como pano de fundo. Maria Manuel Ramos, diretora de turismo da Sogevinus, afirma que o objetivo é que “quem nos visita possa tirar o melhor partido possível da belíssima paisagem natural que é possível admirar a partir do terraço de S. Luiz, tendo a oportunidade de experimentar os nossos vinhos de uma forma diferente e original, na companhia de alguns sabores da região, e fazendo uma verdadeira prova harmonizada com a natureza”.
“A médio prazo, contamos apresentar mais uma novidade”, anuncia. Atualmente, decorre o projeto de recuperação da Casa de S. Luiz, “que nos irá permitir complementar as atividades da Quinta com a oferta de alojamento no local”, indica a responsável, detalhando que o projeto prevê a abertura de 11 quartos, em regime de turismo rural e tem conclusão prevista para 2022.

”” Vindimas em Torre de Palma

Torre de Palma
Em Torre de Palma, na região alentejana, o ar livre passou a ser privilegiado na oferta disponibilizada aos visitantes. “A maioria das atividades são realizadas ao ar livre, a sensação de segurança está bem presente. Falamos por exemplo dos piqueniques, dos passeios de bicicleta, do programa de vindimas, dos passeios a cavalo ou de charrete, dos workshops agrícolas, visitas às ruínas romanas, observação de estrelas, passeio de balão, etc”, enumera Luísa Rebelo, general manager e proprietária de Torre de Palma. Mas as novidades do produtor na área do Enoturismo vão muito além disso.
“Em Torre de Palma somos obcecados pela inovação pelo que estamos sempre a criar novas experiências de forma a surpreender o cliente, superando as suas expectativas”, destaca a proprietária, revelando que esta inovação vai desde as experiências vínicas, às experiências equestres e às massagens. “Introduzimos recentemente as massagens do Método Renata França, os passeios de charrete os piqueniques entre outras experiências”, adianta, complementando que também o restaurante foi alvo de “uma forte restruturação, inovando em várias frentes com o convite feito ao conhecido Chef Miguel Laffan”.

Quinta do Ventozelo
Também na região duriense, a Quinta do Ventozelo sugere um conjunto de experiências “fortemente ligadas à natureza e ao mundo rural”, nomeadamente à vinha e ao vinho, à gastronomia, à interpretação da paisagem, à história e aos saberes do Douro, proporcionando aos seus visitantes a compreensão do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial nas suas mais diversas vertentes. Elsa Couto, diretora de comunicação da quinta, descreve que um dos conceitos base do Ventozelo “passa pela participação e envolvimento ativo de cada visitante no quotidiano da quinta, para que se sintam assim implicados no processo de descoberta e aprendizagem da Quinta de Ventozelo e da região onde esta se insere”. As experiências disponíveis incluem provas de vinhos, harmonizações gastronómicas no restaurante Cantina de Ventozelo, participação na vindima e aprendizagem do processo de elaboração dos vinhos do Douro e do Porto; participação noutras atividades agrícolas do dia-a-dia, como a apanha da azeitona; visita ao Centro Interpretativo “O Douro numa Quinta” – um espaço de interpretação do território duriense tendo como ponto de partida a Quinta de Ventozelo.
Também percursos pedestres, que com ajuda de audioguias permitem aos visitantes contactar direta e autonomamente com as diferentes paisagens patrimoniais da Quinta fazem parte das sugestões. A quinta dispõe ainda de 29 quartos distribuídos por sete edificações distintas, muitas das quais antigas construções agrícolas que “ganharam uma nova alma e função, como os antigos balões de armazenamento de vinho”.

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75% dos portugueses diz que próximas férias vão ser em Portugal, revela estudo da Bloom Consulting

Estudo da consultora Bloom Consulting apurou que 44% dos portugueses conta gozar um período de descanso ainda este ano e que apenas 27% deixa para o próximo ano os planos de férias.

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Para 75% dos portugueses, as próximas férias vão ser passadas em território nacional, apurou um estudo da Bloom Consulting, que revela também que, apesar da pandemia, 44% dos portugueses conta gozar um período de descanso ainda este ano e que apenas 27% deixa para o próximo ano os planos de férias.

Ainda assim, diz a Bloom Consulting num comunicado divulgado esta sexta-feira, 17 de setembro, “ma grande fatia da população inquirida afirmou ainda não estar decidida quanto à sua próxima viagem de lazer (22%), sendo que apenas 5,8% afirma que apenas viajará em 2023”.

“Os dados do estudo são reveladores de algo que a indústria turística portuguesa já tem vindo a sentir_ uma maior movimentação dos portugueses em viagens de lazer. Com o avançar da vacinação e aproximação à tão desejada imunidade de grupo, é expectável que alguns destes portugueses vão progressivamente alterando a sua posição em relação ao turismo sendo no entanto irrealista pensar que a situação reverterá para as tendências registadas em 2019 num futuro próximo”, considera Filipe Roquette, diretor geral da Bloom Consulting Portugal.

O estudo mostra também que, quanto mais jovens os inquiridos, maior a disposição para viajar ainda este ano, com a Bloom Consulting a revelar que, “o grupo de 54 ou mais anos é o mais conservador e também o mais indeciso nesta matéria”.

Quanto a destinos, o mercado nacional é o que sai a ganhar, até porque, dos 75% dos portugueses que conta fazer férias em destinos nacionais, em 60% dos casos nem são consideradas outras hipóteses. Ainda assim, há 14% de portugueses que dizem não saber onde vão passar as próximas férias, enquanto 11% descarta férias no território nacional e só pensa em férias no estrangeiro.

“Entre os que afirmam que o seu próximo destino será em território nacional, o Algarve é a região mais referida com 20% do total de menções. Seguem-se as regiões autónomas dos Açores e da Madeira com 18% e 16% respetivamente. Também com 16% estão o Alentejo e a região do Porto e Norte de Portugal. O Centro de Portugal com 8% e a Região de Lisboa são as regiões sob as quais recaem menos intenções de visitação por parte dos portugueses num futuro próximo”, indica o comunicado.

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Iberia mantém voos para as Maldivas no inverno

Depois do sucesso no verão, a Iberia vai manter a operação para as Maldivas este inverno, com dois voos por semana, e, em Portugal, tem planos para aumentar a capacidade nas rotas de Lisboa e Porto.

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A Iberia vai manter os voos para as Maldivas, que arrancaram no início de julho, também  durante a temporada de inverno, com a companhia aérea espanhola a revelar que a decisão foi tomada na sequência do “bom funcionamento desta rota nos meses de verão” e que, na época baixa, os voos decorrem entre dezembro e fevereiro, com duas ligações por semana. Já para Lisboa e Porto, está previsto um aumento para o triplo dos voos diários, ao longo dos próximos meses.

“Entre as principais novidades, destaca-se a incorporação do destino estrela do verão, as Ilhas Maldivas. Após o bom funcionamento da rota nos meses de verão, a companhia aérea decidiu retomar os voos a partir de dezembro com duas frequências diretas por semana, que vão até fevereiro de 2022”, lê-se na informação divulgada pela companhia aérea sobre o plano de rotas para este inverno.

Além das Maldivas, a Iberia vai manter também no inverno os voos para Cali, na Colômbia, outra das rotas que a companhia aérea também operou este verão e que, no inverno vai contar com três frequências por  semana, entre dezembro e março.

Neste inverno, a Iberia vai ainda aumentar o número de voos disponíveis na ponte aérea entre Madrid e Barcelona, que em setembro já tinha sido aumentada em 32%, mas que, segundo a Iberia, vai ainda conhecer novos aumentos este inverno, até um total de 68 voos por semana, o que totaliza 11 voos por dia em cada trajeto.

Na informação divulgada, a Iberia explica que os aumentos previstos para a ponte aérea visam a reativação das viagens de negócios, motivo pelo qual a transportadora vai também reforçar a operação em alguns destinos europeus, a exemplo de Paris, para onde a Iberia conta disponibilizar até sete voos por dia em cada sentido, mas também de Londres, que passa a contar com até cinco voos por dia e por trajeto, enquanto cidades como Lisboa, Porto, Frankfurt, Bruxelas, Genebra, Milão, Roma, Zurique, Dusseldorf, Munique, Veneza, Lyon e Marselha vão chegar aos três voos por dia, ao longo deste inverno. Já Frankfurt, vai contar com um aumento até 18 frequências por semana.

Na rede de longo curso, e além das Maldivas e de Cali, a Iberia vai também aumentar a sua oferta para a América Latina e EUA, estimando voar para 23 cidades em 17 países, num total de 280 voos por semana, à partida de Madrid. Apenas na América Latina, a companhia aérea vai operar para 17 destinos em 15 países, superando os 200 voos por semana.

“Os mercados com maiores taxas de crescimento são o México – que já conta com dois voos diários -, a República Dominicana – com mais três voos semanais, até 13 frequências – e a Colômbia, com mais três frequências para Bogotá, chegando a 10; e Cali, para onde a Iberia voa três vezes por semana”, indica a transportadora.

Além disso, acrescenta a Iberia, vai ser também aumentada a capacidade para a América do Centro e Caraíbas, em concreto para o Panamá, Costa Rica e Guatemala/El Salvador, que passam a contar com mais um voo por semana, até seis frequências semanais no caso do Panamá e Costa Rica, enquanto a Guatemala/El  Salvador passa a contar com cinco ligações semanais.

Para San Juan de Porto Rico, a Iberia vai passar de três para quatro frequências por semana, enquanto o Uruguai passa a seis voos diretos por semana. Já Buenos Aires, Lima, São Paulo e Santiago do Chile mantêm um voo diário, ainda que, no caso da capital argentina, a operação esteja ainda sujeita a aprovação governamental.

Já nos EUA, onde a Iberia diz estar ainda dependente da reabertura turística, a companhia tem planos para recuperar as frequências que oferecia antes da pandemia, e conta operar 10 voos por semana para Nova Iorque e Miami, ou seja, mais três que no verão, e espera manter ainda as ligações a Chicago, Boston e Los Angeles.

Este inverno, a Iberia conta ainda com uma campanha especial que pretende estimular a procura ao longo dos próximos meses e que oferece tarifas especiais para reservas até 22 de setembro e que se aplica a viagens até 9 de junho de 2022.

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Operadores retomam operação de Fim-de-Ano para Salvador e Natal

Os charters dos operadores Solférias, Exoticoonline e Sonhando têm partida programada para 26 e 27 de dezembro.

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Os operadores turísticos Solférias, Exoticoonline e  Sonhando voltam a juntar-se para lançar uma operação especial de Fim-de-Ano com destino a Salvador da Bahia e Natal no Brasil, com partidas de Lisboa e Porto.

 Esta operação especial de Réveillon em Salvador, com saída a 26 de dezembro e regresso a 2 de janeiro, terá partida de Lisboa via Porto. 

Para a cidade de Natal, a saída será dia 27 de dezembro e regresso dia 3 de janeiro e também com partida de Lisboa via Porto. 

No sentido inverso, estas operações estão ser comercializadas pelo operador Alto Astral, em parceria com Lusanova e outros parceiros locais.

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Ryanair abre nova rota entre o Porto e Clermont-Ferrand no inverno

Companhia aérea vai realizar dois voos por semana entre o Porto e a cidade francesa de Clermont-Ferrand, a partir de novembro.

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A Ryanair anunciou a abertura de uma nova rota entre o Porto e a cidade francesa de Clermont-Ferrand no próximo inverno, operação que vai contar com dois voos por semana e que, segundo comunicado da companhia aérea low cost, arranca em novembro.

“Estamos encantados por anunciar esta nova rota do Porto para Clermont-Ferrand com dois voos semanais, a partir de novembro. A Ryanair continua empenhada em reconstruir a industria turística em Portugal e em reforçar a conetividade, à medida que continua a crescer na Europa e as viagens regressam aos níveis pré-COVID-19”, congratula-se Jason McGuinness, diretor Comercial da Ryanair.

Para assinalar o lançamento da nova rota de inverno, a Ryanair lançou uma promoção com preços desde 19,99 euros, para viagens que decorram até março de 2022 e cujas reservas sejam realizadas até à meia-noite do próximo sábado, 18 de setembro, através do site da companhia aérea,  em  www.Ryanair.com

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Altis Grand Hotel reabre dia 18

Com esta reabertura, todos os hotéis do grupo Altis voltam a estar simultaneamente em funcionamento.

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 1 de outubro é a data escolhida para reabertura oficial do Altis Grand Hotel, o primeiro hotel do grupo que irá completar este ano 48 anos. Depois de estar fechado desde abril do ano passado, o emblemático hotel lisboeta   reabrirá, enquanto a cidade espera receber de volta mais turistas.

Para Raul Martins, presidente do Conselho de Administração do Grupo Altis, “o Altis Grand Hotel é um hotel com história desde a sua abertura, temos empresas e gerações de clientes que estão ligados a este hotel, aqui vieram pela mão dos avós ou dos pais, e é uma enorme satisfação poder voltar a recebê-los. Toda a equipa está ansiosa e motivada”.

Desde o inicio da pandemia, o grupo manteve sempre pelo menos um hotel em funcionamento e, com esta reabertura, todos os hotéis do grupo Altis voltam a estar simultaneamente em funcionamento, uma  decisão tomada  com base nas “boas perspetivas de ocupação para o último trimestre do ano e para o próximo ano”.

“Para 2022, o grupo espera atingir uma ocupação anual média de 60%, sendo que em 2019, fechou o ano com uma ocupação de 80%”, perspetiva Diogo Fonseca e Silva, diretor-geral de operações do Grupo Altis Hotels.

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American Airlines compra 5,2% da Gol e anuncia codeshare exclusivo

Negócio prevê a criação do maior programa de fidelidade do continente americano, assim como a ampliação do acordo de codeshare que as duas transportadoras já mantinham.

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A American Airlines adquiriu 5,2% da Gol, atualmente a maior companhia aérea brasileira, o que vai dar origem a uma “parceria exclusiva”, que prevê a criação do maior programa de fidelidade do continente americano, assim como a ampliação do acordo de codeshare que as duas transportadoras já mantinham, num negócio que visa a afirmação da companhia norte-americana no Brasil.

De acordo com a imprensa brasileira, o negócio prevê um investimento de 200 milhões de dólares, já que a American Airlines compra 22,2 milhões de ações preferenciais da Gol, assim como a junção dos programas de fidelidade das duas companhias, o Aadvantage e o Smiles, numa fusão que vai dar origem ao maior programa de milhas do continente americano.

Mas o principal destaque vai mesmo para a ampliação do acordo de codeshare, o que vai permitir aumentar a presença da American Airlines na América do Sul, principalmente no Brasil.

“A American é, há muito tempo, a companhia aérea líder entre os Estados Unidos e a América do Sul, e esta parceria mais forte com a Gol solidifica essa posição de liderança”, afirma Robert Isom, presidente da American Airlines, considerando que a rede da transportadora norte-americana “combina perfeitamente” com a rede da Gol no Brasil.

“Juntos, seremos capazes de oferecer aos clientes que voam para, através e do Brasil acesso à maior rede com as taxas mais baixas e o melhor e maior programa de fidelidade de viagens conjunto da América”, acrescenta o responsável.

Com a ampliação do acordo de venda compartilhada, os clientes da Gol passam a ter acesso a mais de 30 destinos da American Airlines nos EUA, à partida dos hubs da Gol em São Paulo (GRU) e no Rio de Janeiro (GIG), assim como a outras 34 rotas brasileiras e internacionais, nomeadamente na América Latina.

“O acordo de codeshare exclusivo entre duas das principais empresas aéreas das Américas combina malhas altamente complementares e oferece aos clientes uma experiência de viagem superior, proporcionada pelo maior número de voos e destinos nas Américas do Norte e do Sul”, destaca Paulo Kakinoff, CEO da Gol, considerando que este acordo “fortalecerá ainda mais a presença da Gol nos mercados internacionais” e vai contribuir para o crescimento da transportadora.

O negócio, que prevê também que a American Airlines passe a indicar um dos membros do Conselho de Administração da Gol, não está, no entanto, ainda completamente concluído e, segundo a imprensa brasileira, aguarda a confirmação de algumas condições, incluindo assinatura e entrega da documentação definitiva, entre outras condições usuais de operações deste nível.

Recorde-se que a American Airlines voa atualmente para 17 destinos na América do Sul, incluindo São Paulo (GRU) e Rio de Janeiro (GIG), a partir das suas bases em Dallas-Fort Worth (DFW), Miami (MIA) e Nova York (JFK), enquanto a Gol conta com ligações aéreas para 63 destinos no Brasil, assim como para várias das principais cidades da América Latina.

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Primeiros turistas da SpaceX já iniciaram viagem

A cápsula da SpaceX partiu para uma viagem de três dias no espaço, sem nenhum astronauta profissional a bordo.

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Quatro turistas norte-americanos já descolaram do Centro Espacial Kennedy, na Florida, nos Estados Unidos, a bordo de uma cápsula da SpaceX, para uma viagem de três dias no espaço, sem nenhum astronauta profissional a bordo.

O foguetão Falcon 9, transportando a cápsula Dragon, ambos da empresa privada SpaceX, descolou à hora prevista, 20:02 horas locais de quarta-feira (23:02 em Portugal), do Centro Espacial Kennedy, na Florida, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

Minutos depois, o foguetão separou-se da cápsula com sucesso, levando a bordo, pela primeira vez, apenas civis como tripulantes, que permanecerão três dias no espaço.

“Poucos lá foram e muitos vão seguir-se. A porta abre-se agora”, disse o multimilionário Jared Isaacman, de 38 anos, que fretou o “cruzeiro espacial” e comanda a missão.

Isaacman, de 38 anos, fundador e presidente da empresa Shift4 Payments, amante da aviação, financiou a travessia espacial dos outros três tripulantes, com um custo que não foi divulgado, mas que deverá rondar as dezenas de milhões de dólares, segundo a AFP.

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Ilha do Sal vai ter charter no Fim-de-Ano

Esta operação é promovida pelos operadores turísticos Solférias, Soltrópico e Viagens Abreu.

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Os operadores turísticos Solférias, Soltrópico e Viagens Abreu juntaram-se para realizar uma operação charter para a ilha do Sal, em Cabo Verde, na época festiva do Fim-de-Ano.

Com partidas de Lisboa e do Porto em voos operados pela SATA no dia 26 de dezembro 2021 e regresso a 02 de Janeiro de 2022 (o voo parte do Sal na madrugada de 03 de Janeiro), os pacotes disponibilizados, neste caso pela Soltrópico, incluem estadas de  sete dias, a partir de 1388 euros como preço base, por pessoa, em quarto duplo standard, em regime de Tudo Incluído, no 4-estrelas, Oásis Belorizonte, e 1547 euros, por pessoa, em quarto standard, em regime de Tudo Incluído no 5-estrelas, Oásis Salinas Sea.

O programa inclui passagem aérea em voo TAP Lisboa ou Porto / Sal / Lisboa ou Porto, em classe S1, com direito a 20 kg de bagagem; estadia de 7 noites no hotel e regime escolhidos; transfers aeroporto/hotel/aeroporto; Taxa de Segurança Aeroportuária; Seguro de viagem Global Extra; Taxas de aeroporto segurança e combustível (223€ – sujeito a alterações legais até emissão dos bilhetes).

Segundo Nuno Paixão, Diretor Comercial da Newtour, onde a Soltrópico se integra, “tendo em conta a retoma de procura pelo destino Sal e tendo em conta o sucesso das operações antes da pandemia, para a Soltrópico faz todo o sentido voltar a apostar neste destino de Sol e de proximidade para os portugueses que preferem passar o Réveillon 21/22 num destino quente.”

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Certificado europeu mais perto de se tornar ‘standard’ global

Desde que foi colocado em prática, em junho deste ano, que foram emitidos mais de 420 milhões de certificados da UE.

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Albânia, Andorra, Ilhas Faroé, Israel, Mónaco, Marrocos e Panamá são os países e territórios mais recentes a adoptar  o sistema europeu do certificado  COVID Digital da União Europeia.

A Comissão Europeia anunciou que os  certificados COVID-19 emitidos pelos países referidos são equivalente ao Certificado COVID Digital da União Europeia.

Desde que foi colocado em prática, em junho deste ano, que foram emitidos mais de 420 milhões de certificados da UE, existindo atualmente 42 países, incluindo os 27 Estados-membros, que integram o sistema europeu, o que o está a converter num ‘standard’ internacional.

Didier Reynders, comissário da Justiça, destacou que esta situação  permite que todos ganhem: “os cidadãos podem desfrutar do seu direito de livre circulação e as empresas, assim como o setor dos transportes, podem começar a compensar as perdas dos últimos meses”.

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“Turismo e mobilidade sustentável” em debate no Algarve

Debate “Turismo e Mobilidade Sustentável” está inserido no ciclo “Conversas com Futuro”, decorre a 17 de setembro, e pretende ser um contributo para a Conferência sobre o Futuro da Europa.

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O Centro Europe Direct Algarve, em parceria com a CCDR Algarve e a Região de Turismo do Algarve (RTA), promovem na próxima sexta-feira, 17 de setembro, o debate “Turismo e Mobilidade Sustentável”, inserido no ciclo “Conversas com Futuro”, que pretende ser um contributo para a Conferência sobre o Futuro da Europa.

Num comunicado enviado à imprensa, a organização do evento explica que “esta será uma oportunidade única para debater os desafios e as prioridades do Algarve, de Portugal e da Europa no âmbito do turismo e da mobilidade sustentável, mas sobretudo para ouvir e responder às perguntas do público que estará a assistir à conversa em direto”.

“Com o mote da Conferência sobre o Futuro da Europa, que até à primavera de 2022 vai ouvir os cidadãos europeus sobre o futuro que pretendem para a União Europeia, o Centro Europe Direct Algarve organiza este fórum de discussão, abrindo o diálogo à região do Algarve e a todos os que nela vivem, com o objetivo de aumentar o nível de conhecimento sobre o projeto europeu”, lê-se no comunicado divulgado pela organização.

Com a participação de João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA),  da eurodeputada  Cláudia Monteiro de Aguiar, de João Ferreira, da DG MOVE da Comissão Europeia, José Apolinário, da CCDR Algarve, e Rodrigo Soares, da Erasmus Student Network, o debate vai decorrer entre as 11h00 e as 13h00, e pode ser acompanhado através da página de Facebook da RTA.
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