IATA anuncia parceria para incorporar laboratórios SYNLAB no IATA Travel Pass
Parceria visa o acesso dos passageiros aéreos à rede de 450 laboratórios da SYNLAB e garantir uma “prova digital confiável” do estado de saúde dos viajantes.

Publituris
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e a rede de laboratórios SYNLAB estabeleceram uma parceria para garantir viagens aéreas seguras e que prevê a incorporação da extensa rede da SYNLAB no IATA Travel Pass, de forma a garantir uma “prova digital confiável sobre o estado de saúde” dos passageiros.
De acordo com um comunicado da associação, esta parceria, que surge depois de um projeto piloto bem sucedido levado a cabo na Colômbia, nos últimos meses, permite que os “passageiros das companhias aéreas tenham acesso aos amplos e seguros serviços de teste COVID-19 da SYNLAB”, nomeadamente aos 450 laboratórios de teste do fornecedor de serviços de diagnóstico e mais de 1.600 pontos de recolha de amostras em 36 países.
“O IATA Travel Pass permite que os passageiros localizem laboratórios autorizados nos locais de partida para fazerem o teste de SARS-CoV-2 conforme exigido pelas autoridades de fronteira e saúde. Após o teste, o SYNLAB fornecerá aos passageiros os resultados dos testes certificados diretamente através do IATA Travel Pass”, explica a IATA, na informação divulgada.
Na informação divulgada, Willie Walsh, diretor geral da IATA, sublinha que a verificação dos testes à COVID-19 “é fundamental para restaurar a liberdade de viajar de quem não foi vacinado” e explica que foi por esse motivo que a associação estabeleceu esta parceria, que visa facilitar a localização de “laboratórios certificados”, para que os passageiros possam “receber com segurança os resultados dos testes que os governos exigem para entrar”, através do IATA Travel Pass.
“Adicionar a extensa rede de laboratórios da SYNLAB ajudará os viajantes a garantir mais facilmente que cumprem os requisitos de viagem COVID-19”, congratula-se o responsável.
O IATA Travel Pass verifica automaticamente se o passageiros cumpre os requisitos de entrada nos vários destinos e permite também a partilha dos documentos, nomeadamente testes e certificados de vacinação, com as autoridades dos países de destino e companhias aéreas.
“Os laboratórios autorizados enviam diretamente os resultados do teste COVID-19 para o telefone do passageiro através de uma credencial verificável. Desta forma, o IATA Travel Pass é uma solução digital que também evita possíveis falsificações de resultados de testes”, realça ainda a IATA