“Turismo vai ser um fator decisivo no terceiro trimestre”, alerta Fórum para a Competitividade

Por a 2 de Agosto de 2021 as 15:55

O Fórum para a Competitividade defendeu  que o turismo vai ser um fator decisivo no terceiro trimestre, apesar da incerteza, classificando agosto como de “importância capital”.

“No terceiro trimestre, o fator decisivo será o turismo, sobre o qual há a considerar dois aspetos. Por um lado, há uma dualidade marcadíssima, com os visitantes externos ainda longíssimo da recuperação, quando nos residentes há um regresso a níveis muito próximos dos de 2019”, lê-se na nota mensal do Fórum para a Competitividade, noticiada pela Lusa.

Por outro lado, permanece ainda a “elevada incerteza” quando aos próximos meses, sendo agosto de “importância capital”.

O fórum manteve a sua estimativa para o conjunto do ano entre 1% e 3%, face aos níveis de incerteza do turismo e à evolução, em linha com o esperado, verificada no segundo trimestre.

Ainda no que se refere ao turismo, em junho, a recuperação nas dormidas de residentes “foi quase total”, registando-se, no entanto, uma descida de 7,6% face ao mesmo mês de 2019.

No que se refere aos não residentes, o retrocesso foi de 72% em comparação com os valores apurados há dois anos, antes da pandemia.

“Para os próximos meses, é de esperar que prossiga esta recuperação dual: muito melhor em relação ao mercado interno do que ao mercado externo”, apontou, notando que as recentes medidas adotadas pelo Governo trazem “algum alívio ao setor”, mas não são suficientes para “aproveitar o verão”.

Da mesma forma, perspetivam-se melhorias no que concerne aos clientes externos, mas agosto “dificilmente poderá igualar os valores do ano passado”.

A partir de agosto, “quanto maior a recuperação, menos ‘turísticos’ serão os meses”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *