Porto de Lisboa anuncia regresso dos cruzeiros e 25 escalas até final de setembro

Por a 23 de Julho de 2021 as 16:31

A Administração do Porto de Lisboa (APL) veio esta sexta-feira, 23 de julho, congratular-se com o regresso dos cruzeiros ao porto da capital, onde está prevista a escala do World Navigator, novo navio da Mystic Cruises, do empresário Mário Ferreira, na segunda-feira, dia 26, naquela que será a primeira de um total de 25 escalas de  navios de cruzeiro previstas até final de setembro.

“A administração do Porto de Lisboa congratula-se com este regresso da atividade de cruzeiros a Lisboa, que à data de hoje, prevê ainda a escala de mais 25 navios de cruzeiro até ao final de setembro”, afirma Ricardo Medeiros, administrador da APL, citado num comunicado enviado à imprensa.

Para retomar a atividade de cruzeiros, acrescenta o responsável, o Porto de Lisboa elaborou, em articulação com a LCP- Lisbon Cruise Port e colaboração com as autoridades de saúde, um Protocolo de Segurança e Higiene que “assegura todas as condições para a retoma da operacionalidade integral do Porto de Lisboa em condições máximas de segurança, e funciona em plena articulação com os protocolos das companhias e de todas as entidades que intervêm na operação do navio”.

Entre outras medidas, este protocolo prevê uma “triagem pré-embarque e a bordo”, com testagem de todos os passageiros e tripulantes antes da viagem, durante o cruzeiro e/ou antes do desembarque, e sempre que  houver alguma suspeita a bordo, bem como a medição diária da temperatura e rastreamento de sintomas, distanciamento social, redução da capacidade a bordo, reforço das medidas de higiene e protocolos de limpeza, reforço de recursos médicos a bordo e excursões em sistema de bolha, organizadas apenas pelo navio.

Na informação divulgada, o Porto de Lisboa congratula-se ainda por fazer parte do itinerário inaugural do World Explorer, que já partiu de Leixões com destino a Atenas, na Grécia, e que, além de Lisboa, faz também escalas em Gibraltar, Formentera, Ibiza, Capri e Pireus.

“O World Navigator chega com cerca de 140 passageiros, estando previsto o embarque de perto de 30 passageiros no Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Como é tradicional, sempre que um navio escala o Porto de Lisboa na viagem inaugural, será entregue uma Placa de Primeira Escala ao seu comandante, em cerimónia adaptada às restrições Covid-19, atualmente em vigor”, indica a APL.

Um comentário

  1. Gomes Vieira

    23 de Julho de 2021 at 21:23

    Boa sorte , e até qualquer dia .

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *