euroAtlantic airways repatria cidadãos franceses do Afeganistão

Por a 23 de Julho de 2021 as 17:02

A euroAtlantic airways (EAA) realizou este mês uma operação de repatriamento entre Cabul, no Afeganistão, e Paris, na qual transportou cerca de 100 passageiros franceses  residentes no Afeganistão, bem como afegãos trabalhadores na embaixada de França, num voo fretado pelo Governo francês que, segundo a transportadora,  confiou na “capacidade da companhia aérea de para levar a cabo este tipo de operações”.

“Os nossos aviões e as nossas tripulações estão preparados para realizar estes voos em total segurança. A companhia está equipada para efetuar este tipo de transporte e a confiança que nos tem sido depositada é já reconhecida a nível internacional para auxiliar nesta e noutras missões”, sublinha Eugénio Fernandes, CEO da EAA, citado num comunicado divulgado esta sexta-feira, 23 de julho.

A operação de repatriamento teve como objetivo levar para França os cidadãos franceses e trabalhadores da embaixada do país na capital afegã, que está sob ameaça talibã desde 9 de julho, na sequência do anúncio da retirada definitiva de todas as tropas estrangeiras do país. A ofensiva, permitiu que os talibãs controlem já cerca de 85% do território afegão e ameacem agora tomar também a capital do país, Cabul.

“Perante esta situação, no dia 17 de julho, a embaixada de França no Afeganistão declarou que não teria mais capacidade para garantir a segurança de uma evacuação dos seus cidadãos, com o avançar dos Talibãs em direção ao aeroporto internacional de Cabul”, explica a EAA, revelando que o embaixador francês no Afeganistão, David Martinon, marcou presença no aeroporto no momento de partida do voo que seguiu em direção a Paris.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *