Portal da Queixa recebeu mais de 500 reclamações sobre turismo desde final do confinamento
Reclamações relacionadas com agências de viagens e companhias aéreas lideraram as queixas associadas ao setor do turismo, entre 1 de maio e 17 de junho.

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Entre 1 de maio e 17 de junho, o Portal da Queixa recebeu 524 reclamações relacionadas com o setor do turismo, a maioria das quais diz respeito a agências de viagens e companhias aéreas, com destaque para a TAP, eDreams e Booking, que são as entidades com maior número de reclamações realizadas pelos consumidores neste período.
“Metade das queixas estão relacionadas com as agências e sites para reservas de viagens. TAP, eDreams e Booking são as entidades mais reclamadas. O principal motivo de reclamação está relacionado com o pedido de reembolso”, resume o Portal da Queixa, num comunicado divulgado esta terça-feira, 22 de junho.
Segundo o Portal da Queixa, “desde que terminou o Estado de Emergência em Portugal (início de maio) até ao dia 17 de junho, já foram registadas 524 queixas na plataforma”, das quais 246 reclamações (47%) estão relacionadas com as agências e sites para reservas de viagens, enquanto 192 reclamações (37%) são dirigidas às companhias aéreas. Além das agências e sites de reservas, bem como das companhias aéreas, também as estadias motivaram 62 reclamações (12%).
Entre as companhias aéreas, o principal motivo de reclamação foram os pedidos de reembolso, que motivaram 59% do número de queixas, enquanto perda de viagem ditou 20% das reclamações associadas às companhias aéreas, existindo relatos de passageiros que viram o embarque negado porque “a documentação relativa ao teste COVID-19, não continha a informação que a empresa achava necessária”.
“A análise revela que, das entidades com o maior volume de reclamações, a TAP assume a liderança, com 95 reclamações registadas ao longo do período analisado, de maio até 17 junho. Segue-se a Ryanair, com 27 reclamações e a easyJet com 13 queixas”, detalha o Portal da Queixa.
Já no que diz respeito às agências e sites de reserva de viagens, a maioria dos casos reportados pelos consumidores, estava relacionada com pedidos de reembolso por cancelamentos de reservas em virtude da pandemia (57% das queixas), assim como com a falha na resposta e apoio por parte das marcas (17%).
“Nesta categoria, o maior volume de reclamações pertence à eDreams, com 109 queixas do total registado no período em análise. Segue-se a Rumbo, com 43 reclamações, a Mytrip.com, com 19 queixas, e a Travelgenio, com 14 queixas. Estas quatro entidades também registam um baixo índice de satisfação, com pontuações abaixo dos 40 pontos (em 100)”, revela o Portal da Queixa.
Nas estadias, onde se inclui o alojamento, clube de férias, assim como guias e passeios turísticos, a principal reclamação apontada pelos consumidores refere-se aos pedidos de reembolso (50%), seguindo-se as burlas (29%) e, em terceiro, as más condições (21%), com o Portal da Queixa a revelar que, no período em análise, a “Booking lidera as reclamações, seguindo-se a Airbnd e a Stayforlong”.
O Portal da Queixa deixa ainda algumas dicas para quem tem as férias à porta e aconselha a que se faça uma pesquisa antes de comprar, procurando inclusive reclamações anteriores; a que se tenha atenção aos alojamentos locais, porque “nem sempre o anúncio publicado corresponde à realidade”; a ter cuidado com as bagagens em viagens de avião, porque “as bagagens perdidas, danificadas ou em atraso são um dos principais problemas associados a companhias aéreas”; a pedir indemnização em caso de voos atrasados ou cancelados; e ainda a conhecer os direitos dos consumidores.