“A diversidade da nossa agenda para maio reflete o compromisso contínuo do Turismo do Algarve em reforçar a promoção do destino a nível global”, num mês que “será marcado por uma forte aposta em ações no terreno, porque acreditamos que sentir o Algarve em primeira mão tem um impacto único e transformador”, comenta André Gomes, presidente da ATA, sobre a vasta agenda de promoção da agência este mês.
Assim, “vamos acolher quatro visitas de familiarização com profissionais do setor, grande parte em parceria com companhias aéreas como a Norwegian, a PLAY, a United Airlines e a easyJet”, refere o presidente do Turismo do Algarve, que sublinha que estas ações “irão permitir que agentes e operadores vivenciem a região de forma pessoal e levem consigo uma imagem mais autêntica e inspiradora do nosso destino”.
Por outro lado, “reforçamos o nosso trabalho junto da imprensa internacional, recebendo sete visitas de jornalistas provenientes de vários mercados europeus como a Alemanha, Islândia, França, Polónia, Áustria e Suíça”, para confirmar que “estes profissionais continuam a ser aliados cruciais na construção da notoriedade do Algarve além-fronteiras e estas visitas são oportunidades valiosas para aprofundar o conhecimento sobre o destino, resultando, na sua maioria, em conteúdos editoriais diferenciadores, com grande alcance mediático junto de públicos com elevado potencial de visita”.
Os mercados mais distantes também não ficam esquecidos. Em maio, segundo André Gomes, “o Algarve marcará presença, de forma relevante, no continente americano, através de eventos como o Portugal Roadshow, a ILTM e o L.E. Miami, momentos-chave para promover o destino junto de mercados estratégicos como os Estados Unidos, o Canadá e o Brasil”.
Por último destaca a participação do Turismo do Algarve na Convenção Europeia da IAGTO, um evento de referência global para os profissionais do turismo de golfe. “Sendo este um dos pilares mais emblemáticos da nossa oferta, o Algarve terá aqui a possibilidade de, mais uma vez, reafirmar o seu estatuto como destino de eleição, amplamente reconhecido e procurado por jogadores, operadores e especialistas de todo o mundo”, observou o dirigente regional.
De 5 a 8 de maio o Turismo do Algarve vai participar na ILTM Latin America, em São Paulo, um dos principais eventos internacionais dedicados ao segmento de viagens de luxo, enquanto, de 13 a 15, no Reino Unido, estará presente num evento promovido pela companhia aérea britânica Jet2.com e pelo operador turístico Jet2holidays, dedicado aos seus principais parceiros estratégicos. Para além da partilha de conhecimento, este encontro vai permitir aprofundar relações comerciais, explorar novas vias de colaboração e fortalecer a posição do Algarve enquanto destino preferencial para o mercado britânico.
Entre os destaques, conta-se, igualmente, a participação na Convenção Europeia da IAGTO – International Association of Golf Tour Operators –, que este ano decorre na ilha de Gran Canária, de 19 a 21 de maio 2025.Considerado um dos principais encontros do setor na Europa, o evento reúne cerca de 800 profissionais de mais de 40 países, com dois dias de reuniões pré-agendadas entre compradores e fornecedores.
Já, de 19 a 22, o Algarve estará presente no evento L.E./Miami, considerado um dos mais exclusivos eventos dedicados ao turismo de luxo no continente americano. Esta participação será uma importante montra para promover e posicionar a região como um destino de eleição para experiências autênticas e exclusivas. O programa inclui uma agenda preenchida de reuniões personalizadas e diversas experiências de networking entre os participantes, potenciando novas parcerias e o reforço da notoriedade da região neste segmento de elevado valor acrescentado.
De 20 a 22 o Turismo do Algarve volta a marcar presença na IMEX Frankfurt, uma das mais relevantes feiras internacionais dedicadas ao segmento de reuniões, incentivos, congressos e eventos, integrando o stand de Portugal, em conjunto com 19 empresas associadas. Esta participação visa criar sinergias e reforçar a promoção do destino neste segmento junto de compradores e decisores internacionais. Através de uma intensa agenda de reuniões e do encaminhamento de contactos qualificados para os parceiros presentes, pretende-se gerar novas oportunidades de negócio e aumentar a captação de eventos associativos e corporativos para o Algarve.