Portugal é o primeiro a disponibilizar “Selo Europeu de Segurança COVID-19”
Os aderentes do selo Clean & Safe passam, automaticamente, a poder utilizar a identidade visual do “European Tourism COVID-19 Safety Seal”.

Victor Jorge
Portugal disponibiliza a partir de hoje, 1 de junho, o Selo Europeu de Segurança COVID-19, tornando-se no primeiro país da União Europeia (UE) a fazê-lo.
Os aderentes do selo Clean & Safe passam, automaticamente, a poder utilizar a identidade visual do “European Tourism COVID-19 Safety Seal”, criado pelo Comité Europeu de Normalização em parceria com a Comissão Europeia, através da plataforma digital portugalcleanandsafe.com, podendo este ser disponibilizado nas suas instalações físicas e canais de comunicação digitais.
Para a secretária de Estado do Turismo (SET), Rita Marques “este é mais um importante passo que reforça a imagem de Portugal no exterior, colocando-nos mais uma vez na liderança quanto à implementação dos procedimentos necessários para a retoma segura e responsável da atividade turística em Portugal e na Europa”.
A SET destaca ainda que, “aliando ao processo de vacinação com o rigoroso cumprimento das regras, continuaremos a concretizar as condições para receber os melhores turistas”.
De caráter opcional e tal como o Clean & Safe, este selo só pode ser exibido por empresas e atividades da cadeia de valor do turismo que “garantam o cumprimento das medidas sanitárias e de segurança identificadas pelas autoridades de Saúde para evitar a disseminação da COVID-19”.
Implementado em abril de 2020 e atualizado em maio de 2021, o Selo Clean & Safe foi um dos exemplos que serviu de base ao trabalho europeu de criar um rótulo para a confiança dos turistas internacionais.
Este novo protocolo de saúde e segurança visa a reabertura segura do turismo, a tempo da época de verão, e a promoção da reputação da União Europeia como destino turístico de qualidade, encontrando-se, devidamente, articulado com os requisitos e procedimentos do selo nacional, criado pelo Turismo de Portugal.
Até hoje, o Turismo de Portugal formou gratuitamente 33.885 inscritos nas formações Clean & Safe e realizou 1.207 auditorias, na sequência das quais retirou cerca de 200 selos por incumprimentos dos requisitos.