Portugal é o primeiro a disponibilizar “Selo Europeu de Segurança COVID-19”
Os aderentes do selo Clean & Safe passam, automaticamente, a poder utilizar a identidade visual do “European Tourism COVID-19 Safety Seal”.

Victor Jorge
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Portugal disponibiliza a partir de hoje, 1 de junho, o Selo Europeu de Segurança COVID-19, tornando-se no primeiro país da União Europeia (UE) a fazê-lo.
Os aderentes do selo Clean & Safe passam, automaticamente, a poder utilizar a identidade visual do “European Tourism COVID-19 Safety Seal”, criado pelo Comité Europeu de Normalização em parceria com a Comissão Europeia, através da plataforma digital portugalcleanandsafe.com, podendo este ser disponibilizado nas suas instalações físicas e canais de comunicação digitais.
Para a secretária de Estado do Turismo (SET), Rita Marques “este é mais um importante passo que reforça a imagem de Portugal no exterior, colocando-nos mais uma vez na liderança quanto à implementação dos procedimentos necessários para a retoma segura e responsável da atividade turística em Portugal e na Europa”.
A SET destaca ainda que, “aliando ao processo de vacinação com o rigoroso cumprimento das regras, continuaremos a concretizar as condições para receber os melhores turistas”.
De caráter opcional e tal como o Clean & Safe, este selo só pode ser exibido por empresas e atividades da cadeia de valor do turismo que “garantam o cumprimento das medidas sanitárias e de segurança identificadas pelas autoridades de Saúde para evitar a disseminação da COVID-19”.
Implementado em abril de 2020 e atualizado em maio de 2021, o Selo Clean & Safe foi um dos exemplos que serviu de base ao trabalho europeu de criar um rótulo para a confiança dos turistas internacionais.
Este novo protocolo de saúde e segurança visa a reabertura segura do turismo, a tempo da época de verão, e a promoção da reputação da União Europeia como destino turístico de qualidade, encontrando-se, devidamente, articulado com os requisitos e procedimentos do selo nacional, criado pelo Turismo de Portugal.
Até hoje, o Turismo de Portugal formou gratuitamente 33.885 inscritos nas formações Clean & Safe e realizou 1.207 auditorias, na sequência das quais retirou cerca de 200 selos por incumprimentos dos requisitos.