Ministra do Turismo espanhola diz que “não está em corrida com outros destinos”
Depois de Espanha não ter “vaga” na “lista verde” do Governo britânico, a ministro do Turismo de Espanha quis acalmar o setor, afirmando-se confiante “numa temporada turística relativamente boa”.

Victor Jorge
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
Na abertura da FITUR 2021, evento a realizar até dia 23 na capital espanhola, a ministra da Indústria, Comércio e Turismo de Espanha, Reyes Maroto, afirmou não estar numa “corrida com outros destinos”. Esta afirmação vem depois de várias vozes do setor criticarem o facto de Espanha não estar a acompanhar a concorrência e “sair com atraso” para a tão desejada retoma, cita o site espanhol Hosteltur.
A responsável pela pasta do turismo em Espanha recordou que a preocupação principal do Governo liderado por Pedro Sanchez tem sido a gestão da situação sanitária, admitindo que “temos de controlar primeiro a pandemia para dar segurança na reabertura do mercado”.
Recorde-se que Espanha não foi incluída na “lista verde” do Governo britânico o que, segundo diversos atores do turismo espanhol, foi uma decisão inesperada e que coloca o país em desvantagem face à concorrência, nomeadamente, Portugal.
Noutro apontamento dado pela imprensa espanhola, a mesma ministra afirmou-se confiante “numa temporada turística relativamente boa”, esperando para isso, ter 50% dos turistas internacionais face à realidade de 2019.
Contudo, para alcançar esses objetivos todo o setor admite que, sem os turistas britânicos isso não será possível, embora Reyes Maroto destaque que a partir da semana que vem, os britânicos já poderão viajar para Espanha”.
De referir que, em 2019, chegaram a Espanha 18 milhões de turistas britânicos, bem mais que os 11,2 milhões de alemães ou 11,1 milhões de franceses. Já em 2020, o número de britânicos que visitaram “nuestros hermanos” não foi além dos 3,1 milhões.