Turismo do Centro posiciona-se “aqui, entre nós”
A nova campanha do Turismo do Centro pretende posicionar a região como destino nr.º 1 dos portugueses, vender e fidelizar.
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Victor Jorge
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O Turismo do Centro apresentou esta quarta-feira, 28 de abril, a nova campanha promocional “aqui, entre nós” com a qual pretende atrair o turista português a visitar a região, tornando-a “no primeiro destino de férias dos portugueses”.
Na conferência de imprensa que marcou o lançamento da campanha, Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, referiu que o objetivo é “marcar a agenda”. Além disso, existem três grandes pilares definidos para esta promoção da região com o “aqui, entre nós”: “posicionamento, venda e fidelizar os portugueses”, avançou Pedro Machado.
No primeiro caso, o objetivo é posicionar a região Centro como o primeiro destino dos portugueses na Primavera, Verão e Outono 2021. Pelo menos! Porque, de acordo com as palavras do presidente do Turismo do Centro, “esta campanha poderá ir mais além”, ou seja, entrar por 2022.
Em segundo lugar, vender e, com isso, “almofadar as perdas”. Isto é, “ajudar as empresas e empresários do alojamento e restauração” a recuperarem parte do que perderam com a crise pandémica vivida desde março de 2020, recordando, Pedro Machado que “ao longo deste período difícil, mantivemos o destino vivo”.
Por último, a fidelização dos portugueses a uma região que não é uma região só de interior, mas que apresenta a maior costa marítima nacional com quase 300 quilómetros de extensão e 81 praias com bandeira azul.
A ideia da nova campanha do Turismo do Centro foi, de resto, reforçada por Catarina Pestana, Chief Creative Officer da Bang Bang Agency, agência responsável pelo conceito da campanha, ao explicar a base conceptual da campanha, sublinhando que assenta na “diversidade da região” e que exprime “a autenticidade e cumplicidade que aproxima as pessoas e faz com que as relações durem no tempo”.
Por isso mesmo, aparecem como pilares estratégicos, bem patentes em todo o material desta campanha, a autenticidade, natureza e espiritualidade.
Mas não se pense que esta campanha pretende somente impactar o mercado interno? Embora na vertente externa, Pedro Machado tenha deixado claro que existem entidades responsáveis por essa estratégia, “há uma proximidade com algumas regiões de Espanha” que poderá ser aproveitada.
Porque, depois de janeiro e fevereiro de 2020 terem apresentado crescimentos superiores aos meses homólogos de 2019, para os meses que aí vêm, “perder menos do que se perdeu em 2020 é um dos grandes objetivos”.