Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras já foi inaugurado
Novo equipamento cultural de Torres Vedras é dedicado ao Carnaval e foi inaugurado este domingo, 25 de abril.

Publituris
O Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras, novo equipamento cultural dedicado ao Carnaval, foi inaugurado este domingo, 25 de abril, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, informou a Câmara Municipal de Torres Vedras.
De acordo com um comunicado divulgado pela autarquia, durante a inauguração, o autarca de Torres Vedras, Carlos Bernardes, sublinhou que o novo Centro de Artes e Criativa pretende ser “um espaço de referência” na cidade de Torres Vedras, “que tem como objetivo promover as Artes e a Cultura”.
Já Ana Abrunhosa considerou que, além de ser uma celebração do Carnaval de Torres Vedras, o Centro de Artes e Criatividade é “um investimento nos torrienses”, uma vez que se trata de um “espaço que vai ter uma ligação muito especial às empresas, às associações locais, aos artistas, aos empreendedores e à inovação”.
Além dos discursos e de ter sido descerrada uma placa alusiva à ocasião, a inauguração do Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras incluiu também uma visita às exposições temporária e permanente, assim como pela cafetaria do espaço, a Foliateca, terminando na loja.
Recorde-se que o centro vai apresentar a exposição permanente ‘Carnaval: Ritos, Artes e Criatividade’, que vai dar a conhecer mais de 30 carnavais de 7 regiões do mundo, mas também a história e as características do Carnaval de Torres Vedras, assim como uma exposição temporária, denominada Carnaval Desenhado, na qual três escultores e três cartunistas de renome mundial vão desenvolver o seu trabalho, desde a ideia e objetivos da mensagem até ao objeto artístico final.
Ao longo do mês de maio e para assinalar a inauguração do espaço, o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras vai contar com visitas gratuitas, ainda que, devido à pandemia, as visitas decorram apenas ao longo de uma hora e com a participação máxima de 15 pessoas por grupo.
Localizado na Encosta de São Vicente, o Centro de Artes e Criatividade está no centro do Programa Encosta – Regeneração Urbana e Social da Encosta de São Vicente, que consiste num conjunto de intervenções estruturantes que incidem sobre espaço público, equipamentos, habitação e mobilidade.
A construção deste equipamento, que resulta da reconversão do antigo Matadouro Municipal, conta com financiamento pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal2020 e União Europeia por intermédio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.