Governo trabalha em mecanismo de apoio à organização de eventos de interesse turístico
Governo cria ainda comissão técnica para desenvolvimento de roteiro com regras para várias tipologias de eventos.

Raquel Relvas Neto
Peniche recebe congresso da APECATE em junho
APECATE: “Não há nada pior para a retoma económica do que alimentar o pânico”
“Graças ao esforço de todos conseguimos mudar de um registo de sobrevivência para vivência”, afirma SET
APECATEDAY decorre em formato virtual a 3 de dezembro
Os eventos não estão esquecidos no plano de retoma que o governo está a alinhar para a reabertura das atividades turísticas. Na conferência no âmbito do APECATE Day, a secretária de Estado do Turismo adiantou várias questões relativamente a temas que preocupam a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, nomeadamente a retoma dos eventos.
Rita Marques avançou que o governo tem vindo a trabalhar na criação de um mecanismo financeiro que visa “a concessão de apoios à organização dos eventos de interesse turístico”. Segundo a responsável, “trata-se sobretudo de apoiar eventos de grande dimensão internacional, nomeadamente, de natureza desportiva, artística, cultural, mas também eventos incluindo espetáculos de natureza artística, desportiva ou cultural que contribuam para a imagem do destino turístico regional onde se realiza”. Ou seja, esclarece, que contribuam “para o aumento da notoriedade dessa região quer no mercado interno, quer no mercado externo”.
Para a secretária de Estado do Turismo (SET), “este novo mecanismo responde às necessidades das micro, pequenas e médias empresas também associações, organizações não governamentais e que muitas vezes são detentoras dos direitos de organização destes eventos ou dos espetáculos”.
Respondendo ao apelo do presidente da APECATE, António Marques Vidal, para se trabalhar “numa abertura mais consciente, equilibrada e sustentável em termos de pandemia”, não incorrendo em erros do passado, Rita Marques também anunciou a criação, esta última quarta-feira, por despacho do secretário de Estado da Saúde, de uma comissão técnica para os eventos de grande afluência de público. “Esta comissão técnica que substitui os anteriores grupos designados para este efeito, será coordenada pelo dr.º António Marques da Silva, médico intensivista no Hospital Santo António, no Porto, tem uma missão clara: emitir orientações para a existência de um referencial e de um roteiro que identifique claramente as regras a privilegiar nas várias tipologias de eventos”, esclareceu a SET.
Esta comissão técnica vai reunir na próxima semana com a APECATE de forma a ser possível “preparar com a máxima clareza e tranquilidade este roteiro importante para os eventos”.