Dubai ambiciona ser a cidade mais visitada do mundo (e a mais segura)
A forma como o destino lidou ágil e rapidamente à situação pandémica tornou-o num dos destinos mais seguros do mundo que aguarda pela visita de mais turistas portugueses. Issam Kazim, CEO do Turismo do Dubai, explica-nos como o destino se preparou para esta nova realidade.
Raquel Relvas Neto
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
Royal Caribbean International abre primeiro Royal Beach Club em Nassau em 2025
Viagens mantêm-se entre principais gastos de portugueses e europeus, diz estudo da Mastercard
Álvaro Aragão assume direção-geral do NAU Salgados Dunas Suites
Lusanova e Air Baltic lançam “Escapada ao Báltico” com voos diretos
O Dubai está na quarta posição como a cidade mais visitada mundialmente, mas o objetivo é liderar a tabela. O destino dos Emirados Árabes Unidos está a desenvolver o trabalho nesse sentido, mostrando provas de como facilmente alcançou o estatuto de um dos destinos mais seguros face à situação pandémica que apanhou todos desprevenidos.
O sucesso do Dubai deveu-se a três factores como indica Issam Kazim, CEO do Turismo do Dubai, em entrevista: “Gestão inteligente de crises, implementação ágil, rápida e sólida de protocolos de segurança e uma população em que podemos realmente confiar quando necessário”. Para este resultado, o Turismo do Dubai contou com a colaboração de todos os parceiros envolvidos, desde os Aeroportos de Dubai, escritório de Turismo de Dubai, Município de Dubai, Autoridade de Aviação Civil de Dubai, o Departamento de Desenvolvimento Económico e nossos parceiros de turismo que “fizeram de Dubai um estudo de caso de sucesso em como lidar com uma pandemia global e como retomar o turismo de forma segura”.
2020 foi, à semelhança do resto do mundo, um ano com sérias consequências nos resultados turísticos do Dubai. O destino reabriu ao turismo a 7 de julho com a mensagem “Estamos prontos, quando estiver” consciente de que a maioria dos mercados ainda se encontravam com as fronteiras fechadas. “No verão de 2020, verificou-se um aumento no turismo doméstico no Dubai, mas também nos nossos mercados emissores”, indica o responsável, reconhecendo que existe actualmente uma necessidade constante de ajustar a promoção do destino consoante as regras de viagens se vão alterando um pouco por todo o lado. Contudo, afirma “com segurança que os mercados europeus apresentaram um desempenho positivo”.
Segurança acima de tudo
“A segurança é agora a prioridade número um dos turistas e também do Turismo do Dubai”, começa por realçar o responsável, que salienta o facto do Dubai ser “atualmente, “um dos lugares mais seguros do mundo por variadas razões”. Além de ter primado sempre por padrões elevados de segurança, higiene e limpeza, o Dubai está focado em aprimorar-se nessa matéria de forma a não “compromete a segurança de nossos residentes e visitantes internacionais”.
Qualquer turista que vá ao Dubai vai encontrar várias regras a cumprir, como a obrigatoriedade de teste PCR antes de voar para o destino, a utilização de máscaras obrigatória para visitantes e residentes, mas também o espaçamento das mesas nos restaurantes por dois metros com um limite de 10 pessoas por mesa e pagamentos sem contacto e sistemas de menu digitais. Foram também implementadas rotinas de higienização rigorosas em todos os pontos de contato, que são regularmente verificadas através da iniciativa “Dubai Assured”. Trata-se de um selo lançado pelas autoridades governamentais do Dubai que certifica e reconhece hotéis, estabelecimentos, lojas de alimentos e atrações que implementaram todos os serviços de saúde pública protocolos de prevenção e tratamento de COVID-19, sendo emitido gratuitamente para cada estabelecimento e é válido por 15 dias. “A cada duas semanas, os inspetores das autoridades competentes verificam novamente cada estabelecimento e o selo é renovado”.
Outra das medidas bandeira do Dubai é a campanha de vacinação à escala nacional. “Até esta data, os Emirados Árabes Unidos estão atrás apenas de Israel nas taxas de administração de vacinação em todo o mundo”, alude o CEO do Turismo do Dubai. “É maravilhoso ver que o Dubai recuperou sua energia vibrante após a reabertura do destino, mas sob protocolos muito rígidos de saúde e segurança em toda a viagem, da companhia aérea aos aeroportos até o destino final, Dubai”.
Entre as várias medidas implementadas, além das sanitárias, o Turismo do Dubai lançou também vários programas para atrair turistas. Um deles é o Programa de Trabalho Virtual que permite que turistas estrangeiros trabalhem remotamente desde o Dubai, com o objetivo final de “atrair os melhores talentos do mundo dispostos a misturar negócios com prazer”. “Esperamos receber candidatos de Portugal que estão convidados a candidatar-se e a beneficiar da nossa infraestrutura e ambiente de negócios de primeira linha”, indica Issam Kazim. Também foi lançado um programa de reforma para expatriados residentes e estrangeiros com mais de 55 anos – ‘Retire in Dubai’.
Leia a entrevista completa aqui.