Lançado concurso para requalificação de vila turística do Pinhão

Por a 11 de Janeiro de 2021 as 14:39

A Câmara de Alijó lançou, esta segunda-feira, um concurso público para a requalificação do Pinhão, um projeto considerado “âncora” para o Douro, no valor de cerca de 1,1 milhões de euros, de acordo com publicação em Diário da República.

De acordo com o anúncio do procedimento concursal  publicado em Diário da República (DR), a empreitada, com o nome “Plano Integrado e Sustentável de Humanização do Centro Histórico da Vila do Pinhão”, tem como preço base cerca de 1,1 milhões de euros e um prazo de execução de 18 meses.

À vila do Pinhão, localizada junto ao rio Douro no concelho de Alijó, distrito de Vila Real, chegam anualmente milhares de turistas de barco, comboio ou carro. Este é também um importante centro económico da região, onde se localizam muitas quintas produtoras de vinho.

O “pontapé de saída” para a intervenção na vila turística tinha sido dado em 07 de outubro, com a inclusão do projeto no âmbito da reprogramação do PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos) para a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro.

O presidente da Câmara de Alijó, José Paredes, tinha referido em 07 de outubro que na primeira fase de intervenção na António Manuel Saraiva vai ser aplicada uma verba de cerca de um milhão de euros e adiantou que o projeto de requalificação totaliza “cerca de 3,2 milhões de euros”, repartidos em três fases.

A primeira fase do projeto, acrescentava o autarca, consiste “sobretudo” numa intervenção nos terrenos que hoje são da jurisdição da Infraestruturas de Portugal (IP) Património, criando condições para estacionamento de veículos, uma grande praça para fruição da pessoas, trajetos pedonais e mobiliário urbano.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *