Movimento SalvarOturiSmo convoca manifestação para 3 de dezembro

Por a 27 de Novembro de 2020 as 15:40

O movimento SalvarOturiSmo, que se constituiu como um grupo de trabalho que defende a adoção de uma série de medidas com vista ao apoio e à retoma da atividade turística, convocou três manifestações para a próxima quinta-feira, 3 de dezembro, que vão decorrer em simultâneo, a partir das 15h00, em Lisboa, Porto e Faro.

Segundo um comunicado enviado à imprensa, este movimento quer “iniciar o diálogo quanto antes” e “contribuir com a identificação das medidas que realmente façam sentido e que irão permitir servir como tábua de salvação para todo um setor”.

“Queremos evitar o colapso deste tecido empresarial, de um número elevadíssimo de postos de trabalho, e de um setor de atividade que é vital para a Economia do nosso país”, refere o movimento em comunicado.

O movimento SalvarOturiSmo defende a aplicação de medidas como o prolongamento do Layoff simplificado até setembro de 2021, para empresas com quebras superiores a 35%, assim como a redução do IVA em 50% até setembro de 2021 e que 20% da quebra de faturação seja transformada em apoios a Fundo Perdido, sendo utilizado 50% desse valor para compensar a perda de rendimentos dos trabalhadores.

O grupo quer ainda a isenção de TSU para os sócios-gerentes até setembro de 2021 e do Pagamento por Conta e Pagamento Especial por conta em 2020, entre outras medidas específicas para certos subsetores e ENIs, nomeadamente seguros, taxas, rendas e subsídios.

“Em 2019 contribuímos em 15% para o PIB, aquilo que estamos a pedir neste momento é muito inferior quando comparado com o que pagámos de impostos ao longo desta última década. E será uma fatura muito mais pequena, quando comparado com o custo que o país terá de pagar se estas empresas e postos de trabalho desaparecerem”, sublinha o movimento SalvarOturiSmo.

Em Lisboa, o ponto de encontro da manifestação é a Praça do Comércio, no Porto é a Avenida dos Aliados e, em Faro, é a Doca da cidade.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *