ISG lança licenciatura em Gestão do Turismo
João Caldeira Heitor, Coordenador Científico da Licenciatura, aponta que o Turismo necessita de recursos humanos “com capacidade de produção e de implementação de soluções que conjuguem a sustentabilidade económica da atividade, o equilíbrio ambiental e a finitude dos recursos turísticos”.
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No próximo ano letivo 2020/2021, o ISG – Instituto Superior de Gestão vai contar com a licenciatura de Gestão do Turismo.
A nova licenciatura tem como objetivo a formação e qualificação de recursos humanos para o desempenho de funções de
gestão e administração nas empresas e organizações do setor do turismo. Segundo o ISG, o plano de estudos está estruturado numa “sólida componente teórica das áreas científicas da gestão e do turismo”. “Este ciclo de estudos visa proporcionar aquisição de conhecimentos e competências que respondam às diversas necessidades do setor”. A licenciatura tem a duração de 6 semestres, com 180 ECTS e funcionará em regime diurno e pós-laboral.
João Caldeira Heitor, Coordenador Científico da Licenciatura em Gestão do Turismo do ISG – Instituto Superior de Gestão, refere que apesar de ter “ocorrido um aumento do número de licenciados na área do turismo”, as empresas, governo e organizações turísticas continuam a identificar “um défice na qualificação dos recursos humanos”. É no sentido de dar resposta a esta carência que o ISG apostou no lançamento desta nova licenciatura. “Constituindo-se o ISG – Instituto Superior de Gestão (Business & Economics School) como uma universidade de referência, nas áreas da economia e da gestão, com um grau de empregabilidade de 98,1% (de acordo com os dados oficiais da DGEEC), através da estreita ligação com o setor empresarial do turismo, construímos esta oferta formativa para uma formação de excelência”.
O ISG pretende assim estar “ao lado das empresas e das organizações do turismo com licenciados habilitados para a business intelligence, para o empreendedorismo, para a competitividade e capitalização das empresas”, mas também “contribuir para o reforço da oferta turística de qualidade, ambientalmente sustentável, equitativa, apta para novas práticas do consumo e centrada na satisfação da experiência do turista”.
Questionado acerca da multidisciplinaridade do Turismo e de que forma esta caraterística vai estar presente no curso, o responsável salienta que “o currículo da Licenciatura em Gestão do Turismo garante uma formação de valor, adaptada às novas tendências e às novas exigências”. “Além das disciplinas transversais e da componente da gestão, da contabilidade e das finanças de empresas turísticas, reforçamos as áreas da inovação, do empreendedorismo, da sustentabilidade dos recursos e do ordenamento do território”, complementa o coordenador científico da licenciatura. Para tal, a formação vai englobar algumas unidades curriculares inovadoras, são elas: empresas de alojamento local e gestão de plataformas. Até ao final do 5.º semestre vai ser fomentado o desenvolvimento e planeamento de projetos, que culmina, no 6.º semestre, com a realização de um Projeto Empresarial de Turismo.
“Queremos alunos que valorizem a carreira, que estejam dispostos a desenvolver investigação e que assumam o desiderato de se formarem para o desempenho das funções mais exigentes do setor. Para concretizarmos estes objetivos disponibilizamos um qualificado corpo docente, com sólida experiência académica e profissional nas áreas da gestão e do turismo, em diversas organizações privadas e públicas”, refere.
Para João Caldeira Heitor, agora e nos próximos tempos, o Turismo necessita “de gestores que compreendam as novas necessidades e exigências dos consumidores. Todo o setor está a readaptar-se. Os alunos que agora iniciarem a sua formação no ISG (durante os próximos 3 anos), vão adquirir conhecimentos dentro e fora da sala de aula, realizar trabalhos e projetos de acordo com o novo cenário que vivemos. Estas pessoas estarão munidas de ferramentas distintas, capazes de responder aos desideratos presentes e futuros que se colocam à gestão do turismo e à economia nacional”. “Necessitamos de recursos humanos nas empresas e nos organismos do setor com capacidade de produção e de implementação de soluções que conjuguem a sustentabilidade económica da atividade, o equilíbrio ambiental e a finitude dos recursos turísticos”, complementa.
Para garantir o sucesso as parcerias ganham especial destaque, sobretudo sinergias “entre os players privados e públicos do setor, sobre uma nova atitude comportamental e organizacional, com gestores habilitados para a gestão da interdisciplinaridade, para o incremento da cooperação e para o constante reforço da inovação na atividade turística”. Neste sentido, o ISG estabeleceu um protocolo com o Grupo Pestana, maior grupo hoteleiro português “para a partilha de conhecimentos e a promoção de iniciativas conjuntas no âmbito do turismo e do ensino superior”.
“Esta parceria permite aos nossos alunos conhecer a gestão e organização da maior cadeia hoteleira de origem portuguesa, detentora da rede Pestana Hotels & Resorts, Pestana Collection Hotels, CR7 Hotels e Pousadas de Portugal, assim como os processos de comunicação, promoção, organização de eventos, administração e operacionalização de estruturas de saúde, bem-estar e lazer de estruturas de referência internacional. Encontramo-nos a renovar e iniciar outras parcerias com as maiores empresas e organismos do setor para a concretização da ambicionada oferta formativa de excelência na área da gestão do turismo”, esclarece o académico.