Turismo do Algarve promove visita virtual ao destino
Simulando uma estadia de cinco dias na região, os participantes têm acesso a um programa de atividades que os guiará num conjunto de experiências diversas.
Publituris
Soltour volta a lançar charters para Samaná à partida de Lisboa
Iberia celebra 85 anos de voos ininterruptos entre Madrid e Lisboa
Princess Cruises altera dois cruzeiros de volta ao mundo devido a conflitos no Médio Oriente
Brilliant Lady é o 4.º navio da Virgin Voyages e chega em setembro de 2025
Bruxelas inicia ação contra 20 companhias aéreas por práticas enganosas de “greenwashing”
Dubai recebe Arabian Travel Market entre 6 e 9 de maio
Etihad Airways coloca A380 na rota de Paris a partir de novembro
Croatia Airlines passa a integrar APG-IET
Turismo de Portugal inaugura Centro de Incubação de Base Tecnológica para o setor do Turismo a 6 de maio
Gestão de frota e manutenção de motores PW150A da TAAG será feita pela Pratt & Whitney Canada
Perante a necessidade de suspender as chamadas “fam trips” ou visitas de familiarização, ações organizadas para dar a conhecer a região e a sua oferta junto de agentes turísticos ou jornalistas internacionais, a Associação Turismo do Algarve apresenta uma alternativa e disponibiliza uma visita virtual à região através do seu website .
Simulando uma estadia de cinco dias na região, esta nova ferramenta apresenta aos visitantes um programa de atividades que lhes permitirá, em cada dia, descobrir uma área específica do Algarve, do barlavento ao sotavento. À semelhança de um programa convencional, a visita virtual apresenta um itinerário, definindo horários e distâncias entre os diferentes locais a visitar, de forma a proporcionar uma perceção o mais próxima possível da realidade.
As sugestões apresentadas são muito diversificadas e refletem a riqueza da oferta do destino, indo ao encontro de diferentes tipos de motivações. Conhecer as praias e os vários cenários naturais da região, imergir no ambiente da serra algarvia, trilhar a Via Algarviana de bicicleta ou através de percursos pedestres, ter aulas de golfe, descobrir a gastronomia e os vinhos locais, ou conhecer os parques temáticos, os mercados e pontos de interesse histórico do Algarve são apenas algumas das propostas.
Ao longo desta jornada virtual, os participantes terão a oportunidade de explorar diversos conteúdos, informativos e inspiracionais, em relação a cada uma das sugestões do programa: desde a visualização de fotografias, à consulta de guias e brochuras, listas de hotéis e restaurantes, e até de livros de receitas para aqueles que se quiserem aventurar na confeção de alguns dos mais típicos pratos da gastronomia algarvia. Estes conteúdos podem ser acedidos, de forma gratuita, através do site da Associação Turismo do Algarve, estando neste momento disponíveis em inglês. Para breve está ainda prevista a inclusão de informação em novos formatos, como vídeo.
“O objetivo desta iniciativa passa por continuar a alimentar a proximidade e o interesse que os agentes do setor e os media internacionais mantêm pelo Algarve e, de certa forma, por lhes aguçar a vontade de, num futuro próximo, poderem experienciar ao vivo tudo aquilo que já conhecem virtualmente”, explica João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve. “Tal como fazemos quando recebemos estes profissionais na região, procuramos que a tónica da visita incida em experiências autênticas, onde haja oportunidade de conhecer e interagir com a vida local, e valorizando a componente da sustentabilidade, que cada vez está mais presente no turismo deste destino. Com propostas que abrangem todo o Algarve, de Aljezur a Alcoutim, pretendemos que esta ação seja mais um contributo para consolidar internacionalmente a perceção da qualidade diferenciada da oferta da região”, afirma.
A visita virtual deixa ainda um conjunto de outras ideias de locais a não perder, inspirando motivações para uma próxima viagem.