Comandante de voo da TAP está infetado com Covid-19
Comandante infetado pertence à White Airways, mas estava ao serviço da TAP Express e realizou esta terça-feira, 10 de março, o voo TP1007 Madrid-Porto.
Publituris
TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé
Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros
Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
A TAP veio esta quarta-feira, 11 de março, confirmar que o comandante da White Airways que realizou um voo da TAP Express na passada terça-feira, 10 de março, está infetado com Covid-19, o novo coronavírus que já provocou mais de quatro mil vítimas mortais em todo o mundo.
“A White Airways – companhia área portuguesa que opera aviões ATR e desde 2016 presta serviço em algumas rotas da TAP de curta distancia – e a TAP confirmam que um comandante da White Airways que estava ao serviço da TAP Express e que realizou o voo TP1007 Madrid-Porto do dia 10 de março, foi diagnosticado, no mesmo dia, com teste de coronavírus positivo pelo Hospital de São João, no Porto”, confirma a TAP, através de um comunicado enviado esta quarta-feira à imprensa.
A TAP diz que o comandante apresenta “um estado de saúde estável”, explica que as “autoridades de saúde foram imediatamente contactadas pela UCS, Unidade de Saúde do Grupo TAP” e que todos os procedimentos estão a ser cumpridos, garantindo que “não existe risco de contágio para os passageiros”.
“De acordo com os parâmetros definidos pelas autoridades de saúde e as características técnicas do avião, não existe risco de contágio para os passageiros, já que o sistema de ventilação do cockpit é independente do resto da cabina. Conforme as recomendações das autoridades, o Co-piloto e a Chefe de Cabina que trabalharam com o Comandante nos voos desse dia estão em isolamento e a ser acompanhados pelas autoridades de saúde que estão articuladas com os serviços clínicos da UCS”, acrescenta a TAP.
Já o avião que o comandante infetado com Covid-19 pilotou no voo Madrid-Porto foi, segundo a TAP, “submetido a todos os procedimentos de higienização e desinfeção previstos nos planos de contingência”, tendo já sido libertado para serviço pelas autoridades de saúde.
A TAP reitera ainda que “transportar os clientes e as tripulações em segurança sempre foi a prioridade”, motivo pelo qual cumpre todas as recomendações das autoridades competentes nesta matéria.
“Além da rigorosa higiene e limpeza de rotina dos aviões e espaços de trabalho, a TAP tem implementado procedimentos adicionais de limpeza e desinfeção específicos para o coronavírus COVID19, utilizando produtos biocidas homologados, em linha com as orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS), com as especificações de segurança aeronáutica e dos fabricantes dos nossos aviões”, refere a companhia aérea.
A par destes procedimentos, também os aviões da TAP “estão equipados com um sistema de reciclagem do ar que renova totalmente o ar da cabine com alta frequência, a cada 2/3 minutos, vinte vezes numa hora”.
“Este sistema funciona por secções de 5 filas de bancos o que garante a renovação do ar em todas as zonas do avião, ao mesmo tempo e com a mesma qualidade”, explica a companhia, acrescentando que este sistema “utiliza filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air) idênticos aos utilizados nos blocos operatórios”.
“Estes filtros conseguem extrair 99,999% dos vírus mesmo mais pequenos, incluindo vírus com apenas 0,01 micrómetro. Os vírus da família coronavírus têm uma dimensão entre 0,08 e 0,16 micrómetro, portanto prontamente filtrados pelos filtros HEPA, por seções e a cada 2/3 minutos”, garante ainda a TAP.
Também as tripulações da companhia aérea estão “treinadas nos procedimentos de identificação, abordagem e tratamento de casos suspeitos de doença infetocontagiosa a bordo, onde se incluí o COVID19 e dispõem em todos os voos do equipamento e consumíveis necessários para o efeito”.
A TAP diz ainda que está “em contacto diário” com as organizações nacionais e locais de saúde, com as autoridades da Aviação civil e aeroportuárias, bem como com as pessoas da linha da frente, nomeadamente tripulações, manutenção e engenharia, catering, limpeza e outros ground services.
“A companhia ativou o plano de contingência de atuação face a doenças infecto contagiosas, logo em janeiro, e desde então temos a organização em permanente estado de alerta e a atuar de acordo com os procedimentos a cada caso e a cada momento”, conclui a TAP.