Mesão Frio cria Museu do Barco Rabelo

Por a 14 de Janeiro de 2020 as 11:06

A Câmara Municipal de Mesão Frio vai criar o Museu do Barco Rabelo, infraestrutura que pretende homenagear as típicas embarcações do Douro e que vai ficar instalado numa antiga escola primária, avança a Lusa, que cita Alberto Pereira, autarca de Mesão Frio.

As obras para recuperar a antiga escola primária que vai receber o Museu do Barco Rabelo já arrancaram e, de acordo com declarações de Alberto Pereira, o museu deve ser inaugurado a 30 de novembro.

“Pretendemos preservar a memória de todos os que viveram do rio e para o rio no nosso concelho”, afirmou o autarca, que pretende afirmar o novo museu como um pólo de atração turística para este município do distrito de Vila Real.

Os Barcos Rabelo eram utilizados para transportar o vinho do Porto desde a região do Douro, onde se localizam as vinhas, até à cidade Invicta, onde era realizado o armazenamento e posterior comercialização e exportação do vinho.

No novo museu, vai estar patente ao público um exemplar destas típicas embarcações e vão ser também lembradas as barcas de passagem, que faziam o transporte entre as margens do rio, no concelho de Mesão Frio.

O Museu do Barco Rabelo vai ter também uma sala de projeção de filmes sobre a história e as viagens destas embarcações, bem como um espaço de exposição de artesanato local.

O projeto representa um investimento de cerca de 250 mil euros e conta com financiamento do programa Provere – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *